PDA

Ver Versão Completa : Reef 360 lts

Fernando Gonçalves
06-02-05, 01:27
[/B]Data da Montagem 15 de Maio de 2004

Data da remontagem 29 de Setembro de 2007
Características do Aquário:
Comprimento 130cm x Largura 60cm x Altura 60cm
Capacidade 460 litros
Substrato 50 Kg areia fina de Coral
45 kg rocha viva

Iluminação:
Calha DIY 120cm 8 Lampadas T5 54W ( 6 brancas 10.000k e 2 Azuis Aqua-medic)

Circulação:
Aproveitamento da Bomba de Reposição Heim 2400L/H
2 tunzes 6000 controladas por controlador tunze 7095

Aquecimento / Refrigeração
Resistência 300W
Refrigerador Resun para 1000lts

Características da Sump:
Comprimento 90cm x Largura 40cm Altura 50cm
Capacidade 180 litros, utilizados 90litros

Bomba de reposição Eheim 2400 L/H
Escumador DIY (TIPO DELTEC AP850)

[B]Outros equipamentos
Controlador IKS Aquastar com sonda de PH, Redox e Temperatura
Ozonizador sander 100mg regulado para 380 orp
Osmose Inversa, com 5 estagios e membrana TFC
Reactor de calcio de camara dupla
Reactor de Kalc ( alimentado por bomba peristaltica )

Julio Macieira
06-02-05, 02:27
Olá Fernando Gonçalves

Benvindo a ReefForum.

Ao lêr o teu setup uma coisa me chammou a atenção:

Reposição com agua OI e Hidróxido de Cálcio automaticamente sempre que há evaporação

A tua reposição de agua é ao longo de todo o dia ? Ou apenas durante a noite ?
Tens controlador de PH ?

Digo isto porque, repor agua com Hidroxido de Cálcio durante o dia pode dar subidas de PH significativas no sistema.

Coloca umas fotos na nossa Galeria para os membros poderem ver o teu aquario.

Fernando Gonçalves
08-02-05, 21:46
Boas,
a reposição é feita ao longo do dia e da noite, conforme a evaporação, tenho um deposito de cerca de 10 liros onde faço a mistura de hidroxio, depois por meio de uma boia de autoclismo a agua vai se repondo automaticamente.
Não tenho controlador de PH, mas vou medindo o mesmo e não se tem alterado.
os 10 litros de cal. dou aproximadamente para 2 dias, achas que estou a fazer mal?

Gil Miguel
08-02-05, 21:50
Boas Fernando
Preferencialmente a adiçao de kalkwasser deve ser feita durante a noite, quando o ph tem mais tendencia a descer, e o kalk devido ao seu alto Ph (perto de 12) contraria esta descida.
Durante O dia é desanconselhavel porque sendo uma soluçao altamente alcalina pode subir o ph para valores desaconselhaveis.

Podias fazer um Desenho/esquema Dessa ideia do Autoclismo LOl
:) ando a tentar arranjar uma soluçao barata para a reposiçao de agua e tou aberto a engenhocas novas!! :)

Ja agora as gorgonias tens a quanto tempo? Alimenta-as ? se sim com o que e com frequencia?

Obrigado

Fernando Gonçalves
14-02-05, 22:45
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_2907_2.jpg

Fernando Gonçalves
14-02-05, 22:49
Boas Gil,
Espero que consigas perceber o meu esquema de reposição, se não mando-te por e-mail.
Quanto as gorgonias não sei a quais te referes.

Gil Miguel
14-02-05, 22:52
Desculpa era Gonioporas! :) quanto ao esquema percebi muito obrigado ;)

Fernando Gonçalves
14-02-05, 22:55
gil se é esta que te referes Dendronephthya klunzingeri, ainda se esta a ambiantar.

Fernando Gonçalves
14-02-05, 23:10
As gonioporas alimentoas com microplanton.
coloco o cubo do microplanton ainda conjelado em frente a uma bomba e elas que se desemrasquem, so alimento uma vez por dia.
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_2907_10.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_2907_11.jpg

João M Monteiro
15-02-05, 13:14
As gonioporas alimentoas com microplanton.
coloco o cubo do microplanton ainda conjelado em frente a uma bomba e elas que se desemrasquem, so alimento uma vez por dia.

Boas, Fernando

E elas têm-se "desenrascado" bem ? Há quanto tempo as tens ? É que esses corais costumam ser muito complicados de alimentar e, consequentemente, muito difíceis de manter por mais de 6-8 meses.

Fernando Gonçalves
15-02-05, 22:43
Boa noite,
ainda so os tenho desde Novembro 2004, 4 meses e parecem optimas, noite e dia abertas um peixe palhaço ate adotou uma como casa.
Espero que durem muito tempo.

Rui Monteiro
29-06-05, 22:54
ola fernando.
desculpa a pergunta ,mas tenho uma osmose igual a tua e nao sei de quanto em quanto tempo e que tenho que mudar os cartuchos se me puderes ajudar agradecia
monteiro1970@netcabo.pt

Julio Macieira
29-06-05, 23:11
Olá Rui

Como em tudo nestas coisas da aquariofilia, não existe uma regra para o tempo e durabilidade dos cartuxos das osmoses. Tudo depende da qualidade da agua que estás a filtrar. Se bem que o mais importante numa osmose é precisamente a membrana de osmose, que normalmente vem colocada no ultimo estágio da filtragem (no caso de ser uma osmose de 3 filtros). Normalmente no primeiro estágio vem um filtro de sedimentos, que tambem dependendo da qualidade da agua filtrada, deve de ser lavado regularmente ou até mesmo substituido de 3 em 3 mêses. Atenção que muito da durabilidade da membrana de osmose está dependente deste primeiro filtro, pois basta entrar alguma areia na osmose para esta se romper e assim deixar de cumprir a sua finalidade. No segundo estágio temos o carvão activo, e tambem este (dependendo da quantidade e qualidade de agua a filtrar pode durar mais ou menos), no entanto a troca semestral deste filtro é recomendada.

