PDA

Ver Versão Completa : Alfrareef - 700l

Páginas : [1] 2

Rui Manuel Gaspar
07-09-09, 14:31
Boas,

Quem conhece o meu percurso sabe que ele tem sido um pouco atribulado no que toca à manutenção de aquários de recife.

Comecei com um aquário de 120x60x60 que tive que desmontar devido a uma mudança de casa. A "nova" morada era uma casa antiga sem placa que não me permitia manter um peso daqueles. Como tinha jardim, acabei por dar continuidade ao projecto do Vitor Pestana e manter o aquário numa estufa no jardim.

Demorou imenso tempo para o montar pois tive que fazer uma placa em cimento no jardim e finalmente quando estava montado e pronto para iniciar o projecto a vida tornou a dar uma volta e voltei a mudar de casa ...

Assim, optei por ficar com o aquário e montá-lo em casa em vez de o vender.

O aquário em questão tem 245x60x40 e tinha uma divisória a 2/3 do aquário que o Vitor usava para fazer a separação do aquário comunitário do aquário de propagação.

Fotos ainda não tenho mas virão a seu tempo. Sinceramente ainda não acabei a mudança e as coisas estão demasiado caóticas para além da notória falta de tempo para tirar fotos.

Entretanto adquiri uma bomba de transfega de líquidos Hailea com um inversor de corrente e ontem fui buscar os primeiros 200l para encher o monstro que está lá em casa.

Resumindo:

Montagem
Iniciou-se em Julho de 2009 mas ainda não tem água.

Peixes
Ainda não sei. Estou inclinado para Cardinais de Bagaii e Centropyges bem como um chelmon ou em alternativa um cardume de flavescens.

Camarões
Ainda nada mas o objectivo é manter dois pares de lysmatas. Aboinensis e Debelius

Invertebrados
Ainda nada e duvido que vá colocar algo ao nível de equipa de limpeza.
Também vai depender muito da decisão dos peixes. Se optar por cardinais garantidamente que levará um ou dois Diademas
Editado Diadema Setosum (deverá levar outro) e um strombus

Corais
Ricordias Yuma e Florida com predominância para esta última.

Macroalgas
Não vou ter

Características Técnicas
Dimensões: 245x60x40 cm3; 495 litros (588 brutos)
Sump: 220x50x30 cm3; 209 litros (330 brutos)
Aquecimento: Jagger 300W + 250W (25ºC)
Arrefecimento: Não vou ter pois tenho ar condicionado na sala
Iluminação: 234W no total pois vou optar por colocar apenas 3 grupos de 2x 39W
Editado Circulação: 2x Aquaclear 70 (1500 l/h)
Retorno: 2500l/h (1 x Sicce)
Rocha Viva: tenho actualmente uns 20Kg e vou completar com Reefplates e branches mas não quero carregar muito o aquário.
Areão: tenho actualmente cerca de 75Kg de uma mistura de aragonite suger size com miracle mud que irei usar no display
Escumador: DYI para 2500l com duas bombas aquamedic de 3000l/h com rotor de agulhas

Manutenção
Editado Diária: Inspecção Visual
Editado Semanal: Limpeza do copo do escumador, verificação da densidade, reposição da água de reposição (osmose inversa de 3 estágios)
Quinzenal: TPA com NSW de cerca de 10% do volume do aquário.

Trabalhos efectuados até à data e algumas curiosidades:

* Pintei a estrutura toda depois de a lixar convenientemente com uma tinta para barcos

* Retirei o vidro de divisória do aquário e quando o enchi para ver se havia fugas reparei numa barriga de 2mm mesmo com as travas francesas pelo que optei por pegar no vidro que sobrava cortá-lo em dois e colocar duas travas transversais coladas por baixo das travas francesas.

Como nota gostaria de agradecer à Vidromoldura que me cortaram o vidro e me explicaram como havia de proceder à colagem das travas. o trabalho correu na perfeição e com qualidade (nem se vê a cola).

Neste momento está a secar (quase a acabar as 48h) para poder encher de novo e testar a barriga.

* Coloquei sózinho a sump no móvel e pior ainda coloquei sózinho o aquário principal em cima da estrutura. yb665. A minha esposa quando viu nem queria acreditar. Contei com a ajuda do meu filhote só para não deixar o aquário deslizar enquanto o apanhava. Na prática foi muito simples: levantei uma ponta do aquário e apoiei na estrutura em cima. Fui para o outro lado levantei e empurrei até ficar no sítio ... :sbSourire. Acreditem que nem eu queria acreditar quando o vi colocado.

