PDA

Ver Versão Completa : Refugio - ideias...

Carlos Prates
14-03-07, 16:44
Olá:ola)

Tenho andado a pensar fazer um refugio para o meu aqua. Após ter visto o refugio do Diogo Lopes yb677 yb677 essa vontade aumentou ainda mais.

Tenho lido umas coisas mas preciso da vossa ajuda para me darem algumas ideais. Sei que o ideal seria colocar o refugio acima do aquario a "pingar" para dentro do aqua principal, o problema é que isso no meu sistema é impossivel.
Outra hipotese seria faze-lo dentro da sump, o que também não é possivel visto a minha sump não ter divisórias.:admirado: :admirado:
O que eu tinha pensado era colocar um mini aquário acima da sump, cujas dimensões ainda não sei bem (aceitam-se sugestões:coradoeol ), mas também ainda não sei bem como hei-de fazer a coisa. Se vou buscar água à sump ou ao aquario como o vou fazer, e depois a ideia era a agua ir caindo para dentro da sump. Vou deixar uma foto do espaço que tenho que é reduzido, mas que espero seja o suficiente para fazer um refugio jeitosinho:haEbourif
http://www.reefforum.net/photopost/data/500/forum4.jpg

Venham de lá essas ideias s.f.f.
Obrigado,:sbOk:

Abraços,
Carlos Prates

Carlos Prates
14-03-07, 20:36
Olá,

Bom... tenho estado a pensar nisto e após tirar umas medidas consigo enfiar uma coisa com 30cmx35cmx35cm (lxcxa), conforme mostra aquela espécie de desenho :coradoeol :coradoeol que coloquei em baixo.
http://www.reefforum.net/photopost/data/509/refugio.JPG

A ideia era ir buscar a agua directamente do aqua e depois cair directamente na sump. Que dizem???:admirado:

Obrigado,

Abraços,
Carlos Prates

Miguel Correia
14-03-07, 21:26
Olá Carlos!

Estou a pensar fazer um refúgio nas mesmas condições que tu, vou colocar sobre a sump, apoiado em dois tubos de pvc (paralelos), com dois cortes nas extremidades com a medida da espessura dos vidros da sump.
O refúgio tem o tamanho que o espaço permite e com uma altura de forma a poder fazer manutenção, a água entra no refúgio por gravidade, vou fazer uma ligação do tubo de descida (esgoto) ou uma saída na mangueira de retorno e finalmente um furo num vidro lateral (por ex: 25mm), colo um joelho (90º) dentro, virado para cima e um joelho (90º) fora, virado para baixo (ligam-se por um tubo), ao joelho podes colar um redutor e encaixar uma mangueira até a sump, a água ao subir o nível do joelho desce na direcção da sump, e está feito.

Reparei que não tens separadores na sump, não tens problemas com micro bolhas no aquário? no caso de entupir a tubagem de descida (esgoto), não terás o problema de o aquário não ter capacidade para receber todo o volume de água que está na sump?

Cumprimentos,
Miguel Correia.

Carlos Prates
15-03-07, 11:44
Olá Miguel,

Obrigado pela tua resposta.

vou fazer uma ligação do tubo de descida (esgoto) ou uma saída na mangueira de retorno
No meu caso o ideal, penso que seria fazer uma ligação do tubo de descida uma vez que a ideia é a agua vir directamente do aqua para o refugio sem passar pelo escumador. Agora no meu caso não sei como posso fazer isso. também cheguei a pensar colocar uma bombita dentro do refugio (a funcionar ao contrário) a ir buscar agua directamente do aquário...:admirado: :admirado: Será uma opção??? A verdade é que não sei que bombas fazem isto... também tem o inconveniente de ocupar espaço no refugio...que já não é muito...

finalmente um furo num vidro lateral (por ex: 25mm), colo um joelho (90º) dentro, virado para cima e um joelho (90º) fora, virado para baixo (ligam-se por um tubo), ao joelho podes colar um redutor e encaixar uma mangueira até a sump, a água ao subir o nível do joelho desce na direcção da sump, e está feito.

Essa é também a minha ideia.:sbOk:

Reparei que não tens separadores na sump, não tens problemas com micro bolhas no aquário? no caso de entupir a tubagem de descida (esgoto), não terás o problema de o aquário não ter capacidade para receber todo o volume de água que está na sump?
É verdade, não tenho...foi o que se pode arranjar na altura. De qualquer forma, não tenho micro bolhas no aqua uma vez que a bomba de retorno está numa ponta da sump e o esgoto do aqua está na outra. Mesmo na sump não tenho esse problema. Se o esgoto entupir (o que não é facil uma vez que o tubo é bastante largo) a água da sump não é suficiente para transbordar no aquário.

