PDA

Ver Versão Completa : Gomes Reef

Páginas : [1] 2 3 4

Joao Carlos Gomes
27-10-09, 18:55
Olá,

Aqui vem mais um aquariófilo de água doce que quer mergulhar na água salgada, após largos anos (+ de 10) de plantas, filtros, botias e Discus!! O meu actual aquário de água doce é um de 200l plantado com um casal de discus entre outros habitantes! Podem consultar aqui:

Revolução Comunitário 200l - Aquariofilia.net (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=50616&hl=revolu%C3%83%C6%92%C3%86%E2%80%99%C3%83%E2%80%9 A%C3%82%C2%A7%C3%83%C6%92%C3%86%E2%80%99%C3%83%E2% 80%9A%C3%82%C2%A3o&st=0)

E neste momento, ou era montar um plantado maior de 150cm com mais qualidade, ou dar o salto…para os corais e os peixes palhaços…lol…literalmente!!:sbSourirb

Assim, pretendo desmontar o plantado assim que tenha todo o material e o mínimo de “know how” para me iniciar relativamente seguro em água salgada! Portanto, estou na parte de planear tamanho de aquário, sump, equipamentos e por isso venho aqui pedir a vossa ajuda, que nestas coisas da aquariofilia vale ouro!! Quer pela informação de experiências passadas, quer no aconselhamento de produtos com a melhor relação qualidade/preço!

Estava a pensar montar um aquário médio…para poder ter alguns animais, bastantes corais duros e moles, mas que não seja muito grande, para que as despesas não disparem! Assim, baseei -me em alguns aquários aqui do fórum…os plagiados foram o André Silvestre, o Jorge Gonçalves, o Rui Feliciano e o meu vizinho desconhecido Pedro Nuno Carvalho (Coimbra)! Espero que não levem a mal! Li com todo o cuidado os posts deles com toda a evolução dos aquas e claro já li os óptimos posts de iniciação à água salgada…bem como quase todos os artigos da Bioaquaria, ou seja, já percebo um pouco (mt pouco) a linguagem salgada…

O setup que estava a planear é o seguinte::whistle:

Aquário - 120:60:55 ou 130: 55:55 (CxLxA) …Acho que mais comprido causa sempre mais impacto, não?... é que já tenho um de 120cm… Ficaria com 350L reais!
Sump - 70 x 40 x 50, com 3 divisórias; estava a pensar fazer um pequeno refúgio para colocar macroalgas!
Escumador - Deltec APF 600 (parece consensual que é um óptimo escumador com boa relação preço/qualidade)
Circulação - 2 x Tunze Turbelle Nanostream 6055 , talvez com multicontrolador Tunze 7095
Aquecimento - 1 x Jager 300W + 1 Jager 200W (segurança…se um avariar)
Iluminação - Calha com 6 x 54W T5 (calha que já tenho Aquart T5 4*54W com upgrade de 2 lâmpadas)…espero que seja suficiente…pelo que li e vi parece-me bastante bem!
Rocha Viva - não faço ideia ainda… 25-40kg da ilhas Fiji…em 2 fases
Substracto – 4cm de Bio-Activ Live® Aragonite Reef Substrate com granulometria de 1-2mm
Bomba Retorno – [/B][/B][/B][/B]ab Aqua Medic Ocean Runner OR 3500
Reposição água – Tunze Osmoregulador
Reactor de Kalk – talvez o da Tunze reactor de cácio/kalk 5074 + o osmoregulador
Reactor de Cálcio – talvez o da Tunze ligado ao Tunze Osmoregulador… penso ser necessário para bons e coloridos SPS e neste caso já não preciso do reactor de kalk não é isso?

O que pretendia é um aquário do género dos que plagiei, em que pudesse manter peixes reef safe, não muito difíceis e claro a magia do resto das outras formas de vida: corais duros e moles, bem como alguns equinodermes e crustáceos… Muito devagar é claro…para não fazer asneira!!

O que acham do Setup? O que alteravam?

Dúvidas existenciais: :admirado:

- Água artificial proveniente de osmose inversa, com Red Sea Coral Pro Salt (para evitar ao máximo algas…tb estou em Coimbra, o mar não está assim tão perto!! Apesar da água aqui ser bastante boa!)

- Substrato com alguma granulometria para evitar os problemas da areia…como o Rui Feliciano teve e para poder sifonar de vez em quando e evitar algas! Ou seja, a Bio-Activ Live® Aragonite Reef Substrate com granulometria de 1-2mm parece-me bem! Boa relação qualidade/preço? Deve permitir ter alguns animais que usam o areão para se esconder e viver! Não pretendo DSB, pois após ter lido bastantes coisas, pareceu-me que traz mais desvantagens que vantagens!

- Pretendo colocar bastante rocha viva, 40kg? Para ter uma boa “filtração” do aquário!

- A Sump…não sei bem que dimensões…nem percebo como desenham as divisórias, mais abaixo ou mais acima e quais as dimensões! Não encontrei informação… Acham que devo colocar um pequeno refúgio para as macroalgas? Parece-me uma boa ideia pelo que vi em vários aquários, para manter os fosfatos, nitratos em valores baixos de uma forma natural, sem ser com resinas (só para emergências)!

- Usar Reactor de Kalk ou fazer suplementações individuais de cálcio, alcalinidade e magnésio? Ainda me escapa esta parte…vou continuar a ler !! Sabendo que pretendo ter corais duros LPS e SPS…mas não uma floresta…

- Ou Reactor de Cálcio…Qual e como dosear? Talvez o da Tunze e acoplar o sistema de CO2 que já tenho do plantado… e assim dispensar o kalk não? Muitas dúvidas aqui….

- Estou a pedir orçamentos de aquários à Naturline, Vidromoldura e Natural Aquario…parecem-me ser as melhores opções em qualidade e preço!
Conhecem outras?

- Por ultimo, têm links onde possa ver mais alguns guias de como montar passo a passo (a bricolage dos tubos…é o que mais me assusta !! ), bem como características dos animais que pretendemos adquirir…

- E agora sim, para acabar, gostava de conhecer alguns dos aqua de água salgada aqui das redondezas, Coimbra, e uma ajudinha agora no planeamento e mais tarde na montagem…era fantástico!!

Obrigado pela ajuda!:sbOk:

E Parabéns pelo fórum…tem imensa informação e experiências, tenho aprendido bastante…há 2 anos e tal que sou membro silencioso….:coradoeol

Abraço
João Gomes ( e Vasco Gomes...brother)

Gonçalo Rio
27-10-09, 21:19
Olá,

Aqui vem mais um aquariófilo de água doce que quer mergulhar na água salgada, após largos anos (+ de 10) de plantas, filtros, botias e Discus!! O meu actual aquário de água doce é um de 200l plantado com um casal de discus entre outros habitantes! Podem consultar aqui:

Revolução Comunitário 200l - Aquariofilia.net (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=50616&hl=revolu%C3%83%C6%92%C3%86%E2%80%99%C3%83%E2%80%9 A%C3%82%C2%A7%C3%83%C6%92%C3%86%E2%80%99%C3%83%E2% 80%9A%C3%82%C2%A3o&st=0)

E neste momento, ou era montar um plantado maior de 150cm com mais qualidade, ou dar o salto…para os corais e os peixes palhaços…lol…literalmente!!:sbSourirb

Assim, pretendo desmontar o plantado assim que tenha todo o material e o mínimo de “know how” para me iniciar relativamente seguro em água salgada! Portanto, estou na parte de planear tamanho de aquário, sump, equipamentos e por isso venho aqui pedir a vossa ajuda, que nestas coisas da aquariofilia vale ouro!! Quer pela informação de experiências passadas, quer no aconselhamento de produtos com a melhor relação qualidade/preço!

