PDA

Ver Versão Completa : Que sistema usas no teu aquário?

Julio Macieira
11-11-04, 01:47
Na verdade há muitos e alguns até sem nome, mas para ajuda estatistica e para informação de todos os membros de REEFFORUM gostariamos de saber que sistema usas no teu aquário?

Rinaldo Fontenele
08-12-04, 00:04
Boas Julio, quando o meu aqua estava montado gostei muito do Jaubert.
Deixou meu aqua bem estável durante 5 anos.

João Oliveira
25-03-05, 05:43
Se podessem dar uma breve descrição de cada método era uma excelente ideia para quem como eu não faz a mínima ideia do que são essas coisas...

João Magano
25-03-05, 18:50
Acedendo ao pedido do João Oliveira, vou tentar dar uma breve e simplificada descrição dos sistema referidos neste topico, sem aflorar promenores, nem as vantagens e desvantagens de cada um.

DSB – Deep Sand Beds
Consiste em ter uma camada de substrato relativamente profunda, no minimo de 6-7 cm, sendo normal entre 10 a 12 cm.
Este metodo de filtragem permite a redução de nitratos, uma vez que as zonas mais profundas da DSB serão pobres em Oxigenio proporcionado o desenvolvimento de bacterias anaerobicas responsaveis pela desnitrificação. Nas camadas superficiais da-se a nitrificação.

Jaubert
Consiste na criação de uma zona junto ao fundo do aquario, através de placas (por exemplo as placas de filtro biologico usadas frequentemente nos aquario de agua doce), separando a areia do vidro, criando uma zona só de agua, com 1 a 1,5 cm de altura, esta zona, o “plenum”, pode ocupar parcialmente ou toda a base do aquario. Mais uma vez este sistema permite a Nitrificação nas camadas de areia junto a a superficie e a Desnitrificação junto ao plenum.

Berlin
Consiste na filtração essencialmente através de escumador (muitas vezes sobredimencionado para a capacidade do aquario) e de rocha viva (muita). Com o escumador pretende-se retirar o maximo de materia organica da agua antes que integre o ciclo do azoto, as bacterias residentes na Rocha Viva (aerobicas e anaerobicas) serão responsaveis pela nitrificação e desnitrificação da restante materia organica.

Dry-Wet
São fitros exteriores, que dão mais enfase á Nitrificação ao proporcionarem zonas de contacto directo com o Oxigenio (cascata de agua, por ex), consequentemente favorecendo o desenvolvimento de bacterias aerobicas. Alguns referem a capacidade de desnitrificação das zonas sempre submersas e portanto mais pobres em Oxigenio.

Filtro Biologico
É o classico filtro, que tanto pode ser de placa, interno ou externo que visa essencialmente a nitrificação, a agua é forçada a passar por um recipiente cheio de material favoravel a colonização por bacterias aerobicas (esponja, ceramicas, areia, etc).

João Oliveira
25-03-05, 19:13
Obrigado pelo teu esclarecimento....

Gil Miguel
25-03-05, 19:42
Excelente resumo Joao ;)

Luis Rosa
16-10-05, 23:37
Epá enganeime..... pus jaubert em vez de berlin :admirado::admirado:

Cumps

José Perpétua
10-11-05, 02:53
Boas...
Sou adepto do DSB.
No meu aquário com 195x70 de fundo tenho + ou - 180kg de aragamax sugar size.

Eliziario Alexandrino
10-11-05, 23:33
Olá pessoal da Reefforum...
Como esta é minha primeira colocação neste forum apesar de estar inscrito a algum tempo, então vamos lá...
Tenho três aquários e em todos eles uso Plenum... ou melhor dizendo uso plenum desde 1983 acho que nem lembro como se chamava antes de adotarem o nome o nome Jaubert hehehehehe!!! :sbSourirb
Naquela época as bombas eram muito engraçadas aqui no Brasil, ainda as tenho guardadas como lembrança{e funcionam}, pois o encaixe do impeler não era perfeito e de vez em quando escapava a tampa do direcionador e era muito engraçado, mas funcionava bem e faziamos uso do ozonio e UV para auxiliar o sistema, também continuo usando as mesmas rochas daquela época em um dos aquários pois estavam guardadas e somente as colonizei para o atual uso, mas com toda esta revolução de técnicas permaneceu o sistema, e continuo a usar o Plenum.
Penso que seja saudosismo hehehehe :sbSourirb
Abraços a todos

