PDA

Ver Versão Completa : Novo Aqua JMM

Páginas : [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

João M Monteiro
16-01-06, 13:51
Boas,

Embora corra o risco de ser prematuro (ainda só assinei o contrato-promessa da casa nova...e podem roer a corda), vou começar postar aqui o projecto do meu novo aquário, para o irmos fazendo juntos, com os vossos prestimosos contributos.
Embora já haja coisas definidas, que identificarei, outras ainda estão por definir.
Já fiz uns bonecos. Deram uma trabalheira tal (alguns de vocês já conhecem a minha inabilidade natural para o mundo da informática) que vale tudo... menos gozar com os bonecos.

Então, vamos a isto:

Data prevista para a montagem: Maio/Junho 2006
Localização: Lisboa. A fazer uma parede da sala (à face, só com uma frente). Vou sacrificar a despensa e fico com uma sala de máquinas de 4m2.
Tipo: Recife, maioritariamente de SPS´s, embora com moles e LPS´s do meu aqua actual

Aquário: - definido; era de um amigo
Medidas exteriores de (cms) 200x55Ax73L, em vidro de 12mm, com travas francesas e 3 travamentos centrais. Medidas úteis de 197,6x51,8x71,6 cms. Cerca de 725 litros.
2 colunas secas triangulares aos cantos, cada uma com um outflow e um inflow

Sump - a ajustar
Medidas exteriores de 135x50x40, feita a partir de um antigo aquário meu. Vai incluir um refúgio (num canto) com aproximadamente 100 lts. Nota: não tenho possibilidade de fazer refúgio superior mas não estou muito preocupado com isso

Substracto
Refúgio: DSB: 12 a 15 cms
Aqua: SB: 3 a 5 cms

Rocha Viva
120 a 150 kgs
Iluminação - a definir
Opção A: 4x150 HQI + 4x80w/ou/54w T6 (2 de 6.500K e 2 actínicas) - total de 816 ou 920w;
Opção B: 2X150 HQI (cantos) + 4x80T5 + 4/ou/6x54w T5 (1/2 de 6.500k e 1/2 actínicas) - total de 836 ou 924w

Circulação - definida
Turbelle kit TS24: 2 x Turbelle 6100 (4 a 12.000 lts/h) ligadas a multicontrolador

Retorno .- a definir
Bomba exterior de 4 a 5.500 lts/h (a definir), ligada a SCWD

Aquecimento/refrigeração
Uns 3x300w / A/C na sala de máquinas

Escumador - a definir
Provável: Schuran Jetskim 200 - para aquas até 2.000 lts;
ou
H&S / Deltec ...

Reactor de Kalk - a definir
DISE (?)- do it ...somebody else, que eu não tenho jeito, em repositor automático de água de osmose com aprox. 100 lts.

Reactor de Cálcio - a definir
Provável: Schuran Jetstram 1

Bem, vamos aos bonecos:

Aqua+sump
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7437_1.jpg

Iluminação
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7437_2.jpg
ou
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7437_3.jpg

Circulação
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7437_4.jpg

Comentem à vontade e em força !

Paulo Serrano
16-01-06, 14:35
Olá Júlio
Acho um bom projecto mas em relação aos swd devias dividir as saídas pelo Aquario, e em relação há profundidade do Aquario será que não pode ser mais fundo dos 72 para o 80 ou 90???:sbOk5:
Acho que a iluminação optava pelas 4xHQI opção A, mas ai pode ser discutível, eu se calhar optava por uma bomba de retorno com mais potencia se calhar 6500l/h ou mais, pela seguinte razão punha o refugio elevado em relação ao Aquario e a bomba teria um baypass (penso ser assim que se escreve), e o refugio caia por gravidade para o Aquario,:whistle: :whistle: ok só li depois a tua falta de por o refúgio em cima, mas mesmo assim não consegues por uma prateleira na arrecadação??? Em relação ao Escumador, (ou Espumador), acho que se estás contente com o teu não mudava a marca pois já sabes que tens bons resultados com o H&S, para quê mudar??? (equipa ganhadora não se mexe, :sbSourirb :sbSourirb ), por quê as traves francesas, fica difícil depois mexer no Aquario na minha opinião, pessoalmente não gosto.

Um abraço e força nisso

Rui A Passos
16-01-06, 14:47
Olá Paulo,

De facto o aquário do joão poderia ser mais fundo, o problema é que ele já existe e portanto não pode ser alterado...

João M Monteiro
16-01-06, 15:32
Boas,

Paulo,

Quanto ao aquário, como diz o Rui - mais uma vez obrigado, amigo - ele já existe e tem essas medidas e travamentos. E a profundidade acho boa, até porque se fosse mais fundo, dificilmente eu me mexia na sala de máquinas. Se fizesse de novo, faria mais alto (tb com 70), apenas.

Iluminação: é opção A porque também é a minha preferida. Mas tenho que analisar consumos antes da decisão final.

