PDA

Ver Versão Completa : TetecasReef

Páginas : [1] 2

Ricardo Abreu
12-08-08, 22:02
Bem amigos é só para dar a conhecer o meu novo mundo aquatico.....
estou a começar do zero e a nivel de salgados o unico conhecimento que tenho é através deste magnifico forum...:pracima: pois nunca estive perto de um salgado (a não ser na loja onde compro o material)...bem mas vamos ao que enteressa:

Aquário------120x50x60
Sump--------60x40x40

Bomba de retorno----Eheim 5000 compact 2500lh-5000lh (está regulada para o minimo)

Circulação---1xtunze ligada ao singlecontroler 7091 4500lh
2xSunSun 5000L

Escumador---tunze 9010 (Recommended for aquariums up to 1,000 litres (264 USgal.) of salt water. ) + 1 ATI BM 160 cada um em sua divisão da sump

Reactor de cálcio--- knop HD (desligado no momento)

Regulador de ph Bischof RG18

Aquecimento---2x150w jager

Arrefecimento ----contolador electronico que liga a duas ventoinhas que estão posicionadas mesmo por cima da sump + Aquaventilador 6 blau para por por baixo da iluminaria

Reposição----agua de osmose + controlador de nivel da aquamedic ligado a uma electroválvula +reactor de kalk diy

iluminação----TopAquaristik
2xhqi 150w 10000K
2xT5 1 marine blue actinic e uma marine withte 14000k
2xblaulight (led)

Substrato---25kg de areia de coral + 30kg de aragonite sugersize + 10kg aragonite livesand
35kg de rocha viva + 5kg de rocha morta que esteve noutro aqua
Data de montagem----01 de julho 2008
com agua de osmose e sal Tropic Marin pro reef
tenho efectuado trocas de 30l todas as semanas

todo o resto foi feito por mim movel ...parte electrica...tubagen...e muitassssssssssssssssssssssss horinhas perdidas yb665 ...

vou tentar por umas fotos e peço a todo o pessoal o favor de comentar criticar e dizerem o que bem lhes apetecer :sbSourira
pois tudo servirá para eu aprender.mais uma vês afirmo ser um principiante sem grandes (quase nulos)conhecimentos

um abraço a todos vocês

Ricardo Abreu
13-08-08, 19:45
Cá estão algumas fotos. (comentem por favor ) yb665
mas estão-me a surgir pequenos (grandes problemas vou tirar umas fotos e já ponho pois estou a ficar com a rocha e a areia toda castanha yb663

Ricardo Abreu
13-08-08, 21:45
bem aqui estão as fotos tiradas a momentos ...
será isto normal????????????
eu sei que ainda está na fase de maturação mas tenho a areia a ficar neste estado.....
quanto ao que poderei informar para me puderem dar uma ajuda.....

mudanças de agua equivalente a 30l de 2 em duas semanas (agua de osmose com sal tropic marim) 1.024 medido com refractrometro

ph--------8.2
nitritos e nitaratos estão ok
kh esta baixo na casa dos 8
temperatura entre 25 e maximo 26
horas de luz neste momento estou a fazer 11h só com as t5 e as blaulight ligadas (as hqi só liguei para as fotos)
tenho o reactor de calcio a pingar directamente para a zona da bomba de retorno ( 2 a 3 gotas por segundo ) como tenho a sonda do regulador de calcio partida este liga e desliga juntamente com a iluminação bolhas de c02 no contabolhas tenho a cerca de 20 bolhas por minuto

agora porque estará isto a suceder????
falta de circulação?????????????? (estou a espera que cheguem as ditas sunsun)

iluminação deficiente?????????

derivado as rochas que tenho dentro do aqua???? (eram de outro salgado)

amigos sou novato neste mundo e tenho muito para aprender ....yb663

e aquela rocha com algas verdes filamentosas é normal????

um abraço e obrigado pela ajuda

Pedro Miguel Lopes
13-08-08, 22:22
a rocha e rocha viva ? parece que nao ou estou enganado? se for rocha viva e perfeitamente normal pois esta no ciclo de maturaçao , as algas filamentosas tambem sao normais.

