PDA

Ver Versão Completa : Nano-Faro JMMonteiro

Páginas : [1] 2 3

João M Monteiro
22-08-05, 23:23
Boas,

Como referi noutro post, decidi montar um nano-reef (o meu primeiro nano) no meu escritório, uma vez que por imperativos profissionais, agora só vejo o meu aquário ao fim de semana.

O setup (actual) é o seguinte:

Montagem: 15 de Agosto 2005
Aquário: 60x35x30
Água: 50 lts (reais) de água maturada em aquário de reef
Rocha Viva: 8,5 kg de rocha maturada (+/- 2 meses)
Substracto: 9 kgs de areia viva Caribean Sea
Iluminação: 2 x36w PC
Aquecimento: Jagger 75w
Refrigeração: Ventoinha 12w de 70x70mm
Circulação; 2 Eden 214 (rotativas) de 500 lts/h + 1 Eheim de 300 a 600lts/h (actualmente está no mínimo)

Escumador: Não vai ter
Manutenção: TPA semanais de 5lts de água natural
Reposição: água de OI com kalkwasser/Tech A+B semanal

População inicial (falta grande parte da equipa de limpeza, mas ainda não a arranjei):
3 cerithiums;
1 hermita patas verdes;
1 hermita patas brancas;
1 mithrax;

Pés de xénia (vinda com a RV);
2 actinodiscus e um pouco de clavularia (green star polyps), vindos do meu aqua.
Caulerpa: peltata; taxifolia e prolifera
pé de halimeda

Depois vou dando notícias da evolução.
A imagem inicial é esta:

João M Monteiro
29-08-05, 16:31
Trouxe ontem umas mudas e reforço de equipa de limpeza
Deixo imagens actualizadas:

Vista da minha secretária

Panorâmica

e Parciais

O RECIFE
29-08-05, 16:53
Olá João Monteiro.
O seu nano esta super natural....gostei de ver.
...os camarões vão adorar...
até breve.
Toze Soares

João M Monteiro
29-08-05, 17:00
Já lá mora um (L. seticaudata)

João M Monteiro
30-08-05, 18:57
Deixo-vos uns detalhes sobre a reposição de água de OI+kalk e as novas "crianças", que parecem bem dispostas

Tiago Sousa
31-08-05, 08:39
Esta muito bonito realmente, tudo organizadinho, assim da gosto ver. ;)
Vai continuando com esse piqueno que nos estamos ca para ver.
Comprimentos

Miguel Fernandes
31-08-05, 14:05
bem joao para ser sincero o teu no teu nano o que me agrada mais é o layout que odoptaste faz todo o nano parexer duma naturalidade incrivel!

e acima de tudo o que mais fascina é a qualidade da rocha que possuis! xelente mesmo a meu ver!
pois pussui uma mistura de alga coralina e de varios microorganismos! o que da uma cor fantastica a rv!

boa sorte com esse nano pois ele encontr-se num xelente caminho!

abraços

miguel fernandes

João M Monteiro
31-08-05, 16:54
Qualidade da RV é fundamental, especialmente num nano. Como podem ver no primeiro post, apostei em RV maturada e de confiança.
Quanto ao layout, é uma questão de escolha de formas da RV e depois paciência. O deste, por acaso, saiu-me à primeira (o aqua é pequeno, o que torna tudo mais fácil, desde que a RV seja boa) , mas noutros aquas já fiquei horas (para não dizer dias, semanas...) à procura do layout certo.

Francisco Castelo
31-08-05, 19:23
Trouxe ontem umas mudas e reforço de equipa de limpeza
Deixo imagens actualizadas:

Vista da minha secretária

Panorâmica

e Parciais

Caro João,

Força no aparelho! :coradoeol

Fanã

Rui A Passos
04-09-05, 11:07
noutros aquas já fiquei horas (para não dizer dias, semanas...) à procura do layout certo.....

João eu diria mais que no percula terão sido meses... ehehe

Bom quanto ao nano está, aliás como já te tinha dito, fantástico. Gosto do layout e dos novos inquilinos, já estou a congeminar o espaço para o meu. Quando estiver escolhido e montado começo a "postar" as fotografias...

João fogo à peça.

Abraços

João M Monteiro
27-09-05, 18:38
Deixo mais umas fotografias do nano que, devagarinho, lá vai evoluindo.
Como poderão constatar, estou a ver se faço um "jardim de zoanthus"

Francisco Castelo
27-09-05, 18:46
Deixo mais umas fotografias do nano que, devagarinho, lá vai evoluindo.
Como poderão constatar, estou a ver se faço um "jardim de zoanthus"
Boa João,
O camaroon está a olhar para mim!!!
Abraço
Fanã

João M Monteiro
30-09-05, 02:57
Não resisti a esta fotografia: o Gobiodon hystrio a dormir no sarcophyton (tive que tirar com flash).

João M Monteiro
12-10-05, 16:12
Boas,

Decorridos 2 meses, deixo-vos umas fotografias do nano que, genericamente, se pode considerar "montado".
Faltam apenas 2 amp. percula (um deles, provavelmente, negro), a entrar daqui a +/- 2 semanas.
A euphyllia e as xenias brancas entraram hoje, pelo que ainda não estão totalmente abertas.
A manutenção continua a mesma: 10% de TPA semanal, sendo 20% de 4 em 4 semanas; reposição de água de OI c/ Kalk (2 e 3 x por semana).