Refúgio: A sala de máquinas não tem profundidade para o colocar ao lado, em nível superior ao aquário e não o posso colocar por cima. Ficará independente da sump, recebendo a água por gravidade do aquário, que é devolvida pela bomba de retorno.

Escumador: Não tenho nenhum H&S. Ai deve ter sido confusão (com o Júlio...)

Paulo Serrano
16-01-06, 16:06
Olá
Sem duvida que houve confusão, :whistle: :whistle: :knSourire , peço desculpas.
De qualquer maneira sem duvida que H&S em relação preço qualidade eu tenho e estou muito mas muito satisfeito.
Um abraço

Carla Valentim
18-01-06, 21:59
Parabéns João.
O teu projecto está muito bem pensado e estruturado.
Estou ansiosa por ver isso tomar forma, tem tudo para ser um aqua fantástico.

Cumps
Carla

Rinaldo Fontenele
18-01-06, 22:31
Belo projecto, quero ver as fotos logo João!!!!!!

João M Monteiro
19-01-06, 10:39
Obrigado Carla e Rinaldo.
Fotografias ainda vai ser complicado. Só daqui a uns 2 meses, +/-

João M Monteiro
21-03-06, 18:34
Boas,

Embora não haja grandes novidades, deixo aqui uma actualização. Correndo tudo como previsto, compro a casa ainda esta semana, as obras para instalar o aquário terminam a 13/4 e em Maio já estará a funcionar (1ª fase). No final de Junho receberá o espólio do meu aquário actual (2ª fase)

Já não falta tudo...

Após muita maturação e conversas, o set-up mais provável (...até ao dia...) do futuro aquário é o seguinte (como verão, tem algumas diferenças em relação ao post inicial, resultado dessas conversas e maturação)

Aquário:
Medidas exteriores de (cms) 200x55Ax73L, em vidro de 12mm, com travas francesas e 3 travamentos centrais. Medidas úteis de 197,6x51,8x71,6 cms. Cerca de 725 litros.
2 colunas secas triangulares aos cantos, em que serão usados 3 outflows e um inflow

Sump
Medidas exteriores de 135x50x40, feita a partir de um antigo aquário meu

Substracto
Refúgio: DSB: 15 cms
Aqua: SB: 3 a 4 cms

Rocha Viva
perto de 200 kgs (+/- 50 do meu antigo aquário). Inclui, no conjunto, 30-40kgs de RM com 2 a 3 anos de aquário

Montagem com água natural

Iluminação
4x150 HQI + 3x80w T5 (1 de 6.500K e 2 actínicas)

Circulação
Turbelle kit TS24: 2 x Turbelle 6100 (4 a 12.000 lts/h) ligadas em multicontrolador

Retorno
Bomba exterior de 6 a 9.000 lts/h

Aquecimento/refrigeração
3x300w / A/C na sala de máquinas

Escumador
Schuran Jetskim 200

Reactor de Kalk
Deltec KM 500

Reactor de Cálcio
Schuran Jetstream 1

E agora os bonecos:

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7437_14.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7437_12.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7437_7.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7437_13.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7437_9.jpg

Marcos Cavaleiro
21-03-06, 18:39
boas joao
So pergunta
tubagem de retorno com as saidas vai ser em tubo de quanto?
abraços

João M Monteiro
21-03-06, 18:42
Marcos,

Se não me engano,
- 2 outflows de 1"1/4 e 1 de 1"3/4;
- inflow de 1"3/4

Roberto Pacheco
21-03-06, 22:07
Parabens no "upgrade" João :knTrinque

O projecto esta muito bem desenhado, gosto da opcao que escolheste para luz e circulacao, a unica coisa que mudaria e a colocacao de RV, da maneira como esta desenhado posso ver possivel problema de acumulacao de detrito. Vais fazer "spraybar" por detras da rocha ?

Vitor Pestana
22-03-06, 00:01
Olá João.

Acho muito interessante e bem planeado o teu projecto, a unica coisa que alterava era o layout da RV, além de a achar em demasia, está muito encostada ao vidro e dessa forma irás ter alguns problemas de circulação e acumulação de detritos.

Caso pretendas manter o mesmo desenho sugiro o conselho do Roberto com a instalação de uma spraybar.

Força nisso e fica à espera de vê-lo a funcionar.

Abraço

Pestana

Ricardo Rodrigues
22-03-06, 00:08
Esses desenhos estão muito apetitosos João, estou desejoso de ver fotos da montagem, fotos de qualquer coisa... fotos!!!

Tenho pena de não te ter conseguido convencer em relação à iluminação :(

Abraço

João M Monteiro
22-03-06, 10:36
Bom dia a todos,

Roberto e Vitor, quanto à RV

A minha ideia é fazer um aquário de parede em que a mesma vai tapar cerca de 5cms de cada lado e em cima e 3 em baixo, para não se ver o vidro, isto é o fim do aquário. Nos vidros laterais vou ainda colar película reflectora, para dar mais noção de profundidade.
Ou seja, a minha ilusão é poder estar a olhar para o mar e não para um aquário...
Esta disposição da RV tem a ver com isso. Em algumas zonas estou a pensar ter rocha mesmo até à superfície. Com os tais 5 cms tapados no topo, dará (espero) a ideia de continuação.
Para não compactar demasiado e evitar o problema que identificam, fiz umas umas estruturas de elevação em eggcrate e acrílico (assinaladas no desenho).
Ainda assim, se vir que fica demasiado compacto, colocarei umas bombas de circulação por trás da rocha.
De qualquer maneira, é provável que o desenho aparente mais rocha do que o resultado final.