Um abraço,
Carlos Prates

Diogo Lopes
17-03-07, 20:41
Olá Carlos,

No meu caso o ideal, penso que seria fazer uma ligação do tubo de descida uma vez que a ideia é a agua vir directamente do aqua para o refugio sem passar pelo escumador. Agora no meu caso não sei como posso fazer isso.

É muito simples! Colocas uma derivação no tubo de queda e por baixo colocas uma torneira - quanto mais fechares a torneira mais água vai para o refúgio. A saída de água deve ser feita por extravazão/gravidade.

Se tiveres dúvidas posso fazer-te um esquema.

Abraço,
Diogo

Carlos Prates
18-03-07, 11:39
Olá Carlos,

É muito simples! Colocas uma derivação no tubo de queda e por baixo colocas uma torneira - quanto mais fechares a torneira mais água vai para o refúgio. A saída de água deve ser feita por extravazão/gravidade.

Se tiveres dúvidas posso fazer-te um esquema.

Abraço,
Diogo
Olá Diogo,

Obrigado pela tua contribuição. Sim o esquema ajudava:coradoeol. É que não sei se reparaste na foto a cima, o refugio ficará abaixo do aqua e acima da sump e não sei se por gravidade a agua irá cair no refugio, uma vez que ficam mais ou menos ao mesmo nivel... Quanto à minha ideia de colocar uma bombita na coluna seca a "bombear" para o refugio, que achas?
A saída da água penso que será mais pacifica e farei como dizes.

Um abraço
Carlos

Diogo Lopes
19-03-07, 00:59
Olá,

Obrigado pela tua contribuição. Sim o esquema ajudava:coradoeol. É que não sei se reparaste na foto a cima, o refugio ficará abaixo do aqua e acima da sump e não sei se por gravidade a agua irá cair no refugio, uma vez que ficam mais ou menos ao mesmo nivel... Quanto à minha ideia de colocar uma bombita na coluna seca a "bombear" para o refugio, que achas?
A saída da água penso que será mais pacifica e farei como dizes.

Eu acho que dá! Se colocares a derivação e a torneira logo à saída do aqua vais ver que com a pressão passa muita água para o refúgio.

Abraço,
Diogo

Carlos Prates
31-05-07, 15:30
Olá,

Já coloquei o meu refugio a funcionar. Acabou por ficar ligeiramente diferente do inicialmente previsto uma vez que o espaço junto à sump era praticamente nulo.

Optei por colocar um aquario de 50cm numa secretária ao lado do aquario. O refugio é abastecido por uma bomba e a agua cai por gravidade para dentro da sump (sei que não é o ideal) junto à bomba de reposição.

Está a funcionar há cerca de 3 semanas e tem substracto Caulerpa e um mangai. Está a ficar cheio de algas filamentosas e a caulerpa tem crescido imenso... É normal?:admirado: :admirado:

Devo ou posso colocar lá mais algum ser vivo ou não me aconselham?

Mais tarde colocarei uma foto.

Obrigado,
Um abraço,

Carlos Prates

Marcos Cavaleiro
31-05-07, 15:39
Olá,

Já coloquei o meu refugio a funcionar. Acabou por ficar ligeiramente diferente do inicialmente previsto uma vez que o espaço junto à sump era praticamente nulo.

Optei por colocar um aquario de 50cm numa secretária ao lado do aquario. O refugio é abastecido por uma bomba e a agua cai por gravidade para dentro da sump (sei que não é o ideal) junto à bomba de reposição.

Está a funcionar há cerca de 3 semanas e tem substracto Caulerpa e um mangai. Está a ficar cheio de algas filamentosas e a caulerpa tem crescido imenso... É normal?:admirado: :admirado:

Devo ou posso colocar lá mais algum ser vivo ou não me aconselham?

Mais tarde colocarei uma foto.

Obrigado,
Um abraço,

Carlos Prates
Boas
É normal teres algas a areia esta a maturar isso com o tempo passa:sbOk:

Carlos Prates
31-05-07, 15:55
Boas
É normal teres algas a areia esta a maturar isso com o tempo passa:sbOk:
OK,:sbOk3:

E vivos, para além das algas? Alguma coisa, ou nem por isso? Hermitas, cerites, etc...?

Um abraço,
Carlos Prates

Ricardo Santos
01-06-07, 18:28
OK,:sbOk3:

E vivos, para além das algas? Alguma coisa, ou nem por isso? Hermitas, cerites, etc...?

Um abraço,
Carlos Prates
Mete "bicharada" que remexa a areia e sejam detrívoros (Nassárius, cerites, patas brancas...), principalmente se fizeste DSB!