PDA

Ver Versão Completa : Lysmata seticaudata

Julio Macieira
01-12-06, 01:35
http://www.reefforum.net/photopost/data/502/Lysmata_seticaudata_3_.jpg

Lysmata seticaudata (http://www.lusoreef.com/PT/Species/lysmataseticaudata.htm)

Inglês : Monaco shrimp

Françês : Bouc / Crevette monégasque

Português : Camarão limpador do Mónaco

Castelhano : Camarón monegasco

Italiano : Gamberetto rosso

Espécie similar - Lysmata wurdemanni (Gibbes, 1850)

Distribuição - Mar Mediterrâneo e áreas costeiras do Atlântico Nordeste, preferindo os fundos rochosos e grutas até 60m de profundidade.

Descrição – Cor alaranjada ou avermelhada com linhas prateadas no abdómen. Atinge 6 a 7 cm de comprimento.

Comportamento – Embora no seu ambiente natural só seja visto a alimentar-se durante a noite, no aquário é frequente vê-lo entretido a limpar o ambiente à sua volta bem como alguns peixes, voltando a esconder-se sempre que se sinta importunado. Esta espécie demonstra uma grande apetência pela anémona Aiptasia eliminando-a do aquário. São "reef-safe", compatíveis com outros invertebrados e corais.

Temperatura – A temperatura ideal é de 25ºC a 28ºC. As espécies cultivadas toleram temperaturas superiores devendo ser graduais as variações de temperatura (1ºC a 2ºC por hora).

Alimentação – As espécies de cultivo podem ser alimentadas a comida fresca, congelada ou ração.

Observações – Os camarões Lysmata seticaudata reproduzidos em cativeiro são muito resistentes, pouco agressivos e ideais para viverem num aquário. Gostam de viver em grupo. Necessitam de um local escuro e resguardado como refúgio durante a muda. Hermafrodita.

Quantidade recomendada : 1 a 2 camarões do mónaco por cada 100 l. Se a quantidade de aiptasias for significativa, utilizar 3 a 5 camarões do mónaco por cada 100 l.

*

Reino Animalia

Filo Arthropoda Subfilo Branchiata (=Diantennata)

Classe Crustacea Subclasse Malacostraca

Ordem Decapoda Subordem Natantia

Familia Hippolytidae

Género Lysmata Risso, 1816

Espécie seticaudata (Risso, 1816)

REEFFORUM recomenda a leitura do artigo:

Capacidade do camarão Lysmata seticaudata (Camarão Mónaco) (Decapoda: Hippolytidae) de controlar a anémona de vidro praga, Aiptasia pallida (Actiniaria: Aiptasidae) (http://www.reefforum.net/view.php?pg=lysmatas_seticaudatas)

Julio Macieira
24-06-07, 16:37
http://www.reefforum.net/photopost/data/502/Lysmata_seticaudata_9_.jpg

http://www.reefforum.net/photopost/data/502/Lysmata_seticaudata_6_.jpg

Nuno Silva
24-06-07, 21:14
Boas,

Tenho um destes ha uns tempos... Tenho a dizer que é um camarão muito timido mesmo, saindo mais durante a noite, durante o dia é raro vê-lo e só mesmo numa gruta com sorte. É muito tímido mesmo.

Come mesmo as aiptasias

Abraços
Nuno Silva

Fernando Lourenço
03-04-08, 12:58
É reef-safe?

Jorge LA Costa
03-04-08, 13:17
Como se distingue do Lysmata wurdemanni.
Segundo julgo saber o wurdemanni não é eficaz contra as Aiptasias...

Obrigado,

Bruno Quinzico
04-04-08, 00:08
Olá,

gostaria de corrigir o seguinte:

A temperatura ideal é de 25ºC a 28ºC

Estes camarões habitam a costa portuguesa e como tal, a temperatura deverá iniciar em 17ºC.

Julio Macieira
04-08-08, 15:36
ZPd5fHcFpeM

Peppermint Shrimp Eating Aiptasia by ReefScavengers.Com

Pedro Nuno Ferreira
04-08-08, 15:51
:ola)Viva
Há quantos meses estes bichinhos já não comiam...quem foi o somítico que os fez passar fome...coitados estavam cheios de "fominha"...yb665:sbSourire...agora a sério, uma excelente evidencia do que podem fazer se para aí estiverem virados. Tenho 8 (ou tinha) e nunca os vi nas Aiptasia que agora não tenho porque as poucas que tinha, "tratei-as" com solução de Kalkwasser, mas mesmo assim e este excelente vídeo evidencia-o, são uma das possibilidades para eliminar as Aiptasia.:palmadass

Atenciosamente:sbOk3:
Pedro Nuno

Filipe Simões
04-08-08, 18:43
Mas esse video não corresponde à especie em causa, pelo menos os camarões apresentados no video, não me parecem ser os seticaudatas.

Eu tive seticaudatas que comiam corais, nomeadamente xenias, não podiam entrar um frag que não durava muito tempo.

Aqui bem perto da minha casa apanhamo-los apenas com um camaroeiro de noite... :)

Poderia ainda ser actualizado o link, ou todos os links da lusoreef, pois esta deixou de ter site...

LUSOREEF
15-08-08, 11:32
Bom dia,

Relativamente ao site da Lusoreef este esteve fora durante uns tempos e estará de novo online dentro de um mês já actualizado com a presença da TMC Iberia no mercado e com o percurso de novas espécies que se tem vindo a desenvolver nas nossas instalações.

Devido a problemas no servidor principal montámos um site temporário em www.lusoreef.eu e brevemente actualizaremos todos os domínios dos nossos sites continuando a manter a comunidade do reefforum actualizada.

Relativamente aos camarões designados "peppermint shrimp" todos eles são conhecidos por comer aiptasias e por vezes outros pólipos. Mudando o padrão que consoante a geografia está mais adaptado a este ou aquele local e as cores que camuflam o espécime, são bons para a remoção de pequenas aiptasias e constante consumo de detritos.

Com os melhores cumprimentos,

Lusoreef lda

Artur Fonseca
10-10-08, 01:31
Boas, esta espécie será facilmente encontrada na costa norte? Para os capturar só de noite certo?