PDA

Ver Versão Completa : Repositor automatico

Vitor Pestana
03-03-05, 01:16
Boa noite.

Quero apresentar o meu repositor automatico de agua + Kalk.

Ligado a um temporizador é acionado entre as 3h00 e as 6h00 AM.

O mesmo sistema está ligado a um interruptor de nivel que corta o fornecimento assim que a água atingir o seu nivel.

Todo o sistema funciona através de pressão de ar, e não por gravidade sem aquele efeito do garrafão mirrado, passando-se precisamente o contrario.

O tamanho do garrafão depende da percentagem de água a ser reposta por semana.

Para quem diz que o Kalk perde as suas propriadades passado algum tempo exposto ao ar, tenho solução para isto, basta que o ar que entra no garrafão não entre em contacto com o Kalk, muito simples mesmo.

De todos os repositores que pensei em criar, este é o mais barato e funcional.

Vitor Pestana

Algumas fotos:

Pedro Pacheco
03-03-05, 11:02
Olá Vitor

Diz lá como é que o ar não entra em contacto com o Kalk, é que nas fotos não consegui ver o truque.
De resto acho que está tudo muito bem feito.

Comprimentos,

Ricardo Lacerda
03-03-05, 12:11
...Para quem diz que o Kalk perde as suas propriadades passado algum tempo exposto ao ar, tenho solução para isto, basta que o ar que entra no garrafão não entre em contacto com o Kalk, muito simples mesmo.

Se o ar entra no garafão.... como não entra em contacto com a Kalkwasser?
...sorry.... não percebo!
Para não existir contacto o garafão tem que estar sempre cheio de água e sem qualquer espaço ocupado por ar... além de ter que ser 100% estanque...

..e já agora...
...como fazes a agitação dentro do garafão?.. ou tens que fazer Kalkwasser todos os dias que efectuas doseamento?

Abraços...

Vitor Pestana
03-03-05, 18:49
Calma...

Tirei estas fotos na altura da construção do mecanismo, e ainda não tinha o problema do contacto do ar resolvido.

A solução é muito simples, basta que no tubo de entrada de ar na parte de dentro do garrafão esteja colocado um saco de plastico bem resistente que possa conter o mesmo ar que o volume de água do garrafão.

Antes da entrada de ar, é colocada uma valvula de ar anti-reversivel fazendo com que o ar que entre não volte a sair, e mantendo a pressão de ar sempre constante.

Por muito que vos custe a acreditar funciona mesmo.

Em relação ao agitar o garrafão, eu não agito, apenas faço um garrafão de kalk por semana.

Muita gente pode dizer que a valvula seloide pode ter algumas peças metalicas, e que o Kalk nesta configuração deveria ser reposto todos os dias... não vamos dramatizar existem muitas pessoas que utilizam esquemas parecidos e até hoje nunca tiveram qualquer tipo de problema quer com os corais quer com os restantes seus habitantes.

Vamos ser practicos, esta é das melhores opções de reposição automatica de água para quem não tem muito tempo..... (DINHEIRO!!!!) e por muitas afirmações que possam arranjar... eu sei o que tenho em casa.

Acreditem, funciona mesmo pois a beleza das coisas está na sua simplicidade.

Vitor Pestana

Ricardo Lacerda
04-03-05, 11:53
...A solução é muito simples, basta que no tubo de entrada de ar na parte de dentro do garrafão esteja colocado um saco de plastico bem resistente que possa conter o mesmo ar que o volume de água do garrafão.....

Um reservatório de diafragama, improvisado!!!

Grande ideia.... temos "Engenheiro" !!!!
Parabéns!

Vitor Pestana
04-03-05, 14:07
Parabéns para ti Ricardo :palmadass , pois tu tens sido um dos maiores criadores de engenhocas para aquariofilia que conheço.

Esqueci-me de referir que o tamanho da bomba de ar depende da pressão a ser exercida dentro do garrafão (tamanho do garrafão) e da altura em que o mesmo fique instalado... quanto mais baixo, mais pressão.

Tenho também um wavemaker de 2 saidas a caminho, mas ainda falta alguns pormenores, quando acabar o projecto ponho aqui as fotos.

Pedro Pacheco
04-03-05, 16:00
Olá

Os meus parabéns, é mesmo uma boa solução.
Fico a espera do wavemaker.