* Depois de o encher a primeira vez reparei que havia um desnível de 1cm do lado esquero para o lado direito. Não sei como aconteceu pois só com a estrutura ela estava nivelada e por causa disso optei por não colocar pés. Lá tive que retirar a sump de novo para poder levantar a estrutura, apoiá-la num barrote de madeira (um barrote lá todo santo que escandalizou a minha linda esposa ... realmente é uma santa com o que me atura) e lá coloquei os pés e nivelei a estrutura já com os aquários de novo no sítio.

* o Vitor tinha ainda no lado oposto à coluna seca uma coluna molhada colada em triângulo por onde fazia o retorno da água. Optei por retirar também esse vidro e colocar um tampão que será coberto por areia.

* O Vitor tinha ainda dois tubos de descarga com durso de 50mm. optei por acabar com um deles elevando o tubo e dando-lhe o novo trabalho de "ladrão" e faço o retorno por dentro do tubo ladrão. Funciona na perfeição e sempre são 50mm a fazer a descarga de 2.500l/h (na realidade serão menos por causa da elevação)

* O objectivo é baixar o esforço financeiro deste aquário pelo que estou a apostar na selecção de corais com baixos requisitos de iluminação e circulação de modo a não inviabilizar o projecto (na realidade no primeiro projecto de 120x60x60 gastava cerca de 700€ ano só em electricidade e água)

Para já é tudo. Que me lembre pelo menos. Logo quando chegar a casa vou encher de novo o aquário para ver como está a barriga e ver se não existe nenhuma fuga de água nas ligações.

Já agora algúem tem alguma técnica recomendada para lavar o areão? é que ele está em baldes já à 3/4 meses portanto já deve estar tudo morto.

Pedro Ferrer
07-09-09, 21:39
Boa noite Rui

Parabéns pelo projecto. Dada a dimensão do aquário, espero que esteja tudo no bom caminho para a sua conclusão.

Quanto ao areão, o Anthony Rosado Neto teve esse trabalho há bem pouco tempo. Tenta falar com ele.

Quanto à logística das TPA's, como estás a pensar fazer?
É algo que me (não) me atrai nos aquários de grandes envergaduras...

Abraço
Pedro Ferrer

Ricardo Rodrigues
07-09-09, 21:51
Olá Rui,

Bem-vindo mais uma vez e força para o novo projecto.

Tens alguma ideia de quando irá surgir o video do último aniversário?

abraço

Rui Manuel Gaspar
09-09-09, 10:36
Boas,

Pedro Ferrer obrigado pelas tuas palavras. A ver se é desta ... confesso que para além de ter saudades, estou um pouco cansado de andar sempre a montar e a desmontar aquários.

Ricardo Rodrigues a força está cá toda. Espero que desta vez seja de vez e não tenha que ter todo este trabalho para o desmontar daqui a uns tempos ... :icon_cry:

Quanto ao Video, eu sei que estou em imensa falta, mas o trabalho não tem ajudado nada e a confusão da mudança também não.

Confesso que ainda nem sequer editei o Video do meu casamento ... e embora a minha esposa tenha uma paciência infinita, não deixa (e com toda a razão) fazer mais nenhuma edição de Video enquanto não tiver o casamento pronto :coradoeol

Deixa acabar a confusão da mudança, obras, arranjo da casa e arrumações e prometo tratar disso a seguir.

Entretanto quanto aos peixes alguém dá opiniões?

Pedro Ferrer
09-09-09, 10:51
Bom dia

Boas,

Entretanto quanto aos peixes alguém dá opiniões?

Quantos aos peixes, eu tentava entrar em contacto com:
Gil Miguel
Pedro Chouriço
Rui Ferreira de Almeida
...

escrevi por ordem alfabética para não originar más interpretações.
Refiro esses nomes, pois têm aquários grandes.

Penso que uma discussão engraçada, poderá ser com o Pedro Chouriço, pois está em fase de preparação do aquário (vou-lhe chamar tanque :) ) e penso que tenha ideias bem definidas daquilo que pretende.

