PDA

Ver Versão Completa : Desnitrificadores

Vitor Castro FIZO
13-09-04, 14:04
venho por este meio alertar a todos os utilizadores e potenciais compradores de desnitrificadores de enxofre para nao comprarem desnitrificadores "ABERTOS" ou seja que tenham tampa amovivel por cima que nao seja hermeticamente fexada.existem grandes problemas neste tipo de desnitrificadores,pois nao sao completamente ANAerobicos e nao cumprem a sua funcao como deve ser. os maiores problemas destes desnitrificadores sao
baixa eficiencia,queda acentuada do kh,e baixa dissulocao de calcio.Ou seja,nao valem nada.certifiquem-se antes de comprar que o desnitrificador seja completamente fexado de modo a poder proporcionar um meio TOTALMENTE anaerobico pois só assim é que o desnitrificador funciona a 100% os desnitrificadores sao muito uteis para aquariofilistas com pouca experiencia e com problemas cronicos de alga filamentosa,aconselho vivamente o seu uso mas se forem mal FEITOS apenas veem trazer mais problemas. :icon_cry:

Nao considerem isto como contra-Publicidade para outros fabricantes de desnitrificadores. Pois o ke eu aqui escrevi é tudo fundamentado pois ja fiz um desni aberto de preposito para o poder testar.e cheguei a estas conclusoes.um desnitrificador aberto perde cerca de 60% das sua capacidades em relacao a 1 fexado.

quem ja tiver comprado um aberto pode "facilmente" +- tapar a tampa com silicone de modo a nao deixar entrar ar.ficando com o incoveniente de cada vez que quiser fazer manutencao á bomba ter que descolar o silicone e voltar a colar.

Julio Macieira
13-09-04, 15:38
Ora cá temos nós um bom exemplo de 2 cabeças 2 sentenças.

É capaz de ser forte demais
Ou seja,nao valem nada.

A maioria dos fabricantes (que certamente têm estudos e provas) produz os reactores de enxofre "Abertos" com tampa amovivel. Os reatores "Fechados" normalmente só se encontram como reatores para aquarios de pequena dimensão (curiosamente tambem são os mais economicos).

O processo de desnitrificação é a nivel do nucleo do grão da midia do enxofre que colocas no reator, e aí não há oxigenio; Mesmo que estivesse completamente aberto sem tampa alguma (que não é o caso de nenhum) dificilmente haveria possibilidade de o oxigenio entrar da atmosfera ambiente dentro do enxofre, passando por uma agua quase que estagnada e sem agitação alguma. Considero fundamental a maior libertação possivel de gases Carbónicos e Sulfatos antes de entrarem novamente no aquario.
Enquanto os gases carbónicos podem ser aproveitados para a dissolução da midia de cálcio, os sulfatos deveriam de ser todos retirados. (Restam-nos as TPA's para acabar com eles.)

Vitor Castro FIZO
14-09-04, 11:24
sim talves fosse um pouco forte.akilo do nao vale nada :coradoeol mas o ke é certo é ke nao notei eficacia nenhuma de jeito no desnitrificador aberto.como tu referiste talves so em desnitrificadores para grandes aquarios é que eles se tornem mais eficientes.mas para o aquariofilista medio até 1000 litros um fexado é mais eficiente.tu proprio podes constatar pelo teu ke em kuase dois meses de funcionamento nao te conseguiu subir o kh.o meu em 15 dias ja tinha o kh a 9 :sbRequin2

João Cotter
16-09-04, 01:11
Vitor,

Tens dados ou pesquisas feitas que suportem o que dizes?
É que o meu reactor de enxofre (11kg de enxofre e 11kg de cálcio) montado há um mês e meio continua a mandar um KH de 5º.

É aberto! :icon_cry:

Júlio, pelo que sei, o teu reactor é aberto. Qual o KH à saída dele?

Ricardo Lacerda
16-09-04, 10:32
Oi João....

É que o meu reactor de enxofre (11kg de enxofre e 11kg de cálcio)
Pelo que sei e pelo que tenho lido em muitos lados a proporção "enxofre:cálcio" não deveria ser "1:1" mas sim "1:2" e o problema poderá estar aí....

