PDA

Ver Versão Completa : Reposição Automatica de Agua

Duarte Vasconcellos
10-12-04, 14:43
Boas....
Gostava de saber se alguem me pode dizer como fazer uma reposição automatica de agua?

Obrigado
Duarte Vasconcelos :sbRequin2

Pedro Pacheco
10-12-04, 16:01
Olá Duarte

Fala com o Ricardo Lacerda que ele faz-te um SPRAA. É a melhor maneira de fazeres a reposição automatica.
Eu tenho um e estou muito contente com ele.

Julio Macieira
10-12-04, 17:40
Olá Duarte

Bem gostava de te poder ajudar mas de electrónica não sei nada :admirado: . Experimenta o link: http://www.reefforum.net/showthread.php?t=21&highlight=coimbra e se necessitares de mais informações contacta o Ricardo Lacerda que ele certamente te pode ajudar.

Gil Miguel
07-02-05, 19:29
Boas
Encontrei este esquema que um outro user aqui do forum já me tinha falado.
Consiste em repor agua por gravidade ao nivel que pretendemos.
A ponta do tubo mais curto é colocado no nivel de agua que pretendemos. Quando a agua desce abaixo deste nivel, o ar entra e automaticamente o segundo tubo deixa passar agua para o Aquario.Claro que pode ser colocado uma regulaçao neste tubo.

A minha duvida, e consistindo este sistema na entrada e saida de ar da garrafa, se a reposiçao de agua + kalkwasser no prazo máximo de 2 dias é viavel.
Já li que o contacto de ar com kalk so o torna menos eficiente em alguns dias.
Fico á espera da vossa opiniao, assim tinha um sistema automatico sem gastar dinheiro
AbraçO!

http://www.reefforum.net/photopost/data/504/17Reposi_ao_de_agua.JPG

Rui Peixoto
09-02-05, 08:29
Gil, essa ideia funciona bem, desde que o recipiente com água, seja de vidro. A diferença de pressões que existe entre o garrafão e o exterior, é bastante o que leva a que o garrafão fique "mirrado" na altura da descida de água. Ou seja a água que sai é um pouco mais do que a que queríamos.

Mas acho que este esquema é dos melhores que vi, dado que o gasto é quase nulo.

Quanto à exposição ao ar, acho que não é relevante ;)

cumps

Ricardo Lacerda
09-02-05, 11:44
....Já li que o contacto de ar com kalk so o torna menos eficiente em alguns dias

...Quanto à exposição ao ar, acho que não é relevante

Neste ponto posso AFIRMAR o seguinte, ao contrário do que diz o Rui, o que o Gil leu é de facto mais correcto.
O que acontece é que se a mistura de Kalkwasser estiver exposta ao ar, reage com o CO2 existente na atmosfera e a sua "potência" diminui cerca de 50% ao fim de 2 horas, 75% ao fim de 8 horas e cerca de 90% ao fim de 24 horas. Por esta razão é que o ideal é dosear Kalk através de um reactor de Nielsen (ou reactor de Kalk). Assim, num reactor, a mistura está num ambiente estanque e isento de ar (pois o volume está completamente cheio de água) e a sua eficácia fica garantida.
Espero ter ajudado,
Ricardo

Gil Miguel
09-02-05, 13:23
Pois Ricardo O problema mesmo sao os custos de um reactor... :(

Rui Peixoto
09-02-05, 16:40
exacto Ricardo, eu sei que a exposição ao ar, faz isso tudo que dizes, mas para quem não quer gastar muito dinheiro e faz as reposições ditas normais, antes assim que sem kalk não?

Mesmo no tradicional metodo do pinga pinga, para sair agua, tem de entrar ar né?

cumps

Ricardo Lacerda
09-02-05, 16:51
...o problema mesmo sao os custos de um reactor... :(

Sou suspeito para falar nisto...mas.... procura bem... sei que encontras uma solução 5 estrelas e a bom custo!!!

Ricardo Lacerda
09-02-05, 17:31
exacto Ricardo, eu sei que a exposição ao ar, faz isso tudo que dizes, mas para quem não quer gastar muito dinheiro e faz as reposições ditas normais, antes assim que sem kalk não?
Claro que sim.... estás é a gastar sem ser necessário!!! É como abrir uma garrafa de 1.5l para beber só um copo... matas a sede...mas deitas fora quase tudo!

Mesmo no tradicional metodo do pinga pinga, para sair agua, tem de entrar ar né?

Claro que sim. Num sistema de pinga-pinga entra ar e sai kalk!!
No reactor NÃO!! Entra água e sai água em pinga pinga!!! A vantagem é essa!!!

Grande Abraço

Duarte Vasconcellos
11-02-05, 14:05
Boas....

So hoje vi os vossos posts!
De facto aqule sist de reposição sai barato e e capaz de resultar, como achei piada vou experimentar dps meto aki como correu!!
Agora segundo a vossa conversa do kalk, este sist e igual ao tradicional pinga-pinga, pois o ar que entra contacto com agua+kalk é diminuto.
Ora quanto mais se encher a garrafa menos ar tera logo menor oxidação!!
Sebem que ira haver sempre alguma, mas poupasse uns trocos no reactor!!

Espero por Rspostas

Duarte

Duarte Vasconcellos
11-02-05, 16:03
Boa Tarde!!!

Acabei agora a reposição automatica!!!! E funciona!!!
Claro que o kalk so mesmo em nessecidade, eu vou usar este sist so para compensar a evaporação.

Eu fiz este sist par um aqua de agua doce de 30L, e usei o seguinte:

Garrafa de 1,5L
Tubo de ar
Ferro de Soldar
Pistola de cola quente

Procedimento:

1º Com o ferro de soldar (quente) fazer dois furos a medida dos tubos na tampa da garrafa;
2º Colocar os tubos nos buracos, um com cerca de 3cm dentro da garrafa e o outro a tocar no fundo;
3º Isolar com cola quente (na parte superior e inferior);
4º Deixar arrefecer e colocar os tubos como e descrito no esquema abaixo.

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_2005_4.jpg Espero que não te importes Gil...
E pronto é tudo!!!
Se kiserem prg algo força!!

Cumpts
Duarte

Rui Peixoto
12-02-05, 13:26
Boa Duarte :)

a garrafa que utilizaste é de plastico ou de vidro?

cumps

Duarte Vasconcellos
12-02-05, 17:33
Plastico

Ricardo Lacerda
13-02-05, 20:56
E a garrafa aguenta-se sem se "encolher" toda?

Duarte Vasconcellos
17-02-05, 21:43
Boas

Aguenta.se, encolhe um bocado mx nd preocupante!!!!