Abraço
Pedro Ferrer

Rui Manuel Gaspar
09-09-09, 14:13
..., pois têm aquários grandes.

(vou-lhe chamar tanque :) )
Pedro Ferrer

Boas Pedro,

Atenção que eu não vou ter um tanque. São só 700l de água.

O que queria era opiniões da malta não quanto à população que essa já está mais ou menos definida sendo que as opções são (estão colocados pela ordem de entrada):

Opção I
Cardume de 5x Zebrassoma Flavescens

Opção II
2x Pterapogon Kauderni
1x Salaria Ramosus
2x Amphirion Oceallaris "escurinhos" :coradoeol
1x Chelmon Rostratos
1x Centropyge Eibli
1x Centropyge flavescens
1x Centropyge Pottery
1x Leucosternon

Pedro Ferrer
09-09-09, 14:39
Boa tarde Rui

E seria apenas 'Cardume de 5x Zebrassoma Flavescens' ou terias algo mais?

É que só peixes amarelos no aquário sem nada mais, pode ser cansativo.
Por exemplo, nos aquários de água doce com Discus, eles são o peixe 'anchor' mas depois estão rodeados de neons...
Acho que devias pensar noutros peixes mais pequenos para complentar essa mancha amarela.
Penso que o Paulo Bravo, tem ou teve um cardume de Zebrassomas...

Abraço
Pedro Ferrer

Rui Manuel Gaspar
09-09-09, 16:04
E seria apenas 'Cardume de 5x Zebrassoma Flavescens' ou terias algo mais?

Não estava a pensar colocar nada mais, até porque não me parece que o sistema comporte mais seres vivos.

O objectivo aqui é que tudo seja o mais natural possível sem sobrecarga para o sistema. A prioridade para mim serão as Ricordias Florida

O Paulo Bravo teve sim, não sei se ainda o mantém, mas se bem me lembro era um cardume de nove exemplares sendo que um deles veio do meu aquário :sbSourire.

Quanto à logística das TPA's, como estás a pensar fazer?
É algo que me (não) me atrai nos aquários de grandes envergaduras...

Não será concerteza um processo automático pois não tenho ligação ao esgoto nem acesso a água corrente para ligação de Osmose perto do aquário.

Será manual, de 15 em 15 dias (inicialmente será semanal por causa da introdução do areão) mas será feita com recurso a uma bomba Tunze que esvaziará o primeiro compartimento da sump (aproveitando para aspirar sedimentos e será reposto manualmente NSW previamente ajustada aos parâmetros de Salinidade, Temperatura e pH.

Bem-vindo mais uma vez e força para o novo projecto...

Ricardo, antes de mais obrigado pela força ... Só para realçar que todos os conselhos que me deste (quando pensei fazer um cubo só para ricordias) estão a ser considerados e espero conseguir implementar a metodologia, simplicidade e experiência que sempre me transmitiste neste novo projecto.

Dado que não comentaste, assumo que não discordas da circulação, iluminação ou setup para o tipo de corais que pretendo manter e que foi baseado, tal como já referi, em todas as opiniões que me deste ao longo do tempo.

Aproveito entretanto para vos pedir mais uma ajuda. Será que alguém tem imagens de Ricordias Florida no seu habitat natural?

Tenho andado à procura para tentar replicar principalmente no que respeita a layout. Dependendo das imagens que vir inclusivamente posso equacionar a população de peixes e tentar recriar um biótopo o mais aproximado da realidade possível.

Rui Manuel Gaspar
15-09-09, 13:53
Boas :ola),

Só um pequeno update, ainda infelizmente sem fotos ...

O aquário já tem o areão, está cheio de água do mar colectada no cabo Raso (2 viagens dado que só conseguia trazer 300l de cada vez) e já tem 3 das rochas que mantenho no "alguidar".

Ainda estou a limpar a rocha uma a uma e a ir introduzindo devagar, mas o tempo não abunda nada.

Os corais que mantenho, duas espécies de Ricordia Florida e uma de Ricordia Verde bem como o bicolor ainda permanecem na entrada de casa.

Ver se hoje consigo limpar e transferir mais alguma rocha.

E montar a iluminação provisória.

Rui Manuel Gaspar
24-09-09, 10:19

Finalmente lá saiu o "alguidar da entrada".

O aquário está todo montado em termos provisórios, mas já com todos os vivos transferidos e sem baixas.

