![]() |
|
|||||||
| SETUP´S de Aquarios Se já tens um aquario marinho, partilha aqui a forma como o tens montado com os outros utilizadores. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico | Modos de Exibição |
|
|
#1 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 28-10-08
Comentários: 170
|
Nano 60L!
Bom galera,
Sou novo aqui no fórum, e creio que como todos aqui, sou fã de aquários marinhos, sempre tive o sonho de ter um. Então, juntando dinheiro, eu comprei um aqua de 60L (50x30x40) e eu tenho um filtro (JEBO 505 750L/h). Então aqui vão minhas perguntas (Moro muito próximo à praia) : 1- Posso pegar a água do mar sem ter que ficar fazendo sintética? 2- Posso capturar meus peixes de lá mesmo? 3- Posso pegar corais mortos de lá? 4- Qual o maior número de peixes que eu poderia ter e quais? 5- O que ainda falta no meu aqua? Espero resposta! Obrigado por ler. |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 30-03-08
Comentários: 361
|
Re: Nano 60L!
Oi Rafael,
bem vindo ao mundo dos viçiados em sal Já tens o seguinte material? -Escumador de Proteinas (skimmer) -Iluminação (T5, HQI ou LED's) -Bombas de circulação de água (stream pumps) Se não tens e não souberes ao certo o que comprar diz que nós aconselhamos. O Filtro apenas o deves/podes usar se o lavares uma vez por semana, sem falta. A água do mar, desde que seja de uma zona bem "limpa", podes usar. Os corais e peixes falamos mais à frente. Abraço |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Christian,
O filtro que eu tenho ele faz uma correnteza por ele mesmo, ele meio que simula uma cachoeira, o que iria ajudar na oxigenação eu acho. ![]() Ele suga a água por esse cano que você pode ver na frente, e solta pelos lados. (esquema) A iluminação, bem lembrado. Tinha esquecido! E skimmer é realmente necessário? E quanto a água, é de uma zona bem limpa, eu vou pegar quando for pra alguma das piscinas naturais daqui! E a areia pode ser da praia também? Abraço e obrigado pela paciência! |
|
|
|
| Sponsored Links |
|
|
#4 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Oi Rafael,
Não vejo vantagem em usar esse filtro que vai lançar muitas bolhas de ar para dentro do aquário. A não ser que arranje um jeito de isso não acontecer (eu já usei em nano os "Eheim Liberty" e conseguia que não fizessem quase bolhas; ai tudo bem mas tens que te lembrar de mudar/limpar todas as semanas os filtros. A Iluminação é bom não esquecer O Skimmer se for pôr peixes, eu acho indispensàvel. Se for só corais pode não usar se fizer uma TPA (mudança de água) de 25% de 5 em 5 dias (o intervalo, mais tarde tu é que vais ter de acertar) Se a água é super limpa, óptimo. O substrato voçe deve comprar em qualquer loja de aquariofilia que tenha salgados: Aragonite, ou areia de coral. Cerca de 10Kg para o teu aquário é óptimo. Não esqueças a bomba de circulação de água! Convém uma que faça uns 2500Lt/h e tem de ser uma "stream" (boca bem larga, uns 4cm de diametro) IMPORTANTE: Se queres que tudo corra bem, não começes antes de teres tudo o que é necessário ![]() Abraço |
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
É possível sim fazer com que o filtro não faça bolhas. A circulação que o mesmo produz não é suficiente não?
