PDA

Ver Versão Completa : Kh

Paulo Caldeira
16-09-04, 10:45
Ola!

Em primeiro lugar parabens por mais este forum de aquariofilia.
Gostaria de saber como aumentar o meu kh q esta neste momento a 5 estando o ph a 8,5. Ja nao sei o que fazer.

Obrigado

Paulo

Julio Macieira
16-09-04, 12:17
Ola!

Em primeiro lugar parabens por mais este forum de aquariofilia.
Gostaria de saber como aumentar o meu kh q esta neste momento a 5 estando o ph a 8,5. Ja nao sei o que fazer.

Obrigado

Paulo

Olá Paulo

Várias podem ser as razões do teu problema.

- Excesso de peixes
- Excesso de alimentação
- Algum peixe morto no aquario
- O aquario ter sido montado a pouco tempo e ter demasida carga organica por ter rocha mal ou pouco maturada.
- Mau funcionamento do escumador

No entanto no que diz respeito ao KH, acho que ainda não é motivo para preocupação; No entanto esse PH é dramático.

Deves realizar mais trocas de agua rapidamente, e recomendava-te o uso de Reef Buffer 8.3 durante 15 dias. Caso não estabilizasse o PH ao fim de isso acima dos 8.0, terias de fazer trocas de agua na base dos 30% de cada vez até conseguires estabilizar os valores.

Daniel Teixeira
16-09-04, 19:15
Olá Paulo

Várias podem ser as razões do teu problema.

- Excesso de peixes
- Excesso de alimentação
- Algum peixe morto no aquario
- O aquario ter sido montado a pouco tempo e ter demasida carga organica por ter rocha mal ou pouco maturada.
- Mau funcionamento do escumador

No entanto no que diz respeito ao KH, acho que ainda não é motivo para preocupação; No entanto esse PH é dramático.

Deves realizar mais trocas de agua rapidamente, e recomendava-te o uso de Reef Buffer 8.3 durante 15 dias. Caso não estabilizasse o PH ao fim de isso acima dos 8.0, terias de fazer trocas de agua na base dos 30% de cada vez até conseguires estabilizar os valores.

Viva Julio, não percebi a tua respota.....não vejo a ligação entre o problema exposta e as causas que tu apontaste....

João Cotter
16-09-04, 23:32
Caro Paulo,

Como é que está o cálcio?

Provavelmente andas a pôr excesso de kalkwasser de uma forma muito rápida no aquário, o que provoca uma subida excessiva do pH e, consequentemente uma precipitação de carbonato de cálcio e logo uma descida do KH.
Possivelmente terás as bombas, o termóstato, os vidros a ficarem cobertos de placa calcária, correcto?
A kalkwasser deve ser doseada muito lentamente (gota-a-gota) e apenas a água completamente translúcida e sem hidróxido de cálcio visível.

Se não utilizas kalkwasser, será algum produto à base de cloreto de cálcio?
Se assim for, o teu cálcio sobe, o KH baixa e o pH torna-se instável (alto ao final do dia e baixo antes das luzes se acenderem).

Para resolveres isto, primeiro corrige a situação causadora do problema, depois faz umas mudas de água e se o KH ainda estiver baixo, o melhor é começar a adicionar algum produto à base de bicarbonato de sódio, tipo o Pro dKH Buffer da Kent.

João

Paulo Caldeira
17-09-04, 09:38
Amigo Joao!

Eu ando a colocar calcio da Red Sea, um composto liquido, q julgo n ser kalkwasser, será este o problema???
Ja agora q marca me aconselham de kalk e como colocar?

Obrigado
Paulo

José Perpétua
17-09-04, 10:05
Olá Paulo

É sempre muito difícil qualquer tentativa de ajuda sem que se conheça minimamente o aquário em questão.
Dizes que adicionas cálcio e eu pergunto: tens muitos corais duros? Se tens muitos corais duros talvez a melhor opção para resolver esse problema seja a aquisição de um reactor de cálcio que não só repõe o cálcio como também a alcalinidade fazendo com que o PH estabilize.
Se não tens, essa adição de cálcio é desnecessária ou mesmo até prejudicial e o problema fica resolvido apenas com o gotejamento nocturno de kalkwasser.

Um abraço

Paulo Caldeira
17-09-04, 10:28
Ola!

