PDA

Ver Versão Completa : Ajuda Para Resolver Problemas Com Diactomassias

Joaquim Fonseca
30-09-04, 14:42
Peço ajuda para solucionar problema que se arrasta a já 3 meses :
Apesar de todo o meu inicio de setup do aquario ter sido errado por ter sido mal aconselhado na loja em faro, fui fazendo as alterações que me recomendaram na aquariofilia net:
-Tenho um excelente escumador da Deltec a 2 meses (mce 600)
-coloquei 1 calha da jebo com 144 w de lampadas pc (vou clocar mais outra no futuro quando tiver corais)
-comprei uma boa equipa de limpeza na lusoreef aqui no algarve (mini-paguros 50-25 pata verde+ 25 pata castanha/20nassarius /20 cirites/10 turbos)
Apesar de tudo isto o que continuo ater e muita alga castanha no substracto e vidro e tambem na rocha viva.
Já fiz um tratamento com anti-red a semana passada pois me aconselharam visto que nao tinha corais pois disseram-me que tinha uma invasão de diactomassias que estariam a evoluir para cianobacteria mesmo que nao fossem vermelhas.
O resultado do tratamento foi nulo ficou tudo igual assim entre a repetição do tratamento escovei com uma escova de dentes a rocha e aspirei LGUM substracto lavei-o e voltei a colocar-lo , repeti o tratamento nas doses indicadas e o resultado foi nulo ao fim de 1 dia fica tudo igual.
Atras da rocha viva onde nao bate luz nao tem esta camada castanha.
HÁ já me esquecia a 3 semanas que faço trocas de 35 litros de agua do mar devidamente testada com bons parametros (só nao testei os fosfatos mas de qualquer forma o problema já exixtia a muito tempo antes destas trocas), e para terminar como nada parecia resolver o problema adquiri uma osmose da aqua-safe com 5 estagios alem da membrana (e igual a do marco madeira ) , incluindo a de mineralização.
Tambem tenho circulação de 2 bombas de 2000 l da lifetech cada uma desde a 2 meses mergulhadas e agora adquiri mais uma de 1100 l para a superficie.
Eu sei que usei agua de garrafao 7 fontes desde o inicio e que a agua incicial era da loja mas tanta coisa já feita e sem resultados, começo a desanimar pois quero começar a por corais e nao me livro disto!!!!????
Ajudem-me por favor!!!
Já agora o ricardo lacerda pode por umas fotos do meu aquario neste post pois lá está o problema (nao consegui colocar)

JAOQUIM FONSECA

Ricardo Lacerda
30-09-04, 16:11
Caros colegas de Fórum....

..temos aqui um desafio!!
Devo dizer que pelas descrições que o Joaquim fez eu fui o primeiro a pensar que seria Cyano....
..e aconselhei o tratamento com antiRed...que fez maravilhas no meu aqua às uns meses valentes....limpou tudo e nunca mais voltaram....
Parece que afinal este problema é diferente..... mas.... fico à espera das vossas opiniões....

Saudações...

Ricardo

PS: Aqui estão as fotos do aqua do Joaquim...

Ricardo Lacerda
30-09-04, 16:20
Fica aqui um artigo denominado "When good things go bad!!!"

This is what separates a seasoned hobbyist from the newbies. Over a period of time, the question is not whether a reef tank will experience some difficulty, it is only a question of when it will occur and what type of form it will take. Many people abandon the hobby due to the frustration that these obstacles can present, especially early in their hobby experience, so it is critical to identify and resolve these problems before they get to that point.

The most common thing to go wrong is to have the ecological balance of the system get out of balance resulting in rampant growth of obnoxious algae in the system. Besides being cosmetically unacceptable, this can choke out the desirable specimens in the tank.

The system can also go into a state of general decline and malaise where most or all the coral can decline in health or die off.

Fish can become infected with Ick or one of the other saltwater parasites or diseases.

Hair algae (Derbesia)

Description: Hair algae is composed of long dark green filamentous strands up to several inches long. Hair algae usually starts out in clumps, but can spread into large smothering sheets. The algae mass seems to be detrimental to corals. In some cases, it can smother the coral directly, in others, the algae presence seems to cause recession of the coral through chemical or other means. Once recession starts, the hair algae takes the opportunity to invade the newly exposed skeleton area of the coral.

Hair algae is probably the most common and toughest problem to overcome. It is definitely easiest to fight hair algae when it first starts before it gets a strong foot hold. The growth of hair algae is generally attributed to there being excessive amounts of nutrients in the water, usually in the form of nitrates or phosphates, although this does not always seem to be the case.

Cyanobacteria

Cyanobacteria looks like a smothering red algae, which coats gravel, rock and reef specimens.

