PDA

Ver Versão Completa : Overflow

Páginas : [1] 2

Luis Faustino
07-11-04, 16:52
Gostava de ver projectos D.I.Y. de overflow.

Um abraço

Julio Macieira
08-11-04, 16:41
Olá Luis

Recomendar que leias artigos DIY, sim posso recomendar (talvez nos nossos links encontres o que procuras) agora recomendar de instalares um.....desculpa, mas isso não. Considerdo o risco demasiado. Se não tens o aquario furado ainda, e aninda não está montado, manda fura-lo. É um bem precioso.

http://www.reefforum.net/showthread.php?t=134

Luis Faustino
08-11-04, 19:00
O aquario já está montado à seis meses e agora estava a pensar montar uma sump.
Achas demasiado arriscado fazer um overflow ou coloca-lo? Sem ser com overflow que outra maneira tenho para montar uma sump?

Abraços

P.S. Parabens pelos 150 membros

Rui Peixoto
08-11-04, 23:13
Olá Luis,

É sempre melhor opção fazeres um furo..
Eu tenho um overflow a funcionar, exactamente porque qdo decidi colocar uma sump, já tinha o aqua a funcionar a algum tempo.

Um overflow, bem feito não oferece muitos riscos mas é realmente preciso ter cuidado. Isto porque no tubo em "U" com o passar do tempo formam-se pequenas bolhas de oxigenio, que "com o tempo" fica uma grande bolha de oxigenio, diminuindo o volume de água do aqua para a sump. Com as consequencias q imaginas...
Claro que se tiveres o overflow sobredimensionado, não é preciso ir logo a correr assim que vês uma bolha :)

Vou-te dar o meu caso. De 15 em 15 dias por precaução retiro o ar do tal tubo.

Depois se tiveres mesmo interessado, explico-te uma maneira que vi na net, muito simples de o fazer sem dar trabalho algum.

Conclusão: se te ausentas frequentemente de casa e por longos periodos de tempo, não montes um overflow. Se não for esse o caso, acho que a sump, vale o "risco"

cumps
Rui

Luis Faustino
08-11-04, 23:53
Mas como é que eu faço um furo com o aquario já montado? Há alguma forma de o fazer?

Ricardo Lacerda
09-11-04, 10:53
Furar o aquário com ele montado... cá em Portugal... ESQUECE !!!

Pelo que sei .... para furar, normalmente, até o costumam desmontar completamente...isto é descolam os vários painéis para furar o vidro e depois voltam a colar o aqua todo...

Nos USA até furam o aqua com ele cheio... ( com os peixes ..corais...etc...) não sei que técnica usam.. sei que são furos na parede traseira do aquário... se alguém souber como isso se faz.....

Paulo Duarte
24-11-04, 21:56
Podes fazer um Sump sem furar o aquario nem fazer um Overflow !!.....

Gil Miguel
24-11-04, 22:47
hummm podes explicar isso duarte... como fazes a circulação da agua da sump para o aquario ?

Paulo Duarte
24-11-04, 23:17
...por gravidade...
ou seja fazes um furo no sump e colocas o sump a um nivel elevado em relação ao aqua...
easy!!

abraços

Ricardo Lacerda
25-11-04, 10:15
Sim é verdade... esse sistema é usado principalmente em aquários antigos já estabelecidos sem Sump, conversões de aquas doces para salgados ou em aqua novos quando não há espaço...

O esquema é exactamente o mesmo ... só que é a sump que fica por cima do aquário principal. É nela que se vai construir o overflow e efectuar a furação... no aqua principal coloca-se a bomba de recirculação..desde que devidamente protegida para não "engulir" nenhum "bichinho"...

Gil Miguel
30-04-05, 16:49
Luis tenho um overflow feito pelo Joaquim e posso-te dar o contacto dele.Ele é daqui de Almada.

Podes ver o overflow na minha galeria

Antonio Andrade
06-09-07, 01:00
Olá Luis,

Eu tenho um overflow a funcionar, exactamente porque qdo decidi colocar uma sump, já tinha o aqua a funcionar a algum tempo.