Ricardo Abreu
13-08-08, 22:39
boas amigo :sbOk:
a rocha é rocha morta ...estava em um aquario bem grande mas a pessoa quando resolveu desmantela-lo lavou-a bem lavadinha :prabaixo: com agua a pressão e tudo.....por isso eu digo que é rocha morta apesar de alguma ainda ter alguns pontos vermelhos mas com o trato que levou passou a ser rocha morta... mas a areia ????? ficar assim???:admirado:

já agora aí em portugal (pois estou na suiça) fico a 10km de ti hehhe um abraço :sbOk:

Marcos Cavaleiro
13-08-08, 23:45
Boas
tudo é normnal num aqua a maturar, mas agora te digo uma coisa reactor de calcio para que se tens um aquario so de rocha e areia? so tas a meter co2 no aqua para nada, por mim desligava-o durante uns meses nao precisas dele para nada para ja....boa sorte

Julio Macieira
14-08-08, 03:06
Boas
tudo é normnal num aqua a maturar, mas agora te digo uma coisa reactor de calcio para que se tens um aquario so de rocha e areia? so tas a meter co2 no aqua para nada, por mim desligava-o durante uns meses nao precisas dele para nada para ja....boa sorte

Olá Ricardo :ola)

Desta vez sou obrigado a concordar com o Marcos yb665

Marcos Cavaleiro
14-08-08, 11:06
Boas
So mais um concelho para ja.....como tens uma calha com hqi nao ligues muita hora de luz no primeiro mes, ja que isso te vai ajudar bastante ao crescimentos das algas, liga ai maximo 2/4 horas de luz so:sbOk:

Ricardo Abreu
14-08-08, 11:49
ORA desde já agradeço a ajuda que me estão a dar.
O reactor de calcio acabei de o desligar mas e agora deixo-o cheio de agua ou será melhor esvazia-lo e por a media a secar (estava ligado pois pensei que estivesse a adicionar calcio ao sistema para quando começar a meter corais a agua estar em melhores condições :admirado: mas já o desliguei
ok vou passar a luz para 3h no maximo só as t5

mas só para eu ficar descansado não tenho de me preocupar nem fazer nada a não ser mudas de agua?????

quer dizer a areia que esta a ficar castanha irá voltar de novo a sua cor natural (branca) com o passar do tempo?????

mais uma vez obrigado a todos :sbOk3:

João Pedro Santos
14-08-08, 13:47
bem conseguido. mas ainda falta muito trabalho! ;)

Marcos Cavaleiro
14-08-08, 23:41
ORA desde já agradeço a ajuda que me estão a dar.
O reactor de calcio acabei de o desligar mas e agora deixo-o cheio de agua ou será melhor esvazia-lo e por a media a secar (estava ligado pois pensei que estivesse a adicionar calcio ao sistema para quando começar a meter corais a agua estar em melhores condições :admirado: mas já o desliguei
ok vou passar a luz para 3h no maximo só as t5

mas só para eu ficar descansado não tenho de me preocupar nem fazer nada a não ser mudas de agua?????

quer dizer a areia que esta a ficar castanha irá voltar de novo a sua cor natural (branca) com o passar do tempo?????

mais uma vez obrigado a todos :sbOk3:
Boas
Aconcelho a limprar reactor de calcio e deixa secar a midia, em relacao ao aquario vai fazendo mudas de agua de 10% e pode sempre meter ja alguma equipa de limpesa dentro do aquario.
Tambem podes sempre que fazes uma muda de agua limpar um pouco dessas algas e dar asupradela em tudo:sbOk:
Nao esquecer kalk com fartura sempre

Ricardo Abreu
15-08-08, 12:21
boas...
amigo como já percebeste eu encontro-me na suiça o que torna as coisas um pouco mais complicadas ( o meu alemão não é 100%)
será que basta chegar a uma farmácia e pedir que queria por exemplo 300gr de (CaO) calcium oxide????

depois fazer a mistura com agua em casa e começar a adicionar a noite gota a gota

estou correcto??
um abraço

Marcos Cavaleiro
15-08-08, 14:17
Boas
Podes comprar na farmacia ou em paginas online:sbOk:

Ricardo Abreu
08-03-09, 17:20
olá a todos...
como já passou muito tempo e as coisas por aqui mudaram um pouco decidi meter mais umas fotos ...(a qualidade é que não será a melhor) yb665

fico a espera de comentários ehehe yb663

um abraço para todos

Ricardo Abreu
20-10-09, 20:29
Bem amigos aqui fica um pequeno video do meu áqua, feito há poucos minutos e á pressa????YouTube - MVI 0081 (http://www.youtube.com/watch?v=n01Vtlz1M2Y)

bem para começar diga-mos que ando com umas ideias yb665yb665yb665

desde sempre tive problemas com algas e principalmente com aquilo que se aparenta de excesso de nutrientes sem nunca ter tido motivo para isso, pois os peixes que tive sempre foram reduzidos e os corais nem se fala yb620

depois de umas conversas em portugal e de mais umas leituras talvez se possa chegar a uma conclusão.
será da areia????????
pois tenho cerca de 12 a 15cm de areia, embora no video não pareça....em que 25kg dela talvez não seja de boa qualidade e não tenha sido bem lavada:icon_cry::icon_cry:
como podem ver ainda hoje tenho aquelas algas filamentosas, não que chateiam muito mas tornão-se inestéticas

