PDA

Ver Versão Completa : tentativa de salgado de 1000 litros

Páginas : [1] 2 3

Carlos Mota
14-05-05, 23:21
boas
parece que é desta que vou montar o meu aquario de 1000 litros vamos lá ver se desta vez faço alguma coisa de jeito :coradoeol
por agora vai ser um aquario para peixes e alguns corais moles
setup
aquario=180*70*70
sump=80*40*40
refugio=65*45*45
escumador=deltec AP850
2 tunze 6060(se achar pouco mais tarde meto outras 2)
bomba de retorno da sump, eheim 1060, 2400 litros por hora
bomba de refugio,eheim 1046,5 litros por minuto
amanha vou encher de agua natural se o tempo deixar
aqui fica por agora uma foto da montagem quase pronta
agradeço sugestões e criticas

Eduardo Mata
15-05-05, 02:22
:eek: xiiiiii,muito bom e grande :sbSourire so uma duvida: não vais utilizar "dsb" no aquario principal?vais usa-lá no refugio ?ou não vais usar?e que mesmo no refugio não me parece ter muita altura de substrato!mas pode ser da foto,pois o quario principal nunca imaginava que tem 800 e tal litros :jmdFou:

Vitor Pestana
15-05-05, 13:27
Penso que a sump seja demasiado pequena para as dimensões do aquario principal, não te esqueças se faltar a luz podes ter uma inundação caso a sump não consiga suportar a agua de retorno.

Outra coisa é a bomba de retorno, no meu aquario de 200 L uso uma de 2800 Lh, penso que a partir dos 3800 Lh para cima, já podes podes começar a fazer alguma coisa.

Duarte Conceição
15-05-05, 23:27
Olá Carlos!

Ainda bem que já te decidiste a avançar.

Quanto a mim vais no bom caminho e eu talvez fizesse a sump um tanto ou nada maior, no entanto já não concordo com o Vítor acerca da potência da bomba de retorno.

No meu sistema (com sump à volta dos 500 lt) utilizo uma de 2400 l/h e até agora tem dado para o gasto.

Penso que passar água na sump só por passar (no caso de uma bomba mais potente) e esta não passar no escumador é um desperdício de energia.

Cumps
Duarte

Pedro Pacheco
16-05-05, 11:04
Olá

Neste momento o aquário do Carlos já está cheio de água, recolhida ontem.
Vítor
A sump não é muito grande, tens razão, mas está equipada com uma saída de emergência caso falte a luz ou por outro motivo, está saída vai directa para o esgoto.
Segundo o próprio Carlos há uns tempos a bóia que tinha no aquário para a entrada de água de osmose encravou e ficou com a casa inundada.

Julio Macieira
16-05-05, 17:43
Olá Carlos

Éra só para te dizer que dentro dos meus "parcos" conhecimentos , estou ao teu dispôr.

Onde pensas ir fazer a desnitrificação do teu aquario ? Na DSB ? No Refugio ? Ou na Rocha ?

Pelas fotos parece-me que esta a faltar substrato ou no refugio ou no aquario.

Diogo Lopes
18-05-05, 15:15
Olá Carlos,

Pela foto que me mostraste hoje e com a que posso ver aqui, tendo a concordar com o Juca - vais precisar de colocar mais substracto no refúgio (isto porque já tens o aquário cheio!). Na minha opinião conseguirias bons resultados com pelo menos 12 cm no refúgio.

Abraço,
Diogo

PS - coloca a foto que eu vi para todos poderem acompanhar a evolução!

Carlos Mota
20-05-05, 00:00
boas
desculpem pessoal mas está semana não tem dado para nada,com a montagem do bicho,escrevi só isto para mostrar o layout final do meu aquario,amanha mal tenha tempo respondo as questões :coradoeol

Carlos Mota
20-05-05, 23:53
boas
vamos lá ver se respondo a todos
vou tentar fazer uma "dsb" no refugio realmente na foto anterior tinha pouco substrato porque a minha ideia era mudar o meu aquario de 150 litros para o de 1000 e a areia toda dele era para ir para o refugio,agora já tem altura que chegue como se pode ver na foto seguinte
a bomba de retorno sei que não é muito,mas tenho ideia que chegue pois quero que passe lentamente na sump no caso de ter de usar algum material filtrante
a sump sei que não das maiores,mas tem as medidas certas para levar com toda a agua até o nivel dos furos,e em caso de maior tem um furo que a manda pro esgoto
aqui vai umas fotos mais atualizadas

Hugo Gonçalves
24-05-05, 19:59
esta' a ir no bom caminho, vai ponto ai' actualizando.