Estava a pensar montar um aquário médio…para poder ter alguns animais, bastantes corais duros e moles, mas que não seja muito grande, para que as despesas não disparem! Assim, baseei -me em alguns aquários aqui do fórum…os plagiados foram o André Silvestre, o Jorge Gonçalves, o Rui Feliciano e o meu vizinho desconhecido Pedro Nuno Carvalho (Coimbra)! Espero que não levem a mal! Li com todo o cuidado os posts deles com toda a evolução dos aquas e claro já li os óptimos posts de iniciação à água salgada…bem como quase todos os artigos da Bioaquaria, ou seja, já percebo um pouco (mt pouco) a linguagem salgada…

O setup que estava a planear é o seguinte::whistle:

Aquário - 120:60:55 ou 130: 55:55 (CxLxA) …Acho que mais comprido causa sempre mais impacto, não?... é que já tenho um de 120cm… Ficaria com 350L reais!
Sump - 70 x 40 x 50, com 3 divisórias; estava a pensar fazer um pequeno refúgio para colocar macroalgas!
Escumador - Deltec APF 600 (parece consensual que é um óptimo escumador com boa relação preço/qualidade)
Circulação - 2 x Tunze Turbelle Nanostream 6055 , talvez com multicontrolador Tunze 7095
Aquecimento - 1 x Jager 300W + 1 Jager 200W (segurança…se um avariar)
Iluminação - Calha com 6 x 54W T5 (calha que já tenho Aquart T5 4*54W com upgrade de 2 lâmpadas)…espero que seja suficiente…pelo que li e vi parece-me bastante bem!
Rocha Viva - não faço ideia ainda… 25-40kg da ilhas Fiji…em 2 fases
Substracto – 4cm de Bio-Activ Live® Aragonite Reef Substrate com granulometria de 1-2mm
Bomba Retorno – [/B][/B][/B][/B]ab Aqua Medic Ocean Runner OR 3500
Reposição água – Tunze Osmoregulador
Reactor de Kalk – talvez o da Tunze reactor de cácio/kalk 5074 + o osmoregulador
Reactor de Cálcio – talvez o da Tunze ligado ao Tunze Osmoregulador… penso ser necessário para bons e coloridos SPS e neste caso já não preciso do reactor de kalk não é isso?

O que pretendia é um aquário do género dos que plagiei, em que pudesse manter peixes reef safe, não muito difíceis e claro a magia do resto das outras formas de vida: corais duros e moles, bem como alguns equinodermes e crustáceos… Muito devagar é claro…para não fazer asneira!!

O que acham do Setup? O que alteravam?

Dúvidas existenciais: :admirado:

- Água artificial proveniente de osmose inversa, com Red Sea Coral Pro Salt (para evitar ao máximo algas…tb estou em Coimbra, o mar não está assim tão perto!! Apesar da água aqui ser bastante boa!)

Qual é a tua duvida aqui ? Eu uso tambem osmose inversa com sal

- Substrato com alguma granulometria para evitar os problemas da areia…como o Rui Feliciano teve e para poder sifonar de vez em quando e evitar algas! Ou seja, a Bio-Activ Live® Aragonite Reef Substrate com granulometria de 1-2mm parece-me bem! Boa relação qualidade/preço? Deve permitir ter alguns animais que usam o areão para se esconder e viver! Não pretendo DSB, pois após ter lido bastantes coisas, pareceu-me que traz mais desvantagens que vantagens!

DSB ou não depende de cada um, acho que terás sucesso independentemente deste factor. Bio Active Life ou Ocean Direct são boas escolhas. A areia viva contribui sempre para um melhor ciclo.

- Pretendo colocar bastante rocha viva, 40kg? Para ter uma boa “filtração” do aquário!

Fazes muito bem. A RV constitui o principal filtro biológico do teu sistema. 40 kilos de RV é muita RV , mas se couber tanto melhor :sbSourirb

- A Sump…não sei bem que dimensões…nem percebo como desenham as divisórias, mais abaixo ou mais acima e quais as dimensões! Não encontrei informação… Acham que devo colocar um pequeno refúgio para as macroalgas? Parece-me uma boa ideia pelo que vi em vários aquários, para manter os fosfatos, nitratos em valores baixos de uma forma natural, sem ser com resinas (só para emergências)!

Eu sou apologista das sumps simples seguindo o principio do KISS ( Keep it Short and Simple). Fazer divisoria para a queda com quebra bolhas,, podes nesta divisoria colocar um suporte para filter bag como eu fiz na minha. O refugio é interessante mas tenho dúvidas que seja um "must".

- Usar Reactor de Kalk ou fazer suplementações individuais de cálcio, alcalinidade e magnésio? Ainda me escapa esta parte…vou continuar a ler !! Sabendo que pretendo ter corais duros LPS e SPS…mas não uma floresta…

Eu diria antes usar reactor de calcio e dosear kalk no inicio do ciclo. Se vais ter SPS e LPS facilita um pouco a existencia de um reactor de calcio (que se for fornecido com boa media, doseia-te calcio e magnesio).

- Ou Reactor de Cálcio…Qual e como dosear? Talvez o da Tunze e acoplar o sistema de CO2 que já tenho do plantado… e assim dispensar o kalk não? Muitas dúvidas aqui….

Como disse anteriormente nem hesitava. Podes acopolar o sistema CO2 , mas convinha que tivesse controlador com sonda PH e valvula solenoide

- Estou a pedir orçamentos de aquários à Naturline, Vidromoldura e Natural Aquario…parecem-me ser as melhores opções em qualidade e preço!
Conhecem outras?

Pela minha experiência não perdes nada em pedir também à Scalare.

- Por ultimo, têm links onde possa ver mais alguns guias de como montar passo a passo (a bricolage dos tubos…é o que mais me assusta !! ), bem como características dos animais que pretendemos adquirir…

Tens aqui no forum muita informação (vou procurar mais). De qualquer forma qualquer ajuda que necessites "apita" ( fiquei perito a colar e montar tubos PVC :sbSourirb:sbSourirb:sbSourirb)

- E agora sim, para acabar, gostava de conhecer alguns dos aqua de água salgada aqui das redondezas, Coimbra, e uma ajudinha agora no planeamento e mais tarde na montagem…era fantástico!!

