PDA

Ver Versão Completa : My little one

Páginas : [1] 2 3 4 5

Mónica Nunes
16-01-06, 23:25
Boas.
Começou ontem a minha aventura com os salgados, montei o meu primeiro reef, não é nada de especial, pois é mais para aprender e ganhar alguma experiencia.
Setup:
Aquário: 100X30X40
2 Bombas de 1100L/h cada para circulação
Escumador tunze 9002
Areao de coral
20kg de rocha viva
A iluminação é provisória (2X36W pc 10000ºK), so até chegar a nova (2X39W t5 10000ºK + 2X39W actinicas)
Desidade: 1026
Temperatura: 26ºC

Já agora se me poderem informar o que é aquela coisa branca eu agradecia, é meio mole.

Seguem imagens:

Mónica Nunes
19-01-06, 22:35
Aqui vão mais umas fotos após partir a rocha e fazer 1 novo layou, que continua a não me agradar, opinioes aceitam-se :sbSourirc

Luis Rosa
20-01-06, 00:50
Meteste 1 peixe no aquário? :eek:

Tenta meter as rochas em escadas.... bases maiores e bocados mais pequenos em cima e tenta fazer patamares para os corais :D

Cumps

Roberto Pacheco
20-01-06, 01:14
Mónica esta RV ja esta curada ? O Areao e vivo ?
Ja mediste os parametros do aqua antes de adicionar o peixe ? Quantos litros tem o aqua ? Que corais estas planejando manter ?

Mónica Nunes
20-01-06, 11:49
Boas.
Eu pus a rocha assim, pois não queria tudo muito compacto, para não se acumularem detritos, mas vou tentar fazer outro layout, apesar de não ter muito jeito para layout's. A rocha já esta maturada e o areao não é vivo, presumo que tenha feito uma grande asneira ao meter a castanheta, acho que vou devolve-la ao mar.
Meti uma lapa desde o primeiro dia do aquario e ela continua viva e ate ja se reproduziu dentro do aqua.
O aqua tem 120L brutos, penso meter corais faceis a razoaveis de manter.

Gil Miguel
20-01-06, 11:54
Monica a Rocha estava embalada em sacos como mostraste na foto, ou seja foi transportada do continente para ai ?

Se for este o caso é impossivel que a rocha esteja curada, já que tendo vindo a seco morreu muita bicharada, sabendo tambem que o transporte daqui para a Madeira nunca é rápido.

Se compraste ai na Madeira esquece o que eu disse, caso tenhas comprado cá, Vais ter um ciclo mais longo e terás que que ter mais cuidado na introduçao de seres vivos no aquario.

Mónica Nunes
20-01-06, 11:59
Boas.
Bem realmente a rocha veio do continente, ela já estava maturada lá, não sabia que era preciso maturar aqui outra vez, a rocha esteve menos do que 1 dia fora de água.
Bem eu não quero "brincar" com a vida dos peixinhos, caso eu veja algo de estranho devolvo ao mar, ainda por cima o bixinho já passou por 1 ciclagem de outro aquario.

Ricardo Santos
21-01-06, 03:30
Boas Mónica,

A rocha vindo do continente, mesmo curada, perde muita da vida que se encontrava dentro dela (mas não te preocupes, esta volta). Ao introduzires a rocha dentro do teu aqua, o que é que aconteçe, a vida que morreu durante a viagem, vai começar a se decompor, poluindo a água, e para isto mesmo que te vai servir o ciclo, para curar essa rocha. A decomposição dos seres que morreram, vai trazer-te níveis de amonia indesejados, mas que com o tempo irá, por parte da nitrificação do aquário (filtragem biológica, ou seja, a própria rocha viva) desaparecer, transformando em nitritos, etc...

O meu conselho, 1º devolve o peixito ao mar (é bem bonito, mas não o submetas a tal tortura :icon_cry: ), desliga a luz, e deixa a natureza a fazer o seu papel durante um mês, não mexas, não adiciones, nem coloques nada! Ah, é verdade, excepto uma coisa, desde o inicio, podes e deves repor a água evaporada de perferencia com água de Osmose + Kalk!
No final deste mês, considero que deve ser feita, se possivél, uma TTA (Troca TOTAL de Água), vais colocar água limpa, ainda para mais essa das ilhas, num aqua com RV, agora sim, já bem curada (mas, ATENÇÃO, a água tem de ser intruduzida no aqua á mesma temperatura da que lá estava, não demores muito tempo, e podes até ir molhando a RV para não haver perdas nesta)...Nesta altura podes também ligar a iluminação, começa por exemplo com 1h por dia, e vais aumentando, tipo 15m por dia, até chegares ás horas desejadas.
Passado o 1º mês e a TTA, faz TPA's de 10% de 3 em 3 dias durante os primeiros 15 dias, e a partir daqui, passas a fazer as habituais 10% semanais...

