PDA

Ver versão completa : Regras e Funcionamento da área DIY

Páginas : [1] 2

Duarte Conceição
21-06-06, 14:01
Este foi o sub-fórum que me pareceu mais apropriado para a colocação desta questão.

Quais são as regras e principios de funcionamento da área DIY?

A minha questão surge no seguimento do encerramento do seguinte tópico

http://www.reefforum.net/showthread.php?t=4248

Não vim ao fórum durante um par de horas e foi o suficiente para que ficasse impedido de participar na discussão e continuasse o esclarecimento das minhas dúvidas.

Eu pensava que o espírito do DIY era a partilha de informação e troca de conhecimentos sobre determinados equipamentos construídos pelos membros.

Bem vi que no post é dito e passo a citar :

iremos abrir um novo post onde poderá ser colocada todas as vossas duvidas e possiveis encomendas

Volto a frisar que nada tenho contra os membros em questão, e não tenho qualquer interesse comercial.

O que tenho são dúvidas que não posso ver esclarecidas na área correcta...e as quais serão remetidas para um post a criar à posteriori ...

Alguém me pode esclarecer??

Obrigado
DC

Marcos Cavaleiro
21-06-06, 14:06
Boas
Pelo que sei o Victor Pestana é o responavel para area diy, ele nao sabera as regras?

Diogo Lopes
21-06-06, 14:12
Olá Duarte,

Também eu fui surpreendido com o encerramento do referido tópico, depois de ter colocado algumas questões técnicas. As respostas estiveram muito longe de satisfazer as minhas dúvidas...

Tal como tu, aguardo o desfecho desta situação.

O que sinto, e desculpem a minha frontalidade, é que os intervenientes não se sentiram confortáveis com as questões colocadas. Penso que se precipitaram ao anunciar o produto (como muito bom aspecto por sinal). Tenho algumas dúvidas sobre a sua efectividade e gostava de perceber até que ponto as coisas foram pensadas. Não dúvido que funcionem, até porque a evidência leva-me a acreditar que sim. Agora, acho que poderiam ainda funcionar melhor!

Tal como o Duarte, não tenho interesses comerciais e louvo toda e qualquer iniciativa deste género, para as quais tenho muita pena de não ter jeito para as por em prática... fico-me pelas ideias!!!yb665

Marcos - a questão não se o Vitor sabe ou não as regras até porque foi concerteza ele a encerrar o tópico. O que está em causa é o esclarecimento da comunidade.

Abraço,
Diogo

Vitor Pestana
21-06-06, 15:29
Olá Companheiros

Desde já os meus agradecimentos sobre o vosso interesse à cerca do adamastor, e desde já o meu obrigado a todos os intervenientes no interesse demonstrado.

Sobre a questão da abertura do tópico na area de DIY, tenho a legitimidade de encerrar um post aberto por mim, o adamastor é DIY, e por isso foi colocado na area DIY, vai ser contruido a quem o pretender adquirir, nunca numa base empresarial mas sim numa base de amizade aos amigos mais proximos que o pretendam.

O encerramento do topico deu-se pois houve um pedido de construção de um adamastor e o passado post apenas servia a sua apresentação, não achei eticamente correcto estar a sobrepor os dois topicos.

Vai ser aberto um registo em nome de adamastor, e caso pretendam podem colocar as vossas duvidas no mesmo topico, mas nunca numa base tecnica pormenorizada por motivos obvios.

O meu grande Obrigado pelo interesse demostrado.

Abraço

Vitor Pestana

Diogo Lopes
21-06-06, 15:47
Olá Vitor,

... mas nunca numa base tecnica pormenorizada por motivos obvios.

Desculpa mas não entendo esta tua afirmação! Não acho nada óbvio não existirem explicações técnicas...

Salvarguardando as respectivas diferenças, nem tu, nem o teu "Companheiro" são técnicos e nem têm um nome no mercado como uma H&S e Deltec, com larga experiência e anos de pesquisa. Como tal, admito como certo, não terem por trás uma base centifica para desenvolverem este tipo de productos. Desculpa-me a franquesa, mas construir um escumador não é só fazer um tubo em PVC, colocar uma bomba com um rotor bem engendrado e está feito. Quando compro algo, gosto de saber o que compro e ter a certeza que quem o comercializa tem uma base técnica para o fazer. É tão simples como isso.