Malta de Coimbra, "acusem-se" ! :sbSourire

Obrigado pela ajuda!:sbOk:

E Parabéns pelo fórum…tem imensa informação e experiências, tenho aprendido bastante…há 2 anos e tal que sou membro silencioso….:coradoeol

Abraço
João Gomes ( e Vasco Gomes...brother)

Viva João,

Tentei ajudar respondendo no teu texto.

Abraço

Anthony Rosado Neto
28-10-09, 09:37
Bem João acho que já foi tudo respondido pelo o Gonçalo.
Se tiveres mais duvidas chuta que malta tenta ajudar.

Aquário - 120:60:55 ou 130: 55:55 (CxLxA) …Acho que mais comprido causa sempre mais impacto, não?

Na agua salgada o impacto ta na largura do aquário, cada vez mais se usa aquários mais largos do que altos. pensa nessa parte, para mim se for um aquário encostado a parede no mínimo 60cm no entanto há bons aquários com menos que os 60cm
Tens aqui o do nosso colega Paulo Oliveira +/- com as medidas que pretendes.

:sbOk3:

helder_lima
28-10-09, 09:47
Boas Joao,

Boa, mais um a virar-se para os salgados...:sbSourirb
Quanto ao setup não está mau, mas gostos são gostos... por acaso já pensas-te num cubo:sbQuestio
Neste momento eu faria 80cm(c)x80cm(l)x50cm(a), é claro que tudo depende do espaço que temos em casa:coradoeol

Boa sorte para o projecto e força ai...:pracima:

Cumprimentos
Helder

Joao Carlos Gomes
28-10-09, 17:45
Boas,

Primeiro, Obrigado a todos:palmadass pelo apoio e pelas boas vindas :sbOk:

Gonçalo:
- De facto a areia viva acho que é uma boa ideia, se bem que a que estava a escolher, tenho receio de ser ainda fina demais e depois com animais no areão ou pelo proprio fluxo da circulação das bombas provoque uma constante areia fina na coluna de água! Não?
- O reactor de cálcio é uma boa ideia, pois com ele já vi que consigo aumentar tanto o KH como o calcio, bem como adicionar magnesio e outros trace elements, escolhendo por exemplo este midia Bubbles-Shop.com (http://www.bubbles-shop.com/loja/product_info.php?cPath=53&products_id=880) Marcas? Eu já tenho a garrafa de CO2, bem como valvula solenoide...preciso do reactor e medidor de pH...
- Ainda bem que falaste da Scalare, já me tinha esquecido dessa loja...já pedi orçamento, bem como ao Fernando Ribeiro, Lda, para o movel!!
- Assim que tenha uns desenhos do aquario com todas as medidas, ou seja furos da coluna seca, divisões da Sump, etc, ponho aqui!!! Bem como conto fazer o circuito de tubos :eek:

Anthony e Helder:
- O tamanho do aqua...
Altura: Como só vou colocar T5 (ja tenho calha e são mais economicas), não pode ser mt alto senão a luz nao chega lá em baixo em condiçoes dai os 55cm que com areao 5cm e a água que fica sempre uns centimetros abaixo do nivel (Quantos cm abaixo? Ha alguma regra? Onde compraram os vossos pentes? Lol isto soa esquesito...) parece me uma boa medida
Comprimento: Tenho a ideia que com mais comprimento os peixes têm mais espaço para nadar...e sentirão-se melhor:haEbourif Daí os 120cm e não um cubo :whistle:
Profundidade: É muito importante sem duvida, ate no meu de água doce sentia isso, só tinha 40cm!! E acham que vale mais 60cm de profundiade que 130cm de comprimento? Terei mais possibiliade de brincar com o Layout? O aquario é para ficar encostado a uma parede...só tera visao frontal e 1 lateral... e o cubo, mesmo que quisesse não tinha um bom poiso para ele!!
As medidas terão de ser mais ou menos estas para não fugir aos 350l reais...400l brutos! Faz sentidoyb665

Helder dizes que o setup não esta mal? O que mudarias?

Outras duvidas: :admirado:

- Recomendam algum livro que fale um pouco de tudo, na montagem de um reef? Que não seja muito caro?

- Acham que o aquario deve ficar aberto e apenas a calha por cima? Os peixes saltam muito?

- Qual o melhor sistema de saida da água de retorno? Em Flauta? Em 2 saidas como alguns têm?

- As Rochas mortas e vivas são coladas umas ás outras, não são? Com que cola? Debaixo de água?

Vá lá malta de Coimbra... uma ajudinha yb663...gostava de ver como toda a maquinaria funciona!!! É a parte que mais me assusta...reactor de calcio, sump sem inundações, kalk....yb620 e ver a funcionar facilita...

Obrigado a todos!!!!:sbOk2:yb677

Abraço
João Gomes

Anthony Rosado Neto
29-10-09, 17:02
Quantos cm abaixo? Ha alguma regra? Onde compraram os vossos pentes? Lol isto soa esquesito...
Soa mas é isso mesmo :sbSourirb o pente podes comprar acrílico e fazeres tu, regra não há acho que dentro dos 3/5cm e bom e isso és tu que vais jogar, vai depender do retorno que tenhas.

- Recomendam algum livro que fale um pouco de tudo, na montagem de um reef? Que não seja muito caro?
Tens este livro virtual, no entanto não conheço nenhum.

- Acham que o aquario deve ficar aberto e apenas a calha por cima? Os peixes saltam muito?
Sim o aquário sempre descoberto, para haver trocas gasosas.
Há peixes que são atrevidos e que poderão saltar mas.....

- Qual o melhor sistema de saida da água de retorno? Em Flauta? Em 2 saidas como alguns têm?
O retorno quanto mais poderes evitar os anglos de 90º melhor, tudo isso faz te perder caudal, por isso acho que apenas um tubo de 25mm (penso que é isso) dentro de agua é suficiente.

- As Rochas mortas e vivas são coladas umas ás outras, não são? Com que cola? Debaixo de água
Isso será opção tua na montagem do teu layout, no entanto a varias colas a venda no mercado da aquariofilia uma delas o epoxi.

Anthony Rosado Neto
30-10-09, 19:18
Boas João

Lembrei me de uma coisa
Como vais alimentar o APF600?
Queda de agua ou por bomba?

Aconselho-te por queda, no entanto torna-se ligeiramente mais complicado de afinar, isto porque a Deltec aconselha que passe no escumador por volta de 800L/h ou seja vai depender de bomba de retorno e da tubagens que tenhas nomeadamente os ângulos de 90º que tenhas e a distancia que a bomba esta da saída do aquário.

Aconselho-te por queda porque é menos uma bomba a gastar e muita agua é escumada directamente.

