PDA

Ver Versão Completa : mais um salgadito

Carlos Mota
31-01-05, 01:00
boas
como agora está na moda aqui vai mais uma tentativa de salgadito em formato mini
depois de partir a cabeça a ler quase tudo que havia para ler neste forum cá arranjei coragem para me iniciar neste mundo dos salgados :coradoeol
vou por aqui a minha montagem e equipamento espero que alguem me ajude com as minhas duvidas e corrigam meus erros pois devem ser muitos teoria é uma coisa mas na pratica nem sempre funciona
a minha ideia é fazer um aquario salgado com alguns peixes e corais(por agora moles depois quem sabe)
equipamento
escumador:red sea berlin air lif 90
2 bombas de 500 l por hora
calha jebo com 2 lampadas 36w 10000k
termostato ainda não tenho (bem a caminho)
aquario 65*45*40 com sexto vidro a fazer de sump (é o que dá ler nos foruns)

agora estava a pensar encher o aquario com agua de osmose e sal da sera
pois ir buscar agua ao mar nem pensar pneumonia na certa
encomendei 15 kilos de rocha viva para fazer tipo um rochedo no centro deixando dos lados espaço para a peixarada
vou metendo fotos da evolução espero criticas e ajudas quanto possiveis :sbClinOei

Gil Miguel
31-01-05, 01:17
escumador:red sea berlin air lif 90
2 bombas de 500 l por hora
calha jebo com 2 lampadas 36w 10000k
termostato ainda não tenho (bem a caminho)
aquario 65*45*40 com sexto vidro a fazer de sump (é o que dá ler nos foruns)

Acho que é um excelente iniciO em termos de equipamento e iluminaçao! ;)
O sexto vidro ficou a quantos cm´s do vidro traseiro?

A rocha viva 15 kg é uma boa quantidade, a minha opiniao é que deves fazer em vez de um "monte no meio", fazeres 1 monte em cada ponta do aquario, o que proporciona um Vale ao meio do aquario. é uma questao de gosto pessoal mais do que outra coisa, mas depois para a colocaçao de corais pode dar jeito.

Vai pondo a evoluçao da coisa ;) e as tuas duvidas

Zé Pedro
31-01-05, 01:56
Eu por exemplo prefiro uma parede de rocha.
Isto há gostos para tudo...
Mas vai pondo fortos e duvidas tb.
Estamos todos cá para ajudar...

João M Monteiro
31-01-05, 11:21
Boas, Carlos

Bem vindo !
Estive a ver as fotografias do teu aquário e o equipamento que estás a pensar utilizar.
Tenho algumas observações iniciais:

- Circulação: pela tua descrição, o aquário terá 117 lts brutos (60*40*45). Fico com a dúvida se essas medidas já incluem, ou não, a área do 6º vidro. De qualquer modo, é importante uma boa circulação a situar-se em, pelo menos, 20x/hora a capacidade do aquário. Assim, 2 bombas de 500 lts, parece-me curto. Sugeria que aumentasses para o dobro. Um boa opção seriam 2 maxijet a 1000 ou 1100 lts/hora (são relativamente baratas, silenciosas e fiáveis).

- Pelas fotografias, parece que a comunicação da água do aquário para a zona de escumação (através do 6º vidro) está a ser feita apenas do meio para baixo do aquário. É importante que essa comunicação seja feita principalmente à superfície, para facilitar a escumação da camada de matéria orgânica que se forma na mesma. Penso que com uma pequena remodelação consegues colocar um pente no 6º vidro, permitindo que a água escoe, à superfície, do aquário para a zona de escumação e recirculação.

- Água: sou um grande adepto da água natural, desde que a "descobri". Hoje tenho pena de não ter montado o aqua logo com água natural. Se apanhares um diazinho de sol, reconsidera a hipótese de a ir apanhar ao mar.

- DSB (deep sand bed) - não consigo ver bem a altura que terá no teu aquário através da fotografia. Tendo o aqua 45 cms de altura, é complicado fazer uma DSB com 12 a 15 cms como seria aconselhável para funcionar bem. Mas tenta chegar aos 8-10 cms, pelo menos.

Por ora, são as sugestões que te faço. Espero que sejam úteis.
Acima de tudo, muita paciência na montagem (o que implica deixar o aquário maturar antes de introduzir os habitantes - começando pela equipa de limpeza). É uma das chaves de sucesso.

Força nisso e vai dando notícias da evolução que cá estaremos para (tentar) ajudar.

Julio Macieira
31-01-05, 11:59
Olá Carlos Mota

Não sei qual a distancia que tens entre o 6º vidro e a parte de traz do aquario, mas se conseguires colocar lá uma bomba de 2500L ligada a um SQWID. Ficavas com uma melhor circulação (alternada) e evitavas colocar 2 bombas.