Carlos Machado
17-12-05, 19:18
Boa noite a todos,

cá estou eu outra vez com as minhas indecisões. Tenho quase abandonada a questão da Sump por diversas razões e por isso ando à procura de um sistema de filtragem "alternativo". Estava a pensar em conjugar vários tipos de filtragem. A ideia seria a seguinte:
Ter o sistema Jaubert com 2 filtros debaixo da placa (um em cada topo do aquário). Depois ter uma DSB. Ter bastante rocha viva e ter ainda um outro filtro para filtrar a superficie de água. Aqui tinha pensado ou num escumador ou então num filtro dry-wet.
O meu aquário é de 150x50x68 brutos e a ideia é ter poucos peixes mas sim bastantes invertebrados e corais.
Agradecia as vossa opiniões e já agora capacidade/potência dos diversos filtros que devo instalar.
Será que esta ideia é assim tão absurda?
Muito obrigado mais uma vez.

Carlos Machado

Carlos Amorim
04-10-07, 01:19
Acedendo ao pedido do João Oliveira, vou tentar dar uma breve e simplificada descrição dos sistema referidos neste topico, sem aflorar promenores, nem as vantagens e desvantagens de cada um.

DSB – Deep Sand Beds
Consiste em ter uma camada de substrato relativamente profunda, no minimo de 6-7 cm, sendo normal entre 10 a 12 cm.
Este metodo de filtragem permite a redução de nitratos, uma vez que as zonas mais profundas da DSB serão pobres em Oxigenio proporcionado o desenvolvimento de bacterias anaerobicas responsaveis pela desnitrificação. Nas camadas superficiais da-se a nitrificação.

Jaubert
Consiste na criação de uma zona junto ao fundo do aquario, através de placas (por exemplo as placas de filtro biologico usadas frequentemente nos aquario de agua doce), separando a areia do vidro, criando uma zona só de agua, com 1 a 1,5 cm de altura, esta zona, o “plenum”, pode ocupar parcialmente ou toda a base do aquario. Mais uma vez este sistema permite a Nitrificação nas camadas de areia junto a a superficie e a Desnitrificação junto ao plenum.

Berlin
Consiste na filtração essencialmente através de escumador (muitas vezes sobredimencionado para a capacidade do aquario) e de rocha viva (muita). Com o escumador pretende-se retirar o maximo de materia organica da agua antes que integre o ciclo do azoto, as bacterias residentes na Rocha Viva (aerobicas e anaerobicas) serão responsaveis pela nitrificação e desnitrificação da restante materia organica.

Dry-Wet
São fitros exteriores, que dão mais enfase á Nitrificação ao proporcionarem zonas de contacto directo com o Oxigenio (cascata de agua, por ex), consequentemente favorecendo o desenvolvimento de bacterias aerobicas. Alguns referem a capacidade de desnitrificação das zonas sempre submersas e portanto mais pobres em Oxigenio.

Filtro Biologico
É o classico filtro, que tanto pode ser de placa, interno ou externo que visa essencialmente a nitrificação, a agua é forçada a passar por um recipiente cheio de material favoravel a colonização por bacterias aerobicas (esponja, ceramicas, areia, etc).

esclarecedor:sbOk: :sbOk: yb677

Filipe Pacheco
27-08-08, 18:59
Uso o Berlin mas...agora irei colocar mais uma cabeça motorizada e um filtro exterior com oxigenação para maior circulação de água, por isso ficará uma mistura :sbSourire

Marcelo Alves
28-12-08, 14:03
o meu sistea e:
Jaubert

abraco

DORA MARIA
14-11-09, 14:36

DSB – Deep Sand Beds

Jaubert

Berlin

Dry-Wet

Filtro Biologico

:ola) Boa Tarde...

Tenho andado por aqui a ler os topicos e ate agora tenho entendido + ou -
tudo o que e dito, mas... agora surgiu uma palavra aqui que para mim e nova

(peço desculpa pela ignorançia)

O que e um escumador????:sbSourirb:admirado:

Bem Hajam

marcoferro
19-11-09, 15:46
Alguem poderia me dizer se no forum existe algum topico com informações detalhadas dos sistemas?

tenho duvidas para remontagem do meu novo aqua, sempre usei Jaubert
mas to querendo aposenta-lo de vez ja que existem sistema bem mais simples e muito mais competentes

DORA MARIA
21-11-09, 16:41
o meu sistea e:
Jaubert

abraco

Ola, como coloco um tópico neste forúm?
Péço desculpa, mas alguém me explica?... como se eu fosse muito burra!!!!!!
yb624

Obrigado