Joao Carlos Gomes
30-10-09, 20:07
Oi Anthony,

Obrigado pela ajuda!yb677

Tava a pensar nisso mesmo :sbOk3:, em usar a queda de água para alimentar o escumador, pois li uns quantos posts que dizem que o escumador funciona melhor e claro poupa-se uma bomba...menos electricidade e menos calor!!
Estava a pensar usar um Y a seguir a queda de água com 2 torneiras, para poder regular a entrada no escumador...a outra água (a que sobra) vai directa para a sump! E sera saida directa da coluna seca para o Y, ou talvez com uma torneira para diminuir o barulho!!:admirado:
A bomba de retorno é uma ab Aquamedic ocean runner 3500! Acho que é bastante boa para o tamanho do aquario aqua!

Vou por 2 buracos na coluna seca, um de 50mm e outro de 32mmm...achas bem? A coluna seca terá 20cm por 12cm...

Já decidi vou avançar com as medidas de 120(c):60(l):55(a)...mais ou menos igual ao do Jorge Gonçalves, com coluna seca em vidro lacado preto e fundo com vinil autocolante!

Tava a pensar também desistir do reactor de kalk e calcio e apostar no metodo de balling, utilizando bombas doseadoras...isto porque consigo controlar melhor cada um dos parametros e administrar quando e q que horas quero e alem disso consigo arranjar maior parte dos reagentes pois trabalho num laboratório! Que achas...tenho lido e visto imensos exemplos com muito sucesso?

Outra duvida...2 nanostream 6045 com controlador ou uma vortech MP40W (que já tras controlador)...falam tão bem desta bomba!! Mas não percebo como uma bomba pode ser melhor que duas...lol O preço é um pouco mais caro, mas a diferença não é grande!!

Mais uma...:coradoeol, deve-se colocar toda a rocha viva que se quer ou por exemplo colocar areão (areao vivo) e 25kg de rocha viva + 10kg de rocha morta (plates,...) e 1 mes depois + 10kg de rocha viva? Ou deve-se colocar logo toda a rocha viva? Estava a pensar deixar 2 meses a ciclar...colocando equioas de limpeza 1-2 semanas depois do começo!!

Ultima duvida...ai que já estou a abusar...:coradoeol, a iluminação! Tenho 1 calha de 4*54W T5, o que faz 216W...o ideal será acrescentar mais uma calha com 3*54W nao? Ficaria com 378 W...deve dar para manter uns bons corais duros não? Quantas horas se deve ter a iluminação ligada....10h? Toda ao maximo ou 4h de maximo e depois um pouco menos? ... é qua as gajas gastam muita luz!!!:eek:

Abraço :sbOk2:
João Gomes

Anthony Rosado Neto
30-10-09, 23:20
Bora la então.

Tava a pensar nisso mesmo , em usar a queda de água para alimentar o escumador, pois li uns quantos posts que dizem que o escumador funciona melhor e claro poupa-se uma bomba...menos electricidade e menos calor!!
Estava a pensar usar um Y a seguir a queda de água com 2 torneiras, para poder regular a entrada no escumador...a outra água (a que sobra) vai directa para a sump! E sera saida directa da coluna seca para o Y, ou talvez com uma torneira para diminuir o barulho!!
A bomba de retorno é uma ab Aquamedic ocean runner 3500! Acho que é bastante boa para o tamanho do aquário aqua!

Sim podes fazer o "T" que chama-mos de bypass, no entanto muita agua deixara de passar agua por ele, quando dizes que que a aquamedic 3500 achas boa para o tamanho do aquário, é por algum motivo? E que na minha opinião não há regra de que a bomba de retorno tem que fazer X volta por hora

Vou por 2 buracos na coluna seca, um de 50mm e outro de 32mmm...achas bem? A coluna seca terá 20cm por 12cm...

Mas isso a contar com o de retorno ou sem?

Já decidi vou avançar com as medidas de 120(c):60(l):55(a)...mais ou menos igual ao do Jorge Gonçalves, com coluna seca em vidro lacado preto e fundo com vinil autocolante!

Informa te melhor sobre o lacado preto, se não salta com o tempo... se não estou em erro salta.

Tava a pensar também desistir do reactor de kalk e calcio e apostar no metodo de balling, utilizando bombas doseadoras...isto porque consigo controlar melhor cada um dos parametros e administrar quando e q que horas quero e alem disso consigo arranjar maior parte dos reagentes pois trabalho num laboratório! Que achas...tenho lido e visto imensos exemplos com muito sucesso?

Sim há vários aquários que tem tido muito sucesso como balling, no entanto requer alguma pratica na matéria, na minha opinião não há melhor teste que os nossos olhos, como tempo consegues perceber o que vai mal com um simples olhar.
Não quero dizer que não estejas à altura para tal...

Outra duvida...2 nanostream 6045 com controlador ou uma vortech MP40W (que já tras controlador)...falam tão bem desta bomba!! Mas não percebo como uma bomba pode ser melhor que duas...lol O preço é um pouco mais caro, mas a diferença não é grande!!

Eu tenho uma e estou bastante satisfeito, a vortech é uma bomba com fluxo disperso, tens 2 exemplos de aquários (que me lembre) só com uma vortech, André Silvestre e o João Judicibus.

Mais uma..., deve-se colocar toda a rocha viva que se quer ou por exemplo colocar areão (areao vivo) e 25kg de rocha viva + 10kg de rocha morta (plates,...) e 1 mes depois + 10kg de rocha viva? Ou deve-se colocar logo toda a rocha viva? Estava a pensar deixar 2 meses a ciclar...colocando equioas de limpeza 1-2 semanas depois do começo!!

NA minha opinião acho que muita areia e muita rocha só serve para acumular sujidades, portanto o que tenho feito é meter rocha e depois meter o areão, debaixo da rocha nada, com o tempo os peixes tratam disso.
Da rocha acho que era melhor pores tudo de uma vez, assim ficas com o layout definido de uma vez sem precisar de mexer mais.

Ultima duvida...ai que já estou a abusar..., a iluminação! Tenho 1 calha de 4*54W T5, o que faz 216W...o ideal será acrescentar mais uma calha com 3*54W nao? Ficaria com 378 W...deve dar para manter uns bons corais duros não? Quantas horas se deve ter a iluminação ligada....10h? Toda ao máximo ou 4h de máximo e depois um pouco menos? ... é qua as gajas gastam muita luz!!!

Sim com os 378W ficas servido para qualquer tipo de corais, também tens "pouca" altura.
As horas acho que dentro de 8/10horas, sendo 1hora para arrancar e outra 1 hora para desligar.
Eu optaria nas 10 diárias.

Joao Carlos Gomes
31-10-09, 00:19
Boas,

Quanto à bomba parece-me bem pelo que tenho visto de outros aquarios e porque ja a tenho...:sbSourirb...usava para TPA's no aquario de água doce!
Não achas que é suficiente?

Quanto à queda de água para o escumador, tem de ser mesmo assim, caso contrário ele ia receber água a mais... 2800-3000l/h, em vez dos tais 800-1000l/h que a marca refere como os ideais! Não vejo outra maneira!