E depois é fazer testes, antes acho desnecessário, e ver se as coisas já estão no sitio certo...se não estiverem ainda é continuar com a rutina até estar tudo pelo menos aparentemente bem! Começas a por os primeiros corais, a ver como se dão, e mais um conselho, peixes, só depois do 4º mês, sim parece assustador, mas vais ver que assim terás um aqua muito estavél...:sbOk3:

Boa sorte!...e se não perceberes alguma coisa, ou mesmo tudo :coradoeol , pergunta!

Mónica Nunes
21-01-06, 15:00
Boas.
Tou cada vez mais confusa bolas :knSmileyV
Noutro topico disseram-me para nunca trocar 100% da água, mas sim para ir fazendo tpa's semanas de 10% a 20% do volume do aquario.
Eu por agora estou deixando o aquario, com 6h de iluminação, amanha ia fazer a primeira tpa de 20L, e continuando assim. Se eu deixar o aquario sem iluminação 1 mes as esponjas e palythoas vão morrer certo?
Quanto à castanheta vou hoje leva-la para o mar, reparei que ela já está boa do cryptocario, assim já estou mais descansada, pelo menos vai para o mar em condições.
Será que se eu continuar com a ciclagem do aquario como estou fazendo não vai dar certo? (Claro sem a castanheta)

Ricardo Santos
21-01-06, 15:21
Boas mais uma vez Mónica,
Isto na aquariofilia é assim, cada um com a sua ideia e teoria, normalmente cada um reune tudo o que leu, aprendeu e ouviu, e tira as suas conclusões, daí haver muitass opiniões diferentes, e ás vezes contrárias!

Boas.
Tou cada vez mais confusa bolas :knSmileyV
Noutro topico disseram-me para nunca trocar 100% da água, mas sim para ir fazendo tpa's semanas de 10% a 20% do volume do aquario.
Eu por agora estou deixando o aquario, com 6h de iluminação, amanha ia fazer a primeira tpa de 20L, e continuando assim. Se eu deixar o aquario sem iluminação 1 mes as esponjas e palythoas vão morrer certo?
Será que se eu continuar com a ciclagem do aquario como estou fazendo não vai dar certo?
Se vai dar certo? Vai, mas vai demorar muito mais tempo, vai de certeza te aparecer mais algas, e vais ter estas durante mais tempo...mas se mantiveres a iluminação apagada vai ser melhor, quanto as esponjas e palythoas não sei...
...Vamos esperar por opiniões dos "expert" :coradoeol

Mónica Nunes
21-01-06, 15:30
Boas.
Sim é melhor esperar por outras opiniões para tomar a decisão de ter a luz acesa ou apagada, isto de reunir as varias opiniões e tirar conclusões não é para mim, pois esta é a minha primeira experiencia com salgados, logo não posso tirar conclusão nenhuma do que o que os outros dizem, tento me orientar por aquilo que me vão dizendo, mas quando uns dizem para fazer X e outros para fazer Y fico toda confusa.
Se mais pessoal me disser para deixar a luz apagada durante 1 mes eu deixo, mas sendo assim não posso meter equipa de limpeza daqui a 3 semanas (como me aconselharam), pois vai estar tudo as escuras. :admirado:

Ricardo Santos
21-01-06, 16:25
Se mais pessoal me disser para deixar a luz apagada durante 1 mes eu deixo, mas sendo assim não posso meter equipa de limpeza daqui a 3 semanas (como me aconselharam), pois vai estar tudo as escuras. :admirado:
Boas,
A equipe de limpeza não tem a necessidade de fotosíntese...:knSourire
Deves é oferecer alimento a estes!

Roberto Pacheco
21-01-06, 17:09
Monica ja mediste os parametros ammonia-nitrito-nitrato ? Quanto a luz o que podes fazer e mante-las acesas duas horas por dia assim vai tomar conta de qualquer coral que necessito de fotossíntese.

