PDA

Ver Versão Completa : Sistema2 - 350 L

Páginas : [1] 2 3 4

Gil Miguel
31-01-06, 00:26
Finalmente comecei a montagem do 2º sistema, tem 100x100x35 em 8mm e travamento á francesa de 5cm, está assente numa estrutura com 100x100x80 com barrotes de 4cmx4cm. Vai Ficar na Garagem, já que no sotão está interdito á entrada de mais água. O factor temperatura tambem entrou na contabilidade.

http://www.reefforum.net/photopost/data/524/medium/Mesa_aquario1.jpg

A estrutura, como é impossivel encosta-la toda á parede, abana um pouco. Amanha vou resolver este problema colocando travamentos entre a estrutura e a parede, já que furar a parede está fora de questão (tubos de gás e agua).
Acham o travamento da estrutura Suficiente?

A sump não vai ter divisórias e tem 108x36x36. Vou Colocar escumador, Termostasto Bomba de Retorno e rocha morta misturada com alguma viva.

Tinha idealizado a iluminaçao e a circulação mais ou menos desta forma :

http://www.reefforum.net/photopost/data/524/medium/VISTA_SUPERIOR.JPG

A orientação das bombas ainda é um factor a rever, consoante as bombas que comprar, qto á iluminaçao as lampadas t5 serão por agora de 14000k e a HQI de 20000k. Ao Longo do tempo vou substituir metade das 4 das 6 lampadas t5 por lampadas de 6500k e 10000k. A lampada HQI será tambem substituida por uma lampada de 10000k.

O escumador será um diy AGA&EZE :whistle: com 110 mm de diametro alimentando por uma Project 2400L/H regulavel.
Para já vou colocar 20 Kilos de areia do meu aquário e 50 kg de areia comprada á UnderWater (obg Rui) :). Estes 70 kilos serão suficientes para fazer uma DSB (8cm) em pelo menos metade do aquario, diminuindo de profundidade até ter 1 cm de altura ?

O Objectivo é ter uma zona só para corais moles e uma zona só para corais duros onde vou realizar algumas experiencias, a meio vai ter uma ilha de rocha viva. O resto da rocha irá preencher a sump. Para já serão mais ou menos 25 kg de rocha viva.

Fica-se a aguardar sugestoes e criticas claro :):knSmileyV :knSmileyx

No próximo Fim de semana inicia-se a montagem.

António Paes
31-01-06, 01:10
Olá,

Um projecto interessante não haja dúvidas, mas queria apenas alertar-te para 2 coisas.

1 - remoção de uma grande parte do areão do teu aquário estabilizado poderá originar problemas.

2 - A fazeres uma DSB no aquário de propagação com o método de rampa acho pouco viável devido à circulação da água, uma das hipóteses era colocares um outro vidro de lado a lado do aquário, com a altura da DSB que queres e nessa parte então sim colocar lá a DSB, caso contrário acho que irá tudo ficar com a mesma altura.

António Paes

PS: Essa estrutura assim a olho não me inspira grande segurança, mas é algo subjectivo e não baseado em dados concretos.

Carlos Jorge
31-01-06, 01:54
Boas

Grande projecto Gil.

Gil não poderá haver problemas pelo facto do esquentador estar por cima do aquário. Já nem falo pelas trocas gasosas com o aquário, mas também pelo perigo que isso pode representar caso haja um entupimento do extractor que origine um acumulo de gás tão próximo da HQI. Não é para levares a mal, estou só a especular e a alertar-te para um pormenor que porventura poderá trazer algum perigo.

Gustavo Figueiredo
31-01-06, 03:00
Venham essas mudas.:coradoeol :coradoeol

Gil Miguel
31-01-06, 07:27
1 - remoção de uma grande parte do areão do teu aquário estabilizado poderá originar problemas.

2 - A fazeres uma DSB no aquário de propagação com o método de rampa acho pouco viável devido à circulação da água, uma das hipóteses era colocares um outro vidro de lado a lado do aquário, com a altura da DSB que queres e nessa parte então sim colocar lá a DSB, caso contrário acho que irá tudo ficar com a mesma altura.

Boas António

A areia vai ser removida do aquario de 100 litros que está ligado á sump do meu aquario principal. Nao vou mexer na minha DSB :) deus me livre :)

Como pretendo colocar pouca rocha, a zona de maior altura de DSB seria para colocar corais moles e consequentemente menos corrente, diminuindo de altura até a zona que vou colocar corais duros. No meio teria zonas de corrente média, e na zona com uma camada fina de areia a corrente seria mto forte.
Nao acham viável ? ?

