![]() |
|
|||||||
| DIY - Faça Você Mesmo Área de DIY - Instalastes algum mecanismo criado/inventado por ti? Tens alguma solução original utilizada no teu aquario? Coloca aqui a tua solução? |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico | Modos de Exibição |
|
|
#1 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 31-01-09
Comentários: 34
|
UV Fácil de Construir
Boas,
Decidi fazer um filtro UV, não tem muita perfeição porque foi só um prótotico de análise. Está montado já á mais de um mês e parece foncionar. Material utilizado: Lampada UV (germicida) Tubo de PVC Dois tampões de PVC Dois casquilhos de 11mm para entrada e saída de agua. Para substituir a famosa luva de quartzo utilizei o tubo de uma lampada t8. Um arrancador. Um Balastro. Dois suportes T5 para a lampada. CLIQUEM EM CIMA DA FOTO PARA VER A IMAGEM MAIOR Aqui vemos como a lampada ficou instalada Bem agora as fotos para que fiquem a perceber melhor o que eu fiz. Entrada de agua Geral Saida de agua COMENTEM Fiquem Bem
|
|
|
#3 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Re: UV Fácil de Construir
Boas,
Citação:
Melhores dias virão concerteza. A construção é muito simples. 1.º cortar o tubo de pvc ligeiramente mais comprido que a lampada. 2.º colar os tampôes de pvc nos topos 3.º furar os tampões no diametro do vidro da lampada T8 que deve ser cortada também mais comprida que o tubo para que se possa colar com silicone por fora 4.º meter a lampada uv por dentro do tubo t8 fazer as ligações. A água esta a entrar por baixo e a sair em cima do outro lado. No meu caso não estou a utilizar bomba porque meti um tubo ladrão na bomba de reposição e pos a saia +-300l hora. Utilizei o tubo de uma lampada t8 por ser um vidro muito fino.(este vidro deve ser bem lavado para que saia o pó branco que está do lado de dentro da lampada). Mais alguma duvida é só perguntar. Fiquem Bem,Até Breve
|
|
| Sponsored Links |
|
|
#4 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 21-06-07
Comentários: 1,394
|
Boas,
Só para alertar para um perigo das lâmpadas UVC. Este tipo de lâmpadas deve acender exlusivamente em sistemas fechados, pois a exposição desta luz ao olho humano leva à cegueira. ![]() Então só mesmo para avisar o pessoal para não se aventurar... "deixa cá ver se esta lâmpada está a funceminar"...
Abraços, Artur Fonseca - Recife54: Setup e Diário - Wishlist - Novo sistema: Recife396: Setup e Diário - Montagem e Instalação ![]() "Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser." |
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 29-03-08
Comentários: 1,727
|
O UV não é visivel, só se aquilo mandar espectro na zona visivel...
![]() portantot cuidado.. no entanto este projecto está 5 estrelas... não é preciso ser bonito basta funcionar... aquilo que eu metia longe do tubo era o balastro....digo eu..
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 21-06-07
Comentários: 1,394
|
Tenho um da Boyu de 9W, salvo erro, e através das entradas transparentes dá para notar um ténue tom violeta. Provavelmente o fabricante coloca essa cor, mesmo que não tenha a ver com UV, para referência.
De resto, parece-me um óptimo DIY e como tem uma boa área de exposição da água à luz UV, tanto mais eficaz.
Abraços, Artur Fonseca - Recife54: Setup e Diário - Wishlist - Novo sistema: Recife396: Setup e Diário - Montagem e Instalação ![]() "Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser." |
|
|
|
|
|
#7 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Boas,
Obrigado Vitor e Artur por gostarem do serviço. Citação:
O que quero mesmo é verificar/testar a eficácia do tubo de de vidro das lampadas t8 vs luvas de quartz sabendo já á partida que o quartz é sem dúvida um material muito melhor. Fiquem Bem
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 03-03-07
Comentários: 175
|
Boas,
Muito bom, é disto que precisamos para ver se este hobby se torna mais economico ![]() Este diy so vem provar a todos aqueles que me chamaram tolo quando disse que as lampadas t5 funcionam com balastros normais e arrancadores, mas isto é outra conversa. Muito bom mesmo, é de ideias assim que precisamos para o nosso hobby evoluir. Fika bem
|
|
|
#9 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Boas,
Citação:
Fica Bem
|
|
![]() |
| Tags |
| construir, fácil |
| Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Construir Sump | helder_lima | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 3 | 13-03-09 19:16 |
| 10 Corais de fácil manutenção para um novo aquario de recife | Julio Macieira | Peixes, Corais, Invertebrados e Algas | 15 | 02-12-08 14:26 |
| como construir calha! | João Gregersen | DIY - Faça Você Mesmo | 7 | 02-06-08 17:50 |
| Vou construir um aquario de recife | Antonio Lima | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 10 | 01-05-07 00:30 |
| Construir Aquário!!! | RicardoNeves | DIY - Faça Você Mesmo | 5 | 12-02-07 23:12 |