PDA

Ver Versão Completa : Identificação de macro alga

João Magano
28-04-05, 23:47
A foto não é grande coisa mas não consegui melhor, está um bocado afastado do vidro ...

Sabem que alga é ?

http://www.reefforum.net/photopost/data/533/400IMG_1572-med.JPG

É uma grande praga ? Devo tomar precauções especiais ? Dá para a manter no aquario ?

Obrigado,

Pedro Azevedo
29-04-05, 00:37
Boas
Isso é caulerpa racemosa, tb tenho alguma, e não faz mal nenhum pelo contrário
Cump.

Roberto Pacheco
29-04-05, 01:00
Isso é caulerpa racemosa

Concordo mas na minha opiniao eu a removaria o mais depressa possivel ela se espalha com velocidade espantosa :whistle:

Gil Miguel
29-04-05, 01:06
Tambem Concordo com O Ricardo
Remove isso o mais rápido possivel, isso torna-se mesmo numa grande praga e é dificil arrancar, mais importante que tudo a remove-la é nao rebentares as bolinhas :)

João M Monteiro
29-04-05, 01:08
Boas,
Na minha opinião é caulerpa peltata.
A racemosa é esférica e a peltata tem a forma de uma taça. Se a fotografia não me estiver a trair, parece-me mais o caso.
Penso que, devidamente controlada para não crescer para cima dos corais, não fará mal manter, actuando como exportar de fosfatos (para além da parte estética - eu gosto - ainda que esta seja naturalmente discutível).

Roberto Pacheco
29-04-05, 01:19
O problema em manter macros como caulerpa no "display tank" nao e so o perigo de espalhar e dominar o aquario mas tambem se os peixes se alimentarem dela os fosfatos e nitratos vao ser liberados para tras para o aquario derrubando o objectivo de mante-la.

João M Monteiro
29-04-05, 01:28
Boas,

Confesso que acho essas teorias um bocadinho "fundamentalistas", ainda que perfeitamente respeitáveis.
Sempre mantive caulerpa no aquário, conhecendo muitos outros aquariófilos que o fazem também e com resultados positivos, quer pela alimentação (mais natural não é possível) dos peixes herbívoros, quer pelo efeito no equilíbrio químico da água.
Mas, repito, são opiniões.

Roberto Pacheco
29-04-05, 02:09
"fundamentalistas"

:sbSourire :sbSourire Sim e verdade sempre tive um medo morbido de o meu aquario ficar dominado por algas....hahahaha....mas uso agua da torneira quao ironico.

João Magano
30-04-05, 22:29
A minha foto é realmente má, dificil de distinguir os pormenores,.
Andei na net a procura e para dizer a verdade não encontrei nenhuma foto que possa afirmar que corresponda a mesma alga, mas estou inclinado para a sugestão do João Monteiro:

Na minha opinião é caulerpa peltata.

as "bolhas" tem a forma de taça.

Também pode ser uma Racemosa com bolhas defeituosas :sbRequin2 :sbRequin2 :sbRequin2

Curioso é que está a nascer numa rocha que veio do meu outro aquario, e no outro aquario nunca vi esta alga, por alguma razão devia estar embrionária e agora encontrou condições para se desenvolver.

Pedro Azevedo
01-05-05, 01:32
Boas
Ou uma ou outra é caulerpa de certeza :pracima:
eu pessoalmente gosto de a ter no meu display :sbOk3: mas concordo quando dizem que gostos não se discutem.
Quanto ao aparecimento espontaneo, é por isso e muito mais que se chama os calhaus de rocha viva.
Cump.

João Magano
03-05-05, 00:27
O Daniel Pedro, no post Identificação de Algas (http://www.reefforum.net/showthread.php?p=4863&posted=1#post4863) tem algas iguais ás minhas e conseguiu fotos mais nitidas !

Que acham que é:

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4480_4.jpg
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4480_5.jpg

Gil Miguel
03-05-05, 00:43
caulerpa peltata quase de certeza ;) ;) ;)

João M Monteiro
03-05-05, 10:10
De certeza, agora

Pedro Azevedo
04-05-05, 02:19
Boas
Se por acaso estiveres a pensar em retirar essas algas do aquario, candidato-me a ficar com elas. :coradoeol :pracima:
Cump.

Daniel Pedro
04-05-05, 03:06
Joao

Vou aproveitar o teu post para lançar a "real" duvida.
dado que caulerpa é de certeza e tendo em conta que esta peltata que falam parece ser uma variação da recemosa pergunto se não será toxica.

Como pretendo por um cirurgião e eles adoram caulerpa (segundo o que dizem) não estarei a correr o risco de Matar o peixe por comer uma laga toxica?

para alem da peltata parece que tambem tenho outra variação de caulerpa uma que parece formar um "cacho" de uvas.

Bem digam-me pelo menos se já tiveram os vosso bichos a comer racemosa sem problemas para os bichos.

Obrigado

Pedro Azevedo
04-05-05, 19:21
Boas
O meu naso chama-lhe um figo!!!!!!!!!
Cump.

Daniel Pedro
05-05-05, 00:55
Bem e esse naso não quer vir cá a casa dar uma voltinha.... :coradoeol
Bem falando a serio é bem possivel que acabe por me vir a desfazer delas.

Queres mesmo Disto? é que se fizeres muita questão de ter esta caulerpa arranco um bocado e levas para ti?

Abraço :sbOk3:

Pedro Azevedo
06-05-05, 22:32
Boas
Pena é, que sejas de longe.Pois não vale pela viagem.
Obrigado na mesma.
Cump.