PDA

Ver Versão Completa : Tubastrea Aurea

Ricardo Lacerda
10-09-04, 11:25
Sun Coral - Tubastrea Aurea

Hugo Miguel Santos
18-09-04, 16:43
Oi pessoal,
comprei uma Tubastrea Aurea esta semana... gostava que partilhassem a vossa experiencia em relação a forma de como a alimentam e com que frequencia.

PS - Ainda se encontra muito timida, esta sempre fechada :( e só abre a muito custo quando a estou a alimentar.

Hugo Santos :sbOk:

Diogo Lopes
21-09-04, 01:45
Olá,

As Tubastreas podem ser alimentadas com artémia ou outro qualuer alimento congelado - para o efeito costumo usar uma seringa por forma a fazer com que a comida caia mesmo junto aos pólipos. O ideal é colocar um pouco de comida aos peixes para os pólipos abrirem e depois iniciar a sua alimentação específica.

Costumo dar 2 vezes por semana e acrecento 1 vez por semana um liquido da Kent para invertebrados

Abraço,
Diogo

Miguel Mendes
07-10-04, 22:08
Viva,

quais sao os requesitos minimos relativamente a este coral???

Abraços!

Bruno Ferreira
09-10-04, 00:07
Boas,

eu tenho uma á pouco tempo, +- 1 semana e nunca a vi aberta? dou artémia, plâcton e nada...li algures sobre um "aditivo" que se juntava á comida que faz com que elas fiquem "loucas" :sbLangue3 alguém tem conhecimento de tal "aditivo"?

Cumps,

Bruno

Ricardo Lacerda
10-10-04, 20:56
Meus amigos,

Para manter as Tubastreas em bom estado, a minha opinião (e que me tem feito manter as TRÊS variedades diferentes que tenho em excelente estado!!) é a seguinte:

1- Muita circulação de água! Não são necessários caudais muito fortes, mas convém que seja numa zona de circulação de água com pelo menos 800 l/h directos e de preferência numa zona de alternância de correntes..ou seja criar correntes alternadas através da utilização de um WaveMaker ou dispositivo semelhante;

2- Não se preocupem com a luminosidade. Elas não precisam mas também não as mata!!!

3- Alimentação: Pelo menos dia sim dia não !!! ... e alternado de Red Plankton, Artémia Salina e Krill Pacífica. Eu não alimento pólipo a pólipo embora haja quem o faça com excelentes resultados. Fica à vossa consideração.

4- Alimentar estes corais suja muito a água... Por isso a melhor solução é.... ter vários!!! Já que se vai sujar a água ao menos que valha a pena e que exista uma série de corais a beneficiar desse facto. Claro que existem várias formas de os alimentar minimizando a sujidade (funil invertido, alimentação em aqua separado...etc...)..mais uma vez ..fica à consideração de cada um.

5- Extras: Os únicos extras ou suplementos que eu utilizo a pensar nas tubastreas é o "Marine Snow" da Two little fishes. Pode ser encontrado em diversas lojas ou sites de vendas on-line.

Espero ter ajudado,

Ricardo Lacerda

Miguel Mendes
10-10-04, 21:33
Viva,

entao quanto a proximidade a outros corais e quanto a liitragem minima nao ha nenhuma limitação??? e e um coral que e considerado dificil, medio ou facil de manter???

Abraço [[]]

Bruno Ferreira
12-10-04, 23:33
Boas,

Ricardo, podes dar as moradas dessas lojas on-line? é q cá por cima não encontro nada de " Marine Snow"

Cumps,

Bruno

Julio Macieira
12-10-04, 23:40
Ola Bruno

Tanto eu como o Ricardo comprá-mos o Marine Snow na Hugodiscus, mas penso que a Aquaplante tambem tem.

Ricardo Lacerda
13-10-04, 11:09
Oi Bruno....

..como já disse o Juca... néo comprámos na HugoDiscus... mas na Aquaplante é MUITO mais BARATO!
Aconselho a ligares para lá e pedires ao Sr. Paulo Rêgo que te envie isso via CTT.

É concerteza a maneira mais fácil...

Abraços,
Ricardo Lacerda

Gustavo Duarte
05-11-04, 17:39
Queria dar os parabéns por vocês sempre usarem nomes científicos no lugar do nome comum em inglês. Fiquei com inveja, já que no Brasil todo mundo só usa os nomes em inglês.

Então o Tubastra aurea lá se chamaria Sun Coral. É muito triste ver as pessoas deturpando a nossa língua.

E aí, uma dica de biólogo: quando forem escrever um nome científico, o primeiro nome vem em letra maiúscula, o segundo sempre em minúscula, e quando estiver no meio de um texto maior (não destacado) use itálico par adestacar. Com essas pequenas mudanças o fórum ficará muito mais científico do que já é.

