![]() |
|
|||||||
| SETUP´S de Aquarios Se já tens um aquario marinho, partilha aqui a forma como o tens montado com os outros utilizadores. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico | Modos de Exibição |
|
|
#1 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 06-09-09
Comentários: 69
|
0240Reef - Costal's Reef
Caros,
Iniciei há um mês a montagem do meu Reef de 240 Lts. Espero colocar aqui ao longo dos próximos meses (ou anos ) a evolução do mesmo.Como sou novo nestas andanças (água salgada) quero colocar aqui todos os passos, não só para que sirva para os próximos iniciantes aprenderem com os erros que certamente vou cometer, mas também para poder contar com a vossa ajuda. Espero que acompanhem este tópico com o mesmo entusiasmo que eu estou a entrar na água salgada. Obrigado. João Costal |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Dia 1 - O240Reef - Costal's Reef
Dia 1 - Depois da parede pintada, hora de encher o aqua.
Mas vamos ao que interessa, o meu setup e as fotos: Aquário Principal: 120 x 40 x 60 da aquatlantis AMBIANCE 120 (é pena apenas ter 40 de profundidade mas o móvel que ia utilizar não me dava para mais, mas os acabamentos são excelentes) Sump - Aqua de 45 Litros ( 45 x 30 x 50) - Vai servir apenas para esconder o equipamento nesta fase Escumador - Boyu WG - 520 (provavelmente vai necessitar de um upgrade. Os testes que fiz com um actimel foram muito satisfatórios, mas acho que se lhe conseguir colocar uma turbina de agulhas vai melhorar ainda mais) Overflow - ReefSet 1020 Sal - Tropic Marin Bomba de Retorno - Boyu FP 48 - Para esquecer, não se aguenta com a altura do aqua em relação à Sump e o caudal está muito pequeno. Provavelmente vou utilizá-la quando tiver de fazer o reactor de kalk. Areia - Instant Ocean (Areia viva) - 18Kg Iluminação - 2 x T5 - 15000K e 6500K - Provavelmente em breve tenho de substituir a segunda...mas já vinha com o aquário... Bombas de circulação - 2 sunsun 120 Fotos: Início da Montagem: O fundo não foi pintado, mas sim forrado com um papel autocolante preto que se compra no Izzi. ![]() O móvel vai necessitar de uma arrumação, mas com a vontade de encher o aqua já era muita: ![]() Meu irmão a dar uma ajuda: ![]() ![]() Com a areia: ![]() ![]() O meu overflow: ![]() Já com água: ![]() e o resultado final:um aquário completamente branco ![]() Depois de ler um pouco percebi que esta areia, de ser tão fina (sugar size) necessita que se coloque uma rede muito fina na saída do overflow, de forma a capturar as micro particulas de areia que se encontram em suspensão. Assim espero amanhã ir comprar um saco de rede bem fina para colocar na sump e ajudar a remover as particulas da água. |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
O240Reef - Costal's Reef
Dia 3 - A água começou a clarear mas ainda está muito turva. Não consegui arranjar o filtro de partículas e improvisei um com um pano de limpar os vidros. Está a funcionar mas o pano fica constantemente cheio de partículas e é necessário ser limpo.
|
|
|
|
| Sponsored Links |
|
|
#4 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
O240Reef Dia 5 - Chegaram as minhas SunSun.
Dia 5 - Chegaram as minhas SunSun.
![]() Problema: Piorou a quantidade de areia na água. Felizmente consegui arranjar um saco filtragem na Aquaplante e substitui também a bomba de retorno por uma com capacidade para me enviar a água aos 2 metros de altura do áqua. No fim de semana vou reformular a Sump colando os vidros internos e colocando a nova bomba. |
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
0240Reef - Dia 6 - Primeiros vivos
Dia 6 - Primeiros vivos
Com o filtro a funcionar a água ficou bastante mais clara. Parece que não mas é da conjugação vidro traseiro algo sujo com uma máquina fraquinha ![]() ![]() A minha sump finalmente ficou terminada. Coloquei ainda um filtro externo que tinha para ajudar sempre que necessitar de alguma filtragem adicional. Está apenas preenchido com carvão activado e Bio Balls. ![]() O problema agora é com a bomba de retorno que tem uma capacidade maior que a que o overflow consegue retornar, o que faz com que fique com muito pouca água na secção da bomba na sump, e com a evaporação faz com que entre ar por vezes na entrada da bomba e enche o aqua de micro bolhas. A conselho do FILIPE ALMEIDA vou reduzir o caudal da bomba com um T e um retorno adicional para a sump. Depois coloco o resultado. (Mensagem do Fórum) Para tentar que o ciclo se inicie (dado que ainda estou à procura de rocha viva que quero) coloquei uns Burriés (from Pingo Doce) que ao que parece não tiveram problemas em se adaptar. Obviamente que o ciclo a sério apenas se iniciará com a rocha viva e a introdução de uns peixitos, mas já percebi que em água salgada não há que ter pressas. ![]() ![]() O objectivo desta semana será estabilizar o retorno de água e comprar os testes à água. Felizmente conto com a ajuda da miúda que pelo menos passa a vida a olhas para o Burriés em fuga. Vida actual: --> 18 x Burrié (GIBBULA DIVARICATA) |
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
0240Reef - Dia 7 - MoonLight
Dia 7 - MoonLight
Hoje foi dia de instalação da luzes nocturnas e aqui está o resultado: ![]() O problema com o excesso de água da bomba retorno também ficou resolvido com a ideia colocada no último post, ou seja fazendo uma derivação controlada para a Sump. Aqui fica o resultado.