Sim, a coluna seca teria 1 buraco de saída de 50mm (40mm não chegará?) e um de entrada de 32mm! Não está bom? Há quem coloque outro tubo ladrão, mas 3 furos...não me parece necessário!! Outra dúvida é o tamanho da coluna seca...segundo o que li o tamanho do pente, e logo o da coluna, deve ser o do débito da bomba de retorno /1000....logo 3000-3500l/h, se tanto, daria 35cm de pente! Não sei se coloque 17 por 17cm (quadrangular) ou 22 por 12cm (rectangular).

Quanto ao método de Balling vou continuar a ler...depois decido, mas parece- me muito mais controlável que o reactor de cálcio!

Também concordo com a parte da areia...vou usar apenas 3-4 cm!!

Por ultimo, ainda não sei se hei-de optar por 130 em vez de 120(c):60(l):55(a)...acho que os peixes tinham um pouco mais espaço e ficava mais bonito o aquário...apenas ganhava 30l! E acho que não influenciaria a iluminação dos 378W manter-se! As lâmpadas são de 120cm, mas mais 5cm para cada lado não deve influenciar?!

Que ciclo de luz usas? Aproveitas o bi-horário? É que eu tenho e estava a pensar fazer horário das 17h as 3h da manha...Quando estou em casa e ainda ganhava 5h de energia a metade do preço! Haverá problema?...Existe alguma luz ambiente na sala, mas nada de extraordinário!

Já puseste o teu Santireef II encostado a parede?:jmdALEnve

Ab
João

Ricardo Rodrigues
31-10-09, 00:22

Olá João,

Antes de mais boa sorte para este novo projecto. O meu conselho, dada a informação abundante e às vezes até contraditória por este mundo virtual, é começares com muita calma, criares as condições para manter os bichos e só depois começar a fazer a suplementação ou fertilização da água. Isto dos aquários de recife é uma coisa simples, o problema está em querer complicar. O equilíbrio químico da água salgada não é um assunto simples dada a variabilidade dos seus constituintes e as interacções com a componente orgânica.

Estuda bem os aquários de sucesso que conheces, tenta passar para o teu e à tua maneira os processos, a montagem, as rotinas de manutenção e quem sabe até a população de seres vivos. Em relação ao equipamento diria que já tens a lição estudada.

Boa sorte

Joao Carlos Gomes
01-11-09, 00:08
Obrigado amigo Ricardo,

É isso mesmo que pretendo e ando a fazer!
Quanto ao método de balling, parece-me mais inteligente de facto começar por adicionar kalk homemade no periodo de maturação e um pouco mais e so depois avançar com calma para as bombas doseadoras com as soluçoes já bem pensadas!!:sbOk3:

Quanto à população de peixes, também estou a fazer isso...mas não é facil decorar os nomes dos peixes...:sbSourirb...conheces algum site onde tenha uma boa base sobre as familias, caracteristicas, faceis ou dificeis...etc! Dava um jeitao! yb665

Depois meto aqui e no reef forum, para a malta opinar e me dizer se estou ou nao a fazer asneiras...:haEbourif

Ab e obrigado pela opinião:pracima:
João

Gonçalo Rio
01-11-09, 01:54
Obrigado amigo Ricardo,

É isso mesmo que pretendo e ando a fazer!
Quanto ao método de balling, parece-me mais inteligente de facto começar por adicionar kalk homemade no periodo de maturação e um pouco mais e so depois avançar com calma para as bombas doseadoras com as soluçoes já bem pensadas!!:sbOk3:

Quanto à população de peixes, também estou a fazer isso...mas não é facil decorar os nomes dos peixes...:sbSourirb...conheces algum site onde tenha uma boa base sobre as familias, caracteristicas, faceis ou dificeis...etc! Dava um jeitao! yb665

Depois meto aqui e no reef forum, para a malta opinar e me dizer se estou ou nao a fazer asneiras...:haEbourif

Ab e obrigado pela opinião:pracima:
João

Tens aqui 2 bons links para familias e nomes de peixes (bem como outras caracteristicas tais como se são "reef safe", se são agressivos e qual o tamanho minimo de aquário para os albergar):

Aquarium Fish: Tropical Freshwater Fish and Saltwater Fish for Home Aquariums (http://www.liveaquaria.com)

Buy Saltwater Fish - Marine Fish, Salt Water Aquarium Fish, and Tropical Fish from BlueZooAquatics (http://www.bluezooaquatics.com)

Abraço !:sbOk:

Ricardo Rodrigues
01-11-09, 12:23
.conheces algum site onde tenha uma boa base sobre as familias, caracteristicas, faceis ou dificeis...etc! Dava um jeitao! yb665

Neste campo confio mais naquilo que os livros dizem e como tal recorro a eles. Recomendo-te o Marine fishes do Scott W. Michael (ISBN 1890087386).

Online recomendo-te A base de dados sobre peixes - FishBase.org (http://fishbase.org/search.php), aqui convém saber primeiro o nome científico da espécie para poderes pesquisar mais informações sobre a mesma.

boa sorte

Joao Carlos Gomes
03-11-09, 16:16
Obrigado Ricardo e Gonçalo...já ando de volta do nomes e familias...:sbSourirb

E sobre esta pergunta ninguem quer opiniar?

Que ciclo de luz usas? Aproveitas o bi-horário? É que eu tenho e estava a pensar fazer horário das 17h as 3h da manha...Quando estou em casa e ainda ganhava 5h de energia a metade do preço! Haverá problema?...Existe alguma luz ambiente na sala, mas nada de extraordinário!

Dava uma bela votação não?yb663

Abraço
João Gomes

Ricardo Rodrigues
03-11-09, 21:19
Boas,

O aquário é para ser visto e portanto o ideal é o período diurno do aquário coincidir com a nossa permanência em casa. No meu caso tenho o fotoperíodo das 16:00h à 1:00h.

O bi-horário conta também para as bombas uma vez que estas funcionam 24/7.

É importante ter um temporizador para ligar e desligar as luzes sempre à mesma hora. Em relação à luz ambiente os animais parecem ignorar a mesma orientando a sua vida apenas pela iluminação do aquário.

Pedro Nuno Carvalho
05-11-09, 14:15
João Gomes,

O projecto/setup parece-me bem dimensionado. Com material de marcas que gosto (Tunze e Deltec) e que são de certa forma fiáveis (pelo menos até agora).

Em relação à iluminação eu faço um ciclo com moonlights das 11-13, T5 das 13-23, Hqi's das 17-22 e voltam as moonlights das 23-2.

Em relação a mais orçamentos podes também pedir à Sohal, não são os mais baratos mas para esse aquário fazem em vidro de 15mm (pelo menos o meu é) e sem travessas.

Eu vivi em Coimbra 30 Anos. Mudei-me à uns meses para a Lousã mas é só a 30 minutos de Coimbra.

Abraço
Pedro Carvalho

Joao Carlos Gomes
06-11-09, 00:29
Boas

Obrigado Pedro e Ricardo :sbOk3: vou fazer um ciclo de luz mais ou menos desse género! Assim posso disfrutar mais do aquário e ainda poupo uns cobres...:palmadass

Eh pá...vidro de 15mm? Acho que no meu caso 12mm chega bem, pelo que tenho visto e conversado!!:cool: Senão depois também fica muito pesado!