Vitor Pestana
08-03-05, 22:42
Olá

Como prometido quero mostrar o wavemaker:

http://www.reefforum.net/showthread.php?p=3323#post3323

Rui Peixoto
09-03-05, 10:03
muito bom realmente :)

Alguem me sabe dizer onde encontrar em LX sensores de nível, tipo boia?

cumprimentos

Vitor Pestana
09-03-05, 13:37
Podes encontra-los na reeffdiscus, por volta de 32€.

Podes tb encomendar pela net num site françes ou noutro português.

No site portugues fica-te por 44€, mas ficas com 3 boias, no site françes um pouco mais barato acho que por volta de 10€ cada, mas não sei quanto fica devido aos portes.

Procura em:

http://www.e-aquario.com

http://www.arquimedes.tv/sens/sensor_de_nivel.htm

SUMPTECH
09-03-05, 15:34
...Alguem me sabe dizer onde encontrar em LX sensores de nível, tipo boia?

Está disponível o Sistema completo (SPRAA) com caixa de controlo e duas bóias (nível máximo e nível mínimo) e sistema de suporte universal.
A SUMPTECH envia para todo o país esse tipo de sensores.

A Bóia pode ser comprada separadamente como peça de substituição.
Preço:25€ (Bóia de reposição)

Aderito Pereira
10-03-05, 10:24
E como fazer a encomenda? :sbOk3:

Obrigado.

Gonçalo Pinto Gonçalves
10-03-05, 14:10
Preços para esta engenhoca?

Tempo de entrega?

Obrigado
Gonçalo

SUMPTECH
10-03-05, 14:35
Olá Aderito

Para formalizar a encomenda envie uma MP.
Gonçalo a tua questão já foi respondida por MP, para qualquer questão agradeço que enviem por MP.
Obrigado

Paulo Bravo
14-03-05, 13:21
Boas
gostava de saber os produtos que têm e ja agora os preços.penso que tem moonligts eu queria tambem saber preços das mesmas
obrigado e bom trabalho

Ricardo Prata
16-08-05, 19:22
Boa noite.

Quero apresentar o meu repositor automatico de agua + Kalk.

Ligado a um temporizador é acionado entre as 3h00 e as 6h00 AM.

O mesmo sistema está ligado a um interruptor de nivel que corta o fornecimento assim que a água atingir o seu nivel.

Todo o sistema funciona através de pressão de ar, e não por gravidade sem aquele efeito do garrafão mirrado, passando-se precisamente o contrario.

O tamanho do garrafão depende da percentagem de água a ser reposta por semana.

Para quem diz que o Kalk perde as suas propriadades passado algum tempo exposto ao ar, tenho solução para isto, basta que o ar que entra no garrafão não entre em contacto com o Kalk, muito simples mesmo.

De todos os repositores que pensei em criar, este é o mais barato e funcional.

Vitor Pestana

Algumas fotos:
Ola , vitor ...... gostava de ver o esquema mais detalhado sera possivel?

Vitor Pestana
16-08-05, 20:27
Olá Ricardo.

Este post já tem algum tempo, já aumentei o meu aquario, e consequentemente o seu sistema de reposição.

Neste momento tenho um sistema diferente que se encontra ligado a um reactor de Kalk, se estiveres interessado posso enviar-te o esquema quer do reactor quer do sistema repositor a ele associado.

Abraço

Vitor Pestana

Ricardo Prata
16-08-05, 20:31
Olá Ricardo.

Este post já tem algum tempo, já aumentei o meu aquario, e consequentemente o seu sistema de reposição.

Neste momento tenho um sistema diferente que se encontra ligado a um reactor de Kalk, se estiveres interessado posso enviar-te o esquema quer do reactor quer do sistema repositor a ele associado.

Abraço

Vitor Pestana
sim gostava obrigado, pela atençao...ando a construir um reactor de kallkwasser.....

Carlos Dias
17-08-05, 23:42
Boas

Tenho pena de só agora ter dado com este post.
Tambem tenho um sistema de reposição de água mas só dá para água normal sem Kalc.
No meu caso a reposição é feita através do assionamento duma electroválvula de máquina de lavar (que não tem partes metálicas) e duma boía para máquinas de fazer gelo.

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_339_16.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_339_15.jpg

O meu maior problema era que a electroválvula só abria com alguma pressão, o que foi resolvido pondo o reservatório a 1 metro de altura, mas assim com um sistema destes está resolvido visto a pressão ser criada pelo dito saco e respetiva bomba de ar.
Vou ter de rever o sistema, depois mando fotos melhores.

Abraços
Carlos Dias

Julio Macieira
17-08-05, 23:48
:palmadass :palmadass :palmadass Excelente DIY Carlos

Parabens