Penso que ninguém quer saber segredos e a mim bastar-me-ia que me indicasses qual a base de trabalho (ex - livro do Escobal).

Abraço,
Diogo

Vitor Pestana
21-06-06, 15:51
Olá Diogo.

Fica assente a tua opinião.

Abraço

Pestana

Marcos Cavaleiro
21-06-06, 15:57
Olá Diogo.

Fica assente a tua opinião.

Abraço

Pestana

Boas
Penso que sendo um diy e ja que voces os 2 o meteram para todos os companheiros verem era bom ajudares e esclareceres as pessoas, que parece no teu caso nao tas muito interaçado em ajudar, SEGREDOS, penso que nenhum escumador tem segredos basta ver qq um deles e ver que nao os tem, agora sim muito tempo de pesquisa e testes.....mas agradeçemos na mesma as tuas "fugidas" as questoes para ajudares quem gostaria de tentar fazer um tb.yb665

Diogo Lopes
21-06-06, 16:01
.....mas agradeçemos na mesma as tuas #fugidas" as questoes para ajudares quem gosatria de tentar fazer um tb.yb665

:sbOk: :sbOk:

Realmente a resposta do Vitor é muito conclusiva!! Eu não quero que a minha opinião fique resgistada! Gostava apenas que o Fórum fosse esclarecido em dúvidas que não minha opinião são d efacto pertinentes.

Abraço,
Diogo

Vitor Pestana
21-06-06, 16:03
Fica assente a tua opinião Marcos.

Obrigado a todos mais uma vez pelo interesse demonstrado no adamastor.

Abraço

Pestana

Marcos Cavaleiro
21-06-06, 16:25
Fica assente a tua opinião Marcos.

Obrigado a todos mais uma vez pelo interesse demonstrado no adamastor.

Abraço

Pestana
Eu por mim falo nao no intereçe do escumador mas sim pelo que podias ensinar a nivel de escumadores, mas pelos vistos ou nao sabes ou nao queres ensinar uma das duas.............:sbSourirb :sbSourirb

Duarte Conceição
21-06-06, 16:32
Não me considero minimamente esclarecido, mas também não vou insistir muito mais, pois cada um é livre de esclarecer os outros se bem o entender.

A minha questão, neste post, ao contrário da interpretação do Vítor não tinha a ver com o Escumador Adamastor, mas sim com o funcionamento da própria área DIY.

Questão essa que vejo respondida da seguinte forma - Eu abro um post e fecho-o quando bem o entender - do qual depreendo que os moderadores da área em questão interrompem as discussões de uma forma arbitrária e livre. Algo que em tempos passados era apelidado por muitos de censura noutros fóruns que costumavam frequentar...

Talvez se não tivessem colocado o post de uma forma tão pouco DIY, porque no fundo, tratam-se apenas de fotografias, as quais não ilustram minimamente o processo do Faça Você Mesmo, ou seja, ninguém pode fazer algo com as fotografias apresentadas, não teriam que ter encerrado o post com a justificação de sobreposição de temas (a meu ver bem concluída).

Admito perfeitamente que não revelem os segredos da concepção, afinal é propriedade vossa.

Desejo-vos toda a sorte no projecto, que em minha opinião não é DIY - Faça Você Mesmo, mas sim como referi no post do Adamastor - DITO - Do it to Others.

Será que é assim tão dificil admitir que o post não se enquadra na secção?

Agora o que me custa a admitir é não serem capazes de me responder a uma questão muito simples ... as regras da secção DIY.

Vou aguardar por alguém mais dentro do assunto das regras do fórum ... talvez me possam elucidar!

Obrigado na mesma.

Cumprimentos
DC

Marcos Cavaleiro
21-06-06, 16:42
=Duarte Conceição]Admito perfeitamente que não revelem os segredos da concepção, afinal é propriedade vossa.