Ricardo,
Falei com o Rui Alves longamente sobre esta questão da iluminação e, especialmente, sobre a possibilidade dos 250w com os (excessivos) travamentos que o aquário tem (também assinalados no desenho). A opinião dele foi taxativa: é perigoso colocar HQI´s 250 sobre estes travamentos, devido ao aquecimento que provocam ser muito superior aos de 150.
Assim, foi confirmada a minha ideia inicial.
Penso, no entanto que a luz será suficiente e, acima de tudo, melhor distribuída do que se optasse por 3x250.
Continuo a achar que, muitas vezes, se abusa da quanrtidade de iluminação, o que nem sempre é benéfico (além de ser muito caro). Mas isto é só uma ideia.

Julio Macieira
22-03-06, 15:12
Olá João

Em minha opinião essa quantidade de saidas ligadas á SCWD não vão funcionar.

Observo muita perda de caudal numa SCWD. Se observeres a entrada e saida de uma SCWD, vais observar que dificilmente poderá aceitar um caudal superior a 2500L.

Parecem-me ser demasiadas saidas para uma saida inferior a 1/2" (de cada lado da SCWD)(vê bem a dimensão da saida de uma SCWD)

A minha sugestão iria mesmo para 2 bombas de retorno separadas, ou uma apenas potente, que não fosse ligada a SCWD.

Não é possivel teres pressão nessas saidas todas, ainda para mais ligadas a um SCWD.

João M Monteiro
22-03-06, 15:18
Boas, Júlio

A saída não vai estar ligada a nenhuma SCWD (conforme "bonecos" de ontem). Abandonei essa ideia há algum tempo, em boa parte, pela razão que apontas (caudal máximo de 2.500 lts/h).

Também por causa do caudal, haverá 3 outflows e apenas um inflow.
O caudal bifurca à entrada do aquário e reparte-se por 8 saídas reguláveis com torneira.

Julio Macieira
22-03-06, 15:24
Opss..então comentei o "desenho" errado :haEbourif

O caudal bifurca à entrada do aquário e reparte-se por 8 saídas reguláveis com torneira

Qual vai ser a bomba que vais usar para isso, João ? e qual vai ser a dimensão de cada saida?

João M Monteiro
22-03-06, 15:30
A bomba ainda não está totalmente definida. Só o caudal que será entre 6 e 9.000 lts/h.
Estou a considerar a Tunze de 8.300 (relação qualidade/preço), embora haja notícia de que é ruidosa.
Vou começar com uma Pentair de 6.000 lts/h (emprestada) e depois vejo se o caudal e/ou a bomba serão para manter ou substituir.

Quanto às dimensões, se não me engano,
- 2 outflows de 1"1/4 e 1 de 1"3/4;
- inflow (retorno) de 1"3/4

Julio Macieira
22-03-06, 15:36
Olá companheiro :haEbourif

As dimensões em polegadas são:

1/2"
3/8"
3/4"
1"
1x1/4"
1x1/2"
2"
2x1/2"
3"
4"

A dimensão 1x3/4" não existe :knSmileyV

João M Monteiro
22-03-06, 15:40
Então...é sinal que me enganei.:sbSourirb

Tenho a ideia (mas não a certeza, porque não tenhos as medidas aqui comigo) de serem os grandes de 43cms e os pequenos de 32.
Mas não me recordo se são os furos ou os passa-muros. Depois confirmo

Julio Macieira
22-03-06, 15:42
de serem os grandes de 43cms

:knSourire parece-me que te enganaste de novo.

Milimetros. Se fossem centimetros ficavas sem espaço para o aquario :knSourire

Marcos Cavaleiro
22-03-06, 15:43
:knSourire :knSourire :knSourire isso era tubagens para esgoto

João M Monteiro
22-03-06, 15:46
Sim, Júlio, evidentemente.

João M Monteiro
27-03-06, 18:08
Boas,

Continuando tudo a correr com planeado, realizei a escritura da compra da casa na passada 6ª feira.
As obras para a colocação do aquário (e instalação associada) decorrerão entre 3 e 13 de Abril.

A data da montagem aproxima-se! ! ! :sbSourirb :sbSourirb :sbSourirb

Entretanto, deixo-vos umas fotografias do local...antes, para aguçar o apetite:

1ª - vista da sala de estar (ao fundo, a parede onde vai ficar o aquário);
2ª - pormenor dessa parte da sala (que terá dois cadeirões para maior comodidade na contemplação...)
3ª - sala de bastidores (actualmente conhecida por despensa). Ficará um pouco maior após deitar abaixo a parede (+15 cms +/-).