![]() |
|
|||||||
| DIY - Faça Você Mesmo Área de DIY - Instalastes algum mecanismo criado/inventado por ti? Tens alguma solução original utilizada no teu aquario? Coloca aqui a tua solução? |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico | Modos de Exibição |
|
|
#1 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 12-02-07
Comentários: 108
|
DIY construção de escumador 1,20 mtrs
Boas ...
Venho partilhar algumas imagens da minha mais recente construção . O escumador tem na totalidade de 1,20 mtrs de altura : Diametro do corpo - 180/172 Altura do corpo - 80 cm Copo - 180/172 Altura do copo 22cm Saida da agua para a sump - 40mm diametro Bomba de recirculação - OR 3500 ltrs/h com needle wheel ![]() Algumas das peças necessarias para a uniao do copo e respectivo pescoço. ![]() Vamos têr uma ideia de como será... ![]() Coladinho e a testar eventuais fugas... ![]() E a funcionar com a injecção de ar no maximo... Agora é uma questão de afinação de ar e direcção dos bicos de injecção da entrada de agua no escumador e saída da bomba de recirculação com needdle wheel . Desculpem mas nao tirei fotos à montagem já assim foi trabalhoso Abraço...
Cumprimentos ... O meu aquario : http://www.reefforum.net/showthread....6702#post66702 Última edição por Pedro Nuno Alves; 27-05-07 às 12:20. |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 10-12-06
Comentários: 183
|
Re: DIY construção de escumador 1,20 mtrs
Boas Pedro!
Esse escumador ta com optimo aspecto! Pela ultima foto acho que secalahr era melhor a saida pa bomba para dentro do escumador apontar mais para cima, porque tens muitas bolhas junto a saida para o aquario. De resto Abraço |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Boas João
Sim , gora é tudo uma questão de afinação de "bicos" e afinação do ar. Ainda não o pus adentro da sump porque não cabe , mas na ultima foto vê-se o tanque de lavar roupa que vai sair e dar lugar à sump que será o proximo projecto a muito curto prazo que tambem irei partilhar . Obrigado e um abraço
|
| Sponsored Links |
|
|
#4 (permalink) |
|
Moderador de Área
![]() Registrado em: 30-05-05
Comentários: 1,169
|
Oi Nuno,
Esse escumador esta 5 estrelas com os acessorios em pvc foi uma boa ideia. Só uma pergunta ,para quantos litros dá esse teu escumador DIY? -Eu a meu ver contando com a altura e o diametro e a bomba OR 3500 adiantava para os 2000L ou mesmo mais que isso talvez uns 3000L. PS: Poderias colocar aqui a lista dos acessorios que usaste ,assim poderias ajudar algum membro a fazer um igual. Um abraço Rogério.
|
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Boas ...
Obrigado a todos , esmerei-me Rogério , eu penso tanbem que anda nesses valores 2000ltrs/3000ltrs quanto a lista de material , com tempo edito a lista de acessorios Já agora umas fotos da coisa a espumar-se... ![]() ![]() Abraço
|
|
|
#8 (permalink) |
|
RF Moderador
![]() Registrado em: 08-06-06
Comentários: 3,669
|
B
a noiteParabéns aqui tens mais alguma informação para ajudar a aumentar o rendimento dos escumadores Bombas sedra 5000 http://images.google.pt/images?gbv=2...a+5000&spell=1 e aqui muita informação sobre como aumentar o volume de ar admitido (e fazer saltar a tampa do escumador ![]() ) tipo turbo alimentado.http://reefcentral.com/forums/showth...5&pagenumber=1 na pagina 1 e na 5 poderás ver os medidores de fluxo de ar. aqui como construir uma turbina ou rotor de agulhas http://www.randystacye.com/diythreadwheel.htm são aspectos que conheces mas fica mais esta informação para juntares ao conhecimento e experiência que tens. Obrigado pela partilha da informação ![]() Atenciosamente ![]() Pedro Nuno
![]() "I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"... Charles Darwin, a Origem das espécies Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags REEFS MAGAZINE |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Boas ...
