PDA

Ver Versão Completa : Paracanthurus Hepatus

Julio Macieira
03-10-04, 17:53
Paracanthurus hepatus(Palette Surgeonfish)

http://www.macieira.net/aquario/hepathusb.jpg

Nuno Lima
27-12-04, 18:26
Olha! é a Dory! :)

um peixe bonito com tendências vegetarianas, pelo que me constou. Esse facto também me parece importante, para não ter que passar a vida a cozinhar camarão para dar aos peixes :)

No oceanário creio ter visto um exemplar desta espécie com à vontade uns 25cm. No aquariofilia.net nas fotos do Nunomar também aparece um bem grande nadando velozmente, e parece estar bem proporcionado para um aquario de 2 metros... Ao mesmo tempo, vejo por aí mini-reefs (80cm, 100cm... ) com hepatus. Isto faz sentido? ao certo, quanto é que é *normal* ser o tamanho dele em adulto?

obrigado

Nuno Lima

Julio Macieira
27-12-04, 18:39
Pois é

Mas quem é que consegue convencer alguem que tem um aquario de 200L (e mais pequenos) que se colocar um Hepathus dele dele esgota a população do aquario ? Na realidade esta e outras situações levam-nos a uma grande dialectica que demoraria horas ou dias de explanação. Sorte, sorte têm mesmo é os Hepathus de serem uns peixes resistentes.:admirado:

E o mais grave é que se ele morre, compra-se um ainda mais bonito, nem que seja só para mostrar aos amigos por uns dias. Enquanto esta consciencia não for assumida por todos os que têm aquario, sim por todos mesmo, os que têm aquarios e os que têm tanques, pois quer uns, quer outros, são responsáveis pela sua mortandade.

Luis Faustino
27-12-04, 20:58
Pois é

Mas quem é que consegue convencer alguem que tem um aquario de 200L (e mais pequenos) que se colocar um Hepathus dele dele esgota a população do aquario ? Na realidade esta e outras situações levam-nos a uma grande dialectica que demoraria horas ou dias de explanação. Sorte, sorte têm mesmo é os Hepathus de serem uns peixes resistentes.:admirado:

Não concordo muito com esta afirmação. Acho que esta "problematica" não pode ser vista de forma tão linear.
Eu tenho um Hepathus e tenho um aquario de 240 litros. Mas não tenho um Hepathus de 20 cm, nem de 10 cm mas sim um com cerca de 5 e quando achar que o espaço é pequeno arranjarei uma nova "casa" para ele. Não o coloquei logo no inicio mas sim quando o aqua já tinha alguns meses de actividade. Agora pergunto, com um peixe deste tamanho já está esgotada a capacidade do aquario? Eu acho que não.

Um abraço

Julio Macieira
27-12-04, 21:22
Correcto Luis Faustino

Se ele se manter nos 5cm até se poderia ter mais que um certamente, o problema é que eles crescem (quando crescem) e encontrar Hepathus adultos em aquarios com mais de 20cm não é assim tão fora do normal. E se ele algum dia chegar a essa dimensão (como o espero) ai sim, vais poder verificar problemas de stress com ele e outros peixes que possas ter no aquario.

Constantino Filho
27-12-04, 21:30
Caro Macieira,
Um dos meus Aquários tem 600 litros e nele mantenho apenas 5 peixes. Um deles é o Hepatus. Costumo a recomendar este peixe para Aquários no mínimo com 450 litros. É um peixe fantástico que quando se sente a vontade mostra uma cor azul que o torna uma das razões do Hobby.
Segue uma Foto do Meu nadando ao lado de um Yellow Tang:

http://www2.e-fotos.com.br/decoders/member_foto.php?SID=1003388.899ee7abd96b94858f8658 0c3b9d37cc&TID=00004261177f1b1fe7757e42e4dee133fe86a1f262&FID=1686161&Original=0

Julio Macieira
27-12-04, 21:39
Olá Constantino

Sua resposta diz tudo:

Um dos meus Aquários tem 600 litros e nele mantenho apenas 5 peixes

O dificil é mesmo explicar isto ás pessoas antes de atingirem os 50 anos :sbOk3:

Gil Miguel
27-12-04, 23:35
Acho que o numero de peixes nesse aquario pode ser até o triplo ollol (um bocado exagerado), mas ha que ter em conta o tamanho e necessidades de cada peixe antes de o comprar...5 hepatus nao é certamente a mesma coisa que um cardume de anthias ou de peixes de pequeno porte.
E se no Futuro ja se pensa passar para um aquario maior nao vejo problema em comprar peixes pequenos e que no futuro, com o seu crescimento, sejam mudados para aquarios maiores de acordo com as suas necessidades.