Good water flow and low nutrients seems to help keep this pest in check. If not, there is a controversial measure that can be taken as shown below. I recommend using this method only if the situation is getting completely out of control since it can possibly have an adverse affect on the tank bacterial population.

This treatment method includes using an antibacterial medicine such as Erythromycin. Tablets are readily available through your local pet store. I have successfully treated a 29 gallon reef by putting one 200mg. tablet into the sump (remove the carbon during treatment). This cured the problem within about 3 days. I have treated a 20 gallon tank using ½ tablet.

It is important to remove any carbon and stop skimming during the treatment period to prevent premature removal of the antibiotics from the system and to prevent the skimmer from overflowing.

As with antibiotics in general, they should be used only when really needed. Over use can suppress the normal bacterial processes within the tank, and possibly result in creating a strain of cyanobacteria that is resistant to the antibiotic. In both cases that I used this measure, I did not detect any negative affects on the tank.

Diatoms (Diatomáceas)

Diatoms show up as brown or tan spots on the glass of the tank and on the rocks which are hard to remove. They also show up as a tan or pink ‘jelly’ looking coating on sand and rocks. Diatoms require silica in the water to proliferate.

Best cure for diatoms is prevention. Usage of replacement water that is silicate free will help to minimize diatom grow, but may not prevent it totally as silicates can enter the tank through foods, etc. In high silicate water areas, it is probably necessary to use a RO/DI unit to remove the silicates and not just an RO unit.

Treatment includes removal of silicates in the water. The product Phosgard can remove silicates (as well as phosphates) from the tank water. I have successfully treated a 70 gallon reef by putting a cup of Phosgard into a filter bag in the sump and then replace it with a new cup of Phosgard in 3 days. Within about 5 days, the diatom problem was pretty much resolved. Phosgard will tend to pull out the phosphates first, so several applications over a couple of weeks may be needed to resolve the issue.

Green algae coating glass

It is normal to get a light dusting of algae on the glass. How quickly it builds up will depend upon several factors including lighting levels, number of herbivores, nutrient levels in the tank. Most tanks require a cleaning every couple of days to keep the glass completely clean. If you have to clean every day, that may be an indication that the nutrient levels are too high. Again, Phosgard my help if phosphate is causing the excessive growth.

I have successfully reduced the problem from a fairly noticeable coating which needed to be cleaned every day to a light dusting requiring cleaning about twice a week. Used about a cup of Phosgard in a 70 gallon tank which was changed in about 3 days. Algae appeared to be pretty much under control within a week.

in www.reefcorner.com

João Cotter
30-09-04, 16:22
Olá Joaquim,

filtro profissional II EHEIM com 3 cestos
Para que é que estás a utilizar este filtro no aquário?
Os filtros exteriores têm uma utilidade muito limitada no aquário de recife:
- para colocar resinas filtrantes (tipo removedores de fosfatos) em caso de necessidade (neste caso a água deverá ser filtrada mecanicamente ANTES de entrar no filtro);
- para funcionar como aspirador quando se faz manutenção.

Se utilizares como filtro mecânico, deverás lavar o filtro de 2 em 2 dias, o que não se torna prático. Caso contrário, terás acumulação de matéria orgânica no filtro e um aumento de nutrientes, nitratos e fosfatos no aquário (e, consequentemente, algas).

massas filtrantes (1 cesto - esponja +eifimech filtragem mecanica 2 cesto - eifisubstract filtragem biologica 3 cesto - zeolite + esponja )
A minha opinião é que guardes o filtro e compres mais rocha viva.

-4 peixes apenas
Que peixes e qual o seu tamanho? Não estás a dar demasiada comida?
Já vi que testaste a água do mar, mas e a água do aquário? Como está?
- nitratos?
- fosfatos (se bem que estes já são prejudiciais antes de serem detectados pelos testes)?
- dureza?
- cálcio?

Vitor Castro FIZO
30-09-04, 16:29
isto parece um desafio para um dos meus desnitrificadores.1 mes e ficas sem nada disso. o ke eu tinha era mais ou menos isso,so ke as minhas algas verdes chegavam a ter 5cm de comprimento.é obvio ke esse filtro se tiver las filtrantes tb esta a estragar a cena.

João Cotter
30-09-04, 16:30
Pels fotos, vejo que isso não me é nada estranho :sbEdente:
Já agora, tens a certeza que a rocha estava curada quando a adquiriste?
Se não estava, aqui está uma boa explicação!
Inicialmente adquiri a minha por curar, o que levou mais de 2 meses a estabilizar o aquário.
No teu caso, se não for curada, é capaz de levar mais, já que não tens outros meios que permitam acelerar o equilibrio e, ainda para mais, o filtro exterior não ajuda nada.