|
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Re: 0240Reef - Dia 15 - Dois novos habitantes
Dia 15 - Dois novos habitantes
Chegados ao dia 15 dois novos habitantes no aqua: 2 donzelas dominó. Estão boas de saúde e já estão no aqua há dois dias. Estão a comer já granulado apesar de terem apenas 2 cms. A escolha recaiu no facto de ter percebido que são peixes bastante resistentes e que me vão ajudar no início do ciclo a aprender um pouco mais. Pelo que percebi são também um pouco agressivas quando são maiores. Felizmente o tipo de peixes que mais gosto são as donzelas. ![]() Fiz também alguns testes ao parâmetros do aqua: Temp= 28 Dens=1024 Ph = 8,4 KH= 7,8 NO3= 5,68 Ciclo de luz= 10h por dia Até agora parece-me que está tudo sem grandes problemas. ![]() ![]()
|
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
O240Reef - Dia 17 - Novos habitantes
Dia 17 - Novos habitantes
Depois de visitar uma nova loja a minha miuda (é uma boa desculpa) não me deixou vir sem mais uns habitantes para o meu aqua. Tirando isto até final de Novembro não deve entrar mais nada.... (se bem que a maria já diz que quer ver um ouriço no aqua. Setup Actual: - 5 x Green Chromis (Chromis viridis) - 2 x Donzelas Dominó (Dascyllus trimaculatus) - 1 x eremita patas azuis (Calcinus elegans) - 3 x Tubos (Trochus) - 2 x Nassarius - 8 x Burries (Gibbula divaricata) Entretanto fiz um upgrade ao meu escumador. Nada de muito complicado, apenas uns cortes nas pás da turbina e nem parece o mesmo, a espuma é agora muito mais fina e deita bolhas que se farta. Desde que coloquei as donzelas começou a deitar fora uma pasta verde, provavelmente também de compostos orgânicos que vinham com a rocha viva. ![]() ![]() ![]() ![]() Entretanto apareceu-me um espirigráfo na rocha viva. ![]() Com o aumento do fotoperiódo começaram a aparecer algumas algas castanhas nas pedras e areia e nos vidros (diatomáceas?) que os meus turbos limpam em três tempos. Penso ser normal nesta altura, mas para não deixar a coisa alastrar vou fazer uma TPA de 20% assim que comprar mais sal que este já acabou. Aguardo os vossos comentários. Obrigado. |
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
O240Reef - Costal's Reef - Dia 24
Nova Actualização - Dia 24
Actualização do Setup: Peixes: - 7 x Green Chromis (Chromis viridis) - 2 x Donzelas Dominó (Dascyllus trimaculatus) - 1 x Pink-Spotted Shrimp Goby (Cryptocentrus leptocephalus) Corais: - 1 x Parazoanthus axinellae - 1 x Zoanthus Centro castanho (apenas um pólipo, vinha na rocha viva) :roflroll2: - 1 x Zoanthus Centro verde (apenas um pólipo, vinha na rocha viva) :roflroll2: Equipa de Limpeza: - 1 x eremita patas azuis (Calcinus elegans) - 4 x Tubos (Trochus) - 2 x Nassarius - 8 x Burries (Gibbula divaricata) Outros - 1 micro caranguejo (0,5 cm) que veio na RV; - 1 micro estrela do mar que veio na RV. Iluminação: - 8 horas por dia (15000K e Actinínica) - 104W Problemas actuais: Algas castanhas - Começaram a parecer na rocha e areia. Desde que reduzi o fotoperiodo de 11h para 8h começou a regredir. Os meus turbos dão uma ajuda. Penso que o retirar de uma lâmpada de 6800K e colocar um actininica também ajudou, bem como a resina anti fosfatos que coloquei no filtro. Próximos passos: - Introdução de eremitas - 3ª feira entram mais. - Início da Adição de Kalk - Já comprei da TMC. Vou utilizar o tradicional método do pinga-pinga durante a noite. Objectivo: Crescimento de coralina nas ronhas mortas e manter o Ph elevado. - Rocha viva - Continuo à procura de mais RV. Estou a tentar colocar de várias proveniências para aumentar a diversidade. E agora aqui ficam algumas fotos. Pena a máquina não ser grande coisa. O meu espirografo a crescer: ![]() Pólipo de Zoanthus que veio na RV: ![]() E mais um: ![]() Parazoanthus axinellae ![]() ![]() Mais perto: ![]() ![]() ![]() Foto de família dor Viridis ![]() ![]() Lado esquerdo: ![]() Direito ![]() E geral: ![]() Aguardo os vossos comentários. JC |
|
|
|
|
|
#11 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