As algas lá estão sendo que tive que arrancar muitas à mão mas não consegui arrancar tudo.

Deixo as fotos para que vejam com os vossos próprios olhos.

Ricordia Florida Verde e Roxa
Aqui vejam bem as aiptaisas que pensei que as tinha irradicado. Aliás é a única pedra que tem aiptaisas que era onde vinha o frag. Tenho mesmo que meter um peixe para isto, só que acho completamente prematuro colocar o chelmon nesta fase. Vamos ver.
http://www.reefforum.net/photopost/data/681/medium/Ricordia_Florida_Verde_Roxa.JPG

Ricordia Florida Verde, Azul e Laranja
Aqui vejam bem a quantidade de algas. Vou ter que introduzir peixes para me começarem a limpar isto.
http://www.reefforum.net/photopost/data/681/medium/Ricordia_Florida_Laranja_Azul_e_Verde.JPG

Pseudochromis Paccgnella
O peixe da minha esposa. Foi uma oferta minha para ela e embora completamente inconsciente ela começou a admirar e a olhar para a aquariofilia com outros olhos. Se antes não ligava agora já "investe" algum tempo a ver e acha engraçado o comportamento do peixe. Agora vos digo este é um tanque de guerra. Deêm-lhe comida e o gajo aguenta tudo ...
http://www.reefforum.net/photopost/data/681/medium/Pseudochromis_paccagnella.JPG

Lateral Direita
A única parte do aquário que já está iluminada ainda que provisoriamente.
Para quem diz que não vê a cintilação de T5 como o efeito das HQI só vos digo ... agitem a superfície como deve de ser ... Penso que com jeitinho se consegue perceber embora a foto não seja grande coisa
http://www.reefforum.net/photopost/data/681/medium/Lateral_Direita3.JPG

Lateral Esquerda
Como se pode ver só estou a usar metade da SUMP. Ainda estou indeciso se a irei usar toda ou não. Isto por causa de espaço para arrumos e a parte electrica.
O escumador está entretanto voltado ao contrário pois na divisória da bomba de retorno não tenho movimentação quase nenhuma e já começa a acumulação de porcaria à suprefície. Assim já coloquei o escumador (que vou ter que levantar uns 5 cm) a fazer sair a água para essa divisória.
http://www.reefforum.net/photopost/data/681/medium/Lateral_Esquerda2.JPG

A circulação neste momento está a ser feita com duas AquaClear 70 (1500l/h). Tive um desaire com a minha calha da Aquatrónica que queimou ao fim de 2 anos e vou ter que adquirir uma nova pelo que as bombas de circulação perderam a prioridade nas compras.

O que é que me falta ainda por ordem de prioridade. Agradeço que se acharem a prioridade diferente discutam esse tema SFF.

* Iluminação (tenho todo o material para fazer 1 calha). Para já uma chega e vou fazendo o resto à medida que fôr populando o aquário. Faltam-me reflectores, tenho que comprar lâmpadas novas.
* Reactor de Kalk. Aqui estou completamente indeciso. Ou vou para reactor de Kalk ou começo a experiência com Balling light. Opiniões precisam-se.
* Rocha Morta e Viva. Plates e Branches para compôr o Layout
* Circulação Tunze 6085 se não fôr demais para o aquário que pretendo mantêr.
* Sensor de alagamento para o Aquatrónica
* Módulo Ethernet para o Aquatrónica
* Bombas doseadoras (3) para o caso de optar por balling.
* Por fim, uma bomba de retorno como deve de ser que a minha faz imenso barulho.

Entretanto já me vou decidindo pela população de peixes. Assim vou ficar-me pela opção II com as seguintes alterações:

6x Pterapogon Kauderni
1x Salaria Ramosus
1x Chaetodermis pencilligerus
2x Amphirion Oceallaris "escurinhos" :coradoeol
1x Chelmon Rostratos
1x Centropyge Eibli ou Pottery (preferia o último, mas nunca mais vi à venda)
1x Centropyge Bicolor
1x Leucosternon
1x Zebrassoma Scopas

Só falta dizer que as algas castanhas vão começar o que é natural embora a rocha já esteja maturada é muito pouca e além disso o "alguidar" esteve no desleixo completo como se pode ver pelas algas que existem actualmente nas rochas. Este FDS lá vou buscar mais 200l de água para uma TPA de pelo menos 100l.