E limpar o filtro, seria trocar as mídias? Se sim qual mídia é aconselhável? E quanto as TPAs, se eu fizer de 7 em 7 dias (todo final de semana), dá certo? 5 em 5 vai ser meio difícil pra mim, eu acho. A iluminação, alguma sugestão? Então não posso usar areia de praia como substrato? Devo comprar o mesmo? Acho que pergunto demais... Obrigado! |
|
|
|
|
|
#6 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Citação:
Claro que não perguntas demais A Criculação que o filtron vai fazer vai ser fundamentalmente à superfice, não chega mesmo! Aquilo que uma bomba stream te faz é "revolver" constantemente a água, diz-se que o ideal é ter uma bomba que o faça por hora, cerca de 30 a 40 vezes o volume do aquário. Como tens um aqua de 60Lt. deve ser uma bomba de cerca de 2500Lt/h. ATENÇÃO que deve ser uma bomba que seja stream(streaming pump=bomba de caudal), uma bomba que envia um fluxo largo e que altera ligeiramente o fluxo, o que faz que haja muita revolução na água sem que esta saia com imensa pressão, extremamente direcçionada... Em relação ao Skimmer, mudas de 7 em 7 funcionam mas quando vais buscar água, podes trazer logo para alguns dias e assim podes fazer de 5 em 5 ou o que quiseres. Armazena-a bem fechada num local escuro e nem quente nem frio... Mas como dizias que querias peixes aposta num Skimmer. Depois de veres a porcaria que o skimmert tira da água vais acha-lo tão indispensável como eu. E se puderes aposta num que seja bom ( informa da oferta que tens antes de comprar). A Iluminação depende daquilo que queres pôr no aqua; diz o que queres faze e a seguir posso aconselhar-te. A areia, sem dúvida que o melhor é aquilo que te aconselhei, mas confesso que, por estares numa zona tropical cuja areia tem muito coral à mistura, não sei se não podes usar areia... Podes, e espero não dizer nenhuma asneira, pegar em coral morto e desfaze-lo até que ele tenha a textura de areia bem grosseira. Aliás, julgo que isto até é uma boa ideia Abraço |
|
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Então,
Eu vou ter que comprar uma bomba que simula ondas então? E a iluminação, queria uma branca e uma azul pra simular a noite. Qual bomba você recomenda e quanto custa um skimmer? :S E eu tava pensando em ter um palhaços... Donzelas eu já vi por aqui, é "fácil" de capturar, quando eu era menor que ia pra praia, tinha o costume de ir pegar peixinhos, guardar e quando tava indo embora devolvia ao mar. Obrigado denovo! |
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Quais as dimensões do teu aquário?
Bombas, eu sei que ai no Brasil tem Tunze. Tens que arranjar uma tunze nanostream6025 ou um produto identico. Luz, preciso saber o que queres colocar no aqua: só peixes e rocha, corais moles, corais duros... Skimmer, tens de me dizer quanto queres gastar... Abraço |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Em relação ao Skimmer:
Eu não te quero "cortar as pernas" ao projecto por causa duma peça que é cara, mas tu também não queres ter o desgosto de morrer tudo 4 ou 5 dias depois sem saber porque! Assim sendo, um bom skimmer para até 200Lt nunca te vai custar menos de 500/600 Reais, isto a preços daqui da Europa. A Bomba da tunze (uma boa marca) aqui custa perto de 200. Iluminação podes pedir a alguem que te faça a calha e depois pões lampadas indicadas para água salgada ou então conta com uns 500. Lembrei-me que também te vais ter de preocupar com o arrefecimento da água mas talvez consigas com uma ventoinha a "rasar" a água durante as horas de mais calor. Ainda tens que te preocupar com a água que evapora. Não podes apenas pôr água da torneira que tem quimicos que fazem mal ao ecossistema. Tens que repor com água de Osmose e para isso precisas de um aparelho para isso, ou então se não tiveres corais dificeis juntas á água da torneira um liquido que te ajuda a eliminar cloro, metais pesados, etc. Há quem monte aquários mais caro, há quem faça mais barato... Procura material em segunda mão. Procura também ler montagens de aquários aqui no fórum. Abraço |
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
xii, vai demorar então pra eu comprar um skimmer!
O lojista daqui disse que eu poderia fazer um reef só trocando a água toda semana (25%) e que o filtro era suficiente pra o reef. Então ele tava errado? Se sim, acho melhor eu esperar mais um pouco pra fazer o reef... Talvez faça um de ciclídeos africanos então! Obrigado pela ajuda! |
|
|
|
|
|
#11 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Eu andei procurando sobre skimmers DIY.
Tem um que eu achei que ele disse que ele fez pra aquas de 60L. http://underwatervisions.setbb.com/post128.html ![]() Se eu tiver o skimmer, o filtro não vai ser necessário então? =] |
|
|
|
|
|
#12 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
O meu primeiro skimmer foi um desses mas num aquario com 200Lt.
Quase não tirava porcaria nenhuma... Passado poucos meses tive que comprar outro. Mas se fores tu a fazer, se já tiveres uma boa bomba de ar e te sair baratinho: avança! Podes usar o filtro de cascata à mesmo. Atenção que não é uma pedra difusora mas sim uma madeira difusora para fazer micro-bolhas. Com um skimmer desses não elimina as TPA semanais. Mesmo que seja um bom convêm fazer uns 20% de 15 em 15 dias. NOTA: Esse esquema está errado ou pelo menos não o vejo muito funcional para escoar a água e esta estar constantemente em circulação Vou ver se encontro um melhor e posto aqui O que é que já tens? |
|
|
|
|
|
#13 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Eu tenho o aquário (50x30x40), a tampa ja foi encomendada e o filtro.