O240Reef - Ventoinhas de PC
Ventoinhas de PC
Com alguns problema em baixar a temperatura resolvi instalar o meu sistema de ventilação DIY. Se não conseguir com isto, então a solução passará mesmo por destapar o dito cujo. O objectivo é colocar a temperatura nos 26º (baixar 2º ao que está agora). ![]() O pormenor da instalação junto aos moonlight: ![]() ![]() Pormenor da Calha: ![]() O Overflow: ![]() E a joia cá de casa. :smile2: Enquanto não tenho corais tão bonitos como os vossos, os parazoanthus para mim são a joia da coroa. :confused4: ![]() ![]() Entretanto a rezina para os fosfatos que introduzi produziu o seu efeito e já estão a 0. Medição actual: Temp: 28º Ph: 7.9 Dens: 1024.0 Kh: 6.72 NO3: 7.0 PO4: 0 Fotoperiodo: 9h
|
|
|
|
|
|
#13 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Re: 0240Reef - Costal's Reef
Dia 30 - Actualização
Para manter o tópico actualizado: --> As ventoinhas conseguiram baixar a temperatura para os 26ºC durante o dia, mantendo-se neste valor durante a noite com a ajuda do termostato (as ventoinhas de PC desligam ao mesmo tempo que a iluminação) --> As algas castanhas quase que desapareceram, penso que fruto dos fosfatos a 0 e do aumento da equipa de limpeza. --> Comecei a introdução de kalk durante a noite e começou a aparecer pequenas manchas de coralina na rocha morta. --> Entraram novos habitantes nos três últimos dias: - 1 x Lactoria Cornuta (living on the edge, espero que não se enerve, é muito passífica comendo mysis à mão) - 2 x Gobiodon Okinawae - 15 x eremitas patas vermelhas - 5 x eremitas patas verdes - Pólipo palythoa Verde (lindo! Obrigado Carlos) - Vários Actinodiscus Vermelhos (pequeninos ainda, vieram em mais alguma rocha viva) Aqui ficam fotos: O meu zoanthus com dois novos pólipos (não será palythoa castanha?): ![]() ![]() Alguém a espreitar do parapeito: ![]() E o mais pequenino do aqua: ![]() E o guardião da gruta: ![]() Actinodiscus a crescer: ![]() Equipa de limpeza : ![]() ![]() ![]() A minha colónia já tem pólipos novos a nascer, acho que o facto de lhes dar de vez em quando mysis os faz ficar muito contentes: ![]() Obrigado Carlos: ![]() Gerais: ![]()
|
|
|
|
|
|
#14 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 08-10-05
Comentários: 646
|
Olá João,
penso que esse castanho seja realmente uma palythoa. Essas conhas vazias são o quê? Já vi que um pata vermelha se instalou numa. Esse peixinho é muito bonito, mas penso que te vai causar problemas com os corais! |
|
|
|
|
|
#15 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Boas Carlos,
Pois, depois de ver a nova também fiquei com essa sensação. As conchas são compradas no continente , são conchas de decoração de vasos, etc. compras um quilo, que são por volta de 200 ou 300 conchas deste tipo com vários tamanhos por 3€. Os eremitas mudaram todos para elas com excepção dos dois maiores.Em relação ao peixe ouvi dizer que sim, que gosta de morder nos pólipos de vez em quando, mas até agora só come mesmo misys e dá umas bicadas na rocha viva. Vamos ver.... |
|
|
|
|
|
#17 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Dia 33 - Vou mudar o layout
Depois de ler um pouco, e antes de começar a ter mais corais, etc, decidi dar um toque final no layout. Tenho estado a ler sobre aquascaping. Um artigo muito interessante está em Reef Souce. Como todos vós gostava que o aqua fosse o mais parecido com um reef natural. Tenho a meu ver várias condicionantes: -- 40cm de fundo que não deixam margem a grandes invenções -- Overflow para tentar tapar -- Tentar tapar as bombas Para além disto não gosto de aquários "paredão". Neste momento estou a ponderar três hipóteses: 1 - ![]() 2 - ![]() 3 - A minha ideia inicial era fazer dois montes, sendo um deles mais alto, onde colocaria corais com maior necessidade de luz e deixar outro mais pequeno pois quero ter algum espaço para os peixes de cardume nadarem. Outra coisa que vou mudar são as bombas. Vou colocar uma de cada lado pois agora com a areia um pouco mais grossa e com mais rocha acho que acabei definitivamente com a areia voadora. Já comprei mais alguma rocha e amanhã vou arranjar epoxy porque já percebi que só com equilibrismo não vai lá. Acho que provavelmente vou optar pelo layout 2, com o centro mais alto e descendo para a frente e para o lado. O que acham? |