Editado Já agora, devido ao desleixo atrás referido, a minha população de copépodes e worms é nula. Alguém me pode arranjar um copo de areão para poder ajudar à re-população?

Acho que por agora é tudo.

Anthony Rosado Neto
24-09-09, 11:25
Ui Rui inda ai muito trabalhinho.... :sbSourirb

Antes pensava que um aquario baixo nao era grande coisa mas depois de ver um topico no RC mudei completamente de ideias, o aquario é este:
Pagina 1:
Reef Central Online Community - Ed Reef?s Shallow Crest Inspired ART (http://reefcentral.com/forums/showthread.php?s=&threadid=1593987&perpage=25&pagenumber=1)
Pagina 2:
Reef Central Online Community - Ed Reef's Shallow Crest Inspired ART (http://reefcentral.com/forums/showthread.php?s=&threadid=1639598&perpage=25&pagenumber=1)
Pagina 3:
Reef Central Online Community - Ed Reef's Shallow Crest Inspired ART (http://reefcentral.com/forums/showthread.php?s=&threadid=1684448&perpage=25&pagenumber=1)

O teu é mais comprido mas o dele é mais largo.

Que tipo de iluminçao tas a pensar usar?
T5, HQI, misto?
Ficava bem ai 10x54W, uma combinaçao de lampadas era um must...

Força nisso

:sbOk3:

Pedro Ferrer
24-09-09, 11:33
Boa dia

Antes pensava que um aquario baixo nao era grande coisa mas depois de ver um topico no RC mudei completamente de ideias

Pois... quanto a isso, podem ver aqui (http://www.reefforum.net/f8/critica-altura-dos-aquarios-18523/) algumas opiniões...
Vai de encontro à minha :sbSourirb

Abraço
pedro Ferrer

Rui Manuel Gaspar
24-09-09, 12:53
Ui Rui inda ai muito trabalhinho.... :sbSourirb

Que tipo de iluminçao tas a pensar usar?
T5, HQI, misto?
Ficava bem ai 10x54W, uma combinaçao de lampadas era um must...

Força nisso

:sbOk3:

Boas Anthony :ola),

Trabalhinho??? Imenso nem imaginas ... só lavar aquele areão todo foi um filme de terror.

Iluminação vou usar 6x T5 em 3 grupos de 2 lâmpadas cada entre as travas. Colei-as de modo a ter 70 cm entre cada para poder fazer isto.
Penso que em termos de iluminação vai chegar. Caso veja que não dá sou capaz de considerar mais tarde adicionar mais 3x 70w HQI, mas estou confiante que não será necessário chegar a tanto.

Rui Manuel Gaspar
24-09-09, 12:54
Boa dia

Pois... quanto a isso, podem ver aqui (http://www.reefforum.net/f8/critica-altura-dos-aquarios-18523/) algumas opiniões...
Vai de encontro à minha :sbSourirb

Abraço
pedro Ferrer

Pois é Pedro :ola),

Cada vez estou mais fã deste tipo de aquários mais baixos.

Jorge Neves
24-09-09, 13:34
:ola) Rui

Pseudochromis Paccgnellae...nem imaginas na fera em que meteste.
Fica bem

Jorge Neves

Pedro Ferrer
24-09-09, 13:40
Boa tarde

Fera? Está aqui (http://www.reefforum.net/f190/pseudochromis-paccagnellae-15122/)...yb665

Não é melhor um Gramma Loreto? São parecidos...

http://a1272.g.akamai.net/7/1272/1121/20081205164110/www.liveaquaria.com/images/categories/product/p-72316-basslet.jpg

Abraço
Pedro Ferrer

Rui Manuel Gaspar
24-09-09, 14:52

Fica bem

Jorge Neves

Olá Jorge Neves :ola),

Imagino sim ... mas acredita que nunca tive problemas com ele e com os outros habitantes de aquário, mesmo os mais pequenos. E já o tenho vai para 2 anos e meio.

Vamos ver como é que se porta agora que sendo o único habitante do aquário é o reizinho do pedaço ...

Rui Manuel Gaspar
30-09-09, 12:41
Boas,

Um pequeníssimo update ainda sem fotos ...

Estou a atravessar a fase de algas, mesmo com a RV toda maturada e estando a usar "água del oceano".