...consegues alterar para 7 de enxofre e 22 de Cálcio ?

Abraços

Julio Macieira
16-09-04, 12:03
Júlio, pelo que sei, o teu reactor é aberto. Qual o KH à saída dele?O meu reactor já esta estabilizado, está a "pingar" a um KH 9.
É normal, segundo os fabricantes, a queda do Kh a quando a iniciação do reactor, no entanto tambem é normal, quanto maior for o reator maior é o tempo de maturação deste. Segundo a Aquavie o meu reactor (para 1000L) pode demorar ate 2 meses (ou mais) o periodo de maturação.

Se não tens problemas de PH deves adicionar carbonatos durante este periodo (eu usei Reef Builder da Seachem) caso o teu PH esteja baixo tambem então recomendo-te o Reef Buffer 8.3 tambem da Seacem.

Vitor Castro FIZO
16-09-04, 12:10
pois pelos vistos tasse a confirmar o ke disse.os desnitrificadoes abertos estao a dar barraca.eu explico porquê.a agua ao passar pelo enxofre desce o kh até 5 ou 6 nao sei pk.mas nos abertos como estao em contacto com o ar a agua nao acidifica o suficiente para dissolver a media de calcio ke iria subir o kh e o calcio.no meu como é totalmete fexado a agua é muito acidificada e dissolve bem a midia de calcio ke por sua vez sobe o kh.DAI eu dizer ke os abertos nao sao a 100% e causam problemas.EU JA FIZ UM de preposito para testar.e xeguei a essas conclusoes.se nao fexarem os vossos reactores abertos esse problema vaii ser eterno e vao ter ke andar sempre a usar produtos para subir o kh.eu nao uso nada nem kalkwasser e tenho o kh a 9 e o calcio a 400 na saida de um reactor montado á 6 dias que ainda nem está bem maturado.e quanto ás quantidades de enxofre axo um exagero 11kg de enxofre nem ke o teu aquario seja de 1500 litros.eu tou a usar muito menos com sucesso. a escala de 100 para 1 so se aplica em aquarios até 200 ou 300 litros dai para cima começa a reduzir.por exemplo para 800 litros eu ponho 4kg e meio de enxofre,e assegurote que funciona as mil maravilhas.para 1000 litros eu punha 5kg e outros 5 de calcio.eu ja nem digo as pessoas as kuantidades ke meto.kuando digo ke é para 400 litros é para 400 litros.e nao falha.daki por uns dias vao começar a aparecer relatos em relacao aos meus desnitrificadores.nao sao baratos mas funcionam e se a pessoa nao se sentir satisfeita pode devolver o desni que eu devolvo a guita.

Vitor Castro FIZO
16-09-04, 12:17
o julio até pode ter razao,pk pode demorar mais tempo a maturar,mas axo muito inconveniente andar a meter produtos e mais produtos parea subir o kh.kem te diz a ti que o teu kh de saida a 9 no teu desni nao é apenas causado pela introducao desses produtos.experimenta deixar de usar produtos
durante 1 mes e ve o ke acontece.se mantiver a 9 parabens tens un desnitrificador a funcionar,se descer confirmasse o ke disse.axo muito tempo mes e meio para ciclar um desnitrificador,eu numa semana ja tenho resultados positivos.

o facto de as bacterias demorarem tanto a crecer nos abertos demonstra ke algo nao esta´favoravel a proliferacao delas.

Claudio Trendo
23-09-04, 00:00
Olá amigos,

Sou Brasileiro, e temos muito poucas referencias a respeito dos reatores de enxofre, nunca escutei relatos de Brasileiros que usam esses reatores.

Então tenho algumas duvidas a respeito.

Em que situações são indicados?

Esses reatores substituiriam o substrato "aragonita ou halimeda"?

Essas são as duvidas iniciais.

