PDA

Ver Versão Completa : Quais os melhores parametros para uma panoramica?

Ricardo Pinto
16-04-06, 03:33
Tal como o título indica... gostava de saber com que máquina, lente, abertura de diafragama, velocidade de disparo e filme ISO vocês tiram as melhrores fotos panoramicas?

No meu caso e com a sony f-828 costumo tirar:
ISO 64
f - 4,5
Exposure time - 1/50; 1/60
Modo manual.

Exemplo:
http://i51.photobucket.com/albums/f399/ricardopinto82/geral.jpg

Na minha opinião esta foto está muito longe de estar perfeita, acredito que com esta máquina consigo fazer melhor.... falta-me é saber como :sbSourire

Abraço,

Ricardo Rodrigues
16-04-06, 19:13
Boas Ricardo,

Experimentava aumentar a sensibilidade ISO e reduzir o valor da abertura.

Abraço

Ricardo Pinto
17-04-06, 02:31
Olá Ricardo,

Bem... esta máquina sony reproduz umas cores fantásticas em relação, p.e. às máq. Canon, mas tem um grande defeito .... produz muito noise. Daí eu raramente ultrapassar o ISO 100, nota-se muito grão.

Quanto ao aumentar a abertura... não irei perder um pouco de profundidade? Costumas utilizar aberturas mais altas? E p.e. os corais na parte de trás do aquário aparecem focados?

Mais uma questão...costumam fazer focagem manual ou automatico nas panoramicas?

Abraço,

Ricardo Rodrigues
17-04-06, 09:38
Para fotografar panorâmicas convém ter uma profundidade de campo alargada, ou seja uma abertura do diafragma pequena, portanto aumentar o valor da abertura para f8. Para compensar uma entrada de luz menor do que em aberturas de diafragma maiores convém aumentar a sensibilidade ISO e/ou reduzir a velocidade de obturação.

Normalmente utilizo a focagem automática.

Diogo Lopes
17-04-06, 12:01
Olá,

Eu costumo utilizar a velocidade em modo automático e F/8 o que permite uma maior profundidade de campo. Aumentar o ISO não é má ideia - com a minha Canon costumo usar ISO200, mas isso irá variar consuante a quantidade de luz. Como só tens T5 penso que poderás usar valores mais baixos. Também uso focagem automática!

Venha dá essa foto!!!

Abraço,
Diogo

Ricardo Pinto
17-04-06, 20:53
Para fotografar panorâmicas convém ter uma profundidade de campo alargada, ou seja uma abertura do diafragma pequena, portanto aumentar o valor da abertura para f8. Para compensar uma entrada de luz menor do que em aberturas de diafragma maiores convém aumentar a sensibilidade ISO e/ou reduzir a velocidade de obturação.

Normalmente utilizo a focagem automática.

AH! :sbSourire

Foi má interpretação minha. Li "Experimentava aumentar a sensibilidade ISO OU reduzir o valor da abertura."
Li muito rápido e não percebi o que querias dizer, pensava que estavas a referir-te ao numero em si e não ao diafragma, como referiste valor fui induzido em erro. O que dizes está correctissimo, assim já faz sentido.

Também tirei algumas em F8, mas tenho de diminuir a velocidade de obruração e na maior parte das vezes acaba sempre por haver um peixe a estragar a situação, mexe-se e "borra" a fotografia. Vou tentar mais algumas.

Abraço,

João Ribeiro
18-04-06, 01:58
Olá Ricardo Pinto,

Não querendo repetir o que aqui já foi escrito,acrescento aqui algumas
fotos que tirei do meu aquário para que se possa perceber através das mesmas o equilibrio entre valores que se deve ter na minha opinião
para obter alguns resultados.

Utilizei sempre a mesma abertura o que alterou foi a velocidade e o ISO,
acho que dá para perceber bem as diferenças.

http://joaofotos.planetaclix.pt/images/IMG_6334.jpg
http://joaofotos.planetaclix.pt/images/IMG_6335.jpg
http://joaofotos.planetaclix.pt/images/IMG_6336.jpg
http://joaofotos.planetaclix.pt/images/IMG_6339.jpg

Abraço,
João

Ricardo Rodrigues
18-04-06, 02:24
Só uma pergunta João, porquê que os peixes estão todos virados para o lado direito??? Não aceito a velha desculpa da rave dos ermitas...

A minha foto favorita é a 3ª.

Abraço

Pedro Pacheco
18-04-06, 16:03
Olá

Ricardo R., estou a ver que devíamos ter esperado mais tempo para o João dar falta do telemóvel e vir ao carro, o aquário dele é muito bom.
Depois disto já tenho o que fazer logo a noite... tenho que fazer uns testes para conseguir tirar melhores fotos... fui a Valencia passar a Páscoa e aproveitar para visitar o oceanário local... mais logo deixo umas fotos, muitos reles mas foi o possível.

Ricardo P.
Logo que tiver o meu aquário "limpo" coloco uma foto e os valores da mesma.
Uma foto do exterior.
http://www.reefforum.net/photopost/data/529/medium/Valencia.jpg

Ricardo Rodrigues
18-04-06, 21:29
E que tal esse Ocenografico Pedro?!? Também estou desejoso de lá ir, fotos, fotos, fotos???

O aquário do João Ribeiro é um espectáculo, foi mesmo pena não ter dado nesse dia...

Abraço

João Ribeiro
18-04-06, 22:38
Olá,

Obrigado pelos elogios

Ricardo R.

Não é desculpa, é mesmo daquele lado que vêm o sound,é uma barulheira infernal e depois de acabar a festa é tudo aos berros " Queremos comer ":sbSourirb

Concordo contigo, também é a que eu escolheria a nivel de côr,no entanto, não é muito visivel devido á velocidade utilizada os peixes e corais têm um ligeiro arrasto, minimizado pela redução da foto, precisamente aquilo que o Ricardo Pinto se queixava, quando os peixes se mexiam borrava a fotografia
dai haver a necessidade de aumentar a velocidade e acompanhar subindo o ISO para não ficar muito escura e absorver melhor os movimentos.
Na foto 1 nota-se bem que a velocidade utilizada foi suficiente para estabilizar mais os movimentos em geral, por isso em termos de foto optaria mais por essa e abria um pouco em termos de côr no Photoshop.

Pedro,
não me lembres desse dia foi mesmo para esquecer, eu em casa á vossa espera e ainda por cima o C.... do meu vizinho enganou-se na indicação do andar.
Quando vieres para estes lados já sabes apita que eu já achei a M.... do Tm:sbSourire

Abraço,
João

Eric Cardoso
23-09-06, 05:14
Percebendo o que querem dizer com fotografia panoramica (Uma foto do aquario completo), não pude deixar de dizer que uma Fotografia Panorâmica so é considerada de Foto Panorâmica quando o comprimento da foto é 2x superior a altura da mesma :)