Para mim este novo ciclo é natural pois o areão não era novo. Foram quase 80kg de areão que foi todo lavado. De qualquer maneira acredito que fique sempre porcaria para trás.

Com isto ontem foi o dia de introduzir o início da equipa de limpeza.

No entanto tenho algumas reservas relativamente a ermitas, cerithes, nassários, pelo que decidi-me por outra alternativa.

Dado que vou ter e pretendo fazer reprodução de cardinais de bangaii optei por um Diadema Setosum e decidi também colocar um Strombus. Este animal confesso-vos que nunca tive nenhum, mas parece autenticamente uma máquina pesada de limpeza.

Quanto ao Diadema esse já eu sabia que era um autêntico maquinão a comer algas, inclusivamente alguma coralina, mas como tipicamente nos meus aquários tenho quase que "praga" de coralina não me importo muito.

Abraços,

P.S: mais tarde colocarei fotos.

Pedro Ferrer
30-09-09, 12:53
Boa tarde Rui

Sou adepto ferveroso dos Strombus. Porquê?
Saem mais baratos a médio/longo prazo!

Os cerithes morrem-me pouco tempo depois, enquanto que os strombus... o último esteve 3 anos no meu aquário... morreu quando a água melhorou :coradoeol

No meu aqua de 200L tenho 2x Strombus Sp. e 1x Strombus Alatus.
Pretendo comprar mais 1x Strombus Alatus... a 'fórmula' dos Strombus é 1 por cada 50L.

Acho que fazem um excelente trabalho. Enterram-se na areia evitando que ela compacte... os 'SP' sobem aos vidros enquanto que os 'Alatus' limpam mais a parte inferior dos vidros.
Esporadicamente sobem às rochas.

Abraço
Pedro Ferrer

Rui Manuel Gaspar
01-10-09, 11:12
No meu aqua de 200L tenho 2x Strombus Sp. e 1x Strombus Alatus.
Pretendo comprar mais 1x Strombus Alatus... a 'fórmula' dos Strombus é 1 por cada 50L.

Boas Pedro :ola)

As fórmulas a mim fazem-me um pouco de confusão.
Sinceramente não uso fórmulas ... Vou colocando equipa de limpeza à medida que acho que vai sendo necessária e nada mais.

Para já um Strombus está a fazer o seu trabalho de limpar o areão todo.

Irei colocar fotos, mas sinceramente não sei que especie é. Estou farto de ver fotos na net e não encontro nenhum igual ao meu.

Agora sou obrigado a concordar contigo quando dizes "fazem um excelente trabalho". São uns autênticos tanques.

Abraços,

Pedro Ferrer
01-10-09, 11:16
Bom dia Rui

Também não sou de fórmulas. Sou péssimo a matemática, diga-se de passagem.
No meu caso, pretendo colocar mais um Strombus Alatus, pois não gosto de deixar seres vivos como espécimes únicos, caso estes tolerem um parceiro, como é o caso.
Trata-se da única equipa de limpeza que possuo, exceptuando os camarões.

Strombus (http://aquarium-fish.liveaquaria.com/search?w=strombus)...

Abraço
Pedro Ferrer

Rui Manuel Gaspar
01-10-09, 11:26

Entretanto e como o fórum tem andado um pouco parado vou fazer aqui um resumo das minhas dúvidas / questões para ver se originamos aqui algum debate.

1 - Será que alguém tem imagens de Ricordias Florida no seu habitat natural?
Tenho andado à procura para tentar replicar principalmente no que respeita a layout. Dependendo das imagens que vir inclusivamente posso equacionar a população de peixes e tentar recriar um biótopo o mais aproximado da realidade possível

2 - População de Peixes
Alguém tem recomendações ou precauções sobre compatibilidades, etc ...

6x Pterapogon Kauderni
1x Salaria Ramosus
Editado - Retirar este peixe - 1x Chaetodermis pencilligerus
2x Amphirion Oceallaris
1x Chelmon Rostratos
1x Centropyge Eibli ou Pottery (preferia o último, mas nunca mais vi à venda)
1x Centropyge Bicolor
1x Leucosternon
Editado - 1x Zebrassoma Scopas ou Xanturus

3 - Métodos de propagação de Ricordias
Quero popular o aquário com ricordias o mais depressa possível sendo que estou a considerar usar o resto da sump (a 3ª divisória) para colocação de frags de modo a conseguir os tapetes de Ricordias que quero o mais depressa possível.
Quais os melhores métodos para propagar Rics?

