PDA

Ver Versão Completa : Mistura de Hidroxido de calcio em Reactor

Páginas : [1] 2

Fernando Gonçalves
21-07-05, 00:10
Boas,
estou com uma duvida que gostava que me esclarecesem.

Fiz recentemente um reator de kalkwasser, e coloquei cinco colheres de hidroxido de calcio la dentro, pus a bomba a misturar cerca de 10minutos depois programei o relogio para ligar a bomba eheim 300lts/h durante um minuto de tres em tres horas durante a noite.
Ao fim de uma semana ainda é normal esistir hidrixido dentro do reactor?
Este não averia de ja estar saturado?
Não queria adicionar mais hidroxido sem este desaparecer, o que me aconselham a fazer?
Obrigado

Ricardo Lacerda
21-07-05, 00:43
....coloquei cinco colheres de hidroxido de calcio ...
5? .. porquê?

....programei o relogio para ligar a bomba eheim 300lts/h durante um minuto de tres em tres horas durante a noite.
1 min?... 3 em 3 horas? ... Porquê?

Ao fim de uma semana ainda é normal esistir hidrixido dentro do reactor?
Este não averia de ja estar saturado?
Pois é... o problema do DIY quando não programado e planeado é este....

Qual o volume do reactor?
Como está feita a mistura?
Como e onde é a toma de água?

....
Tudo isto é importante para decidir os parâmetros que indicaste anteriormente...

Não queria adicionar mais hidroxido sem este desaparecer, o que me aconselham a fazer?
Esse é exacatamente o meu concelho...

Vitor Pestana
21-07-05, 00:49
Na minha opinião tens a bomba a funcionar muito pouco tempo, o meu trabalha 15 minutos sim 15 minutos não 24/7.

Também depende da construção do reactor, pelo que vi o teu reactor está mal construido, deverá existir uma zona onde a agua é quase limpida, da forma que o teu reactor está feito é impossivel existir essa zona, o que acontece é que quando tens a bomba a funcionar ficas com a agua demasiado branca, e durante 3 horas ficas com a agua demasiado limpida.

Na minha opinião fazia estas modificações no teu:

Fernando Gonçalves
21-07-05, 14:48
Boas,
a ideia de ter o tubo de admissão em cima é precisamente para não apanhar idroxido durante a mistura, a entrada de agua limpa é feita por baixo e saida por cima.
se por acaso estiver mal feito como voces dizem e facil alterar, é só aumentar o tubo de adimição da bomba.
o que eu queria ivitar uma vez que o hidroxido não dá muita saude a bomba.

Ricardo Lacerda
21-07-05, 15:17
A principal causa de desgaste é o elevado PH da mistura e não propriamente a "calda" .... por isso não aumenta considerávelmente o desgaste se alterares a recolha pra baixo, como propõe o Vítor....

Fernando Gonçalves
21-07-05, 23:59
Na minha opinião tens a bomba a funcionar muito pouco tempo, o meu trabalha 15 minutos sim 15 minutos não 24/7.

Também depende da construção do reactor, pelo que vi o teu reactor está mal construido, deverá existir uma zona onde a agua é quase limpida, da forma que o teu reactor está feito é impossivel existir essa zona, o que acontece é que quando tens a bomba a funcionar ficas com a agua demasiado branca, e durante 3 horas ficas com a agua demasiado limpida.

Na minha opinião fazia estas modificações no teu:

se eu aumentar o tubo interior o efeito será o mesmo?
ou é melhor fazer ouro furo como dizes?

Vitor Pestana
22-07-05, 00:13
Sim, concordo, é capaz de funcionar bem dessa forma.

Fernando Gonçalves
22-07-05, 12:27
[QUOTE=Vitor Pestana]Na minha opinião tens a bomba a funcionar muito pouco tempo, o meu trabalha 15 minutos sim 15 minutos não 24/7.

Boas,
o tue trabalha 15 minutos e para outros 15 durante 24h?

Ricardo Lacerda
22-07-05, 12:34
Já agora .. o meu trabalha continuamente as 24 horas.

Vitor Pestana
22-07-05, 13:39
Fernando, podes ter a bomba 24/7, no meu caso a minha funciona de 12 horas por dia, como já referi 15 minutos Sim, e 15 minutos Não, apenas para não não aquecer demasiado a bomba, visto que a mesma se encontra fora de agua.

Gonçalo Pinto Gonçalves
22-07-05, 14:00
Já agora .. o meu trabalha continuamente as 24 horas.

Ricardo

Penso que a tua bomba que mistura o hidróxido com a água de OI só trabalha uma ou duas vezes por dia. Se assim é, isso significa que a água que introduzes no aquário nem sempre é límpida. Umas vezes também vai esbranquiçada.

É assim?

G

Rogerio Miguel Gomes
24-07-05, 15:52
oi , a meu ver deves só por duas colheres , a noite , é como eu faço e desapare-se todo.

Fernando Gonçalves
26-07-05, 22:44
Aumentei o tubo interior de admissão a bomba como referido e ficou porreiro o pó ja não passa do meio do reactor para cima.

coloquei a bomba a funcionar 15minutos e parada 15 minutos, vamos aguardar resultados

Vitor Pestana
26-07-05, 23:35
Quando poderes coloca uma foto.