Aproveito para mostrar os esboços quase finais do aquário e da sump...quase porque falta vocês opinarem...:sbOk2:

Galery:
http://img686.imageshack.us/gal.php?g=aqua1.png

http://img686.imageshack.us/img686/6606/aqua1.png

http://img10.imageshack.us/img10/4642/aqua2z.png

O que acham do tamanho da coluna seca? E dos furos?
http://img696.imageshack.us/img696/614/aqua3.png

http://img696.imageshack.us/img696/8292/aqua4.png

http://img696.imageshack.us/img696/8292/aqua4.png

A sump não sei se estará bem...foi o que fui vendo noutros aquários...

http://img686.imageshack.us/img686/4898/sump2.png

http://img687.imageshack.us/img687/792/sump3.png

Vou usar o esgoto directamente para a entrada do escumador, com um Y antes, e torneiras para regular a entrada de água no escumador...e o que sobra vai para a sump!

O filterbag será colocado logo na 1ª divisória para não haver acumulação de detritos no refúgio, onde colocarei rocha viva e/ou macroalgas. Depois entre a 2ª divisória e a 3ª colocarei mais algumas resinas ou lã filtrante (renovação semanal)... Ou seja dupla filtragem mecanica/quimica se necessário!
O que acham do desnível de 1cm entre 1ª divisória e 2ª ? É para ajudar a água a ir mais rapidamente para a bomba de retorno...

Sump com o filterbag:
http://img696.imageshack.us/img696/1741/filterbag.png

Opinem aí :sbSourirb !!!

Abraço a todos
João Gomes

vasco.gomes
11-12-09, 23:58
Novo Update:

Calha Solstar 8X54W + Led moonlight

http://img697.imageshack.us/img697/8031/dsc05876x.jpg
http://img697.imageshack.us/img697/6220/dsc05873s.jpg
http://img121.imageshack.us/img121/2658/dsc05879j.jpg

1- Philips Activiva
2- Osram Skywhite
3- Sylvania CoralStar Actinic
4- Philips Activiva
5- Sylvania CoralStar Actinic
6- Osram Blue
7- Sylvania Aquastar
8- Philips Activiva

Fiji Live Rock 22Kg
http://img697.imageshack.us/img697/2274/dsc05846.jpg
http://img121.imageshack.us/img121/2007/dsc05867j.jpg
http://img121.imageshack.us/img121/5108/dsc05865w.jpg
http://img22.imageshack.us/img22/1885/dsc05869hv.jpg
http://img526.imageshack.us/img526/470/dsc05871w.jpg
http://img692.imageshack.us/img692/5165/dsc05866g.jpg
http://img692.imageshack.us/img692/8334/dsc05870n.jpg

- Também ja ca estão os aquários. Falta o movel e a mega-encomenda da Aquaristic.
- Que acham da calha/lampadas/Leds Moonlight.

- Que acham da Live Rock?
- Neste momento esta num cubo com 55L de agua com oxigenador + 2 Bombas filtrar + Tunze 6045 + carvão activado. O carvão segundo li ajuda a evitar picos muito grandes de nitritos/amonia que provocariam mais morte de seres vivos. Que acham?
- 8h após meter a rocha no cubos os parâmetros da água eram:
PH- 8++
Salinidade - 1.022
NO2- 0.75mg/l
KH- 10
NO3- 5mg/l
PO4- 0 a 0.25mg/l
O2- 6ppm

A live rock vai ali permanecer por umas boas semanas. Quanto tempo acham que deverá ficar a curar? E quais procedimentos para curar a rocha durante este periodo?

vasco.gomes
17-12-09, 00:55
Novo update:

Posso começar pela Sump + Aquario 130*60*55 + Aqua reposição + Aqua TPA: (Vidromuldura)
http://img64.imageshack.us/img64/9553/image00019x.jpg
http://img44.imageshack.us/img44/6990/image00020d.jpg
http://img29.imageshack.us/img29/6348/image00018a.jpg

Deltec APF600 (sem tar em funcionamento e também a rodar):
http://img31.imageshack.us/img31/5/image00023a.jpg
http://img31.imageshack.us/img31/3425/image00007a.jpg

- Ainda não sei bem como é que se calibra, mas nas primeiras 24h deitou bastante liquido sujo para o copo.

Rocha morta em tanques (26Kg Aquaristic):
http://img31.imageshack.us/img31/6670/image00025aq.jpg

- Nas primeiras 24h a agua ficou muito amarela e com um cheiro esquisito
- Entretanto mudei-lhe a agua. Tem simplesmente uma bomba, aquecedor e é agua normal da torneira sem sal.

AquaMedic Nivoumat + Refratometro + SunSun + Tunze 6045:
http://img31.imageshack.us/img31/1390/image00002du.jpg
http://img6.imageshack.us/img6/5456/image00013l.jpg
http://img6.imageshack.us/img6/7329/image00003vj.jpg
http://img695.imageshack.us/img695/7946/image00006s.jpg

Unidade de osmose inversa (Aquili RO/DI):
http://img51.imageshack.us/img51/3707/image00012k.jpg
http://img6.imageshack.us/img6/1088/image00026p.jpg

Bomba de reposição. Ocean Runner 3500:
http://img695.imageshack.us/img695/4089/image00014.jpg

Tubagens para ligar o Aquario á Sump:
http://img63.imageshack.us/img63/3839/image00021.jpg

Escumador ligado no tanque da rocha viva (a saida do escumador para o tanque ta com um tubo de casa de banho que funciona incrivelmente bem):
http://img31.imageshack.us/img31/1995/image00024m.jpg

Test Kits (No2, No3, etc) + ReefDeep (banho de 10 minutos para os corais) + Food + Sal+ etc:
ImageShack - (http://img198.imageshack.us/g/image00028a.jpg/)

Finalmente o sistema DIY que fiz para pingar kalk e que triplicando serve para fazer o método de Balling:
http://img63.imageshack.us/img63/2183/image00015.jpg

- Basicamente existe um deposito onde se liga essa peça. O que se vê é uma electrovalvula de maquina de lavar (Leiritronica) ligado a um equipamento de soro que pinga. A electrovalvula ta ligada a um programador e liga/desliga como programado. A forma de funcionamento é por gravidade. O deposito de 2.5L ou 5L está numa posição um pouco mais alta, liga a electrovalvula depois ao sistema de soro e pinga para a sump.
Sistema bastante simples que testei e funcionou nos testes que fiz. Depois ainda vai levar umas torneiras e curvas. No final e em principio vou fazer o Balling com este sistema. Ao início fica para kalk.

- So falta nas fotos 44Kg de RedSea Coral pro Salt + 8Kg de outro sal e 2 sacos com a areia do areao de 13Kg. A areia é a que está mais acima.
- Finalmente so falta o movel para poder arrumar isto tudo...
- A rocha viva tem tado no tanque agora com o escumador com valores bastante elevados de Amonia, NO2 e NO3. Penso que nesta fase é normal.