Parabéns pelos nomes científicos.

Quando ao Tubastrea, não sei se vocês sabem que temos ele no Brasil. na verdade ocorreu uma invasão biológica, eles foram trazidos de galápagos e de outras áreas do pacífico para a costa do Brasil, principalmente a costa do Riod e Janeiro.

É muito complicado porque eles hoje estão ocupando um local que antes era de outra espécie, e como não fazem parte do nosso ambiente natural, eles acabam por comprometer todo o ecossistema.

Em função disso, o Tubastrea aurea e Tubastrea coccinea são muito comuns nos aquários do Brasil.

É importante lembrar que estes corais são heterotróficos, ou seja, não tem relação com algas zooxantelas, e portanto dependem de alimentação. Cada pólipo tem uma certa capacidade de passar energia para o pólipo vizinho, mas em pequena escala. Ou seja, se você alimentar um só pólipo da colônia, só ele sobreviverá.

É um coral resistente, porém com este inconveninente. Ele recebe bem pedaços de camarão, artêmia viva entre outros pequenos pedaços em cada pólipo.

Uma outra dica de manutenção deste coral é mantê-lo ou de lado ou de cabeça para baixo na rocha (com uso de cola epóxi ou cola de cianoacrilato), pois como a circulação dos aquários freqüentemente é mais fraca que a que encontramos no mar, o espaço entre os cálices dos pólipos ficam rapidamente cheios de matéria orgânica e outroas partículas, que irão interferir na oxigenação do tecido, e fatalmente haverá uma infecção bacteriana, causando a morte do tecido de ligação.

Com ele de cabeça para baixo, estes depósitos tem mais dificuldades em se formar, e com isso, preservamos o coral.

Eu sou da seguinte filosofia: a melhor manutenção é aquela que não precisa ser feita. Portanto, é óbvio que podemos limpar o coral sempre, mas a chance de nos esquecermos e ele perder tecido é enorme, então é sempre preferível colocá-lo de lado ou de cabeça para baixo, que colocá-lo voltado para cima, onde ele se torna uma verdadeira armadilha de sedimentos.

George Gouveia
12-11-04, 09:52
Quando os corais não abram , há um produto á base de amino-ácidos para aumentar a resposta á comida (para abrirem ) .

Ricardo Lacerda
14-11-04, 15:35
Oi Bruno....

..como já disse o Juca... néo comprámos na HugoDiscus... mas na Aquaplante é MUITO mais BARATO!
Aconselho a ligares para lá e pedires ao Sr. Paulo Rêgo que te envie isso via CTT.

É concerteza a maneira mais fácil...

Abraços,
Ricardo Lacerda

PUBLICAMENTE PEÇO AS MAIS SINCERAS DESCULPAS À HUGODISCUS (AGORA CHAMADA REEFDISCUS) POIS MENCIONEI O SEU NOME ERRADAMENTE.
DE FACTO ONDE ESTÁ "HUGO DISCUS" LEIA-SE "DISCUS WORLD" EM S. PEDRO DO ESTORIL.

Um abraço,
Ricardo Lacerda

Luis Faustino
14-02-05, 17:38
Olá

Tenho uma Tubastrea à mais de um mês e nunca abriu completamente, nem nada que se pareça. Aquando da alimentação dos peixes não demonstra nenhuma reacção. Será que é muito timida ou pode ser também por haver na agua bastante alimento que ela não precise de abrir totalmente? Se não for nada disto porque será?

Um abraço

Ricardo Lacerda
14-02-05, 17:55
... ou pode ser também por haver na agua bastante alimento que ela não precise de abrir totalmente? ...
Antes pelo contrário... provavelmente é falta de nutrientes no aquário...
"Carrega" um pouco com Red Plankton e vais ver se há diferença ou não...
...e coloca-a num sítio que tenha corrente.

Luis Faustino
14-02-05, 18:30
Comecei a pensar que fosse mesmos muita nutrição na agua, ontem "bombardeei-a" com artémia e nada de estender os pólipos.
Red plankton não tenho. Não pode ser Coral Gro ou ZooPlex da Kent?

Luis Faustino
20-02-05, 21:39
Quando os corais não abram , há um produto á base de amino-ácidos para aumentar a resposta á comida (para abrirem ) .

Alguém sabe que produto é esse?

Pedro Pacheco
21-02-05, 10:48
Olá

O unico sitio que conheço que tem aminoácidos é na Natantia, a marca é Elos.
Link: http://www.eloseurope.com/catalog/index.php?page=SHOW&psku=COMEGA&htype=7

Luis Faustino
26-02-05, 22:41
Finalmente consegui que a minha tubastrea abrisse. Ela não gosta mesmos nada de luz. Coloqueia num local com pouca luz e lá está ela toda contente com os polipos abertos. :sbSourire