PDA

Ver Versão Completa : Mini reef (3 semanas)

Rogério Carrilho
26-12-04, 23:19
Caros amigos,

Queria partilhar com voçês esta nova experiência.
Após algum tempo dedicado a água doce (Discus e outros ciclideos americanos ainda 3 aquas a funcionar) decidi mergulhar nos "salgados"
Aqui vão as caracteristicas do mini reef com 3 semanas e com algumas coisas para ajustar.

Aquário:80x35x40 (112L) com 80L
Areão:18 kg de aragonite
Rocha viva: +- 17 kg
Escumador: Jebo 180 com bomba de 1.100L/h
Circulação: 1 Maxijet 1.100L/h + 1 Maxijet 670L/h + 1 Hydor 450L/h (por detrás da rocha)
Filtro externo Fluval 104(já tinha dos doces) apenas com ceramicas 350L/h
Iluminação:Calha Lifetech 2x55w PCs

Valores medidos ontem:
Temp.26
Densidade:1.023
Ca:360
Mg:1.400 (alto)
KH:140
PH:8,2
N02:0
N03:10 mg/L

A água de reposição tem sido da torneira, não em directo claro, porque infelizmente, a osmose que encomendei ainda não chegou.

Ainda não comecei a adicionar Kalkwasser.

Tenho apenas 5 nassarius a passarinhar.
Ainda é cedo para colocar mais vida...vamos com calma, não é facil mas tem de ser!

As fotos:
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3393_1.jpg
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3393_2.jpg
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3393_3.jpg

Algum comentário / ajuda a este setup, é sempre bem vindo!

Boas festas,

Rogério Carrilho

Julio Macieira
27-12-04, 00:01
Olá Rogério Carrilho
Antes de mais benvido ao mundo dos salgados.

Quanto á confirguração do teu aquario a minha opinião é a seguinte.

Acho que vais ter que mexer na configuração das tuas rochas, pois com a configuração que tens dá-me ideia que vai ser dificil colocares corais nas rochas sem ser no chão.

A tua iluminação é razoavel para manteres apenas corais moles (não esqueças)

A tua circulação é boa para as dimensões do teu aquario.

Deves retirar toda a cêramica de dentro do teu filtro externo (em aquarios marinhos não se usa) quando muito podes utilizar um pouco de lã durante os primeiros tempos para limpar a porcaria mais grossa (ficando assim sujeito á limpeza do filtro semanalmente). Podes ainda usar nele carvão activo para dar tratamentos á agua (5 dias por mês) ou nos 5 dias antecedentes a troca de agua do aquario.

Não esquecer que as trocas de agua nesta fase de estabilização são das mais importantes.

Os teus valores estão aceitáveis, se bem que que o teu KH esteja um pouco alto é perfeitamente natural. Em minha opinião devias de começar a adicionar kalkwasser para estabilizares melhor o aquario.

Muito boa sorte para o teu aqua e vai postando as novidades (as algas devem de estar a aparecer :sbSourire )

Rogério Carrilho
27-12-04, 00:36
Obrigado Júlio,

Quanto a configuração das rochas, ainda vou colocar mais uns 5kg e estou a pensar meter junto à base das outras para então colocar alguns corais moles.
Ou devo tentar fazer uma "parede" mais inclinada?

O filtro externo já teve lã durante uma semana e retirou a maior parte da porcaria quando a água mais parecia leite! A agua agora está cristalina :sbOk2:
O filtro está vazio só com ceramica e uso apenas para aumentar um pouco a circulação.
O carvão é mesmo necessário? ou posso deixar completamente vazio para circulação?

Quanto a algas, já sim senhor!! Na semana passada tudo castanho, mas já estão a desaparecer, ainda resta alguma coisa, claro.
Começou a aparecer, ontem, algas verdes nos vidros e em algumas rochas.

Tenho estado à espera da osmose para as TPA's ( deve chegar esta semana, espero)

Vou então começar a adicionar o kalk com a água de reposição.

Quanto ao resto, realmente é uma maravilha! Todos os dias descubro algo novo!

Mais uma vez, obrigado pelas dicas.

Um abraço,
Rogério Carrilho

Rogério Carrilho
27-12-04, 23:06
Boas,

Fiz novas medições da água hoje e os valores de Ca KH e PH alteraram em relação a 6ª feira.

Temp.26 - igual
Densidade:1.023 - igual
Ca:320 - estava a 360
Mg:1.200 - estava a 1.400
KH:90 - estava a 140
PH:8,4 - estava a 8,2
N02:0 - igual
N03:10 mg/L - igual

Tenho sempre cuidado quando faço os testes para que sejam o mais correctos possiveis...estranho.

Coloquei hoje, 5 minutos antes de fazer os testes, mais 2 rochas (cerca de 1,5 kg) será que alterou assim a água? ou como ainda não comecei a adicionar kalkwasser a descida desses valores é assim tão acentuada?

Abraços,
Rogério Carrilho

Julio Macieira
27-12-04, 23:20
Olá Rogério

Em minha opinião tiveste um "pico" (subida acima de 8.5) no teu PH como tinhas um valor elevado de KH o teu cálcio precipitou-se. Nada de grave. O teu KH começou agora a estabilizar. Acho que deves de começar com o kakwasser.

Gil Miguel
27-12-04, 23:32
Boas
So queria deixar uma dica em relaçao a disposiçao da rocha, da me ideia que a tens demasiado encostada ao vidro de trás do aquario, o que poderá vir a causar uma grande acumulação de detritos senao construires um aquascaping em que a água tambem circule na parte de trás do aquario:)

Quanto ao resto, e aos valores nesta fase nao te preocupes muito.. ou mesmo nada, pois a estabilização desses valores ainda vai demorar muitas semanas.3 semanas ainda é mesmo muito pouco tempo. COmo me aconselharam... há que ter muita paciencia..

Rogério Carrilho
28-12-04, 00:13
Olá amigos,

Realmente ainda não estou muito preocupado com os valores na agua e vou tendo aquela paciência que é necessária :whistle:

Em relação a parede de rocha encostada ao vidro detrás, não parece na foto mas tem algum espaço e tenho uma bomba hydor de 450L por detrás.
De qualquer forma, vou acompanhando as traseiras :sbSourire

Obrigado pelas vossas dicas e opiniões.
Abraços,

Rogério

Silvestre
07-05-06, 01:39
fixe :sbSourirb