Cumps

Carlos Mota
14-07-05, 22:30
boas
aqui vai uma fotos atuais do meu aquario em que faz amanha 2 meses de vida
já agora pedia aqui umas ajudas com o layout pois não estou a gostar muito dessa montagem

Vitor Pestana
14-07-05, 22:37
Olá Carlos.

Acho que devias mudar o Layout, tens tudo amontoado, tenta formar pontes, planaltos, ilhas, praias....etc. Não encostes tanta RV no vidro traseiro, tenta trazer tudo mais para o centro, desta forma não terás problema com zonas mortas.

Nota-se mesmo que o aquario ainda é muito novo devido à quantidade de algas.

Gil Miguel
14-07-05, 23:58
CArlos mais uma vez te chamo a atençao para a quantidade de peixes que já tens num aquário de 2 meses, é de facto Muito exagerado.
Só nas fotos conto 5 Acanthurus/Zebrassomas (sendo um deles um nigricans ou japonicus, nao se ve bem, que num aquario tao novo vai durar pouco tempo ) e uma data de palhaços.Não é que lhes falte espaço, mas é um risco muito grande pois muito facilmente ficam doentes. E num aquario tão instavel isso não é nada dificil.

Quanto ao Layout e num aquario desse volume tens 1001 soluçoes,
COmo o Vitor disse tenta que o layout tenha um aspecto homogeneo e não amontoado.
COm esse tamanho eu faria 2 Ilhas grandes ligeiramente mais avançadas e uma ao meio mais recuada . Nenhuma delas encostadas ao vidro. Podias ligar tambem uma ilha de uma das extremidades á ilha do meio.
´
Mais uma vez peço desculpa se pareço o "velho do Restelo" mas é bastante chato vêr que os conselhos que muitas pessoas com bastante experiencia (nao me incluo nesse grupo )dão sao completamente ignorados, mesmo depois de se estar a repetir as mesmas asneiras...

Carlos já agora por curiosidade, em que loja compras os teus peixes?

Carlos Mota
17-07-05, 23:38
boas
Gil fica a vontade eu preciso mesmo que alguem me lembre e muito das asneiras que faço pois mesmo assim é um vicio terrivel não sou mesmo capaz de ir a uma loja e ver um peixe bonito
fiz uma modificação no layout,pouca mas acho que ficou melhor
aqui vai uma foto atual

Gil Miguel
18-07-05, 00:23
Boas Carlos Ficou Bem Melhor. Apenas o lado esquerdo me mete algum medo... não ha ali perigo de uma derrocada ;) abraços!

Vitor Pestana
18-07-05, 00:37
Sim, tá melhor, tb acho que pode haver perigo de derrocada, tenta colocar o que sobra em cima mais em baixo dos lados da frente.

Agora só te falta o aquario estabilizar, ainda vejo muitas algas.

Ricardo Lacerda
18-07-05, 00:37
Boas Carlos Ficou Bem Melhor.
Pois é .. concordo com o Gil....

... mas tenho que te confessar que quando estive aí em casa e vi todas as potencialidades desse aquário fiquei com a certeza que daria um tanque exemplar.
..mas ainda não estou convencido .... :admirado: (desculpa a minha sinceridade...)

...acho que tens margem para manobra para fazer algo MUITO melhor.... tens espaço, tens vontade, tens equipamento..... o jeito tb há-de ser algum!!!

Continua a melhorar isso... esforça-te e vais ver que te vais sentir recompensado no futuro!!!