A estrutura tens que vir cá vêr.

Carlos:

Gil não poderá haver problemas pelo facto do esquentador estar por cima do aquário. Já nem falo pelas trocas gasosas com o aquário, mas também pelo perigo que isso pode representar caso haja um entupimento do extractor que origine um acumulo de gás tão próximo da HQI.

O Esquentador está desactivado á bastante tempo e assim vai continuar :)

José Francisco Duarte
31-01-06, 12:05
Olá Gil...

Em relação aos outros assuntos, nem digo nada pois, nitidamente tens mais experiência que eu... :pracima: Mas em relação à estrutura, eu fiz uma parecida com a tua e apenas consegui estabilidade, colocando uns travamentos a meio, dos pés. Reforcei ainda a estrutura com uns L em aço (em todas as uniões) que se vendem no AKI ou no Leroy Merlin... despois deste reforço que fiz, e se tb o fizeres, acho que a tua estrutura aguenta 2 aquas iguais... :pracima: :pracima: :pracima: :sbOk: :sbOk: :sbOk3:

Gil Miguel
31-01-06, 17:11
Podes colocar fotos José? da tua estrutura ou preenche os travamentos que colocaste na minha fotografia e coloca aqui, se tiveres paciência :):sbOk3:

Rogerio Miguel Gomes
31-01-06, 17:26
Agora sim Gil ,já pareces aqueles alemães do miniriff a fazer propagação na garagem está muito fixe ,boa sorte.:sbOk3:

Ps:Desculpa mas com uma garagem tão grande como a tua poderias escolher outro sitio melhor para o aquario.

Um abraço Rogério.:sbMain:

Gil Miguel
31-01-06, 17:30
Boas Rogério

Desculpa pq?? :)

Foi o sitio possivel e e... sinto-me com sorte em me autorizarem a montagem de mais um aquário :), o sitio possivel é este, e vai ter 3 faces visiveis, o que na maior parte dos sitios "propostos" :sbSourirb não era possivel.
E tambem pq por vezes estão 3 carros dentro da garagem.

Vasco Santos
31-01-06, 19:20
oi Gil, já sabes se precisares de ajuda para a ir buscar a agua diz qq coisa, o aquario tá com pinta:sbClinOei

João Magano
31-01-06, 19:27
E tambem pq por vezes estão 3 carros dentro da garagem. :haEbourif parece-me que não vais precisar de reactor de CO2 :haEbourif

Carlos Dias
31-01-06, 21:49
Boas

Gil essa mesa vai ter problemas graves de estabilidade quando o AQ. estiver cheio.
Penso que deves fazer uns melhoramentos, porque senão se já abana agora quando o AQ. estiver cheio isso caí pela certa, tenta estabilizar a coisa duma das formas como está no desenho, a melhor é em diagonal.

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7362_6.jpg

Roberto Pacheco
31-01-06, 22:53
Gil gosto muito das dimensoes do aqua e mesmo excelente para propagação !
Agora porque usar DSB ou RV ? Vais manter peixes no aqua ? Porque nao usar egg crate ?

Gil Miguel
31-01-06, 23:47
Boas

Carlos, Obrigado pela dica, já enchi o aquario para o testar e abana estando cheio ou vazio, de facto terei que reforçar a estrutura ou arranjar maneira de a fixar na parede.Até ao final desta semana espero ter o problema resolvido.

Roberto, Isto será mais um segundo aquário que especificamente um aquario só para propagaçao,apesar de pretender realizar algumas experiencias nesta área :vitoria: , dai a utilizaçao de alguma rocha viva (muito pouca no display, ficando a maioria na sump) e uma DSB parcial (Vou tentar pelo menos:))

Quanto a peixes provavelmente colocarei um cirurgiao e 1 ou 2 pequenos peixes que tenham utilidade para controlo de pragas, etc etc.

Se fosse exclusivamente para propagaçao teria optado por 100x100x25 ;)

Ricardo Rodrigues
01-02-06, 01:39
Está muito bom Gil, parabéns!

Vai colocando fotos dos progressos.

Abraço.

José Francisco Duarte
01-02-06, 10:53
Bom dia, Gil,

Peço desculpa de não ter respondido antes... só agora vi a notificação e o post...