Tambem concordo com o João. É importante colocares um pente no teu 6º vidro para fazeres uma colteta de agua mais superficial. O exemplo que se segue pode ser uma solução se utilizares apenas a circulação interior excluido a circulação para a sump.

http://www.reefforum.net/photopost/data/504/1esquema_overflow_scwd_com_sexto_vidro_interno_ext erno-med.jpg

Ricardo Lacerda
31-01-05, 13:35
...parece que a comunicação da água do aquário para a zona de escumação (através do 6º vidro) está a ser feita apenas do meio para baixo do aquário. É importante que essa comunicação seja feita principalmente à superfície, para facilitar a escumação da camada de matéria orgânica que se forma na mesma...
Concordo a 100% !!!
Se não conseguires fazer a vazão do aquário pela camada superficial vais ter grandes problemas com formação de películas orgânicas oleosas e consequente quebra nas trocas de oxigénio ...

Carlos Mota
01-02-05, 00:07
boas
pois parece que já fiz asneira,eu ao fazer aqueles furos ao meio do aquario era só para tentar não ter uma zona morta atrás da rocha viva,é ali que ia fazer meu rochedo :admirado: será que ninguem tem solução para a coisa, pois só vi o forum hoje depois de ter já enchido a agua e posto tudo a funcionar
quanto as bombas tambem me pareceu pouco,mas mal possa troco as bombas
é que por aqui não é facil arranjar material para salgado todas as lojas que frequento só tem doces
o sexto vidro está a 10 cm do fundo ficando assim com 65*35*40 de altura dando assim a quantidade certinha de 100 litros medidos hoje a fazer a agua
eu tambem estava a pensar meter agua natural mas não conheço por aqui perto sitio para fazer uma boa recolha e depois dei uma volta por ovar,espinho,granja,e a agua não me parecia grande coisa resolvi arriscar
hoje meti tambem uma plantitas até parece um plantado que tal :coradoeol
agora uma pergunta a que altura da agua tem de ficar o escumador e devo ligar já ou esperar algum tempo

João M Monteiro
01-02-05, 10:10
Boas, Carlos

Se queres um conselho amigo... refaz o 6º vidro com pente. A sério. Sei que é chato e é a última coisa que que apetece fazer, mas vai evitar muitas preocupações no futuro.

Carlos Mota
01-02-05, 22:06
boas
joão vou tentar assim mesmo sei que estou a fazer asneira mas depois arranjo maneira desmontar o aquario agora sem ter onde pôr a agua tirar o vidro tornar a colar dá trabalho demais para um projeto que é só para durar uns 7 meses
visto que se conseguir ter sucesso nesta montagem a ideia é montar o meu de agua doce em salgada e esse já tem 2 furos ao nivel em queda para a sump :sbLangue7 este bichinho vai virar salgado:jmdFou:

Julio Macieira
01-02-05, 23:49
Mas que lindo aquario de recife eu estou a ver nessa parede.....maravilha:palmadass

João Graça
02-02-05, 00:10
Podes crer Julio, ficava brutal.
:sbOk5:

Gil Miguel
02-02-05, 00:17
BOas Carlos :)
Vai Ficar de facto Brutal um aquario embutido ;)

Acho que fazes bem em começar com algo mais pequeno, e que exige bastante mais em termos de dificuldade de manter os parametros da agua ( mais variaçoes) que um aquario maior. Quem tem sucesso num nano tem sucesso num aquario de maiores dimensoes ;) .Vais Ficar apaixonado pelos salgados Podes ter a certeza. E se Seguires Todos os artigos e Opinioes aqui publicados e investigares muito na internet tens grandes hipoteses de sucesso!

Nao vais ter pena das SOlhas ?? :knSmileyV

Julio Macieira
02-02-05, 00:33
Pois eu muito siceramente acho que toda a gente se devia iniciar pelos aquarios de agua doce, e na verdade muitos outros ha na agua salgada que para a agua doce deviam voltar outra vez....se é que algum dia por lá andaram.

A agua doce é uma grande escola, para alem de aprendermos muita coisa fundamental para o hobby.
Os meus muitos parabens pelo teu aquario.

Carlos Mota
04-02-05, 00:55
boas
obrigado pelos elogios mas ficam muito longe de varios aquarios que vi por aqui:sbSourire
aqui vai mais uma atualização do salgadito
15k de rocha viva
troquei as 2 bombas de 500 para 800 litros ,vou ver se arranjo de 1000
sabado vou ver medir os parametros da agua pela primeira vez
montado em 31/01/2005 quando é que acham que posso comprar a equipa de limpeza e que é que me aconselham:sbSourire

Gil Miguel
04-02-05, 04:32
Boas Carlos

Acho que agora no primeiro mes de aquario nao vale a pena medires nada ;) , os valores ainda sao demasiado oscilatorios e o ciclo mal está a começar.
Guarda os testes para mais tarde :)
Quanto á equipa de limpeza, a experiencia que tive é ires colocando á medida que te surgem as primeiras algas e acrescentando conforme as necessidades e tipo de algas.