|
|
|
|
|
#18 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Re: 0240Reef - Costal's Reef - Novo Layout
Novo Layout
Depois de partir muita pedra, amassar muito epoxy, 40cm de fundo no aqua, muita vontade de o fazer parecer mais fundo e muitas horas com as mão de molho aqui fica o resultado: ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Obrigado ao Xaparro e ao Gasolino que me ajudaram nesta empreitada. Acho que agora tenho muito sítio onde poder colocar corais. Aguardo as vossas sugestões e comentários! |
|
|
|
|
|
#21 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 09-06-09
Comentários: 140
|
legal , parabens pelo reef montado,
so um comentario espero que nao leves a mau, foi muito precipitado em colocar peixes em tao pouco tempo , eu esperaria mais um pouco nesse periodo é muito comum a agua dar uma desestabilizada , o que pode favorecer algumas doenças nos habitantes, na minha opniao eu colocaria somente uma "equipe pra limpar" rochas e esperaria com que estabilizasse mais um pouco ate colocar peixes e corais, mas ta no caminho certo sim ... quanto a temperatura , voces estão no verão ai também? porque aqui no brasil ta dificil de mater os 25, 26 graus sem chiller , daqui a pouco vao falar que tem um avião dentro de casa de tanto ventilador que coloquei , ![]() ![]() ![]() boa sorte abraço
|
|
|
#22 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Boas Rui,
Sim tenho tapado por opção. O que fiz foi colocar duas ventoinhas que me empurram ar para dentro da tampa do aquário e desta forma consigo que haja sempre ar novo e fresco em contacto com a superfície da água. Podes ver nas fotos abaixo. A zona do overflow é também destapada pois é na queda de água, onde se rompe a camada superficial da água, que se dão a maior parte das trocas gasosas. ![]()
|
|
|
|
|
|
#23 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Olá Marco Ferro,
Obrigado, também eu espero que seja um grande aquário, mas ainda estou muito longe disso. Tens razão quanto à entrada dos peixes muito cedo, mas tive o cuidado de escolher espécies bastante resistentes para esta primeira fase (com excepção da Lactoria cornuta que foi uma oferta). Tenho uma equipa de limpeza bastante grande, com cerca de 20 eremitas, 6 turbos, 7 ou 8 nasários e 3 fireworms que me têm ajudado a manter os nitratos baixos devorando tudo o que é restos e o filtro externos canister (que normalmente o pessoal não utiliza em reef) tem feito um papel excelente como reactor e como filtro biológico. Acho que só por isso tenho conseguido manter os parâmetros tão estáveis, mas ainda é muito cedo. Agora vou contar-te um "segredo", com todo o respeito pelo pessoal com muito mais experiência em salgados que eu, que é um dos "mitos" que quero comprovar: Ainda não fiz uma única TPA. Depois de ler muito e pensar um pouco, as TPA ajudam principalmente para baixar concentrações de compostos químicos na água, e na minha modesta opinião, essas trocas bruscas levam a que a composição química da água se altere de um momento para o outro. Na minha opinião é óbvio que é necessário exportar químicos e nutrientes da água para fazer descer as concentrações e para tal estou a utilizar resinas e o filtro canister. Assim retirei todas as esponjas, coloquei dois litros de granulado de rocha porosa, o que irá fazer exactamente o mesmo papel do ponto de vista bacteriológico que supostamente a rocha viva faz (e digo supostamente porque só com muito boa fé se pode acreditar que a água vai fluir por dentro da rocha, por muito porosa que esta seja, mesmo considerando o movimento dos seres microscópicos no seu interior, nunca haveria caudal suficiente para "filtrar" a água. O que existem sim na rocha