Obrigado

Vitor Castro FIZO
23-09-04, 10:56
este equipamento deixate os nitratos a 0ppm e o calcio a mais de 400,vindo de certa maneira "substituir" o substracto de aragonite na parte da desnitrificacao e reposicao de calcio. embora eu axe que uma dsb é sempre util ou até uma camada de só dois dedos,pois há muita vida na areia.muito do zooplancton que se encontra num aquario é produzido pela dsb.e vem benificiar os corais e até os peixes que de vez em quando la emcontram uma minhokita para comer.mas este sistema é perfeitamente capaz de te deixar sem nitratos tenhas ou nao tenhas uma dsb.

E para colmatar deixo a minha mais recente descoberta em relacao a este BIXO neste momento tenho um desni para 800 litros num aquario de 300 litros e o ke estou a verificar é que ele consome materia organica da agua pois neste momento o meu escumador ja nao tira nadinha mesmo nadinha.tá seco á quatro dias.e a agua cristalina e com bons parametros.nao kero dizer com isto que o desnitrificador substitui o escumador,mas neste caso em particular em que há uma sobredimensionacao do desnitrificador muito grande parece que substitui mesmo.restame deixar passar mais umas semanas para confirmar realmente este facto. em breve um dos meus desnitrificadores vai ser testado exaustivamente por uma firma que vai medir todos os parametros possiveis e imaginaveis para reflectir o seu uso em aquacultura.vao fazer uma corrida entre o desnitrificador e o sistema de caulerpa. TÀ GANHO :coradoeol

Ricardo Miranda
25-09-04, 00:50
Ola, sou do Brasil amigo do Claudio Trendo

é possivel eu mesmo montar um Desnitrificador de enxofre ?

quais as quantidades de enxofre e calcio que devo usar para
um aquario de 100x50x50 = 250litros ?

qual a vasao da agua que deve para por ele ?

e qual é o melhor local para colocar retorno ou no overflow ?

Value e descupa por tantas perguntas :sbDentEnO

Julio Macieira
25-09-04, 02:28
Olá Ricardo

Bem vindo ao REEFFORUM.

Quanto a possibilidade de construção de um reator de enxofre ´- é claro que sim. Junto anexo um esquema de montagem baseado no meu.

A quantidade de enxofre deve de ser sempre de 1% do volume da agua a tratar, o que no teu caso 2,5kg. Quanto á midia de calcio não há regra, mas podes pôr o mesmo ou mais.

Quanto a vazão recomendo-te de 30 a 50L por dia

O retorno o ideal seria mesmo a sump mas se não tiveres pode ser directamente no aquario.

Se tiveres mais duvidas aparece

Ricardo Miranda
25-09-04, 02:42
Obrigrado Julio

a vasao é pequena assim ? 30 a 50 litros dias ?

eu tenho sump

aqui no brasil nao sei onde posso achar o enxofe
tem algum tipo especifico para usar no Desni... ?

segundo alguns colegas o ideial é fazer ele todo fechado ?

Julio Macieira
25-09-04, 02:53
Olá de novo

segundo alguns colegas o ideial é fazer ele todo fechado ?
O enxofre deve de ser em granulado (em pó não serve)

Quanto a opinião dos meus colegas, permite-me a rectificação de um dos meus colegas, que sem de modo algum pretender colocar as informações dele em causa, contraria todas as opiniões de todos os fabricante de reatores de enxofre. Na realidade só nos modelos pequenos para aquas pequenos é que se encontram reatores fechados, todos os outros e de todos os fabricantes para aquarios superiores a 300L especificam reatores abertos. Pessoalmente estou convencido (salvo prova em contrário) que a libertação de gases que se formam durante o prossesso de decomposição do nitrato no enxofre é mais facilmente repelido num sistema aberto do que num fechado.

Ricardo Miranda
26-09-04, 03:26
Aqui no brasil isso é novo e muitos acham arriscado

oque vc pode falar sobre os pontos negativos e possitivos ?

muitos usao em portugal e na europa ?

eu acho que vou ser o primeiro aqui no brasil a usar um :sbLangue2

Vitor Castro FIZO
27-09-04, 11:19
:sbLangue6 eu sou mesmo assim controverso.Mas pronto ja tou a começar a aceitar os abertos..... mas mesmo assim nunca verao um feito por mim. :sbBeurk: e nem todos os fabricantes os fazem abertos,vejam o caso dos que sao comercializados pela red fish que sao totalmente fexados e pelo ke o fabricante diz sao para 1000 litros. hehe nao estou sozinho nesta luta.

