Continuação:![]()
Escumação:
Foto 1, 2:
Para a escumação utilizei o DELTEC APF600, com alimentação por gravidade da coluna seca como se poderá ver nas fotos 1 e 2.
Foto 3:
Nesta foto, poderemos ver o tubo de saída do escumador, directo para o compartimento já referido em cima: (Sump
Iluminação:
Fotos 1, 2:
Nas fotos acima podemos ver a calha inicial construída by Rui Alves (RAMIREZI). Esta calha inicialmente era de duas lâmpadas de T5 54 W e duas HQI de 150 W. Posteriormente foi alterada para levar mais duas lâmpadas de 54 W, como poderemos ver nas fotos a baixo.
Foto 3:
Foto 4:
Na foto 3, vemos a alteração feita para colocação das duas lâmpadas T5.
Por último, temos a calha ligada, já com as alterações feita, comportando: 516 W repartido por, HQI 2x150w BLV 10000K + T5 2x54w ATI Blue Special + T5 2x54w ATI Blue Plus.
Não ficando por aqui, ira em breve, ter nova alteração, para poder comportar mais duas lâmpadas de 36 W e a colocação de todas dentro da calha e a sua protecção.
Reactor de cálcio:
Foto 1:
Este reactor, foi construído com base no modelo DELTEC PF601, com segunda câmara e algumas alterações. É alimentado pela bomba de retorno, botija CO2 de 2 kg com válvula redutora de pressão TUNZE e controlado por PH Control Set da AQUA MEDIC. Como se pode ver na foto acima. Este foi o reactor inicial, pois já construi outro, como mais a baixo o demonstrarei.
Foto 2:
Foto 3:
Na foto 2, temos um pormenor da saída do reactor para a sump. A bomba utilizada foi uma bomba EHEIM 1250 de 1200L/H, como poderemos ver na foto 3, assim como o conta-bolhas em acrílico DIY.
Foto 4:
Vista do topo da câmara principal, coma a entrada e saída reguláveis e entrada para a sonda de PH.
Foto 5:
Foto 6:
Este reactor é em muito parecido, com o anterior, feito na mesma, com base nos princípios do modelo DELTEC PF601. Foi alterado, em algumas coisas para melhorar o seu desempenho. A adição da água ao reactor, deixou de ser feita, pela bomba de retorno e passou a ser alimentada por uma bomba peristáltica da AQUAMEDIC SP 3000, sendo possível a sua constante e doseada alimentação.
Foto 7:
Nesta foto, poderemos observar a bomba AQUABEE 2000, que optei por colocar, tendo um maior caudal, sem ser de grande elevação e com um gasto bem menor, que a colocada no outro reactor.
Foto 8:
Foto 9:
Foto 10:
Vista dos topos das câmaras do reactor.
Foto 11:
Foto 12:
Nas fotos acima, temos a bomba peristáltica, válvula solenóide do CO2 e a regulação da admissão da água ao reactor
Aquecimento/Refrigeração:
Foto 1:
Para controlar a temperatura do aquário, optei por a compra de um controlador marca RKC modelo CB100F. Construi uma caixa em acrílico, a onde foi-me possível fazer todas as derivações (controlador, termóstatos 220V, ventoinhas 12V) e criar as ligações aos respectivos componentes para melhor os gerir.
Como poderemos ver, na foto acima, temos a saída da sonda PT100 (cabo branco, à esquerda em baixo). Fichas dos termóstatos JÄGER 2x 250W (á esquerda da caixa), quatro saídas para as ventoinhas, repartidas por duas para a sump e outras duas no tanque (à direita da caixa) e o interruptor geral ao centro.
Foto 2:
Foto 3:
![]()
A disposição das ventoinhas, repartidas por o tanque e a sump.
Foto 4:
Foto 5:
Para facilitar o acesso ao interior da sump e para poder tirar maior partido das ventoinhas foi feito em acrílico um suportes para a sua colocação.
Com este sistema e tendo por base as possibilidades dadas por o RKC posso ter um maior controlo e gerência dos componentes, ou seja: tendo por base a temperatura de 25º, poderei colocar a primeira activação de alarme ao 26º (posso regular em décimas de grau, por exemplo 25,7), uma segunda activação aos 27º caso a temperatura continue a subir.
Caso haja, uma quebra ou subida brusca de temperatura, automaticamente é activado o estabilizador, que fará com que seja, atenuada essa variação acentuada.
Alarme de Nível de Água:
Foto 1:
Foto 2:
Foto 3:
Prefaciando um ditado bem português, “o seguro morreu de velho” e como nestas coisas, água e eu, nunca nos demos muito bem, optei pela colocação do sistema de alarme de nível de água da TUNZE, com três sensores dois deles colocados na Sump o baixo e alto nível (foto 1) e um terceiro de alto nível no refúgio (foto 2), tomada Schuk a ela ligadas a bomba de retorno e o sistema de reposição de água através de uma ficha dupla (foto 3), para que na eventualidade de uma falha do sistema desliga o abastecimento de água ao aquário, assim como pára a bomba de retorno.
Filtração/Controladores:
Foto 1:
Inicialmente utilizei o ECCO EHEIM 2232, com um funcionamento 24/7 com carvão activado ou Chemi-Pure. Mais tarde, vim a desactiva-lo, passando a tirar partido da zona de depuração que criei na sump, a onde passei a colocar o carvão activado ou qualquer outro material que necessite. Passei só a utiliza-lo, quando efectuo TPA’s com água natural.
Foto 2:
Foto 3:
Foto 4:
Foto 5:
Tirando partido, da placa de contraplacado marítimo de 15 m/m e da esferovite também ela de 15 m/m, que coloquei entre a armação de ferro e o tanque, deu-me para afixar alguns componentes na parte superior da sump. O espaço, também não é muito e por isso tive, que o saber gerir da melhor maneira possível.
Na foto 2, poderemos ver o filtro UV RENA 11 W, com a entrada de água, feita pela bomba de retorno e a saída para o compartimento na sump, o mesmo, onde sai a do escumador.
Móvel:
Foto 1:
Foto 2:
Partindo de uma ideia inicial, utilizei contraplacado marítimo e pinho nórdico para o revestimento do sistema.
Como podemos ver nas fotos acima, parte superior já armada e pronta para a pintura (foto1), as portas para a parte inferior (foto 2), polidas e prontas a serem lacadas.
Foto 3:
Foto 4:
Para poder colocar a trave que faz o remate entre o tanque e a estrutura de ferro, furei a barra (foto 3), para poder atravessar os parafusos de aperto. Na foto 4, vemos colocado a trave já lacada.
Foto 5:
Foto 6:
Colocação da armação superior já tratada (foto 5), com as portas e dobradiças de sustentação (foto 6).
Foto 7:
Foto 8:
Na parte inferior, para sustentação das portas, como não queria utilizar dobradiças, optei pela colocação de ímanes, como se pode ver na foto 8.
Foto 9:
Foto 10:
Para melhor escoamento e respiração, do interior da sump, coloquei uma grelha (foto 9), na porta lateral. Na foto 10, poderemos ver, já quase terminado.
Foto 11:
Na foto acima, por último, temos o aspecto final com que ficou.
Espero, que de alguma utilidade, possa vir a ter, o que aqui postei. No entanto, estou aberto, a qualquer pergunta que em algo possa ter criado dúvida, ou em alguma informação, que possa responder dentro do pouco que sei
Como não poderia de deixar de ser, as criticas também são bem-vindas, boas ou más, sempre ajudar-me-ão no melhor conhecimento, deste interessante hobby.
Cumprimentos
José Alves