PDA

Ver Versão Completa : Criptocaria?

NunoG Santos
06-10-04, 22:59
Tenho um aquario de 240L montado à 18 meses e que se encontrava estavel em termos de Ph de nitritos e nitratos sendo o unico valor que estava baixo o do calcio (cerca de 380).
De um dia para o outro os peixes começaram a aparecer cheios de pontos brancos e em cerca de uma semana morreram todos, isto apesar de ter 2 camaroes limpadores e de ter ligado a luz uv 24h/dia mantendo o aquario com a iluminação apagada.
Passado o desgosto tenho umas perguntas que talvez possam ser esclarecidas pelos membros deste forum:
O que pode ter provocado esta situação?
Como prevenir novo aparecimento?
Deverei limpar o aquario e começar de novo?
A agua do mar será a melhor para adicionar? Tenho a sensação que pode estar poluida.

Desculpem o rol de perguntas mas sou um principiante nos salgados e agradecia a vossa ajuda

Um Abraço para todos

João Cotter
07-10-04, 10:29
ter 2 camaroes limpadores e de ter ligado a luz uv 24h/dia mantendo o aquario com a iluminação apagada
Porquê o aquário com iluminação apagada? Podes estar a provocar mais stress nos peixes. A eficácia da UV é relativa, pois ajuda a manter algum controlo sobre a população de parasitas mas não elimina uma praga como essas.

Não mas algumas mudas de água poderiam ser benéficas.

A agua do mar será a melhor para adicionar? Tenho a sensação que pode estar poluida
A água do mar não ajudaria em nada nesta situação.
E como está a circulação de água? É MUITO importante não haver quaisquer zonas mortas em termos de movimento da água, inclusive na sump. Zonas de água parada são ideais para estes parasitas se propagarem. Quanto mais movimento na água, maior oxigenação e maior a probabilidade da maior parte dos parasitas acabarem por passar na UV.
Por outro lado, deves ter ainda qualquer factor que desencadeie stress entre os peixes.

Roberto Pacheco
07-10-04, 18:52

Depende se for crypto ou Amyloodinium. Se for crypto e recomendado manter o aquario sem peixes por 4-6 semanas para o parasita morrer sem haver "host". Mas se for oodinium que e muito mais mortifero de que crypto embora os sintomas sejam similares eu recomendo limpar o aquario. Podes notar nesse link boa informacao sobre isso.

http://reefkeeping.com/issues/2004-07/sp/feature/index.htm

A agua do mar será a melhor para adicionar? Tenho a sensação que pode estar poluida.

A agua nao e o problema mas sim nao usar quarentena pelo minimo de 4-6 semanas com novas adicoes e que e o problema. Quando este parasita se introduz no aquario so removendo os peixes e os tratar com cobre ou manipulacao de salinidade e que vai resolver o problema.

Embora o UV pode ajudar outros peixes a nao apanhar crypto nao vai fazer nada para os que estao infectados.
Para matar os parasitas e recomendado que o movimento dentro do UV seja reduzido para que a agua possa ter bom contacto com a lampada.

Embora os primeiros peixes que mostram sintomas de infecao sao os debaixo de stress o stress nao um prerequesito para ficar infectado, todos os peixes mesmo saudaveis podem ficar doentes quando expostos este parasita.