Rinaldo Fontenele
04-10-04, 23:27
Olá amigos de Portugal, também sou Brasileiro amigo do Ricardo Miranda e do Claudio Trendo. Na realidade fazemos parte de um fórum aqui no Brasil que está crescendo a cada dia.

Sou químico e trabalho com pesquisas na Universidade Mackenzie. Pelo que posso dizer aos companheiros, na minha opinião não se deve deixar o reator de enxôfre aberto pelo seguinte fato: a principal reação que ocorre na parte inicial do reator é a do enxôfre com a água formando H2S, que pode evaporar e como o H2S é muito tóxico não é muito aconselhavel deixar aberto.
Também pode formar ácido sulfúrico H2SO4 muito agressivo para metais e pele do corpo humano.
Este é o meu ponto de vista.

Um grande abraço aos novos amigos de aquarismo e espero que a contribuição entre vocês de Portugal e nós aqui do Brasil seja ampla e sadia!

Vitor Castro FIZO
06-10-04, 11:11
:cylGrenou mais 1 a abonar em meu favor. fexado RULES

Julio Macieira
09-10-04, 18:02
Acredito que para os mais "naturalistas" troca de agua pode ser a solução mais natural e biologicamente mais equilibrada para mantermos e repormos todos os elementos necessários ao nosso aquario. No entanto não devemos descurar que o avanço da investigação pode e deve ser passada para a manutencão dos nossos aquarios.
Se tivermos em conta que o normal em nossas casas são aquarios de 200 a 300 litros (e mais pequenos), convem não esquecermos que quanto mais pequeno ele for maior serão os preciosismos acertos para a sua correcta manutenção.
Ora...talvez aqui possamos verificar o paradoxo de que mais facilmente mantemos aquarios de grande dimenssão comparativamente com os aquarios que normalçmente temos em nossas casas.
Num aquario de pequenas dimenssões um pequeno deslise como um pouco mais de excesso de comida pode ter os resultados semelhantes a um petroleiro descarregar nouma zona do mar. Situações destas acomuladas ao longo de meses pode vir a ser um problema que nem só as mudas de agua poderão resolver. O reactor de enxofre tais como outros aparelhos aparentemente surperfulos, não são o milagre por que esperavamos (se é que ainda estamos a espera de algum) pois apenas nos ajudam na manutenção e nos facilitam um pouco mais a vida.
A capacidade das Thiobacilus Denitrificans prova por estudos cientificos que consome nitrato. Ora ao fazermos passar a agua por enxofre retiramos dessa mesma agua todo o nitrato que como todos sabemos não nos faz alta nenhuma em nossos aquarios de recife.
A passagem desta agua por uma midia de cálcio tambem não é novidade nenhuma no nosso hobby pois há muito a usamos nos reatores de cálcio.
Isto é apenas devido ao aproveitamento do baixo PH da agua que sai do enxofre para o subirmos um pouco mais antes da entrada nos nossos aquarios. É certo tambem que a quantidade de cálcio é muito pequena e pode não chegar para suprimir as nossas necessidades de calcio nos nossos aquarios, no entanto não é tambem esta a função principal da midia de cálcio no reator de enxofre.
Consideramos por isso um dinheiro mal gasto num reator de enxofre, seria o mesmo que o considerar-mos mal gasto numa UV, num Ozonizador, num Eco-Aqualizar e outros.....pois se tudo fosse devidamente quarentenado começando nos lojistas e passando por nossa casa, não teriamos certamente necessiades desses e de outros aparelhos.
Só conheço um sitio onde tudo isso pode ser mesmo dispenssado e mesmo esse cada vez tem mais problemas em livrar-se dos nitratos e esse é o MAR.