Mais agradecimentos como é devido , a todos e respondendo... João Manarte o teste foi feito com agua sintética com a mesma salinidade da agua do aquario 1.024 , e para realmente testar o bicho usei a nhanha já retirada pelo meu outro escumador (ap600) no aquario principal. Como teste , despejei o deposito de nhanha já com 3 dias para dentro do escumador novo , tudo lá dentro... E fiquei bastante surpreendido porque este escumador novo demorou cerca de 15 minutos a retirar tudo e a parar de espumar , impressionante não ? Pedro Nuno Ferreira antes de construir este escumador vasculhei bastante a net e vi todos esses links que me indicaste inclusivé. A turbina da or3500 é com needle wheel patenteada pela Aqua Medic , já experimentei a famosa turbina feita com enkamat e diga-se de passagem que o funcionamento é muuuito bom , já vi e tenho em funcionamento uma turbina de agulhas que vem de origem com os deltec e funciona tb muuito bem , aliás das minhas preferidas ., mas acho que não vou mudar a turbina da or3500 lol tá no ponto .Para que esta funcionasse bem no primeiro teste à bomba o diametro de admissão de agua à bomba estava com 32mm e nao puxava o ar do venturi , desliguei a bomba , desapertei a junção e estrangulei o venturi de 32mm para 25mm e aí sim eis que se fez espuma , agora no futuro se quiser puxar ainda mais ar basta-me estrangular o tubo de 25mm para 20mm e aí será aumentada a injeção de ar para dentro da turbina. Mas como acima descrevi ao João Manarte se este retira-me em sensivelmente 15 minutos o que outro demora a tirar em 3 dias , acho que o desempenho está muito acima do esperado (por mim). Obrigado pelos links , acho que são dos links mais importantes em termos de adaptação e modificação de bombas e escumadores Já agora se souberes onde se vende um medidor de fluxo de ar agradecia a informação , é outra curiosidade que gostava de satisfazer , estou a usar uma mangueira feita pela Gardena com um diametro de 4,6mm , 3/16" e gostava de medir o fluxo de ar. Abraço e obrigado a todos ...
Cumprimentos ... O meu aquario : http://www.reefforum.net/showthread....6702#post66702 Última edição por Pedro Nuno Alves; 27-05-07 às 12:04. |
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 15-08-05
Comentários: 770
|
Está espetaculo. Muitissimo bom, só falta a descrição das peças e se possivel preços.
|
|
|
#11 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 10-12-06
Comentários: 183
|
Bem Pedro, mesmo impressionante, tens aí um purificador, nao um escumador!!
Parabens esse teu escumador devia tar nos inamoviveis Abraço |
|
|
|
|
|
#13 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Boas João Manarte
O meu aquario contando com a sump e rocha deve andar nos 650 ltrs reais , se este escumador estiver apontando para os 2000/3000ltrs como já foi dito pelo Rogério e que tambem concordo , acho que vou conseguir uma qualidade mais elevada da agua , estando o escumador sobredimensionado 4 ou 5 vezes mais o volume real da agua do sistema todo. Tenho muitos peixes e de tamanho muito similar e isso pesa-me muito no sistema e as consequencias são más .Obrigado João e Rui Abraço
|
|
|
#15 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Boas ...
Pois Paulo , a flange e o copo são outros pormenores que ainda nao consegui dar importancia porque só agora furei a parede de um lado ao outro , a brincar a brincar foram 35cm de parede para furar e ainda por cima hoje está a chover e nao posso começar a colar as pedras marmores na varanda para isolar a sump . Mas é claro que estando o sistema pronto irei mostrar ao pormenor todo o trabalho feito no escumador , a ideia que tiveste do sistema de encaixe do copo foi 5 estrelas Abraço e obrigado
Cumprimentos ... O meu aquario : http://www.reefforum.net/showthread....6702#post66702 Última edição por Pedro Nuno Alves; 29-05-07 às 20:28. |
|
|
|
|
|
#16 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Agora com mais algum tempo de disponibilidade tirei umas fotos ao escumador já a trabalhar no sistema à 1 mês , quase , e o copo com 3 dias de funcionamento ...
A funcionar dentro da sump ... ![]() A nhanha ... ![]() Cheirar não ![]() Entre o teste e a realidade ... ![]() Abraço
|
|
|
#20 (permalink) |
|
Membro Junior
Comentários: 3
|
Olá
Excelente projeto, Como fizeste a valvula venturi para o skimmer ? Penso em usar esta bomba OR3500 tambem, mas tenho dificuldade em encontrar a valvula venturi. No projeto DIY que planejo a OR3500 ficará no meio do skimmer como no skimmer aquamedic turboflotor 5000, acho que isso amplia em muito a injeção de ar no skimmer. |
|
|
|
|
|
#21 (permalink) | |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 30-10-04
Comentários: 2,001
|
Boa tarde
Parece que este tópico ficou por finalizar... Citação:
Grato pela atenção Pedro Ferrer
|
|
![]() |
| Tags |
| construção, diy, escumador, mtrs |
| Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Construção de aquario | Daniel Pinto | DIY - Faça Você Mesmo | 4 | 19-11-07 01:04 |
| ACTUALIZAÇÂO: Construção de um novo "Renault" que passou a ser de 600L | Luis M Carrilho | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 80 | 13-11-07 11:40 |
| Construção de Movel Para Aquario 100x40x50 | Vitor Pestana | DIY - Faça Você Mesmo | 16 | 28-07-07 16:39 |
| Construção de movel para aquario DIY | Pedro Nuno Alves | DIY - Faça Você Mesmo | 13 | 04-04-07 20:38 |
| Construção de aquários | Carlos Jorge | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 9 | 20-12-05 00:48 |