DC
Sera que é?????? Ja o Sr. Eduardo tem uma foto do diy dele que me parece um escumador igual, afinal o adamastor é copia de algum ou basiado em estudos e envestigaçao do Victor?

Agora o que me custa a admitir é não serem capazes de me responder a uma questão muito simples ... as regras da secção DIY.

Axo uma falta de respeito o VICTOR ser responsavel pela parte diy e nao responder as duvidas sobre as regras, logo hoje que o Juca nao esta cá....sera que vai fexar este topico tb?

Diogo Lopes
21-06-06, 17:02
Pois é! De facto parece que há algo que não está muito bem esclarecido e a meu ver, tal como o Duarte afirma e muito bem, não estamos perante um DIY. De facto e pegando nos exemplos apresentados pelo Rogério (e é apenas um exemplo), aí sim é um DIY porque não só ensina a fazer como ilustra essa mesma concepção.

Neste caso vejo apenas um aproveitamento do Fórum para promover um produto, que bom ou mau, concerteza dará uns trocos a quem o fez! É engraçado que esta situação é apresentada por um Moderador. Moderador este que em tempos criticou posturas e decisões tomadas noutro Fórum. Tenho a certeza que o Juca irá resolver a situação rapidamente, e aliás até penso que o encerramento do tópico poderá ter já a sua intervenção. Vejo as respostas vagas do Vitor, como uma tentativa de fugir ao assunto, que acredito que tenha a ver com uma intervenção "superior"... será que estou enganado! Talvez não!

Fica aqui mais um episódio triste na aquariofilia em Portugal, onde o aproveiamento do que os outros constroiem fica bem patente.

Quanto aos escumador que o Eduardo construiu e está já a funcionar, o que posso dizer, com conhecimento de causa, é que foi feito segundo regras e calculos matemáticos, tendo como base de trabalho o livro que referi acima. Vou experimentá-lo no meu aquário e tirar as minhas conclusões, mas uma coisa é certa, não foi apresentado no Fórum como um DIY numa secção em que é suposto haver participação isenta e com o intuito de ensinar e ajudar o próximo. Como é óbvio este escumador será comercializado (caso funcione e prove a sua fiabilidade) e por isso foi enquadrado no ambiente do próprio lojista, com nome registado e com conhecimentos para o produzir (adimitindo até que não tem a perfeição do Adamastor).

Abraço,
Diogo

Marcos Cavaleiro
21-06-06, 18:47
Vou aguardar por alguém mais dentro do assunto das regras do fórum ... talvez me possam elucidar!

Obrigado na mesma.

Cumprimentos
DC

Duarte depois de uma busca sem obrigaçao as regras sao simples

A todos os membros.

Devido ao crescente numero de novos membros e consequentemente novos topicos nesta area, a moderação DIY vai instituir a partir de hoje novas regras sobre administração de ficheiros, artigos e projectos.

Desta forma, todos os artigos que sejam retirados de locais públicos, a sua designação de origem terá de ser obrigatoriamente mencionada com o intuito de respeitar e os direitos de autor dos projectos e artigos em questão seja em formato electronico seja em publicações de revistas.

Assim sendo, peço-vos que tentem alterar e colocar a localização de origem dos artigos alojados no nosso forum.

Este regra aplica-se apenas a projectos não desenvolvidos e não alojados no reefforum.net.

Brevemente irá ser instituído um novo processo de reconhecimento de projectos DIYs, ou seja, "patente reefforum" afim que todos os autores possam ser reconhecidos pelo seu espírito criativo e empreendedor.

Melhores cumprimentos;

O Moderador DIY

João M Monteiro
21-06-06, 18:49
Hesitei um pouco em responder neste tópico, mas a afirmação do Duarte quanto aos moderadores poderem fechar tópicos de forma arbitrária e livre, também acaba por me tocar - enquanto moderador, naturalmente - pelo que vou dar a minha opinião.