Tenho alguns corais moles, duros ainda nao tenho.
Neste caso qual o kalk que me aconselham e q quantidade? sera so a quantidade da evaporação?

Obrigado
Paulo

Ricardo Lacerda
17-09-04, 12:00
Embora continue a ser considerado um "milagre" (Não é Pedro Pacheco, Daniel Teixeira, Juca & companhia?...) eu NÃO tenho reactor de Cálcio..NÃO doseio regularmente Kalk (talvez uma vez em cada 15 dias..1.5 litros) e os meus níveis de cálcio estão 5 ***** !!! A única coisa que uso é uma vez por semana o "Liquid Calcium" da Kent.

De resto não posso dizer como está o pH ou o Kh porque não faço testes desde o carnaval.... :sbSourire ... mas como tudo está a crescer lindamente (a Tridacna está no dobro em 6 meses... as tubastreas crescem a olhos vistos...etc...).
A minha opinião é que por vezes vocês se preocupam demais com os resultados dos testes.... em vez de olharem com atenção para o aqua !!! Vocês vão ao médico todos os dias? Fazem exames todos os dias? Então pq é que nos aquários o fazem?..... Observem tudo com atenção...e sejam críticos do que vêm.... se tudo está bem e a crescer... o que interessa quanto dá o teste de kh ???

Eu pelo menos penso assim .... foi assim que me ensinaram... e estou-me a dar muito bem !!!

Deixo aqui umas dicas dos meu amigo Ron:

"....Normal coral reef processes are mediated by the reef organisms NOT by water chemistry, consequently the stability of coral reefs with regard to physical and biological properties is a myth.
The only physical parameters necessary to control are temperature, and light.
The only chemical parameter necessary to control is calcium.

Scale problems need to be addressed, particularly:
1-The lack of sufficient water volume
2-The lack of large animals - particularly herbivores.
3-Large scale physical processes, such as storms or disturbance may occasionally need to be simulated.

Normal coral reefs are diverse; Most of that diversity is invisible, but necessary for energy and material pathways.
Micromanagement of the system is unnecessary, if the system is adequately diverse, it will largely take care of itself.

If the above parameters are within normal ranges and the biota is relatively normal, the reef will control itself with regard to chemistry.
Testing of water chemistry is unnecessary.
Scale problems have to be controlled by the local aquarium GOD(i. e., me) acting as a major grazer, occasional storm, or sometime predator. "

Reefs Members' Aquariums Series
Dr. Ron Shimek, PhD.
Tuesday April 27th, 1999

Mais uma vez espero ter ajudado...
Abraços...

Paulo Caldeira
17-09-04, 12:07
Pois...
Realmente nao tinha pensado nisto assim, ate porque os meus niveis de calcio andam por volta do 440, quanto ao resto esta tudo normal so mesmo o KH e o PH é q estao nos niveis que referi, mas segundo ouvi e li tambem, ha que ter muita atenção com os parametros do PH e KH, por isso a minha preocupação, se calhar é preocupação a mais...

Cumprimentos

Paulo

João Cotter
17-09-04, 19:16
Eu ando a colocar calcio da Red Sea, um composto liquido, q julgo n ser kalkwasser, será este o problema???
Caro Paulo, andas mesmo a colocar cloreto de cálcio no aquário, ou seja a caminhar cada vez mais para o desequilibrio.
O cloreto de cálcio, quando adicionado sózinho, faz aumentar o cálcio e reduzir o KH. Com o KH baixo, mais cedo ou mais tarde os corais param de crescer (deixam de conseguir assimilar o cálcio), as algas aparecem (não ocorre a precipitação de fosfatos) e ocorrem grandes flutuações de pH ao longo do dia.

por isso a minha preocupação, se calhar é preocupação a mais...
Não, não é preocupação a mais, estás a caminhar para a desgraça :D

Segue os conselhos que dei na minha mensagem anterior.

A única coisa que uso é uma vez por semana o "Liquid Calcium" da Kent.
Ricardo, também a pôr cloreto de cálcio descontroladamente sem uma contrapartida de bicarbonato de sódio!!!

Observem tudo com atenção...e sejam críticos do que vêm.... se tudo está bem e a crescer... o que interessa quanto dá o teste de kh ???
Quando tudo o que pomos no aquário é de forma equilibrada e os animais estão de boa saúde, então não temos necessidade de testar o KH!
Agora a pôr cloreto de cálcio a situação pode-se tornar grave, pois a alcalinidade está a ser precipitada, o KH a cair e não tarda muito a calcificação deixa de ocorrer, mesmo que tenhas o cálcio alto.