não falando do meu layout que também não gostoyb677
aquilo que queria fazer seria o seguinte:

retirar para um recepiente (cerca de 60L) todos os corais e para outro igual a anémoma junta com os peixes. em que punha a minha calha por cima

refazer o layout adicinar dois sacos de Carib Sea Ocean direct Sand 9,07kg e começar de novo....yb677

será que ao retirar tudo do áqua meter nova areia mas utilizando a minha rocha viva e talvez metade da água actual seria preciso esperar os três meses??????????para fazer um bom ciclo
agradecia opiniões pois não sei ao certo o que fazer

obrigado

Raul Bernardino
20-10-09, 20:42
Olá Ricardo,

Já experimentaste a colocar macroalgas na sump? Se tiveres hipotese disso. Quanto ao layout, eu acho-o bem arejado e agradável, mas cada um a seu gosto claro.

Se fosse eu, antes de fazer a mudança resolvia o problema das algas, nem que fosse para aprender como.

Existem imensas maneiras de o tentar fazer. Uma "carrada" de limpeza seria a primeira hipotese, mudanças de água, água de reposição (qual usas?) etc.

Reparei que não tens Nitritos e Nitratos... estranho crescerem algas... tenta as macro.

Apenas a minha opinião, boa sorte

RB

Ricardo Abreu
20-10-09, 21:07
oi Raul
quanto ás macroalgas nunca pensei nisso:admirado:

carradas de limpezas ....por exemplo o vidro da frente se não for limpo de 3 em 3 dias começa a ganhar um manto castanho finissimo, quase invisivel,daí eu pensar em excesso de nutrientes que nunca consegui retirar e os quais penso terem começado logo de inicio com o aqua pois comprei um saco de 25kg de areia que me deixa muito a desejar (era um saco de 50kg ) estilo aqueles do adubo mas que o resto tinha sido vendido a outra pessoa, tinha muito pó e se bem me lembro não foi assim muito muito,muitoooooooooooo bem lavada (ignorância):coradoeol
os testes são da JBL já agora fosfatos também estão a 0 pelos testes :admirado:
mas também estou a utilizar uma midia para remover fosfatos e outra para silicatos com o acréscimo do carvão activado
a água de reposição é de osmose e estou a trocar 30l todas as semanas
um abraço

Anthony Rosado Neto
20-10-09, 22:54
Boas Ricardo

Olha começando pelos pela alga do vidro, apontaria pelos os silicatos, mas, se tas a fazer a reposiçao com agua de osmose e tens midia de silicatos, nao sei...
Agora que tempo tem os filtros da osmose?
Medidor de tds, para saber se a membrana esta boa?
A midia dos silicatos tem muito tempo?
Se tiver testes de silicatos mede a agua de osmose.
Caso tenha silicatos na agua teras que ver os filtros, se tiver tudo bem, podes comprar um filtro adicional pode ser instalado na saída de água da osmose com midia de silicatos.

Do layout do que se ve aqui nao me parece mau, mas como smpre tem que ser a teu gosto como tal se nao gostas, da lhe troca.

Do areao acho que nao precisas comprar outro, guarda durante 3 tpas a agua, retiras o areao e lava bem, agora na minha opiniao, so ponha areao qb, nao ha necessidade de tanto, no meu tenho 2/3cm de areao.

E se mantiveres a rocha na agua salgada e o areao for lavado com a agua do aquario nao ha problema de pores tudo de novo.
Ou entao depois de tudo lavado montas o layout metes o areao e deixas 1 dia com o escumador a tirar alguma porcaria depois fazes uma tpa de 50% e metes tudo la dentro.

:sbOk3:

Anthony Rosado Neto
20-10-09, 23:13
Fica foto do tal filtro que falei, é da tunze:

11239

Ricardo Abreu
21-10-09, 09:02
olá Anthony
a osmose tem cerca de 1 ano e nunca mudei os filtros; estará na altura de mudar??
medidor de tds tenho de ver se arranjo um
logo á noite já faço o teste ao silicatos depois posto aqui o resultado.
a midia para os silicatos tem agora 2 meses e é para mudar este fim se semana

Anthony Rosado Neto
21-10-09, 09:27
olá Anthony
a osmose tem cerca de 1 ano e nunca mudei os filtros; estará na altura de mudar??
medidor de tds tenho de ver se arranjo um
logo á noite já faço o teste ao silicatos depois posto aqui o resultado.
a midia para os silicatos tem agora 2 meses e é para mudar este fim se semana

Se é tempo de mudar, isso é realtivo, pois depende da agua da rede e depende do uso que se dá, por acaso eles aconselham mudar os filtros anualmente, fazes agua salinada nao é? se sim sao +/150L de agua por mes, contanto com a evaporaçao, podera ser esse um dos motivos, mas mede a agua de osmose e depois ves.