Como vez, não ha regra, mas o fundamental é tentar fazer com que a agua chegue ao ultimo estágio sem impurezas de modo a que não danifique a membrana de osmose. Quanto a membrana de osmose, normalmente de dependendo do volume de agua e qualidade de agua filtrada dá por volta dos 3 anos.

Rui Monteiro
29-06-05, 23:22
o meu problema e que os cartuchos da aquamedic custam cerca de 40 eur cada e queria aguentar o maximo possivel uma vez que so faço 15 litros por semana
um abraço

Didos Farm
07-07-05, 23:10
Olá Amigo Rui,

penso que há uma boa maneira de sabermos se a osmose ainda tem a membrana em condições:

1º para que serve uma osmose? para retirar "todos" os sais contidos na água, e outros sólidos em suspensão.

2º temos de testar a água que vamos passar na osmose, e depois testar a água que sai da osmose, caso esta saia isenta de sais, significa que a membrana se encontra em perfeitas condições. Para isso basta um teste de KH e de GH.

Não quero com isto dizer que a membrana não retira outras substâncias da água, mas se retirar umas retira as outras também.

Um Abraço

Equipa Dido`s Farm

Mário Sustelo

Pedro Azevedo
08-07-05, 17:56
Boas
Para ver se a membrana está boa basta fazer um teste com um TDS á agua da osmose.
Cump.

Didos Farm
08-07-05, 22:13
O que é um TDS?

Pedro Azevedo
09-07-05, 02:37
Boas
Visite:
http://www.puragua.com/acessorios.htm#TDS
Cump.

Didos Farm
09-07-05, 22:58
Percebi para que serve mas a sigla TDS não diz exactamente o que quer dizer no entanto parece-me ser algo parecido com o Total De Solidos, será?

Seja como for parece servir mas custa 45,00€ e o teste de Gh ou KH menos de 12,00€

João Magano
10-07-05, 01:08
TDS é a abreviatura da designação inglêsa Total Dissolved Solids.
As membranas vão-se detiorando, vão furando, e a normal evolução dessa deterioração é gradual, ou seja progressivamente vão deixando passar substancias de maior dimensão.
É através da medida de TDS da agua resultante do processo de osmose que é aferida a qualidade da membrana.
É verdade que a agua de uma osmose a funcionar correctamente tem uma dureza muito baixa, mas por exemplo é normal que a membrana comece a deixar passar silicatos mais cedo do que outras substancias.

Pedro Azevedo
10-07-05, 02:45
Seja como for parece servir mas custa 45,00€

Esse é o preço nas lojas cá do burgo!!!!!!!!acho que não é preciso dizer mais nada.
Quanto ao TDS, mede os sólidos totais dissolvidos na água. A água da torneira tem valores na ordem dos 50 a 200 ou mais, se a membrana estiver a trabalhar a 100% o valor dessa água depois de passar pela membrana deve descer na ordem dos 95 a 98%. Assim por ex.: se tiver uma água de torneira com um valor de 100 essa mesma água depois de passar pela osmose deveria apresentar um valor entre 2 a 5. Agora, se verificar que os valores obtidos na água de osmose forem superiores é só fazer as contas e ver a que % a membrana está a funcionar.
Cump.

Didos Farm
17-07-05, 15:21
Ok Pedro,

compreendi, assim sendo o teste de TDS é a solução perfeita, no entanto continuo a achar que um simples teste de GH nos pode dár a ideia da qualidade da membrana, visto que se o resultado for 0 ou perto quererá dizer que se a membrana não deixa passar cálcio e outros sais à partida também não deixa Silicatos.

Estou correcto?

João Magano
17-07-05, 18:06
se o resultado for 0 ou perto quererá dizer que se a membrana não deixa passar cálcio e outros sais à partida também não deixa Silicatos. Estou correcto?
Nim :sbLunette , a composição e tamanho das particulas dissolvidas dos varios solidos não é a mesma, os silicatos são das mais pequenas, pelo que infelizmente a maior parte das osmoses começam a ser ineficazes na eliminação de silicatos muito rapidamente, 4 a 6 meses de uso, continuando no entanto a ser bastante eficazes no que respeita aos outros tipos de solidos. Se a agua de origem for pobre silicatos este problema não se põe.
Na duvida pode-se fazer um teste de silicatos, embora tal como nos fosfatos, nem todas as formas de silicatos são detectaveis pelos testes que temos disponiveis.

Didos Farm
18-07-05, 16:01
Ok João,

nesse caso para melhor precisam um TDS é o ideal.

Diogo Lopes
18-07-05, 18:08
Olá,

O meu medidor de TDS custou cerca de 25 euros e de facto é a única forma que conheço (eficaz) para verifiar o estado das membranas!

De facto é um pouco mais caro que um mero teste, mas de facto também dá resultados eficazes, coisa que os testes de Kh e Gh não fazem! Não se gasta e está sempre pronto a usar - é digital!!!

Abraço,
Diogo