PDA

Ver Versão Completa : identificar alga teimosa

Adriano Sousa
11-06-11, 22:32
olá. há umas semanas valentes que tenho um problema que persiste em não desaparecer.

http://i55.tinypic.com/nedydt.jpg

é estranho porque esta alga aparece na ausencia de luz, principalmente cresce a partir do inicio da manha. depois deixo estar umas 10 11 horas de luz e desaparece por completo ou quase.... no dia seguinte de manha ja volta a aparecer.
tenho usado ZEOZYM e essa mesma alga continua.
a alga é mesmo preta e depois aparecem bolhinhas de ar....
alguem me pode dizer o que é e como combate-la??

abraço

Miguel Reis
12-06-11, 01:42
Boas

Parece-me dinoflegelados. Penso que o zeozym ajudará nessa tarefa, mas a korallen zucht recomenda combinar o zeozym com coral snow e zeobak.

Abraço
Miguel Reis

Adriano Sousa
12-06-11, 04:19
Obrigado Miguel .
também já me tinham dito que podia ser isso. mas achavam estranho isso desaparecer com a luz, de qualquer forma a ver se arranjo esse coral snow e o zeobak. abraço

Cesar Soares
12-06-11, 11:34
Boas

Para as cianos deves misturar meia colher de chã de zeozym por cada 600 litros num copo com água do aquário e misturar bem, esperar cinco minutos e colocar as gotas de Zeobak, misturar novamente e esperar mais uns cinco minutos e só depois colocar no aquário sem desligar o escumador. Podes fazer isto dia sim, dia não e alternar com o Coral Snow, também ele misturado com Zeobak (ou Biomate se tiveres).

Adriano Sousa
12-06-11, 15:30
obrigado cesar. vou apontar essas medidas e assim que tiver ja o faço. abraço

já agora alguem me sabe dizer quais os principais motivos para isto aparecer?

Florbela Tavares
13-06-11, 16:26
:ola)

Sou nova nestas lides... mas como também tenho algumas dessas bacterias no meu aqua tenho andado a ler sobre o assunto e ao que parece tem a ver com falta de nutrientes e circulação... Mas eu ainda estou a fazer a ciclagem inicial.

Podes pesquisar aqui no forum pois encontras diversos posts com explicações e ajudas, encontras inclusive colegas que fizeram tratamentos e foram publicando os resultados.

Espero ter ajudado.

Vou também publicando no meu post a evolução dos cianos.

Cumprimentos

Rui Manuel Gaspar
13-06-11, 21:11
Boas :ola),

Atenção que Dinoflagelados e Cianos não são a mesma coisa.

E os tratamentos são radicalmente diferentes.

Procura no fórum por dinoflagelados ou vê o meu post Ricordea Dream e vês como dei cabo deles.

Cianos aparecem por excesso de nutrientes e falta de circulação.

Dinos aparecem por águas demasiado limpas, luz, elementos traco e fonte de carbono.

Abraços,

Adriano Sousa
14-06-11, 02:07

Sou nova nestas lides... mas como também tenho algumas dessas bacterias no meu aqua tenho andado a ler sobre o assunto e ao que parece tem a ver com falta de nutrientes e circulação... Mas eu ainda estou a fazer a ciclagem inicial.

Podes pesquisar aqui no forum pois encontras diversos posts com explicações e ajudas, encontras inclusive colegas que fizeram tratamentos e foram publicando os resultados.

Espero ter ajudado.

Vou também publicando no meu post a evolução dos cianos.

Cumprimentos

obrigado Florbela. talvez tenhas algo de razão no sentido dos nutrientes. Há uns meses a tras tive umas mudanças no aquario.
mudei de HQI 2x150 para 6x T5 39w
comecei a usar Biopellets. (nitritos e nitratos e phofatos tudo pra zero)
tenho andado a fazer 20 a 30% de TPA quase semanais
quanto á circulação tenho uma vortech mp10 e duas bombas á superficie de 2600litros\h e o aqua é de 200litros mais sump

Adriano Sousa
14-06-11, 02:11
Boas :ola),

Atenção que Dinoflagelados e Cianos não são a mesma coisa.

E os tratamentos são radicalmente diferentes.

Procura no fórum por dinoflagelados ou vê o meu post Ricordea Dream e vês como dei cabo deles.

Cianos aparecem por excesso de nutrientes e falta de circulação.

Dinos aparecem por águas demasiado limpas, luz, elementos traco e fonte de carbono.

Abraços,

Obrigado Rui, como ja disse anteriormente. fiz essas mudanças e nos ultimos tempo tenho tido bastantes mudanças, até no crescimento dos corais. amanha já me chega o zeobak e ja vemos como corre. abraço

Adriano Sousa
24-06-11, 21:35
olá de novo. depois de umas duas semanas a experimentar o zeozin com o zeobac os resultados são nulos. aspirei as ditas algas ou supostamente dinoflagelados. e continuan a resistir. alguem me pode dar outra solução?
é curioso mas no dia seguinte de fazer uma TPA parece que apareceu mais,.

abraço

Miguel Correia
24-06-11, 22:08
olá de novo. depois de umas duas semanas a experimentar o zeozin com o zeobac os resultados são nulos. aspirei as ditas algas ou supostamente dinoflagelados. e continuan a resistir. alguem me pode dar outra solução?
é curioso mas no dia seguinte de fazer uma TPA parece que apareceu mais,.

abraço

Viva Adriano,

Uma solução poderá ser desligar o reactor de biopellets, penso que deves ter pouco "alimento" para o reactor e como tal deve estar a criar desequilíbrios no sistema.

Cumprimentos,
Miguel

Adriano Sousa
24-06-11, 22:12
Viva Adriano,

Uma solução poderá ser desligar o reactor de biopellets, penso que deves ter pouco "alimento" para o reactor e como tal deve estar a criar desequilíbrios no sistema.

Cumprimentos,
Miguel

Muito obrigado. desligo já o reactor e ja se faz o teste.
não descartando esta possibilidade agradeço mais lguma possivel solução.
obrigado Miguel

Adriano Sousa
24-06-11, 22:28
Seguindo a ideia do amigo Miguel já tenho o reactor de pellets desligada. abraço

Miguel Correia
24-06-11, 22:43
Seguindo a ideia do amigo Miguel já tenho o reactor de pellets desligada. abraço

Outra coisa Adriano, aproveita que tens o reactor desligado e se tiveres água faz uma tpa com uma mangueira fina (para não retirar muita água rápidamente) para aspirar o máximo de cianos que vires, deixa uns dias a ver como reagem.

Lembra-te que o reactor de pellets ao ficar uns dias parado deve ficar com a água a cheirar mal, mais vale deitares a água fora e se depois quiseres activá-lo, voltas a encher.

Abraço,
Miguel

Adriano Sousa
24-06-11, 22:44
amanha ja tiro o reactor. as pellets podem secar?
e depois voltar a usar?

Miguel Correia
24-06-11, 22:48
amanha ja tiro o reactor. as pellets podem secar?
e depois voltar a usar?

Sim, que tenha conhecimento não há qualquer problema.

Florbela Tavares
03-01-12, 01:25

Conseguiste debelar os cianos?