1 - Já vi quem as "descole" da RV e as corte a meio (metade da boca para cada lado)
2 - Já vi quem as corte pelo pé deixando um pouco do pé atrás e as corte de acordo com o nº1
3 - Já vi quem pura e simplesmente as alimente? como fazer isto e que tipo de alimentação?
4 - Já vi quem lhes dê um golpe da boca para a periferia e espera que ela se divida
5 - Já vi quem coloque bombas fracas para as "incomodar" e fazê-las mudar de sítio.

Quem tem experiência na propagação qual será a maneira mais eficaz?
Agradeço que tenham em consideração que só tenho um pólipo de cada côr e na fase inicial não quero correr riscos de perder nenhuma.

4 - Repovoamento de bicharada
Já agora, devido ao desleixo atrás referido, a minha população de copépodes e worms é nula. Alguém me pode arranjar um copo de areão para poder ajudar à re-população?

Abraços,

Ricardo Rodriguez
01-10-09, 23:01
caro colega rui confesso que fiquei um pouco assustado quando começei a ler o tópico e perçebi que tinhas tirado a divisória que separa o áqua prinçipal do tanque dos frags , é que esse aquario só levou as traves françesas porque o vidro da divisória fazia de travamento para não abaloar os tais 2mm que tu deste conta a tempo , uhf... ainda bem . (foi por isso que não levou travessas )

já agora continuas com o nivel de água a 30cm ou subis-te a coluna seca .

cumps: Ricardo Rodriguez

Rui Manuel Gaspar
02-10-09, 06:31
Olá Ricardo Rodriguez :ola)

caro colega rui confesso que fiquei um pouco assustado quando começei a ler o tópico e perçebi que tinhas tirado a divisória que separa o áqua prinçipal do tanque dos frags , é que esse aquario só levou as traves françesas porque o vidro da divisória fazia de travamento para não abaloar os tais 2mm que tu deste conta a tempo , uhf... ainda bem . (foi por isso que não levou travessas )

já agora continuas com o nivel de água a 30cm ou subis-te a coluna seca .

O Vitor Pestana já me tinha dito que podia tirar sem problema. De qualquer maneira quando vi a barriga de 2mm não quis arriscar e colei duas travas transversais. No entanto ao ir à Vidro Moldura cortar esse vidro de divisória para fazer as travas eles disseram-me que nem valia a pena pois 2mm não é nada. Como o seguro morreu de velho .... colei-as na mesma. :coradoeol

Entretanto continuo com o nível de água nos 30cm. não subi a coluna seca. É mesmo assim que eu o quero.

Abraços,

Rui Manuel Gaspar
06-10-09, 09:31

Enquanto ninguém comenta, nem responde ao que perguntei, vou escrevendo para manter o diário actualizado.

Ontem foi dia de mais uma TPA. mais 70l mudados com aspiração de detritos.

Aproveitei para encher uma seringa com Kalk e um pouco de água do aquário, aqueci-a durante 3 segundos no micro-ondas e vai de dar caça às aipataisas que por lá haviam. Eram (espero que o tempo verbal esteja correcto :coradoeol) umas 5 ou 6 que levaram papinha para se alimentar ...

Como uma das rochas (um plate) estava cheio de algas filamentosas, retirei-o para uma zona escura do aquário e substituí por um plate novo onde colei duas variedade de Ricordia Florida.

Uma delas, um pólipo do Gil Miguel com duas bocas Roxo e Verde muito bonito e espero que em processo de divisão.

Gil, o meu Obrigado pela tua gentileza. Já entrou, está de saúde e já completamente aberto.

Entretanto fui também à procura ontem de uma salaria ramosus numa loja em Lisboa e fiquei surpreendido pelo novo look e expansão da loja. No bom sentido. Os peixes todos com muito bom aspecto. Passei foi uma provação enorme. Lá estava um Centropyge Bicolor lindo ... simplesmente lindo ... tive uma dificuldade extrema de resistir à tentação de o trazer para casa.

Mas bem, paciência. Haverão outras oportunidades ... neste momento a calha da aquatronica é a prioridade.

Abraços,