1. Penso que a questão inicial do Duarte é pertinente. Independentemente de quais sejam as regras oficiais da secção DIY, pessoalmente considero que a mesma serve para apresentar o que se fez e como se fez, para que outros também possam fazer. É a minha convicção sobre "o que devem ser" as áreas não comerciais: aprendizagem mútua;

2. Considero que o Vitor Pestana não colocou o seu post enquanto moderador da área, mas apenas enquanto co-autor daquele modelo de escumadores. É a minha convicção, aliás já esclarecida pelas palavras do próprio;

Entendo, porém, que sendo um artigo também para venda, haveria eventualmente outro sub-forum para o divulgar, ou o post poderia ter sido colocado pelo outro autor do escumador, para que não pudessem ser confundidas por 3ºs as suas posições de co-autor e de moderador;

3. Enquanto criador do post, o Vitor Pestana pode encerrá-lo. Neste forum os moderadores não fecham tópicos de forma arbitrária. Isso pura e simplesmente não acontece. E se algum dia acontecesse, eu deixaria imediatamente de ser moderador.

4. Que fique claro que pretendo com este post encerrar qualquer polémica e não alimentá-la. Mas quando é posta a causa em condição de moderador, enquanto tal, eu não posso ficar calado.

Diogo Lopes
21-06-06, 18:59
Olá João,

Concordo totalmente com as tuas palavras e postura, e gostaria de realçar o facto de um Moderador do Reefforum ter colocado um post sobre algo (DIY - sem o ser na sua essencia), que é manifestamente comercial, aproveitando assim, os recursos do Fórum, para proveito próprio.

A maior parte das pessoas está sempre pronta a criticar, mas quando algo corre mal, poucos são aqueles que assumem o erro, e o Vitor não teve, na minha modesta opinião de frequentador e ex-administrador de um Fórum, a postura correcta. Infelizmente custa admitir.

Como é óbvio o Vitor não deve nada a ninguém, nem tem qualquer obrigação de comentar seja o que for sobre os escumadores, mas como Moderador deveria ter um pouco mais de cuidado.

Se não querem explicar como fizeram o escumador, são livres de o fazerem, mas então não o coloquem como um DIY. Façam-no nos comerciais, onde de facto, se vendem coisas.

Abraço,
Diogo

Rogerio Miguel Gomes
21-06-06, 19:08
Oi Monteiro.

Pela esta tua resposta "Neste forum os moderadores não fecham tópicos de forma arbitrária. Isso pura e simplesmente não acontece. E se algum dia acontecesse, eu deixaria imediatamente de ser moderador."

A mim já foi me fechado um topico "Como fazer um reactor de Kalk" e também já me modificaram varias respostas que eu dei tirando palavras para essa mesma resposta ter outro sentido e ainda fotos me foram apagadas.
Isto tudo me aconteceu na secção de DIY.

PORQUÊ e QUEM FOI ,ninguem sabe ???

O resto de que se fala aqui neste topico ,penso que a questão do Duarte foi bem colocada tem todo o meu apoio.:sbOk:

Um abraço Rogério.:sbSourira

Manuel Faria
21-06-06, 19:14
Olá pessoal

perdoem-me a minha modesta opinião pois disto percebo pouco ou nada. No entanto, como homem, penso que há aqui um choque muito grande de interesses que em nada valorizam o Forum. Penso também, como bem diz o Duarte, que esta àrea deveria ser uma àrea onde pessoas com pouco jeito,como eu, para o DIY, pudessem ver atravéz de imagens como a coisa é feita. No entanto cada um é senhor dos seus actos e embora não conheça o Vitor, penso por tudo que tenho lido, não será uma pessoa com outras intenções que não sejam ajudar o pessoal portanto não se alimentem guerras onde as mesmas não existem.
é claro que há questões técnicas como cita o Ricardo e essas deveriam ser levadas em conta pois um futuro comprador (por ex. eu) gostaria de saber as especificações e caracteristicas do produto penso eu de que........

Marcos Cavaleiro
21-06-06, 19:14
Olá João,

Se não querem explicar como fizeram o escumador, são livres de o fazerem, mas então não o coloquem como um DIY. Façam-no nos comerciais, onde de facto, se vendem coisas.