Vou tentar tirar umas fotos com o meu telemovel... :admirado: seja como for a estrutura está forrada com pladur, por isso acho que vai ser dificil mostrar os travamentos, mas os L vai ser mais fácil... Logo, (22h00-23h00) ja tento postar as fotos. :sbOk3:, já tinha o teu esquema com as alterações... só que aqui só tenho o paint, e o esquema fica com 570 kb... não dá para postar :icon_cry: seja como for, com os L e os travamentos a meio, acho que não vais necessitar de travamentos na diagonal... a minha estrutura aguenta com mais dois ou tres aquas com 350 lts... (:sbSourirb ) :sbOk3: e sem abanar... de qualquer forma acho que consegues colocar os L e os travamentos a meio sem esvaziar o aqua... :sbOk3:

Pedro Pacheco
01-02-06, 12:08
Olá Gil

Não estas a pensar em fechar a estrutura?
É o suficiente para dar força e resistência, umas placas de MDF e deixa logo de abanar.
De resto está tudo muito bem feito, os meus parabéns.

José Francisco Duarte
01-02-06, 12:59
Boas, novamente...

Como o Pedro disse, podes sempre forrar a estrutura, não tendo assim necessidade de travar a meio, contudo isso nada impede que tornes a estrutura mais segura! :sbOk3:

Aqui fica o tal esquema com os travamentos e os Ls que eu coloquei, na minha estrutura, logo ponho as fotos da minha estrutura... :sbOk2:

Gil Miguel
01-02-06, 23:09
Obrigado Pedro e José :)
Este fim de semana vêr se tenho o problema resolvido e inicio a Montagem.

Vitor Pestana
02-02-06, 00:10
Olá Gil.

Agua quente não te vai faltar, com esse equntador por cima do aquario, tens sempre agua quentinha para estes invernos rigorosos :jmdFou: :jmdFou: :jmdFou: :jmdFou:

Agora a sério, tá tudo muito bom, mas toma muita atenção a esse movel, segue os conselhos do pessoal em relação às traves.

Abração

Pestana

José Francisco Duarte
02-02-06, 02:02
Boas Gil,

Como te prometi... (um pouquito mais tarde, mas isto de trabalhar, às x...:sbPoissoc ) aqui estão as fotos dos L, agora como te disse a minha estrutura está forrada, por dentro e por fora... e não dá para mostrar as traves :icon_cry: :vitoria: mas uma coisa te garanto, se colocares os L em todas as uniões, quase nem vais necessitar das traves, mas é uma segurança, mais 20/30€ não vá ser por isso... :sbOk2:

Rinaldo Fontenele
02-02-06, 09:31
Olá Gil, gostava eu de saber qual o motivo para a altura de 35 cm????

Porque não ter uma altura maior??

Ricardo Rodrigues
02-02-06, 10:15
Olá Rinaldo,

A escolha de aquário baixos para propagação de corais está relacionada com a penetração de luz na água tornando-se também mais fácil fazer a manutenção do aquário. O objectivo neste tipo de aquário é o rápido crescimento dos corais aproveitando ao máximo a luz existente. Também tenho um aq. de propagação em que a altura é apenas 30cm e no futuro optarei por 20cm.

Rinaldo Fontenele
02-02-06, 12:19
Olá Ricardo, tenho conhecimento desta técnica mais acho que é muito arriscado pois com um crescimento rápido dos corais e uma iluminação forte pode eventualmente queimar o tecido do coral.
Outra coisa é que se os corais crescerem rapidamente, a possibilidade de eles sairem fora d'água é muito grande como já observei em alguns aquarios aqui no Brasil.

Cumprimentos,

Roberto Pacheco
02-02-06, 18:16
Olá Ricardo, tenho conhecimento desta técnica mais acho que é muito arriscado pois com um crescimento rápido dos corais e uma iluminação forte pode eventualmente queimar o tecido do coral.

A vantagem primaria na minha opiniao e o fato de ser desnecessario usar luz tao intensa para o aqua de propagacao, uma simples calha de 150 w HQI ou T5 seria o bastante

Outra coisa é que se os corais crescerem rapidamente, a possibilidade de eles sairem fora d'água é muito grande como já observei em alguns aquarios aqui no Brasil.

Por isso perguntei porque usar DSB ou RV ? Aqui se usa egg crate mas parece que o Gil esta fazendo algumas experiencias, vais ter que elaborar mais sobre este assunto Gil :haEbourif