viva são muitos organismos detrívoros e esta contribui para a biodiversidade do aquário, para além de ser um bom "poiso" para colocar os corais.) Os únicos organismos com tal capacidade são as esponjas, por serem organismos filtradores e só o conseguem graças a uma enorme quantidade de seres siliados que agitam as caudas na mesma direcção e que apenas fazem isso) Com estava a dizer, a areia porosa que tenho constitui o óptimo local para a fixação das bactérias, e equivale a uma superfície de 1,5 metros quadrados. Depois tenho mais duas resinas, uma para fosfatos e outra para silicátos, uma bolsa de carvão activado, que me ajuda a remover compostos mais pesados, e por último uma camada de cerâmicas que complementa a componente de fixação de bactérias, mas, por ser mais grossa, permite que alguns micro organismos se fixem (piollhos de água, etc) que ajudam a decompor macro-partículas que eventualmente entrem no filtro. O filtro é limpo todas as semanas, lavando as resinas dentro da água do próprio filtro e retirando as macro-partículas, sendo cheio novamente com água nova (eventualmente posso considerar estes 5 litros semanais mais os 7 ou 8 de reposição da evaporação como sendo uma TPA...). A componente das cerâmicas não é lavada. Depois, tenho na caida da sump um conjunto de bioballs com água a cair do overflow, que coloca estas num ambiente seco-húmido, permitindo assim fixar outro tipo de bactérias, e, por baixo das bioballs, tenho lã de vidro que substituo todas as semanas, e que exporta uma grande quantidade de matéria orgânica para fora do aqua. Por fim, como não podia deixar de ser, o escumador trata das proteínas e matéria orgânica ao nível micro. Como te digo é uma aposta que estou a tentar que funcione, e monitorizo frequentemente os parâmetros do áqua para não ter surpresas. O nível máximo de nitratos que tenho (último dia antes de limpar o filtro) é de 5 a 7 ppm e diminui para menos de 1 ppm um dia depois da limpeza. Estes valores são, tanto quanto sei, perfeitamente aceitáveis para as espécies que quero ter. Os outros parâmetros como fosfatos, silicatos, etc estão a zero com a ajuda as resinas. Em termos de preço, as resinas, em comparação com o sal para a água das TPA fica nas minhas contas mais barato, e só tens de acertar com o ritmo de troca das reinas por novas. De resto, quanto à temperatura, as duas ventoinhas baixaram dos 29 para os 25/26 gráus, mas provavelmente no verão não irá chegar... Como tenho o aquario fechado em cima com as ventoinhas colocadas na parte de trás e umas ranhuras na parte da frente, a eficiência destas é muito maior, uma vez que coloco uma maior pressão junto à superfície da água, o que favorece a troca de calor. Como te digo, ainda estou a aprender e sobretudo a ler muito, não só nos sites lusófonos como também estrangeiros e a questionar tudo o que vou lendo. Vamos ver como corre, e como sempre é fundamental a ajuda do pessoal. |
|
|
|
|
|
#25 (permalink) | |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 08-10-05
Comentários: 646
|
Olá João,
eu primeiro lugar fico contente por seres uma pessoa preocupada em recolher e filtar informação de forma a dar as melhores condições possíveis aos seres que mantemos nos nossos aquário. Citação:
Concordo João, mas se fizeres uma TPA de 10-20%, como é recomendado, a alteração dos parâmetros da água não é assim tão brusca e estás a esquecer-te de uma coisa, para além da remoção de compostos químicos as TPA servem para repôr novos elementos à água. Se essas TPA forem com água do mar estás a repôr esses elementos de forma equilibrada e regular. |
|
|
|
|
![]() |
| Tags |
| 0240reef, costal, reef |
| Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Algas I e Algas II. | Alex Correa | Discussão de Artigos | 2 | 18-10-08 00:58 |
| DSB - Como fazer da maneira correcta? | Ricardo Lacerda | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 55 | 10-08-06 19:23 |
| Agresividade de Corais | Roberto Pacheco | Discussão de Artigos | 1 | 12-02-05 22:21 |