Julio Macieira
30-09-04, 16:53
Olá Joaquim

Recomendo-te a leitura do artigo anexo, para te tranquilizar um pouco:

http://www.macieira.net/forum/faq.php?faq=new_faq_item_ricardo46#faq_new_faq_ite m_ricardo47

Já agora: Tens utilizado kalkwasser ?
A medição dos teus niveis de fosfatos seriam um bom indicador, para a ajuda ao teu problema.

Diogo Lopes
30-09-04, 16:56
Olá,

Na minha opinião isso são cyanos e é absolutamente normal. Para se montar um aquário de água salgada é preciso ter paciência e acima de tudo persistência.

Não sei exactamente as dimensões do teu aquário, mas parece-me que tens pouca circulação e essa pode ser uma das razões para o aparecimento das algas.

Abraço,
Diogo

Julio Macieira
30-09-04, 17:13
Não sei exactamente as dimensões do teu aquário, mas parece-me que tens pouca circulação e essa pode ser uma das razões para o aparecimento das algas.
Olá Diogo

O aquario do Joaquim tem 120x50x40 - 240L e ele tem 6.200L de circulação interna mais o filtro externo, não me parece que o problema dele seja falta de circulação (a não ser que as bombas não funcionem correctamente)

Joaquim Fonseca
30-09-04, 18:50
Desde ja agradeço a ajuda dispensada, mas respondendo a algumas perguntas colocadas aqui vai:
-Os parametros do aquario sao desde o primeiro dia lidos e encontram-se em:
p.h.8
nitratos entre0 e 10 %
nitritos - 0.3%
kh-5 a 7
amonia-0
temp.-27/28 graus(já com ventuinhas)
Nunca fiz leituras de fosfatos pois nao arranjei um teste fiavel e nao muito caro como os de low range
densidade-1.025
Desde o primeiro dia que faço leituras destes pontos.
Bombas tenho 3 ,2 de 2000l e uma de 1100 l ,tenho um aspirador de superficie.
Mantive o filtro eheim pro.II pois de inicio fui totalmente enganado por uma loja e ate tive durante o 1 mes ourto eheim seco humido que tirei e o vendi a sugestao na aquariofilia.net, mas como pretendo ter mais peixes do que o normal num reef decidi a conselho do luis simoes e outros em manter esse mesmo filtro afim de poder ter filtragem biologica dos nitritos que seriam transformados em nitratos e para colocar resinas se presica-se.
A rocha cviva que comprei foi em dois situios 15 k ao luis simoes da acropora que já vinha curada, 10k na loja o picanço que na pior das hipoteses vinha morta ou seja com pouca alga coralina e so agora com o aumento da iluminação melhorou.
Gostava que me ajuda-sem um pouco mais a encontrar o problema e já agora uso kalkwasser na reposição da agua a 2 meses nunca mesmo assim consegui aumentar o p.h. e k.h. de 8 e 5 respectivamente.
Ainda gostaria de saber o que faz o disnitrificador e em que pode ajudar.

JOAQUIM FONSECA

João Cotter
30-09-04, 22:51
nitratos entre0 e 10 %
nitritos - 0.3%
Presumo que estejas a falar de mg/l. Se ainda tens nitritos é porque a maturação ainda não está completa.
Continua com as tpa's e aconselho-te mesmo a comprar mais rocha curada.
O teu KH está baixo. Antes de fazeres qualquer correcção testa o cálcio. Só depois podemos ter uma ideia do que se está a passar.
Deixa lá os fosfatos. Só conheço uma marca fiável de testes de fosfatos mas é caro. Deves ter fosfatos de qualquer maneira. Com essa dureza baixa eles não precipitam.
Se vais ter muitos peixes, então o filtro biológico é importante. Também é importante que o filtro exterior NÃO acumule matéria sólida. Ou pões filtragem mecânica antes do filtro (que deverá ser lavade frequentemente) ou lavas de 2 em 2 dias só a parte mecânica do filtro exterior.
Como é que administras a kalkwasser?
O desnitrificador pode ajudar-te já que vais ter uma carga biológica maior que o normal, eliminando nitratos e aumentando um pouco o cálcio e alcalinidade. Mas para já concentra-te em corrigir o que se está a passar.
Não te esqueças de ver o cálcio.
Abraço