Abraço,
Diogo:palmadass :palmadass :palmadass

Penso que o problema começou ai....quando o victor parece que flurio muito o adamastor com grande vaidade em testes e mais experiencias de laboratorio de 6 meses, "puro markting no meu ponto de vista" e depois quando alguns membros podiam aprender alguma coisa com isso ele simplesmente nao disse nada nem justificou as afirmaçoes que disse....:whistle:

Vitor Pestana
21-06-06, 19:52
Olá companheiros.

Apenas como mero observador estou a gostar de ver o reboliço que o adamastor está a dar... por alguma razão será... vi inumeros escumadores DIY e nenhum gerou esta confusão.

Este é apenas mais um.

Por favor estejam à vontade para continuar.

Abraço

Vitor Pestana

Marcos Cavaleiro
21-06-06, 20:01
Boas Victor
Vesse o respeito que tu tens perante as pessoas e as respostas que das, simplemnete tas a gozar com as pessoas e nao te das ao trabalho de responder, espero que tenhas sorte com o teu adamastor e que as pessoas depois nao se venha arrepender pela compra que fizerem,porque o barato as vezes sai caro.Boa sorte

Ps. Nao te esqueças que es Moderador no forum e tas dar ma imagem como tal

Diogo Lopes
21-06-06, 20:31
Apenas como mero observador estou a gostar de ver o reboliço que o adamastor está a dar... por alguma razão será... vi inumeros escumadores DIY e nenhum gerou esta confusão.

Este é apenas mais um.

Por favor estejam à vontade para continuar.

Que bela resposta!! Triste por sinal! :prabaixo: :prabaixo: Não te esqueças quem e como criticaste alguns membros no passado...

Bruno Quinzico
21-06-06, 21:47
Amigos,

pelo que vi, o Vitor tem razão relativamente ao fecho do tópico que foi iniciado por ele. Por outro lado, a falta de resposta ao Duarte dá a entender que o moderador do DIY não conhece as regras do forum que modera! Já parece que os "Cargos" no RF são atribuidos tal qual o governo nomeia os seus assessores...através da "Vitamina C".

Ser moderador (caso não saibam) é conhecer os pontos principais do assunto que se modera, e NUNCA tomar partido de quaisquer partes.

Considero que o Vitor Pestana não colocou o seu post enquanto moderador da área, mas apenas enquanto co-autor daquele modelo de escumadores

Gostaria de relembrar que a palavra que aparece por cima do AVATAR é "Moderador", e não "Membro", pelo que a pessoa nessa posição deve ter atitudes coincidentes.

Um obrigado a todos

Carlos Dias
21-06-06, 22:45
Boas

Em virtude da evolução dos acontecimentos e do mau estar que a apresentação do Adamastor esta a causar a alguns membros deste Forum, sinto-me na obrigação de dar uma resposta as pessoas em questão.

1- O facto da apresentação do equipamento ter sido feita na Área dos DIY poderá não ter sido a mais correcta. Mas também não me parece que tenha sido isso que causou tanto mau estar a alguns membros.

2- O facto deste equipamento ser para possível venda, devem compreender que não se pode estar a entrar em detalhes de concepção. Principalmente no que diz respeito ao rotor de agulhas, peça indispensável para o bom funcionamento dum escumador e que tem sido alvo de inúmeras tentativas de fabrico caseiro, maioria delas falhadas. Também muitos tem tentado o fabrico caseiro deste tipo de escumadores sem sucesso, não só por questões técnicas como de viabilidade económica. Outros ainda chegaram atrasados.

Assim sendo é natural que muitos se sintam frustados pelo facto de alguém o ter conseguido.

As questões e dúvidas sobre o equipamento serão fornecidas a quem as solicitar, ficando-se é claro por pormenores de funcionamento, características técnicas e preços para quem estiver interessado na sua aquisição.
Como sabem nem as marcas de renome fornecem esse tipo de esclarecimentos.

3- Outra questão prende-se com o facto de se utilizar o Forum com fins lucrativos. Quem faz este tipo de acusação deve ter mais cuidado com o que diz, pois vender Corais e Frags também é negócio, ainda mais á velocidade que algumas quintas de corais os produzem, pois só uma quinta de corais tem capacidade para fornecer corais a velocidade que alguns membros deste Forum os vendem.
Por mim não me faz diferença porque felizmente tenho dinheiro para manter o meu passatempo preferido sem ter de andar a enganar seja quem for.