- Uma medida que quero implementar é limpar tudo e ciclar tudo antes de entrar no tanque. Quer a rocha morta, quer viva estão a ciclar. A areia tb irá estar a ciclar.
- Os corais pretendo tb fazer um banho de 10 minutos com o reefdeep antes de entrarem. Os peixes tb pretendo fazer quarentena. Ainda não comprei produtos para a quarentena dos peixes, tenho que ver que medicamentos serão melhores....

- Encher o tanque principal? Penso que ainda demorar algumas semanas. Pelo menos até o cubo onde ta a rocha viva ficar com valores de nitritos, nitratos e amonia bastante baixos e so ai posso encher com água.
- Aquascaping: Tou sem ideias. A única ideia que tenho é fazer duas ilhas, agora fazer isso com estas pedras todas é que vai ser muito complicado. Ideias?

vasco.gomes
02-01-10, 00:25
Ora bem novo update.
A rocha viva esteve 3 semanas a ciclar no cubo e ao fim de 2 semanas os valores de Amonia, nitritos e Nitratos passaram de bater os valores máximos nos kits de medição para valores de zero. Ya é um choque bastante grande ver esta transição, pelo facto de ja começar a duvidar do sistema usado até que se dá o turn-over e os valores descem a pique.

Vou deixar descrição a titulo meramente informativo para quem quiser seguir o mesmo método para ciclar rocha.

Cura da rocha viva Fiji 22Kg:
- Cubo com dimensões 50*50*50
- Começou com 40-50 litros de agua e foi gradualmente subindo até encher.
- Salinidade 1.025
- Temperatura 25 ºC
- Coloquei 1 Tunze mais uma SunSun para manter a água em alta turbulência com o objectivo de garantir o maior fluxo de água e a libertação de matéria morta.
- O escumador entrou depois e la ficou a funcionar e a tirar porcaria do cubo e assim ajudar a baixar os valores de No2, No3.
- Período de 3 semanas que a rocha teve a ciclar, no entanto á segunda semana ja estava impecável.
- A rocha é muito boa. Muito porosa e cheia de vida e so assim se explica esta rápida recuperação.
- Algumas mudanças de água de 50% ao incio, mas no total foram somente umas 5. (ao tar num cubo não gasto quase água nenhuma ao mudar 50%, porque caso fosse no tanque principal gastava imensa água e sal)
- Neste período foi usada agua da torneira com AquaSafe e uns dias de repouso. Eu sei que devia ter usado agua RO/DI, mas não tinha a unidade de osmose instalada e propriamente calibrada.
- Durante estas 3 semanas virei a rocha 2/3 vezes para ajudar a libertar matéria morta. Obviamente que cada vez que mexia os valores de NO2 e NO3 até rebentavam a escala :D

Portanto basicamente a cura da rocha viva foi dessa forma e assim fiquei com a rocha em boas condições para entrar no aquario para a montagem.
Recomendo vivamente este processo. Tive imenso sucesso desta forma tendo inclusive a rocha viva desenvolvido algumas pequenas esponjas, coralina, etc durante o período no cubo mesmo com luminosidade praticamente nula. Tb tinha uma minhoca que no inicio era pequenita, mas á 3ª semana estava gorda que nem um bode

Ciclagem de 27Kg de rocha morta da aquaristic:
- Ficou repartida em 2 em tanques de plástico á parte tb durante 3 semanas.
- Cada tanque teve um aquecedor com agua a 25 ºC e uma bomba normalissima so a circular água. O aquecedor foi para ajudar a degradar a matéria morta. Para quem não sabe a rocha morta á simplesmente rocha viva mas que depois é passada por Lixívia! A minha até trazia ainda um mini caranguejo perfeitamente conservado e umas esponjas e mais umas coisas. Portanto ja podem imaginar a quantidade assombrosa de lixo que estas rochas trazem.
- Ciclou em água doce.
- Logo no primeiro dia agua super-amarela e um cheiro esquesito -> mudança total de água
- Nos dias seguintes a agua ia ficando cada vez melhor. Mais algumas mudanças de água.
- Na 2ª semana quando a rocha viva deu sinais de estar estabilizada e tudo a zeros por curiosidade medi o NO2 da rocha morta e claro valores de rebentar a escala porque afinal de contas a rocha está morta.
- Desde o primeiro dia adicionei em grandes quantidades de Sera Nitrivec para tentar colonizar a rocha e combater o NO2 e NO3, mas digo-vos que nao teve grande sucesso.

Portanto a rocha morta acabou por ser a maior dor de cabeça. Não voltei a medir mais nenhuma vez o NO2 á 3ª semana portanto não sei com andava. Mas a rocha morta é assim, por isso é que é morta e não viva :P
Mas penso que foi uma boa forma de a limpar, de a tentar colonizar de forma artificial e de a preparar ao máximo para entrar no tanque principal
Btw, nesta fase nunca misturei a rocha morta com rocha viva. Cada coisa para seu lado.

Agora a montagem do layout :D
Relembro que a rocha foi toda comprada a distancia portanto não escolhi nenhuma peça. Simplesmente peguei no que tinha e tentei aplicar seguindo alguns princípios para montar bem a rocha no layout.

NOTA: A montagem foi extremamente rápida para manter as colónias de bactérias e os organismos 100% intactos e as rochas estão simplesmente encaixadas umas nas outras.

Montagem da rocha no aquário sem areia:
http://img130.imageshack.us/img130/1728/image00006o.jpg

Resultado final: (com e sem flash e so com 50% da luz ligada e maior marte dessa luz azul)
http://img696.imageshack.us/img696/181/image00028g.jpg
http://img44.imageshack.us/img44/6897/image00027p.jpg
http://img696.imageshack.us/img696/2862/image00051.jpg

Área técnica provisória:
http://img510.imageshack.us/img510/4679/image00056j.jpg

-> Podem ver que dentro do aquário estão 2 filtros com lã de vidro e os aquecedores tb la dentro. É provisório. Os aquecedores descem para a sump e os 2 filtros internos saem porque so la estão para tirar aquele primeiro impacto incial de pequenas particulas que vêm dos mais variados sítios.
-> Ainda não tinha falado na areia mas é espectacular. A granulumetria é perfeita (não provoca sandstorms) e é extremamente limpa e de qualidade. Ao incio quando a vi na aquaristic torci-lhe o nariz porque pensava que era azul. Mas depois vi na ReefCentral que os Americanos são doidos por esta areia e pagam um balurdio para a importar e principalmente verifiquei que a areia é branquinha e não azul. Foi tb na ReefCentral que vi que o mix perfeito é juntar 50% de 2 granulometrias diferentes.