Pra decoração eu consigo rochas na praia mesmo e areia eu pego de lá. Quando for pegar estes eu também vou ir e pegar a água. Só tá faltando acho que o skimmer, as luzes e a bomba! E como que eu faria o skimmer? Você tem algum esquema aí que possa me ajudar? O material eu tenho certeza que consigo! E a bomba de ar é muito barata, pelo menos aqui. Obrigado denovo!
|
|
|
|
|
|
#16 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
É aquilo que tens no esquema...
Aviso-te por experiência própria que mesmo os da RED SEA, estudados para serem bem eficazes, são muito pouco eficientes Como já te disse, procura em 2ª mão ou então, decide-te a ir de 15 em 15 dias à praia buscar 50Lt de água para fazer TPA. Se trocares 15Lt de 5 em 5 dias vai dar. Começas apenas com Rocha viva e se tudo estiver bem passado uns dias, inseres uns camarões e búzios. Continuando tudo bem, umas 2 semanas depois 1 peixe pequeno e vais vendo. Entretanto vais juntando uma grana para o escumador. As bombas são indispensáveis! Volto a perguntar: Citação:
|
|
|
|
|
|
|
#17 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Citação:
Um amigo meu até vem pra ajudar =] E... no lugar de ser essa água de osmose reversa, eu posso completar com a própria água do mar, quando evaporar a água do aquário? Abraço! |
|
|
|
|
|
|
#18 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Citação:
1º A Água que evapora tem de ser reposta com água doce. E de osmose inversa ou pelo menos tratada com os liquidos adequados. Se repusesses com água Salgada, a quantidade de sal na água iria aumentar e consequentemente a densidade da mesma que deve ser de cerca de 1,025 g/cm3. Se fizesses isso dentro de alguns meses tinhas um aquário cheio de sal (A água evapora, mas o sal fica)Como o teu aquário é muito pequeno e por isso muito susceptível a alterações não de deves esquecer de todos os dias repôr a água evaporada e para que esteja sempre tudo bem certo o ideal é teres uma linha de água e regulares-te sempre por ela. Inclusive qd fizeres TPA, a água deve estar certa na linha para o aquário não começar a ficar com excesso ou escassez de sal. 2ºAquário de água salgada não leva Tampa. Só agora vì que dizias que tinhas uma tampa encomendada. Esqueçe. 3ºSe ainda não tiveres as bombas esqueçe a ida à praia, pelo menos para começar o aquário 4ºJá tens luz? Sem luz a vida morre. Alguma morre mais depressa e depois a poluição dessas mortes encarrega-se de matar o resto 5º Convêm saberes a que temperatura está a divisão onde vais pôr o aquário. Se estiver mais quente que a água do mar, esta, quando estiver no aquário vai aquecer demais e ![]() Abraço |
|
|
|
|
|
|
#19 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Pode deixar então. Vou comprar o aquasafe, que me indicaram. Disseram que é o melhor pra remover metais pesados e o cloro da água. Verdade?
E a tampa, conversei com meu pai agora, ele não conseguiu falar com o marceneiro pra fazer a tampa! Então o que eu devo fazer pra colocar as lâmpadas? E as lâmpadas pra eu ter corais, peixes e invertebrados, qual a melhor? E a bomba eu já estou procurando por aqui, acho que eu consigo daqui a um tempo! (um ou dois meses no máximo) Mas de quanto seria? 1000l/h é suficiente? E a correnteza do próprio filtro não vai servir de nada mesmo? E essa BOMBA, vale a pena comprar? Tá muito barata! A temperatura ambiente daqui é cerca de 27ºC (no meu quarto). Algum problema quanto a isso? =] Última edição por Rafael Lessa; 31-10-08 às 22:59. |
|
|
|
|
|
#20 (permalink) | |||||
|
Membro Identificado
|
Citação:
Citação:
Podes ver melhor em http://www.swelluk.com/marine/marine...bulbs-191.html Citação:
Tens aqui exemplos: T5 : http://www.swelluk.com/marine/marine...lamps-185.html T8 : http://www.swelluk.com/marine/marine...lamps-184.html Ainda melhor era uma T5 ou T8 actinica (azul) e uma calha de hqi de 70w 14000º Kelvin mas não te aconselho pelo facto de te ir aquecer muito a água. Citação:
Tenho uma igual à do link e é bastante boa. Citação:
Assim, com 27º os animais vão ficar num ambiente mais quente do que o natural, mas não é muito grave. O problema vai ser nos dias de mais calor... Ai vais ter de ver se com uma pequena ventoinha, ou até com 2 ventoinas de computador na beira do aquário http://www.karnivoras.com/content_images/ventoinha.jpg consegues que a temperatura do aquário não suba. A partir de 27/28º fica bastante grave e passando dai é um salto para o fim Abraço |
|||||
|
|
|
|
|
#21 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
As ventoinhas eu acho que tenho aqui em casa!