Victor Ramos
28-12-04, 04:28
Boas

Tenho um Hepatus num tanque de 140 L. Comprei-o quando era pequenino ingenuamente comprei-o pela sua beleza mas algum tempo mais tarde vi que era um peixe de grande porte. O meu tem crescido com uma velocidade , que se não trocar de tanque vou ter de o trocar por um mais pequeno( sim porque já não sou capaz de ver o meu tank sem um lá dentro não por vaidade mas por gostar imenso dele.) o meu neste momento tem 8 cm e acho um gigante dentro do meu tanque. Já agora fica esta pergunta no ar: O Yellow tang (zebrasoma flavescens ) esta na mesma situação do Hepatus ?

Um abraço

Victor.

Luis Faustino
28-12-04, 14:13
O dificil é mesmo explicar isto ás pessoas antes de atingirem os 50 anos :sbOk3:

Mas Júlio, se bem me lembro no seu antigo aquário (270 litros) havia um Hepathus!

A minha opinião mantem-se. Não acho que se esgote o limite de peixes num aquario de 200 litros só porque se tem um Hepathus. E quando o peixe atingir um tamanho consideravel tem-se sempre a opção de o oferecer ao Oceanário, eles não devem dizer que não.

Um abraço

João M Monteiro
28-12-04, 15:16
Victor,

Segundo julgo saber, as dimensões máximas - em liberdade - desses dois peixes são: P. hepatus - 25-30 cm; Z. flavencens - 15-18 cm.
Deste modo, parece-me bem mais adequado manter um Z. flavencens num aquário mais pequeno, do que o um P. hepatus, até considerando o comportamento de um e outro.
Sem prejuíxo do que disse, 140 lts parece-me curto. Quanto ao flavencens, do que tenho lido, fala-se em 200 -250 lts, como mínimo.
Agora, como é evidente, tudo depende das condições em que estão e da companhia que têm. Um aquário de 500 lts sobrepovoado com espécies agressivas e mal cuidado é seguramente mais desaconselhável para um z.flavencens que um aqua mais pequeno (com 200 lts, por ex.), bem cuidado e onde ele seja o peixe dominante.
Abraços

Julio Macieira
28-12-04, 17:00
Mais algumas informações acerca do Paracanthurus Hepatus

www.aquanovel.com/hepatus.htm

Ricardo Lacerda
29-12-04, 09:56
Mas Júlio, se bem me lembro no seu antigo aquário (270 litros) havia um Hepathus!....

Pois havia.... mas tal como ele disse... antes dos 50 é difícil para alguns perceber estas coisas.... e o Júlio ainda lhe faltam uns anitos para os 50... :jmdFou2: ... mas confesso que tem feito um esforço para dominar o seu "feitio compulsivo" !!! ahahahahah

Abraços,
Ricardo Lacerda

Julio Macieira
29-12-04, 10:45
Olá pessoal

Na realidade tive. Na realidade apenas comprei um em toda a minha vida de aquarista marinho e ainda o mantenho. O peixe foi adquirido bem pequenino e esteve nesse aquario quase 1 ano mas transitou para o novo aquario de 800L. Se todos fizessem e pudessem fazer o mesmo não haveria certamente tantos problemas com o Hepatus.

Quanto á idade....olhem que já não faltam muitos :icon_cry:

Luis Faustino
29-12-04, 11:28
Não querendo me alargar muito mais sobre o assunto aqui fica uma citação encontrada em http://reefkeeping.com/issues/2003-03/hcs3/index.htm

"Many authors recommend certain "minimum" aquarium sizes; though it seems no one can agree on exactly what the "minimum" is. Realistically speaking, the "minimum" environment for these fish is any aquarium the owner feels morally and ethically comfortable putting the fish into."

Isto fica comprovado com os seguintes exemplos:

. Constantino Filho - "Costumo a recomendar este peixe para Aquários no mínimo com 450 litros";
. Aquanovel.com - "Tamaño del acuario: A partir de los 200 litros."
. MarineDepotLive - "The Blue Tang, Indo-Pacific prefers a tank of at least 80 gallons" (302 litros)

Um abraço