4- Quando alguém esta a acusar o Vitor desta maneira, já deve ter esquecido o contributo que ele já deu a este Forum e não só no que diz respeito aos DIY. Enfim memórias mais fracas.
Ninguém por ventura terá pensado que uma pessoa ás vezes fica cansada com tanto ataque, traições, inveja (coisa feia) e um não sei mais de más intenções.

5- No que me diz respeito a questões técnicas colocados pelo Diogo, posso dizer que as questões dos cálculos matemáticos e da investigação, não são de simples acesso, também não podes fazer afirmações de que não as fizemos, primeiro porque não sabes nada a meu respeito, logo não sabes se eu as sei fazer ou não e de qualquer maneira nunca te forneceria esse tipo de dados.
Podes sempre ir perguntar á Redfish, pois pelo aspecto do equipamento acho que vais ficar na mesma.

6- Também eu estou a cometer um erro por estar a falar em assuntos que não tem a ver com a gestão das regras de funcionamento do Forum, mas infim quem não erra que atire a primeira pedra.

7- Gostava que isto não estivesse a acontecer, primeiro porque estamos a privar alguns elementos deste Forum da possibilidade de terem um bom escumador por um preço acessível, segundo por se estar a “queimar” pessoas que muito tem feito pelo Forum.

Se puder fazer uns escumadores por preços perto dos de custo muito bem senão fiquem lá com as vossas guerras.
Fiquem bem com a vossa consciência.

Eduardo Telles Santos
21-06-06, 23:59
Caro Carlos Dias,

Como dono e gerente da Redfish, e uma vez que o nosso nome foi posto em questão, cabe-me pedir um favor e prestar um esclarecimento.

O pedido é que o nome da Redfish, ou o meu, não volte a ser chamado a este tópico sobre a que pretexto for pois em nada temos a ver com esta situação.

O esclarecimento é o seguinte:

Quanto ao vir perguntar à Redfish seja o que for, sempre foi e sempre será política desta casa prestar todos os esclarecimentos necessários à evolução da aquariofilia em Portugal, e várias pessoas podem atestar isso mesmo!!!

Quanto ao escumador da Redfish, não é de todo correcto avaliar o que quer que seja pelo aspecto, seja um escumador seja o que for. É perconceituoso e incorrecto.

Os escumadores da Redfish serão comercializados para consumo interno e para servir os seus clientes, os seus dimensionamentos serão sempre em função da necessidade do cliente e cada um que queira está convidado a vir ajudar-me a faze-los, seja para aprender ou para me ensinar. As regras de operação dos mesmos são baseados nos cálculos apresentados no livro "Aquatic Systems Engineering" de P.R. Escobal, e o respectivo livro encontra-se na "biblioteca" da Redfish e pode ser consultado por qualquer pessoa que assim o requeira.

Desejo a melhor das sortes ao vosso projecto sobre o qual não vou tecer qualquer comentário pelos motivos óbvios. Esse tipo de iniciativas são cada vez mais necessárias e são elas que dinamizam a aquariofilia nacional, porque se ela for cada vez mais barata cada vez mais pessoas irão aderir, e nessa altura cá estamos para vos ajudar a fazer os vossos equipamentos, aquários, vender acessórios, comidas, animais e tudo o resto que as lojas continuarão a fazer independentemente de quantos escumadores DIY sejam feitos, ou aquários.

A mim só me parece uma coisa, como remate e espero não ter ofendido ninguém pois tal não foi a minha intenção, mais antes o tentar arrefecer os animos, quantos mais DIY aparecerem, ou DITO como já foi dito, desde que seja PORTUGUÊS é bem vindo que é menos $$$$ nosso que vai lá para fora e nestas coisas eu sou sempre muito nacionalista (só nestas bem entendido)!!

Cmpts e obrigado,

Eduardo Telles Santos

P.S. Não se zanguem pois a vida é muito curta!!!