PDA

Ver Versão Completa : Que tipo de agua usas ?

Páginas : [1] 2

Carlos Mota
19-11-05, 11:04
boas
acho que era interesante saber que agua usam os nossos users

por isso esta votação

Adolfo Pereira
20-12-05, 21:43
eu acho que e bom usar agua natural de sitios limpos :sbSourird

Roberto Pacheco
28-12-05, 01:23
Eu so uso agua salinada embora gostasse muito de usar agua natural :admirado:

João Castelo
15-04-06, 19:14
Boa tarde,

Preciso da v/ ajuda ao seguinte:yb677

Até há cerca de quatro meses não conseguia equilibrio no aquario :eek: :eek: por varias razoes.

Alterei uma serie de comportamentos e hoje já tenho algum equlibrio.:sbSourirb

Antes , alternava agua salinada com agua natural. Trazia agua da praia de sesimbra e existiam sempre complicaçoes.

Hoje , meto apenas agua salinada e conforme referi, tenho algum equlibrio.

Gostaria de voltar a por agua natural mas tenho medo que em parte tenha sido a causa de alguma desgraça.

Em v/ opinião poderei arriscar ou uma vez que está a estabilizar é de manter o procedimento?

A agua não pode trazer parasitas e fungos ?:sbRequin2 :SbPoiss :sbQuestio

Agradeço a v/ ajuda.

Um abraço,

JC:vitoria:

Marcos Cavaleiro
21-04-06, 14:14
Ola joao
Penso se ainda nao esta em equilibrio mantem na agua com sal, penso para existir poucos risto convm ter um bom escumador snao mais vale fazer agua em casa que os riscos sao muito menores.
abraços

João Castelo
23-04-06, 22:55
OK.

Confio na informação . Vou continuar na agua com sal.

Obg e um abraço,

JC

Pedro Nuno Ferreira
24-07-06, 16:43
:ola)Boa tarde
Ao longo destes 20 anos sempre usei água salgada sintética e lembo-me bem quando comecei o "olhar" de desconfiança que me davam algumas das pessoas da altura já com experiencia. Diziam essas pessoas que água boa só a recolhida a cerca de 3 ou 4 Km da costa, para o que usavam os seus barcos com motor fora de borda e etc...queixavam-se que o sal sintético não tinha fiabilidade suficiente, etc...bem como na altura mal tinha dinheiro para abastecer o carro com gasolina:sbRiche::eek:, quanto mais ter barco e ir mar adentro buscar água:eek: usei e queria usar, porque acreditava e acredito no produto, o sal sintético e até hoje continua assim. De resto as misturas melhoraram imenso em muitos aspectos, é prático e mais seguro. Fico contudo agradado por haver membros :sbOk3:deste forum que usam água natural com bom resultado e oxalá continue assim porque seguramente daí sairão dados e experiencias que ajudarão a enriquecer cada vez mais os conhecimentos de todos. Penso vir a usar água natural apenas num sistema de água temperada com animais da nossa costa. Por enquanto como ainda não tenho esse sistema, fico pelo sal sintético, mas não excluo a outra hipotese, fica de reserva por enquanto.:sbOk3:

Atenciosamente
Pedro Nuno

Manuel Faria
24-07-06, 21:36
viva,
como ainda não tenho osmose, tudo a seu tempo, uso àgua del cano com sal e ate agora não tenho tido mais problemas pois os parámetros da água estão estabilizados

Silverio Torres
26-07-06, 20:46
Boas
Eu só utilizo agua natural já quase a um ano com mudas de 60 litros semanais sem falhar, confesso que estou a ficar cansado das idas ao mar de cinco em cinco semanas é quase como uma dependência.:admirado:
Fiquem Bem

Marco Madeira
02-08-06, 00:12
Vai fazer agora em Setembro 8 anos de salgados. So uso agua natural... nunca usei sal. :sbOk3:

