PDA

Ver Versão Completa : Abukede Reef 1000L

joao manuel castelo
15-10-09, 12:30
Boas pessoal.

Vai já algum tempo que não dou novidades sobre o projecto do meu primeiro aquário e como tal aqui vai.

Características:

Tanque: 1800 x 800 x 700 vidro 15mm com travamento longitudinal 10mm
Sump: 1000 x 500 x 400 sem divisórias
Estrutura em tubo ferro galvanizado
Escoamento tubo 40 e retorno tubo 25

Equipamento:

Escumador: Deltec AP850
Retorno: Sicce sycra silent 3.0
Circulacao: Tunze 6100 (por adquirir)
Iluminação: 3 x HQI 400W (por adquirir)
rocha: 60Kg (por adquirir)

http://www.reefforum.net/photopost/data/500/medium/DSCN0732.JPG
http://www.reefforum.net/photopost/data/500/medium/DSCN0733.JPG
Finalmente fui buscar agua e enchi o aquário pela 1ª vez :)

http://www.reefforum.net/photopost/data/500/medium/DSCN0740.JPG
Eis toda a porcaria tirada passados 3 dias. Embora nao tenha experiência com outros escumadores estou muito bem impressionado com este. Obrigado ao Carlos Mota por me ter aconselhado e vendido o seu ;)

E agora que tudo começou sinto me um bocado como o tolo no meio da ponte:sbSourirb sem saber o que fazer principalmente em relação a maturação.
Criticas e opiniões são mais que bem vindas.

Obrigado a todos pela ajuda que me têm dado e certamente continuarão a dar.

Abraço

Paulo J. Oliveira
15-10-09, 12:46
Olá João

Belo projecto esse que nos apresentas, com uma escolha de material bem pensada, com pernas para andar como se costuma dizer.
Em relação à maturação do aquário, penso em minha opinião que já deverias ter colocado a rocha viva antes teres enchido, pois seria mais facil de fazeres um layout a teu gosto e obviamente iniciarias o processo de maturação de uma vez só.
Aconselho-te no minimo 2 a 3 meses de ciclagem do aquario, dependendo um pouco do tipo de rocha que vas colocar, morta ou viva, maturada ou não.

Boa sorte com esse mega projecto e vai nos mantendo informados e o topico actualizado.

Anthony Rosado Neto
15-10-09, 12:53
Sim ta muito porreiro.
Na maturaçao concordo com o Paulo.
Ja agora vai ser um 3 side view?

Força nisso

:sbOk3:

joao manuel castelo
15-10-09, 14:35
...
Aconselho-te no minimo 2 a 3 meses de ciclagem do aquario, dependendo um pouco do tipo de rocha que vas colocar, morta ou viva, maturada ou não.

Boa sorte com esse mega projecto e vai nos mantendo informados e o topico actualizado.

Estou a pensar colocar o minimo de rocha viva e o restante rocha morta (esta bem mais atractiva:sbRiche:) :)
Então é só colocar a rocha e esperar 3 longos mesesyb663yb663yb663
Já li algures no fórum sobre aditivos de bactérias... isso não ajudará no caso de a maioria da rocha que vou por ser rocha morta?

...
Ja agora vai ser um 3 side view?

Sim, vai ser.

Anthony Rosado Neto
15-10-09, 14:46
Estou a pensar colocar o minimo de rocha viva e o restante rocha morta (esta bem mais atractiva:sbRiche:) :)
Já li algures no fórum sobre aditivos de bactérias... isso não ajudará no caso de a maioria da rocha que vou por ser rocha morta?

Sim, vai ser.

Enato nao sei se poderias, mas teria feito menos 10cm de altura e ponha 90cm de largura, eu tenho esses 80cm de largura e fica curto....
Boa sorte Joao e vai dando noticias.

