PDA

Ver Versão Completa : 1º Aquário de Costa

Páginas : [1] 2

P.Martins
27-12-09, 14:36
Boas a todos
Estou a abrir este tópico com o intuito de obter alguma ajuda e também para fazer deste mesmo como um tutorial do desenvolvimento do meu aquário.
Como estou a iniciar e nunca tive um aquário os conhecimentos são muito poucos e vou precisar mesmo de muita, muita, ajuda da vossa parte. O Aquário tem 1metro e sump deixo a descrição do material em baixo, pois já esta a rodar.
Aquário: 100x40x50
Sump: 70x30x40
Bomba circulação sump/aquário: Eheim compacte 2000 que esta no máximo
Bombas circulação interna SunSun:
JVP-101 3000L
JVP-102 5000L
Luz uma calha florescente 6500K é provisória
De momento não tenho mais nada aguardo a calha de iluminação e algumas opiniões da vossa parte.
Foto:
Aquário e Sump depois de cheio

P.Martins
27-12-09, 14:43
Com RV acabada de chegar pois não tinha dito mas este vai ser um aquário de costa e as colectas ceram levadas a cabo por mim, agua, areia rocha … vira tudo do mar de momento é pouco mas o mar não esta para brincar.

P.Martins
27-12-09, 14:45
Gostaria da vossa opinião pois a circulação interna esta a ser feita por estas bombas mas possivelmente não sei se estará bem direccionada, digo isto porque estão as duas ligeiramente inclinadas para a frente e gradualmente estão a levar a areia para as rochas, levantar não posso porque derivado a saída da outra bomba ficam muitas bolhas de ar pelo aquário por isso gostaria da vossa opinião.

P.Martins
27-12-09, 14:48
Pormenores da RV

P.Martins
27-12-09, 14:51
Não sei se serão anémonas estão muito pequenas, vê-se melhor na foto do que ao vivo, se alguém souber o nome agradeço.

Em baixo

RV tem uma vieira só vi quando já estava no aquário
A nível de alimentação é só por filtragem? Pergunto porque também tem uma outra que parece com uma ostra mas vê-se mal tem muitas algas em cima mas da para ver que se abre e fecha.

P.Martins
27-12-09, 14:52
Um eremita apanhei varias conchas onde em duas trazia “bónus”, curiosamente estava a observar este a beliscar uma rocha e de repente pufff de costas na areia, para se levantar quase que saio da casa mas, deixou ver os ovos vermelhinhos e muitos, estou preocupado não sei se será necessário algum cuidado especial ,alimentação sitio para os ovos etc…e alem disso é o único que vai beliscando a rocha.
Penso também que será ainda muito cedo para introduzir vivos apesar de os valores estarem em ordem ainda não tem um mês, mas aguardo opiniões.

Apesar de tudo o que procurei não se encontra muita coisa sobre os aquários de costa, contudo e mesmo assim vou-me aventuras nestas andanças.
Agradeço desde já se eventualmente alguém souber de livros ou documentos que especifiquem os respectivos cuidados e identificação das espécies, assim como alimentação e habitas, que eventualmente me posso indicar ou facultar esses mesmos, pois como novato nestas andanças ando um bocado aos papeis e conto com vocês para o esclarecimento das minhas duvidas.
Abraços
Pedro Martins
PS: espero que gostem

Filipe Pacheco
27-12-09, 15:29
Olá, antes de mais deixa dizer que fico contente por ver cada vez mais aquários da costa aqui no forum eh eh. Em relação ao equipamento está bem escolhido, faltando apenas o escumador e um filtro externo fraco e pequeno apenas para colocar carvão e matérias filtrantes, sendo que depois podes ligar aos tubos do filtro um esterilizador uv.
Aprecio também tares a usar tudo da costa no teu aquário, areia, rochas, etc fazendo assim um aquário da costa genuíno. Depois lê o post do meu aquário e vais encontrar semelhanças com o teu. Seres vivos diferentes é normal encontrares cada vez que fores colectar rocha viva ao mar (se bem que agora não tenho ido devido ao estado do mar).
Deixo-te aqui 2 sites interessantes sobre aquários mediterrânicos, que são parecidos aos nossos. Neles encontras muita informação sobre animais, cuidado a ter com eles e formas de montagem interessantes.

Acquario Marino Mediterraneo (http://www.aiam.info/)

www.natureaquarium.it (http://www.natureaquarium.it/medit.htm)

Em relação a bibliografia dos animais do continente talvez o melhor, apesar de um pouco antigo é o Fauna Marinha Atlântica do Prof. Luiz Saldanha.

Deixo aqui o site www.fishbase.org nele poderás pesquisar por países e ver as listas de peixes que existem nele, embora muitas listas tejam incompletas ou com vários erros.

Qualquer dúvida é só dizer:sbOk:

P.Martins
27-12-09, 22:14
Boas Filipe Pacheco
Antes de mais obrigado pelas dicas, vou ver com atenção pois a informação é escassa no que toca a aquários de costa e quando se acha alguma é de preservar.
Em relação ao teu aquário esta muito bom já tinha dado uma olhadela mas vou rever com mais atenção pois esta 5* e é como estou a fazer, pena haver poucos.:icon_cry:

Filipe Pacheco
27-12-09, 22:17
Sim de facto a informação é escassa e são poucos, mas com o tempo e se os nossos aquários ficarem bons vai haver mais adeptos eh eh:sbSourire.
Depois vai postando novidades ou dúvidas.