Joaquim Galinhas
30-12-06, 21:26
Actualmente uso das duas ou seja umas vezes natural outras com sal, penso ser a melhor forma de manter o meu sistema para manter alguns elementos da água dentro dos parametros aconselhados. Não posso dizer que note diferenças entre as mudanças de água e o seu tipo mas como os animais que tenho não são da nossa costa penso que seja arriscado utilizar só água natural, posso estar errado mas vou continuar com esta experiencia.
O meu sistema tem 1 ano e comecei a fazer mudanças com água natural á 3 meses, neste momento estou também a alargar o tempo de intervalo entre as mudanças de água vamos ver o que dá yb663 .

Paula Exposto
31-12-06, 00:52
Olá a todos.

Desde o princípio (4 meses atrás :coradoeol ) que tenho usado água de osmose e sal sintético. Ontem pela 1ª vez e depois de muito ler aqui no forum e ponderar decidi arriscar a água natural.
Ainda não tenho elações nenhumas pois ainda não tive tempo para ver alterações. Posso sim dizer que vale a pena ir buscar a água ao mar, pelo menos aqui na Madeira é só recolher, esperar que aqueça um bocadito (a água vem do mar a 20 graus) e já está, todos os outros parâmetros são sensivelmente iguais aos do aquário (pH=8,2, densidade=1,023) e os nitritos, nitratos e amónia estão praticamente a zero (NO2=0; NO3<1; amónia=0,05).

Pedro Nuno Ferreira
31-12-06, 04:52
:ola)Boa tarde
Ao longo destes 20 anos sempre usei água salgada sintética e lembo-me bem quando comecei o "olhar" de desconfiança que me davam algumas das pessoas da altura já com experiencia. Diziam essas pessoas que água boa só a recolhida a cerca de 3 ou 4 Km da costa, para o que usavam os seus barcos com motor fora de borda e etc...queixavam-se que o sal sintético não tinha fiabilidade suficiente, etc...bem como na altura mal tinha dinheiro para abastecer o carro com gasolina:sbRiche::eek:, quanto mais ter barco e ir mar adentro buscar água:eek: usei e queria usar, porque acreditava e acredito no produto, o sal sintético e até hoje continua assim. De resto as misturas melhoraram imenso em muitos aspectos, é prático e mais seguro. Fico contudo agradado por haver membros :sbOk3:deste forum que usam água natural com bom resultado e oxalá continue assim porque seguramente daí sairão dados e experiencias que ajudarão a enriquecer cada vez mais os conhecimentos de todos. Penso vir a usar água natural apenas num sistema de água temperada com animais da nossa costa. Por enquanto como ainda não tenho esse sistema, fico pelo sal sintético, mas não excluo a outra hipotese, fica de reserva por enquanto.:sbOk3:

Atenciosamente
Pedro Nuno

:ola)Boa noite
Em Julho passado respondi a este tópico com o texto acima. Volvidos alguns meses faço uma actualização porque a hipotese que ficou de reserva, passou a ser efectiva e assim cada vez mais uso água natural. Ainda estou a avaliar esta transição e penso usar volta e meia agua salgada sintética, quanto mais não seja para promover alguma reposição de um ou outro elemento que possa estar em falta ou menos presente, algo como um coadjuvante. Vamos lá ver se de facto esta será a via. Futuro dirá.

Atenciosamente:sbOk3: :xmasch
Pedro Nuno

P.S.:

....Posso sim dizer que vale a pena ir buscar a água ao mar, pelo menos aqui na Madeira é só recolher, esperar que aqueça um bocadito (a água vem do mar a 20 graus) e já está......Agua a 20ºC na Madeira....:sbSouriraque luxo:sbSourire, aqui na Praia da Aguda e não só, até ficam as mãos a doer :eek:com o frio da agua...mas é divertido. :D

Rui Damião
27-01-07, 10:07
Eu uso os dois tipos apesar de gostar mais da natural

Pedro Miguel Lopes
28-01-07, 21:52
eu uso so agua com sal pois estou muito longe da agua natural

