![]() |
|
|||||||
| DIY - Faça Você Mesmo Área de DIY - Instalastes algum mecanismo criado/inventado por ti? Tens alguma solução original utilizada no teu aquario? Coloca aqui a tua solução? |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico | Modos de Exibição |
|
|
#1 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 30-10-04
Comentários: 1,998
|
Eco-refrigeração
Bom dia
Agora que se aproxima o calor (hen hen, brincalhão), fica aqui uma ideia para eco-refrigeração temporária. Qual é a ideia? Bom, normalmente os aparelhos que usamos para medir a temperatura, aplicamo-los com ventoinhas. Se os aplicarmos a uma bomba de 12V, e usarmos micro-tubo de rega 6mm, e fizermos um circuito (serpentina) a passar por dentro de uma geleira da praia, cheia de garrafas congeladas, concerteza que iremos ter uma refrigeração considerável. Claro que seria uma solução nos dias em que estivéssemos em casa... Que acham? Eco-cooling... Abraço Pedro Ferrer
Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa... ou não! Última edição por Pedro Ferrer; 14-01-09 às 13:04. |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Membro Veterano
![]() Registrado em: 18-08-06
Comentários: 1,057
|
Re: Eco-refrigeração
Olá
Não quero ser desmancha prazeres mas só podem aplicar esse sistema se estiverem a falar de nanos, de qualquer forma é sempre de louvar quem se lembra dos problemas e tenta resolve-los por antecipação (e não no verão)sendo assim vou dar ajuda e se quiserem ir fazendo contas para os vossos sistemas podem seguir a seguinte regra, para retirar 1 ºC a 1 kg de água precisamos de retirar 4,187 kJ (kilo Joule) assim sabendo a temperatura que o aquário atinge no Verão e descontando a que queremos manter temos o resultado de quantos ºC precisamos retirar e utilizando a fórmula: Q = 4,187 x massa em quilos x diferença de temperatura em ºC = O resultado obtido serve p. ex. para determinar qual o chiller a comprar. Obs. O resultado obtido em kJ pode fácilmente ser convertido em kW ou Btu através de uma tabela de equivalencias. Um abraço
|
| Sponsored Links |
|
|
#4 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Boa tarde
Claro que se eu morasse sozinho, não brincaria com uma geleira... mas sim com o frigorifico, usando a mesma filosofia! hen hen Até porque o meu 'fishroom' faz paredes meias com o WC e a Cozinha, ou seja, com as divisões certas da casa! hen hen Abraço Pedro Ferrer
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 03-09-08
Comentários: 291
|
Se enrolares o micro tubo nas garrafas conjeladas, ate que arrefecia bem, tinhaéra dde ser um tubo grande com muitas voltas. mas a geleira é capaz de consumir muita energia (se for geleira electrica) porque a geleira assim nao dispara o termostato.
|
|
|
|
|
|
#6 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Boa tarde André
Eco... Citação:
Pedro Ferrer
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 26-05-07
Comentários: 691
|
,estou a gostar da ideia mas... mesmo que seja uma geleira daquelas da praia com grarrafas congeladas e não uma electrica. Embora o gasto de energia mantem-se visto que terás de gastar energia para congelar as tais garrafas, ou tens outra ideia? Amadurece essa situação que o verão rapidamente estará aí .Abraço António |
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Moderador de Área
![]() Registrado em: 30-05-05
Comentários: 1,169
|
Olá Pedro.
Eu fiz isso com uma maquina de imperial e resultou até chegou a ficar mais fria que eu pretendia até comprar o controlador de temperatura. Um abraço Rogério.
|
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 24-03-05
Comentários: 744
|
E porquê não ser ainda mais ecológico e fazer tipo Deltec?
Fazer água passar por um "screen" de algas ... (mas sem algas - logo sem iluminação e colocar duas ventoínhas uma de cada lado para promover a evaporação? Se a água passar devagar nesse screen, penso que o poder de arrefecimento seria muito elevado. inclusivamente poderias colocar vários "screens" em paralelo e colocar as ventoínhas perpendicularmente à coisa ... Não sei mas parece-me que poderá funcionar. Lembro-me de alguém ja ter feito isso lá fora incluíndo a furação da geleira para passagem do tubo e os resultados não foram muito bons. Vou tentar encontrar o post ... Abraços, |
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
e porque que a bomba é de 12 volts? assim gastas dinheiro em um transformador! ou sera que queres dizer 12 w? volts: diferença de potencial
watts:potencia (consumo) |
|
|
|
|
|
#12 (permalink) | |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 18-06-05
Comentários: 1,159
|
Citação:
Boas Rogério Isto dos refrigeradores tem que se lhe diga, uma pessoa anda para aqui a inventar, e depois acaba por fazer como todos, comprar um refrigerador em condições. Por mais voltas que se dê, esta é das poucas areas em que não vale a pena andar a fazer Dys, e inventar soluções mais "baratas", toda a malta que conheço acabou por comprar ou mandar fazer um refrigerador.
|
|
|
|
|
#13 (permalink) | |
|
Moderador de Área
![]() Registrado em: 30-05-05
Comentários: 1,169
|
Olá Carlos
Citação:
umas alturas es contra os DIYs outras es a favor -Eu fiz um meu Chiller apartir de uma maquina de cerveja e trabalhou muito bem se queres saber. É verdade que mudei para uma coisa melhor ,mas só mudei porque me apareceu um bom negocio ,comprar um Chiller com serpentina em titanio para ficar dentro da sump ,de outro modo não teria conseguido arranjar. Consegui fazer tudo com a ajuda do companheiro e amigo Joaquim Galinhas que ficou-me tudo em 600€ que o Fernando Ribeiro me tinha pedido pelo mesmo 1200€ ,tu não terias feito o mesmo. Um abraço Rogério.
|
|
|
|
|
|
|
#14 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Nada Rogério, sempre a favor, mas há coisas que não dá, e isso é uma delas.