P.Martins
27-12-09, 22:26
Boas sabes se é necessário ter algum cuidado em relação aos eremitas? Tenho 2 e penso ter visto 1 dele com vario ovos será que eclodem? Só este é que vejo a alimente-se será normal?
Desculpa estar a bombardear de perguntas mas como estas dentro do assunto desde já agradeço.

Filipe Pacheco
27-12-09, 22:36
Em relação aos ovos tanto de eremita como de camarões o mais provável é serem comidos portanto não te deverás preocupar com isso, desde que tenhas rocha viva, o único cuidado que precisas de ter com eremitas é unicamente o de não colocar animais que o comam eh eh...a maioria dos que tinha foram comidos por outros peixes. De qualquer forma são animais muito resistentes e sem problemas para manter.

P.Martins
27-12-09, 22:48
Ok obrigado a RV ainda é pouca como se pode ver nas fotos mas penso ser o suficiente, quanto aos predadores é só eremitas eh eh isto esta no inicio e com este tempo não da para ir ao mar vai com calma sem pressas, já agora tudo o que é moluscos a sua alimentação é por filtragem certo é que tenho uma vieira minúscula e o que penso ser umas mini ostras eh eh mal se vê.

Filipe Pacheco
02-01-10, 11:08
Olá então e fotos novas não há...bem sei que o tempo nesta altura não é o melhor. A vieira tenta alimentar com algo muito desfeito, ou então procura alimentação para filtradores, deve haver algo.

P.Martins
03-01-10, 11:17
Boas
Deixo aqui mais uma foto
Pequenas alterações, que se estão a desenvolver, talvez anémonas?! :sbSourire

Filipe Pacheco
03-01-10, 19:56
Martins respondi no outro tópico a essa pergunta, de qualquer forma não elimines nenhum desses animais do aquário. Vai postando novidades.

P.Martins
05-01-10, 21:57
Boas
De momento vou deixar desenvolverem mais um pouco, depois ponho mais umas fotos no outro lado para se ver melhor.

JFCorreia
11-01-10, 21:29
Boas Pedro
Acho espectacular a tua iniciativa de fazeres um aqua da nossa costa... :palmadass
Eu próprio ando com esse sonho há já uns bons mêses...
Mas a coisa não está a evoluir com a rapidez que queria...; mas não desisti da idéia... mas será também da nossa costa...
Vou acompanhar o teu post... :sbOk:
Um abraço.
João F Correia

P.Martins
12-01-10, 23:12
Boas
João F Correia é com agrado que o felicito pela escolha de aquários de costa, apesar de sermos poucos há bons resultados e visivelmente não se ficam atrás de muitos que por ai andam e já agora quando arrancar diga algo.
Entretanto aqui vai umas fotos

P.Martins
12-01-10, 23:15
Sinceramente não se o que poderá ser o que se vê é o que esta na foto esta no centro de uma concha velha

Filipe Pacheco
12-01-10, 23:19
Parece-me um ofiuro mas não dá para perceber bem.
De facto somos poucos eh eh, mas cada vez vejo mais:sbSourirb

P.Martins
12-01-10, 23:26
No passado fim-de-semana fui ate a praia buscar uns litritos entretanto como estava um bocado mexido dei uma volta e achei umas pedras com algas uns caracóis, onde um estava morto e os ermitãs festa para todos enquanto não desapareceu não descansaram eh eh pareciam lobos
Deixo também umas fotos mais detalhadas das tais “anémonas” dêem uma olhada.

P.Martins
25-01-10, 23:04
Boas
Como este fim-de-semana estava á maneira resolvi ir colectar mais umas rochas e mais habitantes que são espectaculares eh eh eh aqui focam as fotos.

P.Martins
19-03-10, 23:29
Boas a todos venho actualizar o tópico e deixar umas fotos do meu Cavaco a desovar depois de dois meses , curioso o facto de este praticamente se manter imóvel durante este tempo todo como tal nunca o vi alimentar-se mas dois dias depois da desova ate se atirava as anémonas para tirar os camarões.

http://www.reefforum.net/photopost/data/502/IMG_8898.jpg (http://www.reefforum.net/photopost/showphoto.php?photo=33158)
http://www.reefforum.net/photopost/data/502/IMG_89071.jpg (http://www.reefforum.net/photopost/showphoto.php?photo=33159)

P.Martins
19-03-10, 23:35
Vista geral do Aquário com algumas algas problema que já esta resolvido.
http://i749.photobucket.com/albums/xx140/PedroMartins/Aquario/IMG_9020.jpg

Filipe Pacheco
20-03-10, 00:52
Parabéns pelo aquário, de certeza que quando o problema das algas acabar e tiver mais rocha ficará muito melhor.
Agora o cavaco ter-se reproduzido é que nunca ouvi falar...podias explicar melhor isso?