Roberto Passos
04-06-07, 16:17
apesar de morrar no litoral, aqui a água é muito suja devido ao porto, teria que buscar água no alto mar ou a cerca de 50Km daqui, portanto fico com a segurança do sal sintético. Ajudo também aos israilenses necessitados da Red Sea :sbSourire :sbSourire

Marco Carvalho
27-08-07, 13:14
Boas,

Eu uso água natural, da recolha feita no Cabo Raso/Guincho. Faço recolha de 15 em 15 dias.

Contudo diariamente adiciono no meu aquario agua de osmose, uma vez que a agua do meu aquario evapora e esta tende a ficar mais densa.

Como todos devemos saber, quando a agua evapora, o sal não evaporayb620 yb620 yb620

Não acredito que todos os que fazem recolha na nossa costa, não façam reposiçoes diarias de agua de osmose/turneira.....e no inverno não façam 1 ou 2 trocas de água salgada sintética

Diogo Lopes
28-08-07, 16:10
Olá Marco,

Não acredito que todos os que fazem recolha na nossa costa, não façam reposiçoes diarias de agua de osmose/turneira.....e no inverno não façam 1 ou 2 trocas de água salgada sintética

Sinceramente não entendo este teu comentário! Claro que todos fazem reposição de água com água doce! De outra forma a densidade iria aumentar e ao fim de alguns dias estaria em valores incomportáveis.

Quanto às trocas de água, o que te posso dizer é que nunca fiz nenhuma com água sintética! É tudo uma questão de força de vontade.

Abraço,
Diogo

Jose Neves
28-08-07, 17:04
Olá Marco,

Quanto às trocas de água, o que te posso dizer é que nunca fiz nenhuma com água sintética! É tudo uma questão de força de vontade.

Abraço,
Diogo

Sabias palavras, somos dois:sbOk:

Marco Carvalho
30-08-07, 14:21
Diogo e José Neves,

Eu posso dizer que no inicio cheguei a fazer reposição com agua salgada.yb620
Logo percebi que estava irradoyb665
Não acredito que não haja outras pessoas que não tenham cometido os mesmo erro que eu.

Quanto a agua Sintética, se eu entendi bem é agua de osmose com sal comprado nas lojas. Se assim for eu posso dizer que quando enchi o meu aguario de 720lts + 170 sump, usei uns 300lts de agua sintética e o resto de agua natural (Cabo raso).

Depois disso só uso agua natural para as minhas trocas semanais.

E agua de osmose para reposiçoes

Espero ter esclarecido qualquer mal entendido.

Jose Neves
03-10-07, 10:07
Diogo e José Neves,

Eu posso dizer que no inicio cheguei a fazer reposição com agua salgada.yb620
Logo percebi que estava irradoyb665
.

reposiçao é com agua doce pois o que evapora é agua doce se nao aumentas a salinidade e tpa é com agua salgada

José Passos Campainha
03-10-07, 13:13
Boas.

Sempre fiz, e farei, TPAs com água natural.:pracima:

Marco Carvalho
04-10-07, 17:16
uma vez feito o erro, serviu de liçăo e nunca mais tornei a fazer.

Desde entăo tenho feito trocas com agua do Cabo Raso e reposiçăo com agua de osmose.

Tenho me dado muito bem assim......salinedade 1025:sbOk:

william monteiro
03-08-08, 02:30
Só utilizo agua natural , temos que aproximar o maximo nosso reef do ambiente natural , e por isso acredito que a agua natural contem todos os elementos ideais para invertebredos e peixes !!! Uso a 6 anos !!

Jorge Neves
03-08-08, 22:08
Olá a todos.
Desde sempre que utilizo as duas a intervalos regulares nas TPAs e noto assim um melhor ajuste na qualidade e nos valores do àqua.
Um abraço.

Jorge Neves