Vocês vão ao médico todos os dias? Fazem exames todos os dias? Então pq é que nos aquários o fazem?.
Se eu estiver a ingerir cianeto ou a fumar 10 maços de tabaco por dia, é bom que não vá ao médico, mas sim já para o hospital! :D

Paulo, utiliza apenas kalkwasser. Compra hidróxido de cálcio. Qualquer marca para aquariofilia serve. Mas antes tens de equilibrar os níveis de alcalinidade com os de cálcio.

Julio Macieira
17-09-04, 21:36
Viva Julio, não percebi a tua respota.....não vejo a ligação entre o problema exposta e as causas que tu apontaste....Peço desculpa a ti e ao Paulo Caldeira, pois troquei e KH com PH e dei cabo de todo o raciocinio.

A realidade é que com a adição de calcio, cada vez mais está a dar cabo do do teu KH.

Existe uma estreita relação entre o Calcio e o e o Kh. Se continuar a adicionar Calcio certamente que o Kh continuará a cair, tal como se adicionar muito rápido carbonatos, o calcio tambem correrá o risco de se precipitar; Pessoalmente nesta altura e com os valores indicados não acho que o kakwasser seja a solução, recomendaria trocas de agua, e a adição de de carbonato na agua de reposição (para ser dosado lentamente). Só mais tarde com o equilibrio entre KH e PH o kakwasser poderá resultar.

João Cotter
17-09-04, 23:04
Pessoalmente nesta altura e com os valores indicados não acho que o kakwasser seja a solução, recomendaria trocas de agua, e a adição de de carbonato na agua de reposição (para ser dosado lentamente). Só mais tarde com o equilibrio entre KH e PH o kakwasser poderá resultar.
Correcto, foi o que eu quis dizer com isto:

Paulo, utiliza apenas kalkwasser. Compra hidróxido de cálcio. Qualquer marca para aquariofilia serve. Mas antes tens de equilibrar os níveis de alcalinidade com os de cálcio.
e com isto na outra mensagem:

faz umas mudas de água e se o KH ainda estiver baixo, o melhor é começar a adicionar algum produto à base de bicarbonato de sódio, tipo o Pro dKH Buffer da Kent.
Só quando tudo estiver estabilizado é que se começa a rotina da kalkwasser.
Eu diria que o equilíbrio está nos seguintes intervalos:
Cálcio: 380 a 450mg/l
Dureza: 8 a 11ºdKH
Quando cada uma destas variáveis estiver dentro destes intervalos não há motivos para preocupações.

Diogo Lopes
21-09-04, 01:21
Olá,

Gostava apenas de deixar o meu contributo para esta questão. Como é óbvio concordo com o João Cotter. As suas respostas são factuais e assentes em realidades comprovadas...

Juca - também não percebi o teu raciocínio!

Ricardo - como responsável deste Fórum, não deves aconselhar alguém a não ligar aos testes - se contigo funciona, pode levar à desgraça de outros. O que o membro em causa pede é ajuda e o que tu fazes não o vai ajudar concerteza.

Também não tenho, nem nunca tive Reactor de Cálcio e não é por isso que não doseio kalk. Como sabes uma realidade nada tem a ver com a outra - eu uso o kalk para estabilizar o kH e consequentemente o pH.

Abraço,
Diogo

Paulo Caldeira
21-09-04, 11:23
Ok Pessoal, obrigado pelas vossa dicas, acho q ja estou mais esclarecido quanto a questao q coloquei.

Um abraço

Paulo

Ricardo Lacerda
21-09-04, 11:48
Olá,

... como responsável deste Fórum, não deves aconselhar alguém a não ligar aos testes - se contigo funciona, pode levar à desgraça de outros. O que o membro em causa pede é ajuda e o que tu fazes não o vai ajudar concerteza.

Diogo,

Limitei-me a partilhar uma filosofia de encarar a coisa... mais nada... está no sentido crítico de cada um adoptar a que acha mais correcta... para mim é tão válida como outra qualquer...
...creio que é para isto que serve o Fórum..para cada um dizer aos outros membros o que faz e que experiências tem com a sua realidade.... e a minha é essa !!!