:sbOk3:

Ricardo Abreu
21-10-09, 20:52
Boas amigo
obrigado pela dica :pracima:

é desta que vai de vez a areia´, acabei de fazer testes aos silicatos e por estranho que pareça, á saida da osmose tenho 0,4mg/l que talvez já merecesse o filtro que tu falas-te, mas na água do aquário obtive entre 3 e 4 mg/l
para não falar que a água que sai directa da torneira tem mais de 6,0 (mas desta nunca entrou no áqua)
ou seja algo dentro do áqua me está a fazer disparar os silicatos, eu pessoalmente digo que é a areia, não???????????

tenho de rever a midia removedora de silicatos possivelmente ser mudada mais frequentemente...
obrigado pela dica deu para ao menos ver que algo não está correcto
obrigado

Paulo J. Oliveira
21-10-09, 22:49
será da areia????????
pois tenho cerca de 12 a 15cm de areia, embora no video não pareça....em que 25kg dela talvez não seja de boa qualidade e não tenha sido bem lavada:icon_cry::icon_cry:

não falando do meu layout que também não gostoyb677
aquilo que queria fazer seria o seguinte:
obrigado

Olá Ricardo

Antes de mais obrigado por partilhares teu sistema conosco.
Agradeço que coloques valores de testes, adições que fazes, tempo de iluminação(quanto tempo de uso), entre outras coisas que axes pertinente de postar.

Em relação ao teu layout gosto muito do mesmo, e quando esses corais crescerem irão ficar muito bem aí.

Aguardo então a colocação do que te solicitei

Ricardo Abreu
22-10-09, 21:44
oi!!!!!!!!!!!
hoje foi dia de testes :coradoeol

cá ficam os valores do meu áqua acabadinhos de fazer :sbPoissoc

PH-8,2
KH-6
NH4-0
NO2-0
NO3-5
PO4-<0,02
SIO2-3
CA-440
MG-1260
salinidade -1,025
temperatura-26
tenho neste momento cerca de 7 horas de luz no total
com duas hqi 10000K de 150w com cerca de um ano de uso
mais uma t5 actinica 20000k com cerca de 4 meses e uma outra t5 de 14000K com cerca de 3 meses claro que as t5 ligam uma hora antes das hqi e desligam uma hora depois os leds moond light acompanham as t5 simplesmente ligam cerca de meia hora antes ...
tenho dois escumadores ligados como indicado no setup do post...
mudas estou a fazer desde que vim de férias todos os domingos 30l
aditivos:sbBaiserP
ok yb665yb665 estou á espera de receber (pois já foi encomendado)GroTech Corall A,B,C mas até agora adiciono exporádicamente Coral-Shop Profi plus Trace e muito raramente talvez de 3 em 3 semanas coraliquid da sera(alimento para invertebrados) á base de plancton
do resto amigo não sei que possa descrever mais a agua de reposição é de osmose o sal que uso é da tropic marin pro reef
(os corais têem os pólipos bem abertos e lindos ) a coralina nota-se que vai aparecendo a unica coisa que não é de cá será os silicatos:sbBaiserP:sbBaiserP:sbBaiserP

não será da areia?????????????
será possivel determinar a fonte dos silicatos???
um abraço e obrigado a todos:sbBiere5:

Paulo J. Oliveira
22-10-09, 21:58
oi!!!!!!!!!!!
hoje foi dia de testes :coradoeol

cá ficam os valores do meu áqua acabadinhos de fazer :sbPoissoc

PH-8,2
KH-6
NH4-0
NO2-0
NO3-5
PO4-<0,02
SIO2-3
CA-440
MG-1260
salinidade -1,025
temperatura-26

Olá Ricardo

Os valores dos testes sao optimos, continua com essas tpas e tudo vai ao lugar, a ver se reduzem esses silicatos, coloca umas macro algas na sump, irao ajudar de certeza

mas até agora adiciono exporádicamente Coral-Shop Profi plus Trace e muito raramente talvez de 3 em 3 semanas coraliquid da sera(alimento para invertebrados) á base de plancton
do resto amigo não sei que possa descrever mais a agua de reposição é de osmose o sal que uso é da tropic marin pro reef
(os corais têem os pólipos bem abertos e lindos ) a coralina nota-se que vai aparecendo a unica coisa que não é de cá será os silicatos:sbBaiserP:sbBaiserP:sbBaiserP:

Para com essas adiçoes de plancton, pois o mesmo suja muito os vidros e a agua, aver se efectivamente reduz essa tal sujidade no vidro

não será da areia?????????????
será possivel determinar a fonte dos silicatos???

Terá de se perceber o que efectivamente estara ai a provocar silicatos, vamos com calma analisar e ver a evoluçao do aqua.