Quanto à bomba, 200 reais tá meio longe pra mim ainda! A sunsun não presta não é? :\ E as luzes são tão caras assim? Passei numa loja de aquários hoje a tarde e tinha umas de 20 reais, eram rosas; não lembro a marca. Disseram que vendiam muito e que eram muito boas. E o suporte, qualquer coisa eu vejo com meu pai, talvez até a gente faça um então. Obrigado! =] |
|
|
|
|
|
#22 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
compra a sunsun http://www.ciashop.com.br/ciadoaquar...f_id=099001011
pelo que tenho lido, não esquecas é a manutenção, que até o próprio site indica... Realmente é mesmo muito mais barato Luzes Rosa??? A calha era rosa??? Por 20 Reais não me pareçe, não! Segue o exemplo e tenta fazer As lampadas é que têm mesmo de ser adequadas e podes contar com cerca de 30 Reais para cada. Aposta em 3 x T8 ou 2 x T5 mas mesmo 3 T8 vai ficar mais barato. Não interessa se a calha é bonita, o que interessa é que dê a luz adequada para baixo Força! |
|
|
|
|
|
#23 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Citação:
aeuihaeiueahiuaeh Então, eu vou comprar a bomba e as luzes. Vou ver se consigo providenciar tudo esse final de semana. Quando tiver tudo, já posso começar a ciclar? Enquanto isso vou juntando o dinheiro
|
|
|
|
|
|
|
#24 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Citação:
Água do mar, rocha viva do mesmo mar! Areia ( eu não tenho a certeza que possas com sucesso usar essa areia...) eu se fosse a ti, procurava corais mortos, esmigalhava muito bem esmigalhados, fervia em água e era o que usava como substrato... 10 Kg de substracto chegam para o teu aquário e uns 15 é perfeito. Estive a ver os preços dai (http://www.ciashop.com.br/ciadoaquar...&dept_id=60053) para substracto e isso ai no brasil é mais do dobro do preço daqui!!! Exprimenta fazer o que te digo. Quase que aposto que fica excelente e fica baratinnnnho!!! Já tens trabalho para o fim de semana
|
|
|
|
|
|
|
#25 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
hmm.
Então eu só pego a água do mar e as rochas quando já tiver com a bomba? Aí é só colocar tudo de uma vez (sem deixar que as pedras fiquem secas pra não alterar nada, é?) e pronto? E, o filtro pode ser removido? Por que ele é hang-on, fica do lado do aqua, se for colocar o suporte para as luzes, ele vai ter que sair ou ficar atrás do aqua! E não era calha, era só a lâmpada! A calha eu acho que vou fazer uma com meu pai! Tem que ser essas T5/T8, ou quantos w seriam necessários pra o meu? (50x40x30) E tem uma praia por aqui que a areia é só de conchas moídas! Serve? Obrigado! Última edição por Rafael Lessa; 02-11-08 às 15:33. |
|
|
|
![]() |
| Tags |
| 60l, nano |
| Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| 1projeto -Nano 60L | Luan maia carneiro | SETUP´S de Aquarios | 8 | 05-12-08 15:06 |
| Filtro de areia em NANO | Alexandre Dax | SETUP´S de Aquarios | 5 | 26-04-08 22:30 |
| Nano -80 litros primeiros passos | João Lourenço | SETUP´S de Aquarios | 22 | 27-01-07 00:13 |
| Yellow Tang em Nano Reef | EmilioMuno | Peixes, Corais, Invertebrados e Algas | 12 | 15-10-06 22:47 |
| Nano 112l. | António Frazão | SETUP´S de Aquarios | 8 | 03-04-06 14:57 |