Para fazer um Dy de refrigeração, só como o teu, comprar uma unidade de frio e acoplorar uma serpentina, não há volta a dar, tem de haver sempre um compressor e um condensador, estes processos mais simples acabam por ser ineficientes, ou achas que não andei também de volta disso
|
|
|
|
#15 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Bom dia
Citação:
E a ideia de furar o frigorífico da cozinha, em vez de uma geleira?... 2 furinhos, escondidos... feito às escondidas...mandar a esposa às compras... ah?? Abraço Pedro Ferrer
|
|
|
|
#16 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Citação:
|
|
|
|
|
#18 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Bom dia
Citação:
Claro que não passa de uma brincadeira... , mas há voluntários!?Abraço Pedro Ferrer
|
|
|
|
#19 (permalink) |
|
Membro Junior
![]() Registrado em: 07-01-09
Comentários: 5
|
Pessoal, olá!
Dei uma boa lida nesse tópico e a idéia do amigo Pedro é sensacional. Moro no Brasil e é verão, estou começando meu reef agora. É provavel que vou precisar refrigerar a água, o bicho aqui pega. Vou tentar desenvolver a idéia, derrepente com gelo seco como disseram... dura mais tempo realmente. O problema vai ser controlar para que pare de jogar água fria quando estiver idéal. Prometo que vou tentar desenvolver e posto aqui depois. Abraço |
|
|
|
|
|
#20 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Bom dia Bruno
Tens equipamentos que te fazem esse trabalho. Activar/Desactivar relés. Dá uma espreita aqui. Abraço Pedro Ferrer
|
|
|
#21 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 15-08-05
Comentários: 770
|
Eu deixei-me de tentar diy na refrigeração. Optei por um refrigerador da tecco para 400l quando tinha um áqua de 240l e agora está num de 900l. No áqua novo o refrigerador estava sempre a trabalhar 24h todos os dias. A conta da electricidade disparou. Como solução comprei dua ventuinhas para carro que se liga ao esqueiro e liguei-a a um transformador e voilá! o refrigerador nunca mais precisou de trabalhar embora continue ligado por precaução. Até um eco cooler tipo deltec tem consumo electrico, se não me engano 34w, por isso acho que a minha solução é ainda mais eco.
|
|
|
#22 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 29-03-08
Comentários: 1,235
|
não há nada melhor que ventinho, mais eficiente energéticamente acho que ainda não foi inventado nada...
uma ventoinha de 60W consegue manter um sistema de 500 litros mesmo com temperaturas a rondar os 35 graus a pouco mais de 27... faz evaporar a água que importa...água de osmose...fria...
|
|
|
#23 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Citação:
|
|
|
|
|
|
|
#24 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 26-05-07
Comentários: 691
|
André,podes sempre abrir um tópico que as pessoas ajudam-te sempre e esquece os srs, dtrs, etc. existe, na minha ideia, aqui muita camaradagem e entreajuda, sem que com isso falte o respeito. Eu tenho isto http://www.seahorseshop.com/store/pr...bad68be5e32012 mas provavelmente haverá alguém que tenha feito parte do sistema manualmente ou alguma coisa do genero que tenha ficado mais barato. Abraço António |
|
|
|
|
|
#25 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 29-03-08
Comentários: 1,235
|
Este tópico já tem algum tempo, ninguém se chateia acho eu pelo off topic.
senhor? Aqui não há senhores...somos tods iguais dos 10 aos 100 anos. a minha reposição de água, é perigosa se não for montada com toda a precaução, electricidade não se brinca e água salgada e electricidade muito menos... eu uso interuptores de boia, ums boias baratas podes encontrar no ebay, ou mesmo em algumas lojas, estas controlam uma electrovalvula de máquina de lavar que comprei na leiritronica, www.leiritronica.pt Aprendi aqui vais À linha branca, tem lá custou a minha 3 euros...não me recordo do tópico onde aprendi isto mas procura aqui no forum... o problema deppois são os adptadores...que tive de inventar com mangueiras de máquina de lavar, com braçadeira do gás. a água vem com pouca pressão porque passa primeiro pela osmose, a electrovalvula abre a água para osmose se tiver corrente, ter nota que acho que até exstem electrovalvulas de 12v usei uma de 220v corrente normal, e era a corrente que passava nas boias, por motivos de segurança depois modifiquei o circuito e agora funciona a 12v, controlando as boias um relé que alimenta a electrovavula. podes ir ao meu blog...tem lá algumas fotos. É seguro se a valvula falhar não depesja água...não te inunda nada.
Abraços! http://www.waterinspiration.blogspot.com Minha webcam, temporariamente on e off... http://reeftv.dyndns.tv:86 Última edição por António Vitor; 25-01-09 às 22:02. |
|
|
|
![]() |
| Tags |
| ecorefrigeração |
| Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Refrigeração | Ednei Rocha | DIY - Faça Você Mesmo | 31 | 17-03-09 14:31 |
| Refrigeração | Ednei Rocha | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 2 | 19-07-07 21:04 |
| Duvida Com Sump | Eric Cardoso | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 20 | 06-09-06 21:34 |