PDA

Ver Versão Completa : Coluna seca / DSB

Vitor Pestana
22-06-05, 14:22
Olá a todos.

Quero partilhar convosco uma ideia.

Tenho uma coluna seca, que depois de ter colocado um "standpipe" devido ao ruido vindo da queda de agua, tornou-se practicamente num refugio.

Agora gostaria de saber a vossa opinião àcerca de transformar a minha coluna seca num desnitrificador ao colocar cerca de 25 cm de DSB.

Para perceberem melhor deixo aqui um desenho da ideia:

Diogo Lopes
22-06-05, 14:52
Olá,

Não sei qual o tamanho da tua coluna seca nem a movimentação de água que tens lá dentro, mas à partida não me parece que seja muito viável. O seu tamanho (área) não deve justificar e a movimentação de água descendente deve ser demasiada!

Abraço,
Diogo

Vitor Pestana
22-06-05, 14:57
Não nem por isso.

O nivel de agua chega practicamente até à superficie, fazendo com que a queda de agua seja pouca, e a minha coluna seca tem 20x20.

Penso que seja suficiente.

Diogo Lopes
22-06-05, 15:55
Olá,

a minha coluna seca tem 20x20.

A desnitrificação que consegues com uma área de 20x20 não deve justificar o investimento em aragamax.

Abraço,
Diogo

Daniel Pedro
28-06-05, 16:58
Ainda tens ruido na queda de agua?

talvez tenha uma solução para ti sem DSB!!

Pedro Pacheco
28-06-05, 17:48
Colocada por Vitor Pestana
Tenho uma coluna seca, que depois de ter colocado um "standpipe" devido ao ruido vindo da queda de agua, tornou-se practicamente num refugio.
O que entendo desta mensagem é que o Vitor tinha uma coluna seca e para resolver o problema do ruído colocou um standpipe, ficando com uma coluna "húmida".
Como tem este espaço cheio de água pensou em colocar 25cm de areia para ajudar na desnitrificação.
O que ele quer saber é se vale a pena colocar uma DSB na coluna.

Daniel Pedro
28-06-05, 18:42
A coluna Humida como referes quando tem agua muito alta começa a acumular os detritos no fundo da coluna dado a altura da mesma fazer com que não exista agitação no fundo. o Standpipe opos ser montado faz com que não existam ruidos na coluna/aquario mas passam a existir ruidos na Sump dado que a agua passa a decher consuante a entrada de ar.

Foi neste contexto que perguntei ao Vitor se ainda tinha ruido. ou melhor para quem tem um Standpipe fica aqui a pergunta . Tem ruidos na Sump ou nem por isso?

Já agora em relação ao dsb não acho boa ideia por que se um dia tiveres que reapertar o passa-muros terás uma trabalheira descomunal em tirar a areia toda... ou seja eu não fazia isso

Roberto Pacheco
29-06-05, 01:41
Já agora em relação ao dsb não acho boa ideia por que se um dia tiveres que reapertar o passa-muros terás uma trabalheira descomunal em tirar a areia toda... ou seja eu não fazia isso

Eu concordo os beneficios serao minimos e o trabablho muito se for necessario remover nao vale a pena na minha opiniao.

Pedro Pacheco
29-06-05, 11:18
Colocada por Daniel Pedro
Tem ruidos na Sump ou nem por isso?
Eu tenho Standpipe e não tenho barulho na sump, mas o tubo que vem do aquário entra dentro de água na sump.

Daniel Pedro
29-06-05, 12:04
Pedro.

Na montagem da minha coluna seca tambem "tentei" optar pelo standpipe e o que acabou por acontecer foi que com o tubo proveniente do aqua a entrar dentro de agua na sump tinha um ruido equivalente a uma panela a ferver agua. isto porque o ar que circulava dentro do tubo acabava por sair na sump. que acha que fiz mal então?

Vitor Pestana
29-06-05, 18:47
Já passei por tudo isso.

A solução é diminuir o diametro do tubo de saida para a sump, coloca um redutor de 18 mm e colocas uma mangueira de 16 mm, e tens o prob resolvido.