Quanto aos elementos, os nassarios e os ofirius ajudam muito na eliminaçao da porcaria que fica no substrato, alem de o remexerem.

As cerithes sao optimas tambem como detrivoros e consomem cyanobacterias a um bom ritmo :)

Os Ermitas fazem de tudo um pouco e sao uma excelente ajuda com as algas, principalmente os patas verdes. tenho aqui uns de patas pretas que nao param. Os que tive de patas brancas nao faziam nada..
Depois podes acrescentar uns burriés da nossa costa, tendo o cuidado de lhes fazer uma ambientaçao mesmo bastante lenta (umas 2 horas). Sao uma excelente ajuda com as algas, melhor que os turbos tropicais.

Quanto ao aquario, acho que devias colocar as macros todas numa só zona senao depois isso espalha-se pelo aquario todo :) mas claro é uma questao de gosto :)

Carlos Mota
08-02-05, 01:13
boas
comprei os seguinte suplementos da tropic-marin
bio-calcium
bio-strontium
pro-coral mineral
alguem que tenha usado desses suplementos pode me dizer como se dozei-a para um aquario de 100 l

e já agora está a nascer na rocha viva o que está na foto que nem sei o que é
será que alguem me pode dizer se devo tirar ou não, estão a nascer por toda a rocha viva

Gil Miguel
08-02-05, 01:28
Boas Carlos como já disse em cima acho que a adiçao de qualquer elementos é desnecessaria, mas ainda mais agora no principio do aquario.Mas de qualquer maneira deve ter instruçoes.

Quanto á imagem, acho que tens ai aptasias :( a famosa praga
Agarra numa seringa e injecta kalk mesmo muito concentrado nas bichas. Quanto mais cedo começares melhor, para nao fica incontrolável.
Podes tambem arranjar camaroes Wurdemanni (acho que é assim que se escreve), apesar de so poderes usar esta alternativa com o aquario mais estável.

Julio Macieira
08-02-05, 02:48
Olá Carlos

Na realidade trata-se de uma aipitásia.
Procura fazer uma solução concentarda num copo de agua de OI e com uma seringa esguinha o kalk bem no centro dela. Pode acontecer nãp morrer á primeira, mas o melhor e ficar de olho nelas e ir abantendo-as.

Carlos Mota
14-02-05, 00:57
boas
já fiz porcaria de novo fui a uma loja e não resisti a comprar uns peixes:icon_cry:
depois já com remorsos procurei uma praia para ver se conseguia fazer uma recolha de agua natural e fiquei desiludido corri as praias de espinho,furadouro,esmoriz e até dava dó vera agua do mar até as praias estavam cheias de algo preto na areia acho que o melhor mesmo é usar agua de osmose nas mudas :icon_cry:
o pessoal do porto e arredores podia me dizer aonde fazem as recolhas de agua natural :sbClinOei
aqui vai mais uma fotos do aquario com os peixes alguem me podia dizer o que fazer para atenuar mais essa burrice

Ricardo Lacerda
14-02-05, 02:08
Onde fica Lobão?...
...eu sei que corro riscos de ser um "oferecido"..mas gostava de ir aí a casa (quando estiver perto) para ajudar (dentro das minhas limitadas capacidades) a transformar esse maravilhoso aquário de painel num ainda mais maravilhoso aquário de recife com "fish-room" e tudo!!!

....quando é que acham que posso comprar a equipa de limpeza ...
ONTEM!!!!

Abraços!!

PS: Não se esqueçam que falta menos de uma semana para o nosso almoço!!! Viva as Francesinhas de Matosinhos!!!!

Carlos Mota
14-02-05, 15:51
boas
ricardo lobão fica a 15 minutos da saida da auto-estrada espinho

já agora aproveito para fazer o convite a todos os membros que quiserem passar cá por casa para ver e dar seus palpites sobre mudar o meu aquario para salgado pois é uma coisa que quero fazer com tempo e muitas ideias para não fazer asneira
sabado já que vêm cá ao porto na ida para casa quase todos tem de passar por perto,é só fazerem um desvio e aproveitam para ver e dar ideias

Carlos Mota
22-02-05, 01:03
boas
comprei este coral no encontro de sabado mas ainda não abriu será que alguem me pode dizer qual o sitio melhor para o pôr
e já agora qual é o nome do coral mais pequeno que foi oferta e não sei qual é
o maior é um sarcophyton ehrenberghi heheheh não foi dificel vinha escrito na conta :sbLangue7

Pedro Pacheco
22-02-05, 01:15
Olá Carlos

O mais pequeno são Zoanthus ou Protopalytoa.
Não me lembro de te ter visto no encontro do ReefForum.

Carlos Mota
22-02-05, 13:35
boas
eu estive a partir das 17.30 na loja da sohal com o pessoal do outro forum depois foi comprar este coral na loja da ornimundo