:sbOk3:

Paulo J. Oliveira
15-10-09, 14:49

Olá de novo

João com um sistema dessa envergadura e tao bem pensado como foi, acho que deverias repensar tua estrategia e dos 60 kgs de rocha que pretendes adquirir, que para ai 40 kgs pelo menos seja rocha viva e o restante poderá ser reefplates de forma a fazeres patamares para os corais que futuramente iras colocar.
Nesta perspectiva pensaria sim em 2-3 meses de maturação, se pensares no que estas a dizer, eu daria ai 6 meses de ciclagem.
E nao passa so por esperar que o tempo passe, seria optimo fazeres tpa`s de 10 % semanais e lá mais para a frente começar a fazer uns testes de forma a te aperceberes como vao as coisas.

JoséCosta
15-10-09, 15:24
:sbOk:apenas tenho a dizer...muitos parabensyb677yb677yb677.....so alterava a iluminaçao, pessoalmente acho que um projecto desses merece LEDs ..

Abraços
JC

joao manuel castelo
15-10-09, 23:23
Enato nao sei se poderias, mas teria feito menos 10cm de altura e ponha 90cm de largura, eu tenho esses 80cm de largura e fica curto....
Boa sorte Joao e vai dando noticias.

Inicialmente a ideia era fazer um tanque mais largo e menos curto mas depois felizmente lembrei me de medir a porta de casa:coradoeol que mede 85cm entao optei pelos 80 interiores

João com um sistema dessa envergadura e tao bem pensado como foi, acho que deverias repensar tua estrategia e dos 60 kgs de rocha que pretendes adquirir, que para ai 40 kgs pelo menos seja rocha viva e o restante poderá ser reefplates de forma a fazeres patamares para os corais que futuramente iras colocar.
Nesta perspectiva pensaria sim em 2-3 meses de maturação, se pensares no que estas a dizer, eu daria ai 6 meses de ciclagem.
E nao passa so por esperar que o tempo passe, seria optimo fazeres tpa`s de 10 % semanais e lá mais para a frente começar a fazer uns testes de forma a te aperceberes como vao as coisas.

Em relaçao a rocha viva para alem de ser muito cara tambem nao sou muito adepto da recolha indescriminada dos recifes naturais...

Por falar nos testes... Quais sao os aconselhaveis de inicio? A unica coisa que tenho é um medidor de PH digital que uso no trabalho mas ainda nem testei no aquario.

apenas tenho a dizer...muitos parabens.....so alterava a iluminaçao, pessoalmente acho que um projecto desses merece LEDs ..

Por acaso tenho andado atento a esse tema e segundo me parece a questao ainda esta muito verde.

João Seguro
07-11-09, 19:55
boas João, tens aí uma aquário brutal =P agora é só planeares o que vais meter ai. Em relação à rocha eu penso como tu e por isso fiz rocha artificial http://www.reefforum.net/f112/ideia-para-fazer-rocha-viva-porosa-13184/ o que para além de ser muito, mas muito mais barato, poupamos os recifes e até dá para nos entretemos, então quando temos primos e filhos que gostam deste tipo de trabalhos manuais e querem ajudar torna-se uma coisa fácil de fazer e acabamos por criar as rochas tal e qual queremos.

Em relação à colonização da mesma isso se não queres gastar muito dinheiro em rocha mais vale esperares uns meses, vais pensando nas equipas de limpeza, peixes e corais... Tens vários links no youtube de como acelerar a colonização das rochas YouTube - How to get coraline algae (http://www.youtube.com/watch?v=xaUYYfqGULo&feature=related)

boa sorte ;)

Hugo de Oliveira
08-11-09, 12:48
Olá João

Andava a seguir a montagem do teu (antigo) reef, mais depois deixas te de dar novidades...:admirado:
Agora vejo que voltas-te à cena, fico agradado, boa sorte...:sbOk3:

João Seguro
19-01-10, 15:46
então essas novidades e fotos?

Ricardo Oliveira
19-01-10, 23:24
Grande projecto...
Tambem espero por +fotos.