João

Alexandre
01-10-04, 00:58
Sem dúvida que são cyanobactérias.
Como disse o Diogo o teu aquário ainda é recente e isso é normal no ciclo de estabilização do aquário.
Se já tens 4 peixes e mesmo assim ainda queres meter mais, aconselho-te prudência.
Tens que ter muita calma na introdução dos animais e com a quantidade de comida que dás.
Não acho muito aconselhável teres mais peixes que num recife normal. Porque é que queres fazer isto? Pensa no bem estar dos animais.
O filtro como já aqui foi dito está a mais. Vende-o e compra mais rocha viva a não ser que queiras ter um aquário só de peixes.
Quanto às cyanobactérias os conselhos são os do costume. Verifica e limpa regularmente o escumador, usa sempre kalk na reposição com água desmineralizada. O facto de usares uma OI não garante que a água produzida saia pura. Não é provável, mas se fizeste passar água quente pela membrana, daquela que fica a aquecer nos canos o dia todo, podes ter inutilizado a OI e estar a produzir água impura pensando o contrário. Isto não é muito provável mas por vezes é necessário questionar todas as opções.
Faz TPA's regulares, verifica a movimentação da água, pode ser muita mas mal direccionada, remove o máximo de detritos possível e verifica de a densidade não varía.
Tens que ter paciência nesta fase e deixar a "natureza" seguir o seu rumo.
Se depois do período normal até à maturidade os problemas com cyano perdurarem podes sempre utilizar tratamentos choque.
Resinas anti-fosfatos ajudam e nalguns casos resolvem o problema bem como os antibióticos como o anti-red embora estes possam provocar habituação e por isso o seu uso deve ser limitado. Se não tiveres corais podes apagar a luzes durante 3 ou 4 dias e rezar para que não apareçam de novo.
Há alturas em que a cyano persiste mesmo quando todos os parâmetros estão correctos. Só deves utilizar estes tratamentos choque nestas alturas muito especiais. O que muitas vezes acontece é que acaba por desaparecer por si mesma ou quando há uma mudança de um determinado parâmetro no sistema. A mudança de iluminação é um exemplo disso.

Alexandre

Vitor Castro FIZO
01-10-04, 12:09
o desnitrificador alem de te reduzir o nitritos e nitratos a 0 PPm,ainda te poe o calcio a +-440ppm e o kh a +-9 e nao precisas de utilizar + kalkwasse.agora se tiveres fosfatos ele nao te vai fazer nada a eles.mas de certeza ke esses 10ppm de nitratos e 1ppm de nitritos te podem estar a causar esse problema.cortava a minha bolinha esqueda se o desni nao te resovesse esse problema.

João Cotter
01-10-04, 17:28
cortava a minha bolinha esqueda se o desni nao te resovesse esse problema.
Vê lá se não ficas sem ela :cylDentsL :knSmileyV

ainda te poe o calcio a +-440ppm e o kh a +-9 e nao precisas de utilizar + kalkwasse
Isto dava uma longa discussão! :sbSourire
Penso que os resultados não são assim tão lineares. De qualquer modo, daqui a uns dias já posso tirar as minhas conclusões.
Joaquim, concordo com o Alexandre: ou fazes um aquário só de peixes ou fazes um aquário de recife e moderas-te nos peixes! Na minha opinião, aquarios de recife com muitos peixes só para aquários de grandes dimensões (e aquariofilistas mais rodados).

Alexandre
01-10-04, 20:42
mas de certeza ke esses 10ppm de nitratos e 1ppm de nitritos te podem estar a causar esse problema

10 ppm de nitratos dificilmente causariam problemas de cyanobacterias. Está até dentro do limite de nitratos aceitaveis, mas não desejáveis, para aquários de SPS. Não é motivo de preocupação nem é de certeza a causa da invasão.

Alexandre

Ricardo Miozzo
13-11-04, 12:49
Não prestei atenção ao tempo que o aquário existe, mas certamente, um aquário de mais de três meses não pode apresentar nitritos, de forma alguma. Os nitritos presentes indicam um problema no processo nitrificante, ou seja; o cilco de nitrogênio não se completa, pois o natural seria que houvesse nitratos, o que realmente há. 10 ppm de NO3, na minha opinião, é muito.
Eu creio firmemente que se reolve isso aumentando a camada de substrato de fundo para algo em torno de 10 a 12 cm de altura. Com um bom escumador e dosagem de kalkwasser, em pouco tempo isso se resolve.

Edson Santana Ishihara
04-09-05, 08:24
Joaquim Tudo bem?o seu problema deve acabar sw vc parar de utilizar agua do mar neste inicio que se encontra o seu aquario,melhor vc fazer as trocas parciais com agua de RO e fazer a seu sal sintético com a mesma,coloque mais rochas vivas e faça as trocas parciais de 10% toda semana,a agua do mar carrega muitos nutrientes e tb podem trazer as famosas cianosbacterias,experiência propria eu tambem tive este problema