PDA

Ver Versão Completa : Escumador DIY é funcional apenas com bomba de ar e pedras difusoras?

Rui Monge
28-11-06, 19:55
Oi pessoal. Ando a inventar aqui um Escumador DIY. A minha questão é: é possivel fazer um escumador funcional e eficaz apenas com uma bomba de ar e pedras difusoras? Digam de vossa justiça....

Edgar Luis
29-11-06, 12:47
existem escumadores assim..

Manuel Faria
30-11-06, 17:54
viva

Eu tenho um a funcionar mas devo dizer que não é grande coisa como escumador, e depois tens o inconveniente de +/- todos os meses teres que trocar a pedra difusora.

Rui Monge
30-11-06, 20:25
viva
mas devo dizer que não é grande coisa como escumador.

Não será apenas uma questão de regulação da altura do copo/camara de reacção e da quantidade de bolhas? De certo que com uma bomba de ar e pedra difusora provavelmente não se conseguirá criar tantas microbolhas, mas isso apenas leva a que se demore um pouco mais de tempo para retirar a mesma quantidade de matéria orgânica. A questão penso que seja se esse tempo que se leva a mais, é critico ou não para o aqua. Estarei certo?

Luís Simões
07-05-07, 00:32
Olá Rui Monge,

A minha resposta na votação, só podia ser sim:pracima:

O escumador que referes, talvez por ser fácil de construir, é o que mais se encontra nas secções de “ faça você mesmo”.
É dos escumadores mais eficientes quando bem construído, foram dos primeiros escumadores a serem usados em aquariofilia, mas requerem também muita manutenção, podendo por vezes tornarem-se dispendiosos. Usam pedras difusoras de madeira, produzem uma excelente espuma "consistente", quando funcionam com bombas de ar novas e potentes.
Caso avances com o projecto, aconselhar-te-ia a usares mais que uma pedra difusora.

Saudações
Luís Simões

Rui Monge
07-05-07, 01:27
Caso avances com o projecto, aconselhar-te-ia a usares mais que uma pedra difusora.

Olá Luis.
Este tópico já é muito antigo. Desde que coloquei este tópico, já construi o escumador e depois de uns meses a funcionar substitui-o por um berlim airlift.
he he.
Um abraço

Luís Simões
08-05-07, 00:20
Sorry, :mad:
Desculpa, não costumo repara nas datas.:jmdALEnve

Raul Silva Santos
07-09-08, 01:58
Votei sim, mas claro só num nano.