Abraço

Julio Macieira
22-08-05, 01:19
Voltando ao tema

Em minha opinião a necessidade de colocar o kalkwasser limpido para dentro do aquario deve-se fundamentalmente de não enviarmos excesso de carbonatos para dentro do aquario. Ora, essa situação só se coloca quando usamos o tradicional "garrafão pinga-pinga" ou algum recipiente onde a solução fica em contacto como ar. Logo num reator de kalkwasser essa situação não se coloca, por isso a meu ver, não existe qualquer problema com a adição de algum possivel pó ainda por dissolver, aliás até poderá ser benéfico para o sistema.

Observei durante algum tempo que o uso "pára-arranca" da bomba de recirculação do reactor de kalkwasser, lhe dá um tempo de vida curto :admirado:

A bomba de recirculação do meu reactor de kalkwasser trabalha 24H

Ricardo Lacerda
22-08-05, 11:42
Penso que a tua bomba que mistura o hidróxido com a água de OI só trabalha uma ou duas vezes por dia.
Trabalha 24h por dia .... já trabalhou em intervalos .. mas cheguei à conclusão que assim é mais eficiente...

Se assim é, isso significa que a água que introduzes no aquário nem sempre é límpida. Umas vezes também vai esbranquiçada.
Sim. O meu Kalk é doseado para a sump ainda numa fase "semi-leitosa". Pelas informações que recolhi com vários utilizadores de reactores em vários países, esta utilização não só não é prejudicial como pode até ser benéfica.
Eu já o faço à muito tempo e notei alguma evolução....

Luís Pisco
22-08-05, 13:01
ola fernando
no meu ponto de vista acho que a bomba terá de funcionar 24h dia e entao a agua que sairá do reator será a mesma que entra quando a boia electrica (perisfactica)mandar ou a boia de nivel,nao sei qual sistema usas.

luis pisco
saudaçoes aquariofilas

Fernando Gonçalves
22-08-05, 22:52
boas,
tenho neste momento a bomba a funcionar 24H dia e a mistura do hidroxido não passa do meio do reactor para cima.

portanto a agua proveniente da osmose entra no reactor por baixo, através de uma bomba peristaltica e sai por cima ja com a mistura de hidroxido e limpida.

pelo que tenho visto parece estar 5* só tenho que acertar no consumo de calcio diario para assim adicionar mais ou menos hidroxido.

Luís Pisco
24-08-05, 01:32
ola fernando.
como viste nao foi dificil ,o mundo nao se fez num dia ,vai-se fazendo todos os dias.

luis pisco
saudaçoes aquariofilas

Didos Farm
25-08-05, 12:40
Boas,

aproveito este tópico para perguntar se já alguém utilizou este tipo de reactores para adicionar outro tipo de substâncias que não o Cálcio?

:sbLangue7

Ricardo Lacerda
25-08-05, 15:20
(...)alguém utilizou este tipo de reactores para adicionar outro tipo de substâncias que não o Cálcio?
Sim... durante algum tempo tive um reactor a trabalhar nesse sentido... dosear suplementos.
Mas existem algumas incompatibilidades químicas... uma das principais é nunca efectuar o doseamento de kalk nesse esquema conjunto. O kalk necessita de um reactor próprio. O outro pode ser utilizado para iodo, magnésio, ferro, trace, etc...

Julio Macieira
25-08-05, 15:25
Uma das soluções de muitos aquaristas para não adiconarem trace elementos aos seus aquarios é precisamente o de utilizarem nos reatores de cálcio esqueletos de corais duros.

A grande vantagem é que na dissolução dos esqueletos podemos encontrar o cálcio desejado, carbonatos, além de todos os elementos de trace que encontramos na composição desses esqueletos. O contra é o preço e a dificuldade de aquisição.

Ricardo Lacerda
25-08-05, 15:37
.....nos reatores de cálcio ...

Estamos a falar de reactores de kalk .... vamos lá a não baralhar o pessoal...

:coradoeol

Diogo Lopes
25-08-05, 16:02
Olá,

O meu reactor (made by Sumtech) tinha um defeito de fabrico ( :sbEnerve3 :sbEnerve3 - boa Pedro!!) e a água estava a entrar por cima e a ficar logo na superfície do reactor - isto fazia com que a água saísse bem limpinha, mas porque nem sequer havia a mistura com o hidróxido de cálcio. agora que coloquei um tubo (depois de uma conversa com o Ricardo) que faz com que a água que vem do depósito de reposição, saia junto à bomba de circulação do reactor, a água que sai do reactor é ligeiramente esbranquiçada, mas suficientemente "limpa" para em nada prejudicar os corais. Relembro apenas que o reactor tem uma capacidade muito grande e que com os seus mais de 60 cm de altura promove uma boa mistura sem enviar para o aquário demasiados detritos.

Abraço,
Diogo

Julio Macieira
25-08-05, 16:07
Estamos a falar de reactores de kalk .... vamos lá a não baralhar o pessoal...

Eu sei..foi só para responder a possibilidade de adicionar outros elementos.

Já agora, já li artigos em que vários utilizadores de reatores de kalkwasser utilizam "vinagre" para aumentarem assim a capacidade de saturação do kalkwasser adicinando assim mais cálcio e carbonatos ao aquario.