PDA

Ver Versão Completa : Frags de moles como?

David Lemos
02-12-06, 12:03
Boas pessoal, gostaria de saber qual é a melhor soluçao, para retirar alguns moles de certas rochas ( e tambem frags...) e repor esses mesmos em novas rochas....?
é que as xenias, é so pegar com jeitinho por elas, que elas saiem, mas corais do tipo discossoma e sobretudo Palythoas ja é mais difficil, e nao queria fazer asneiras:admirado:
Ate acho, que podia se acrescentar as fichas sobres os corais, que estam a ser feitas ( que sao um mimo:vitoria: ),uma linha sobre a sua fragmentaçao....
Agradeço as futuras informaçoes

Fábio Vasconcelos
02-12-06, 12:23
Boas David,

Pah, para mim o sistema mais facil, se nao tiveres pressa para fazer as mudas, e juntar uma pedrinha a colonia, pouco tempo depois essa pedra esta colonizada, agora se tiveres pressa, espera que alguem te de uma ajuda, porque nos actinodiscos e zoanthus não tenho muita experiencia.

Ja agora como vao os corais que levaste daqui?

Cumprimentos

David Lemos
02-12-06, 12:33
Boas Fabio, os corais estam, de boa saude e com umas cores muito bonitas:sbOk:
So nao vejo hora, de te poder dar a rocha que me emprestastes, a colonizaçao esta dificilyb665
Vamos espera por os fragermen experimentados:sbSourire
abraços

António Paes
02-12-06, 13:09
Tens aqui algumas técnicas:

Coralfrags (http://www.coralfrags.org/)

António

David Lemos
02-12-06, 15:33
Sim António, mas ai esta sao tecnicas que aprendem mais sobre a propagaçao, e nao o primeiro passo! Ja tive a ver bastantes sites, mas por exemplo no meu caso discossoma e palythoas, nao encontro nada....
Sera que cortados na base com uma lamina, e colados, ou segurados com o palito vao se aguentar...?
é que para dizer a verdade, ja tentei arrancar uma palythoa como se faz com as xenias, mas ao carregar na sua base (com luvas bem certo), ficou como espremida:icon_cry:
:sbQuestio :sbQuestio :sbQuestio

António Paes
02-12-06, 15:59
Se é para retirares o coral da rocha para o colocares em outra rocha, podes sempre, com a ajuda de um formão, retirares o coral intacto, com um bocado da rocha onde ele está agarrado e colares em outra rocha.
Tens de ter cuidado ao manusear o formão para não danificares o tecido do coral, mas sim partires apenas a rocha que está por baixo dele.

António

Luis Carrilho
02-12-06, 16:11
Se é para retirares o coral da rocha para o colocares em outra rocha, podes sempre, com a ajuda de um formão, retirares o coral intacto, com um bocado da rocha onde ele está agarrado e colares em outra rocha.
Tens de ter cuidado ao manusear o formão para não danificares o tecido do coral, mas sim partires apenas a rocha que está por baixo dele.

António
Pois...e isso convem ser feito fóra do aquario,certo??:cool:

António Paes
02-12-06, 18:07
Pois...e isso convem ser feito fóra do aquario,certo??

Sim. :)

António