Gil Miguel
12-10-05, 16:58
Boas Joao
O aquario para 2 meses está realmente muito bom, nem algas vejo :)
Gostava de ver a evoluçao das mudas que levaste daqui ;)

So alguns pequenos reparos, atenção á propagaçao das macroalgas :) sei que gostas muito das ter no display :haEbourif Gostava de abrir um topico sobre os beneficios/problemas que podem trazer :) talvez ainda hoje vou apenas verificar se essa discussao nao foi já realizada.
E atenção que esse ofirio cresce em grande :) talvez mais á frente tenhas que o mudar para a outra casa :)

João M Monteiro
12-10-05, 17:02
Boas, Gil

Gosto, realmente de macroalgas. Dá trabalho com as podas (num nano, têm que ser tratadas tipo "bonsai"), mas para além da utilidade - e aqui não há sump para as colocar - gosto do efeito estético.
As tuas mudas estão por cá alegremente (não as vês ?). Daqui a umas semanas espero que se note a evolução.

João M Monteiro
14-10-05, 16:32
Pronto, está bem... mais umas fotografias...

Uma geral e duas parciais
Muda da euphyllia do Diogo (Lopes)
Muda de Zoanthus do Gil (miguel)

Tiago Sousa
14-10-05, 20:07
Muito bonito, ve-se poucos nano's assim. :sbOk2:
Depois quando fizeres podas dessa caulerpa, e se fores deitar fora, avisa, eu ofereço-me para ficar com alguma. :)
Abraço

João M Monteiro
17-10-05, 11:02
Olá Tiago,

Obrigado pelo teu comentário.
Quanto às podas, faço semanalmente, mas corto muito pouco de cada vez (1, 2 pés pequenos). Dá para por a crescer num refúgio e naturalmente que tos ofereço com todo o gosto, mas se é para por num aquário com herbívoros... as caulerpas não têm qq hipótese.

João M Monteiro
18-10-05, 18:36
A euphyllia já parece bem maior (abriu mais) e notam-se 3 "rebentos".
Vou acompanhar a evolução com fotografias.

Diogo Lopes
18-10-05, 23:38
Olá João,

O aquário está com óptimo aspecto, parabéns!
A euphylia ainda deve abrir um pouco mais e na colónia mãe os "rebentos" já começam a ter o penacho!

Abraço,
Diogo

Rinaldo Fontenele
18-10-05, 23:44
Parabéns João, muito bonito está seu nano!!!!

João M Monteiro
03-11-05, 17:28
Olá Rinaldo e Diogo,
Só hoje vi os vossos comentários..obrigado

Aproveito para fazer uma actualização, com o nano a caminho do 4 mês:

geral
http://www.reefforum.net/photopost/data/500/11520051103_001.jpg

A muda de Euphyllia já mais crescidinha
http://www.reefforum.net/photopost/data/500/11520051103_002.jpg

e os rebentos já têm "penachos" !
http://www.reefforum.net/photopost/data/500/11520051103_003.jpg

Macro do sarco
http://www.reefforum.net/photopost/data/500/11520051103_004.jpg

"plantado" de zoanthus e afins
http://www.reefforum.net/photopost/data/500/11520051103_005.jpg

detalhe de dois discos e (mais uns) zoanthus
http://www.reefforum.net/photopost/data/500/11520051103_006.jpg

e ainda...uns zoanthus, que vieram mauzotes, mas felizmente estão a recuperar bem
http://www.reefforum.net/photopost/data/500/11520051103_008.jpg

daqui por mais uns mês espero que já estejam todos cor de rosa
http://www.reefforum.net/photopost/data/500/11520051103_007.jpg

Por último, e porque nem tudo são boas notícias neste hobby, morreu o Gobiodon hystrio. Vinha com cryptocarion (só dei por isso no aquário, porque na loja, com T8´s não consegui ver ...), mas comia bem, parecia a recuperar bem e, aparentemente, já não tinha nada.
Porém, no espaço de 2-3 dias, o crypto reapareceu (tornou-se visível) em força e ele não aguentou.

João M Monteiro
19-12-05, 17:29
Boas,

Entraram os 4 peixes que queria para o nano (2 a 3 seria ideal, mas já vão perceber o porquê dos 4):
- 2 A. ocellaris (um laranja e um preto);
- 2 Nemateleotris magnifica (fascinantes)

A razão de ser dos 4 é que a diferença entre ter 1 ou 2 nemateleotris (se fizerem par, o que nem sempre acontece) é ter um peixe que raramente se vê, muito assutadiço e com tendências suicidas (salto para a eternidade) ou dois peixes calmos que se passeam sempre juntos pelo aquário.
Estes dois estavam a fazer par quando os vi, por isso, ainda que em duas fases, trouxe mesmo os 2.

Como são tudo peixes pequenos (os ocellaris têm aí uns 2,5 cms), espero que o nano suporte os 4 peixes; se vir que não dá, os nemateleotris vão para o meu outro aquário.

Junto algumas fotografias de (1) comité de boas-vindas do 2º nemateleotris; (2) o duo nadando pelo nano e (3) album de família.

Vou procurar manter a mesma rotina (TPA 10% semanal e 20% mensal) e esperar que continue a correr bem. Depois dou notícias.

Tiago Proença
19-12-05, 19:41
os teus Nemateleotris sõ lindos,sempre gostei desses peixes,ja ouvi relatos desses ataques suicidas que eles tem,estou a pensar no futuro comprar uns Nemateleotris e por uma rede por cima do aqua.Parabens,