Aquele abraço,
Ricardo

Pedro Pacheco
18-07-05, 10:32
Olá Carlos

Concordo com o que já foi dito, tens tudo para ficares com um layout excelente.
Gil, como o próprio Carlos já disse, é lhe impossível ver um peixe que goste e não comprar, um destes dias estava com ele numa loja e aconselhei-o a não comprar o A. japanicus, alem deste ainda ai comprar um Sohal e um A. Leucosternon, o dono da loja não ficou contente com o meu concelho e depois de eu sair da loja lá o convenceu a comprar os 3 peixes, conclusão o japonicus e o leucosternon já morreram o Japonicus por doença e o leucosternon por ataque do Z. xanthurum.
Não é pelo dinheiro que se gasta (acho que é o mal menor) mas é mais uns peixes que se perderam quando se fez tudo para que não acontece-se e a sensação que ficamos quando vemos um peixe morto dentro no nosso aquário.
Infelizmente (comigo foi igual) só depois de bater bem forte com a cabeça parede é que se aprende.

Carlos Mota
21-08-05, 20:21
boas

cá vai mais umas fotos

Vitor Pestana
21-08-05, 20:34
Oá Carlos.

Tá um pouco melhor, pelo menos já se encontra na fase das algas verdes, mais 2 mesitos e é capaz de estabilizar.

Agora em relação aos peixes... meu deus!!!

Tens "Petroleiros" de peixes a mais para o tempo que o aquario tem de vida, cerca de 3 meses não é?

Realmente és um homem de sorte por estes se encontrarem vivos até agora...

Continuação de boa sorte

Diogo Lopes
21-08-05, 21:12
Olá Carlos,

Está bem melhor, mas de facto tens aí muitos peixes! Noto ainda muitas algas que acho que se devem a falta de circulação. No meu aquário com mais de 50x o volume de água em circulação não tenho pura e simplesmente algas. A boa circulação associada a uma boa equipe de limpeza (no meu caso 20 patas brancas, 20 patas verdes e 20 Cerites) são a chave do sucesso... pelo menos no que toca às algas.

Parece que tu em relação a doenças nos peixes és mesmo um sortudo!! Perder um peixe no meio dessa quantidade é de facto incrivel!

Abraço,
Diogo

Carlos Mota
15-09-05, 22:12
boas
cá vai mais umas fotozitas do aquario que faz exatamente hoje 4 meses

Vitor Pestana
16-09-05, 00:52
Olá Carlos.

Para ser sincero a unica diferença que vejo desde as ultimas fotos são ainda mais animais, e em relação à estabilização do teu aquario pouca ou nenhuma diferença se nota.

Como disse anteriormente tens demasiados animais para o tempo de vida do teu aquario.

continuação de boa sorte.

Aderito Pereira
16-09-05, 09:58
Tens uma "bomba" que qualquer dia explode... e aí podes dizer adeus aos teus belos peixinhos e corais.

Uma das regras para um aquário de recife é respeitar a quantidade de peixes (quanto menos melhor). Nunca vais conseguir ter um aquário reef de sucesso com essa peixaria toda. O teu sistema nunca vai conseguir processar toda a matéria orgânica produzida pelos animais....podes tentar adicionar filtros externos pois só com essa rocha e areia não vais ter hipótese....talvez com TPA diárias ......

Se gostas tanto assim de peixes então porque não fazes um "aqua" só de peixes ?

O que eu noto nas ultimas fotos é um agravamento das algas no "aqua" isso vai dar um mau resultado.

Vais ficar a assistir ou vais fazer qualquer coisa??? :admirado:

Pedro Pacheco
16-09-05, 10:43
Pois é…. Como já disse por varias vezes ao Carlos ele devia ter mais calma na compra de peixes e deixar o aquário maturar…. Mas como qualquer um de nós no início da nossa aventura pelos salgados (no meu caso foi assim) temos a tendência de comprar tudo o que achamos bonito. Felizmente para o Carlos tem corrido bem talvez por usar dês do início água natural ou por pura e simples sorte. Caso seja sorte é melhor não abusar dela… por isso acho que devias (como já foi dito) parar uns meses com as compras, sobretudo peixes.
Fora isso tens aí um aquário com um futuro excelente