Mónica Nunes
21-01-06, 19:27
Boas.
Eu ainda não medi parametros a não ser a salinidade, que está a 1025.
Eu sei que a equipa de limpeza não precisa de luz, mas penso que não será agradavel estar 24h sobre 24h as escuras e depois quando fizesse a TTA penso que com a mudança brusca os "fascineiros" iam morrer.
Gostaria de ouvir mais opiniões acerca de como deve ser feito o ciclo.

Roberto Pacheco
21-01-06, 21:16
Se a RV estava bem maturada e nao perdeu muita vida durante a transportacao entao e bem possivel que a ciclo seja curto, mas sem fazer testes aos parametros sera impossivel saber de certeza aonde estas no ciclo.

A fauna nao precisa de luz e de facto a maioria da minha fauna/infauna so e activa durante a noite por causa da predacao dos peixes, portanto a luz nao e uma necessidade e eles podem facilmente se ajustar. A unica coisa que ira beneficiar dum fotoperiodo sera os corais.

Mónica Nunes
22-01-06, 00:45
Boas.
Amanha farei os primeiros testes.
Concluindo e resumindo acho que vou fazer o ciclo com tpa's semanais de 15L e 3 horas de fotoperíodo, também so pretendo adicionar os primeiros peixes em junho que é quando vou a lisboa e algarve, assim já trago os peixinhos comigo, visto nessa altura o aquário ter 5 meses com a equipa de limpeza e algum peixe daqui da costa, será que posso por de uma vez 2 ocelaris, 1 gramma loreto, 1 Chrysiptera parasema e 1 yellow gobio.
Numa loja cá têm um Synchiropus picturatus, achei lindissimo o peixe, mas já vi que se trata de 1 mandarim, logo presumo que não o possa ter no meu aquario por ser pequeno demais para ele, corro o risco dele morrer à fome né?

Mónica Nunes
22-01-06, 00:53
Upx já me esquecia de 1 foto após nova muança de layout.
Arranjaram-me hoje um sistema de soro, mas não sei se tenho que usar aquilo tudo, ou apenas a pecinha que regula o fluxo, aqui vai a foto e digam-me o que usar.

Roberto Pacheco
22-01-06, 01:49
mas já vi que se trata de 1 mandarim, logo presumo que não o possa ter no meu aquario por ser pequeno demais para ele, corro o risco dele morrer à fome né?

Um Manderin precisa dum aqua com bastante RV, pelo menos de 45 kg que ja esteja bem madura, um refugio pode ser de grande ajuda por providenciar a fauna necessaria para mante-lo vivo.

Pedro Resendes
22-01-06, 02:34
http://www.reefforum.net/photopost/data/500/Imagem_091.jpg
boas monica tens aqui uma ideia de como fazer
:sbOk3:

Mónica Nunes
22-01-06, 02:47
Boas.
Mas como é que isso fica mesmo estanque? Usas cola para essa pecinha branca que fica mesmo na garrafa?

Roberto Pacheco
22-01-06, 02:47
Aqui esta o meu metodo sofisticado de dosear kalk...:knSmileyV

http://img.photobucket.com/albums/v292/cheeks69/143_4314.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v292/cheeks69/143_4315.jpg

Mónica Nunes
22-01-06, 02:50
Roberto Pacheco tu nem usas o sistema de soro.
Está para chegar um osmolador da tunze e não sei como vou fazer para o ligar á agua com kalk, visto esta não poder estar em contacto com o ar, alguma ideia?

Pedro Resendes
22-01-06, 02:56
podes usar cola super 3 ou entao cilicone ja usei das duas ambas ficaram estanque :sbOk3:

Roberto Pacheco
22-01-06, 04:51
Roberto Pacheco tu nem usas o sistema de soro.

Nao ! Para mim quanto mais simples melhor:haEbourif

Esta aqui uma ideia:
http://www.marinedepot.com/md_viewItem.asp?idproduct=TZ4117

http://www.marinedepot.com/IMD/150/TZ4117.jpg

Mónica Nunes
22-01-06, 12:49
Bem o sitio onde vou meter a água de osmose não é problema, o problema é dosear a água com o kalk sem este entrar em contacto com o ar... parece que a unica solução no meu caso é 1 calcium dispenser.