Um overflow, bem feito não oferece muitos riscos mas é realmente preciso ter cuidado. Isto porque no tubo em "U" com o passar do tempo formam-se pequenas bolhas de oxigenio, que "com o tempo" fica uma grande bolha de oxigenio, diminuindo o volume de água do aqua para a sump. Com as consequencias q imaginas...
Claro que se tiveres o overflow sobredimensionado, não é preciso ir logo a correr assim que vês uma bolha :)

Vou-te dar o meu caso. De 15 em 15 dias por precaução retiro o ar do tal tubo.

Depois se tiveres mesmo interessado, explico-te uma maneira que vi na net, muito simples de o fazer sem dar trabalho algum.

cumps
Rui

Boas :ola)

Porque tenho o problema do ar acumulado no Overflow gostaria que me explicasse a tal maneira que viu na net.

Cumps
Andrade

Ingo Barao
06-09-07, 11:16
ola.:ola)
para tirar o ar la de dentro, fazes um pequeno furo onde o ar fica preso, juntas uma mangueira das do ar, com uma daquelas valvulas que nao deixam passar o ar para tras, ligada a uma bomba de circulacao.

ou seja
o tubinho esta sempre a chupar parte da agua, onde poderia aparecer ar no overflow, e a enviar para o aqua. em caso de faltar a luz, a agua vai fazer pressao na bomba de circulacao e tentar empurrar a agua para traz, por isso a valvula do ar. ao voltar novamente a luz, o funcionamento da bomba, retira o ar que ficou no overflow, para o aqua. nunca desferrayb665 :sbSourirb
espero ter ajudado
ingo

Jorge Serrador
04-02-08, 21:29
:sbOk: Ola Ingo Barao .
É possivel bares-me o projecto do teu Overflow?
1 abraço.
Jorge Serradoryb677

Edgar Luis
06-02-08, 21:22
podes ver como fiz no meu

http://www.reefforum.net/photopost/data/500/medium/over11.jpg

http://www.reefforum.net/photopost/data/500/medium/over21.jpg

Jorge Serrador
06-02-08, 21:55
ola Edgar.
Obrigada pela resposta.
1 abraço Jorge.

Ingo Barao
08-02-08, 13:57
oi
acho que o everflow da foto tem uma divisoria a mais...
mas acho que nao interfere noo funcionamento.

Ricardo Sousa
08-02-08, 14:14
Ingo,

Referes-te à divisória que está do lado direito da primeira foto? Aquela divisória serve para garantir que mesmo que falte a luz, ou a bomba avariar ou coisa que o valha, manter o sifão do overflow ferrado.

Poderia ser feito de outra maneira, com o mesmo resultado, com a colocação de um tubo (ou durso) montado no passa-muros que ficasse mais alto do que o fim do U.

Ingo Barao
08-02-08, 14:58
io
e mesmo esse.
nao esta ai a fazer nada.

o tubo que vai fazer a descida da agua e que tem de estar superior ao 1°

Ricardo Sousa
08-02-08, 15:08
Dizes que a divisória não está ali a fazer nada, mas está.

o tubo que vai fazer a descida da agua e que tem de estar superior ao 1°

Com aquela divisória deixa de existir a obrigatoriedade que acabas de mencionar.

Ingo Barao
08-02-08, 15:27
ok ok.
mas os overflows de marca nao tem essa divisoria :sbQuestio ... e o tubo de escoamento é uma peca pequena onde se pode enrroscar o tudo definitivo.:coradoeol
nao quero com isto dizer que esta mal feito, que nao esta, ate esta muito melhor que todos os meus diy, tao melhor, que acabei por comprar umyb624

rjabittencourt
08-02-08, 21:39
só vendu!!!!

Que comentário é este ? Quer dizer o quê ?

Edgar Luis
09-02-08, 22:30
a mim n compras-te.. lolol.. :P aquela divisoria é mesmo para n desferrar em caso de falta de luz ou mesmo.. caso desligue a bomba de retorno....

sem a divisoria que falas..

http://www.reefforum.net/photopost/data/500/medium/overflowkaseacabado.jpg

dps de fazer o overflow como falas.. sem a tal peça.. tive que a colocar pois desferrava.

Gil Miguel
10-02-08, 00:56
o ideal é um overflow com 2 camaras totalmente independentes, ambas ligadas a um powerhead para ir retirando o ar, caso contrário desferram mesmo :) e inudanção certa.

Fica um exemplo:

http://www.reefforum.net/photopost/data/518/medium/17overflowEDIT.jpg

Ingo Barao
11-02-08, 15:19
estas a ver o do gil
:sbSourirb yb665