A água ficou cristalina em meia duzia de horas. Claro que so foi possivel graças ao areão que é excelente e á ciclagem de toda a rocha.
E por incrível que pareça 24h depois de tar tudo a rodar a rocha morta ja tinha uns pontinhos de côr Roxa. Penso que seja Coralina?? (help here)
A área técnica ainda ta confusa... tem la o escumador a rolar (alimentado por gravidade...), uma pequena calha para no 2º compartimento onde ta aquela rocha morta ficar uma alga Chaetomorpha para ajjudar a remover NO3 e depois ja la estão uns taparewares para fazer o meu sistema de Baling DIY por 30 euros :D
Depois tem o UV, entre outros aquas, etc
Vou tb fazer um DIY para mudanças diária automáticas de água, afinar o escumador e tentar por o balling DIY a funcionar :D

Venham dai criticas sobre o layout
E ideias tb para melhorar algumas coisas, nomeadamente próximos passos e área técnica
Vale tudo menos arrancar olhos :D

Pedro Ferrer
02-01-10, 15:43
Boa tarde

Parabéns pelo projecto.
Na minha humilde opinião (NMHO) acho que em breve ou vais deixar de fazer as TPA's diárias ou deixar de fazer o Balling...
Eu começava por experimentar as TPA's diárias sem o Balling. Talvez tenhas uma surpresa... até porque o areão é novo e vai-te dar algumas das coisas que precisas... Kh, Ca...
Com as TPA's diárias, adiava igualmente a introdução de kalk. Talvez tenhas uma surpresa...
Acho que devias ser mais arrojado e pensar numa filtragem biológica mais forte... com mangues.

Não te esqueças que a paciência e estabilidade são a chave do sucesso.
Nunca, mas nunca te esqueças que o aquário é novo e tal como os bebes, temos é que os acalmar nos momentos mais intensos e não ficarmos como eles...
Vais ter algas... vais julgar coisas de forma errada, mas o segredo é esperar que o aquário cresça.
Normalmente um ano de vida serve de bitola.

Outra nota, acho que podias ser mais arrojado no layout. A epoxy podia-te ajudar...
Acho que em breve te vais cansar do actual layout...

Abraço
Pedro Ferrer

vasco.gomes
02-01-10, 16:50
Boa tarde

Parabéns pelo projecto.
Na minha humilde opinião (NMHO) acho que em breve ou vais deixar de fazer as TPA's diárias ou deixar de fazer o Balling...
Eu começava por experimentar as TPA's diárias sem o Balling. Talvez tenhas uma surpresa... até porque o areão é novo e vai-te dar algumas das coisas que precisas... Kh, Ca...
Quer o sistema de balling quer das mudanças automáticas vão ser DIY, portanto depois é uma questão de testar tudo e vai ficar tudo barato. Agora nas próximas semanas tenho tempo para fazer os mais diversos testes.
Relativamente ao Areão é verdade. Na caixa onde ele vinha diz la que ele liberta os mais diversos compostos para a água servindo também como buffer aos parâmetros da água.

Com as TPA's diárias, adiava igualmente a introdução de kalk. Talvez tenhas uma surpresa...
Acho que devias ser mais arrojado e pensar numa filtragem biológica mais forte... com mangues.

Eu tou a pensar por a alga Chaetomorpha no refugio entre o escumador e a bomba de retorno, aconselhas mais alguma coisa para filtragem biológica? (nessa secção tenho uma calha de 2X18W PLL 6400K).
Ja pensei tb em Mangues mas se calhar não tenho espaço, ta tudo extremamente apertado.
Tava a pensar por mangues dentro de um taparware com areia e depois colocar no refugio. Que achas da ideia? ja agora onde arranjar os Mangues? E da para os cortar quando começarem a crescer mt?

Tipo isto:
http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?t=1767982

Não te esqueças que a paciência e estabilidade são a chave do sucesso.
Nunca, mas nunca te esqueças que o aquário é novo e tal como os bebes, temos é que os acalmar nos momentos mais intensos e não ficarmos como eles...
Vais ter algas... vais julgar coisas de forma errada, mas o segredo é esperar que o aquário cresça.
Normalmente um ano de vida serve de bitola.

Abraço
Pedro Ferrer

Nem me fales em Algas que vou ja ligar o UV para as erradicar :P
(não posso ligar o UV senão da cabo das bactérias que estão a colonizar a rocha morta)
Agora a sério quero evitar a todo o custo algas (embora esteja consciente que mais cedo ou mais tarde la vão aparecer). E vai ser tudo feito de forma programada e por fases. Pretendo estabilidade acima de tudo.
Outra medida que vou implementar é quarentena em tudo o que entra. Para os corais ja tenho um produto que penso que é a base de Lugol para dar um banho de 10 minutos aos corais que entram para erradicar alguma coisa que la venha:
http://img63.imageshack.us/img63/8090/image00004u.jpg

Aos peixes irei igualmente fazer quarentena no cubo onde foi feita a cura da rocha viva. É um 50*50*50.
Portanto o objectivo é prevenção acima de tudo.

O teu projecto ta espectacular principalmente na parte dos DIY :P

EDIT: Esqueci-me de perguntar, quantas horas de luz deixo agora durante o 1º Mês e quantos Watts?

Pedro Ferrer
03-01-10, 12:47
Bom dia

Obrigado pelo teu elogio aos DIY.

Tava a pensar por mangues dentro de um taparware com areia e depois colocar no refugio. Que achas da ideia? ja agora onde arranjar os Mangues? E da para os cortar quando começarem a crescer mt?

Podes colocar mangues em areia, mas há quem coloque as raízes directamente na água.
Claro que com areia vais melhorar o seu desenvolvimento.
Eu fiz um aquário à parte por onde passa toda a água, mas antes tinha-os na sump. Tive que os retirar, pois o seu crescimento foi tal que estavam a ser queimados pela lâmpada, pois estavam em contacto directo.
A minha sugestão é de que deve ser encontrada uma solução fora do aquário e que seja enquadrada no espaço envolvente.

Onde arranjar os mangues? Bom... eu comprei no Ebay por sugestão do 'Hélder Quinzico', mas penso que esse sítio já não exista, pois queria comprar mais e não consigo...
Sei que o 'Rogério Miguel Gomes' recentemente também andava à procura, mas que o fornecedor (talvez fosse o mesmo...) já não existia... algo do género.
Só uma nota, os meus mangues foram-se abaixo quando os desenterrei, podei as raízes e os deixei sem iluminação condigna durante alguns dias. Cheguei mesmo a perder efectivamente 2 pés de mangues. 4 estão a crescer. 4 perderam as folhas todas e ainda não recuperaram...
Neste momento estão iluminados sob um foco de leds 36W (32 red, 4 blue)
Durante esta semana irei colocar fotos do desenvolvimento dos rebentos sob esta iluminação 10h/dia.

Abraço
Pedro Ferrer

Hélder Quinzico
03-01-10, 14:22
en relação aos mangues podes ver aqui (http://cgi.ebay.es/Red-Mangrove-Seed-Plant-12-15-Long-x-1_W0QQitemZ370314026972QQcmdZViewItemQQptZUK_Pet_S upplies_Fish?hash=item56386f9fdc)