aquariofilia marinha - REEFFORUM  
Coral Frags

Voltar   aquariofilia marinha - REEFFORUM > AQUARIOFILIA MARINHA > SETUP´S de Aquarios

Notícias

SETUP´S de Aquarios Se já tens um aquario marinho, partilha aqui a forma como o tens montado com os outros utilizadores.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
Antigo 18-06-09, 14:38   #26 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 767
Re: NanoReef

Boas

Realmente o nano parece cheio de saúde e o layout também está bem conseguido. Parabéns.
Quanto à goniopora a minha experiencia com esse coral diz-me que são corais bastantes dificeis. Eu tive uma que infelizmente, e apesar de a alimentar 2x por semana morreu ao fim de 7 meses.
Alimentava-a com o método do garrafão/garrafa. Segundo o tamanha do coral, cortas o fundo de uma garrafa/garrafão, colocas um tubo do tamanho do gargalo e com altura que chegue para que fique fora do nano. Cobres o coral com a garrafa e metes o alimento pelo tubo. Terás talvez que esperar um pouco até que ele aceite o alimento pois ao colocares a garrafa ele retrai-se.
Comigo resultou este método. Mas por uma coisa ou por outra o coral foi-se e nunca mais comprei nenhum. Espero ter ajudado

Manuel Faria está offline   Responder com Citação
Antigo 18-06-09, 14:55   #27 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 151

Citação:
Colocada por Jorge Neves Ver Post
Paulo

Primeiro por te conteres sem intruduzires peixes...e satisfação por teres dado ouvidos ao pessoal do forum para que fizesses um bom ciclo ao àqua antes da introdução dos mesmos
Os corais respiram saúde ...indicador de um nano com futuro...desde que continues a caminhada como até aqui.
Um abraço

Jorge Neves
Jorge
obrigado pelos teus comentários
isto de não introduzir vivos não é nada facil, cada vez que se entra na loja dá logo uma comichão ao olhar para os peixes.
eu como um autentico novato nos salgados tinha mesmo que vos dar ouvidos
se assim não fosse este nano secalhar já era e com isso agradeço-vos todos os vossos conselhos.
abraço

Citação:
Colocada por Manuel Faria Ver Post
Boas

Realmente o nano parece cheio de saúde e o layout também está bem conseguido. Parabéns.
Quanto à goniopora a minha experiencia com esse coral diz-me que são corais bastantes dificeis. Eu tive uma que infelizmente, e apesar de a alimentar 2x por semana morreu ao fim de 7 meses.
Alimentava-a com o método do garrafão/garrafa. Segundo o tamanha do coral, cortas o fundo de uma garrafa/garrafão, colocas um tubo do tamanho do gargalo e com altura que chegue para que fique fora do nano. Cobres o coral com a garrafa e metes o alimento pelo tubo. Terás talvez que esperar um pouco até que ele aceite o alimento pois ao colocares a garrafa ele retrai-se.
Comigo resultou este método. Mas por uma coisa ou por outra o coral foi-se e nunca mais comprei nenhum. Espero ter ajudado
Manuel
pois a goniopora não estava nos meus planos veio cá parar graças á minha esposa.
nos primeiros dias os polipos estavam retraidos mas neste momento estão sempre completamente estendidos.
Tenho estado a alimentar 2 vezes por semana mas não tenho usado o metodo da garrafa, como o aqua é muito pequeno e não tem escumador deito uma porção junto á bomba e assim espalha-se por todos os corais e tenho notado uma boa reacção em todos eles.
Vamos ver o que o futuro reserva.
abraço
Paulo Jorge Rocha está offline   Responder com Citação
Antigo 18-06-09, 22:16   #28 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 767

oxalá tenhas sorte então.

Manuel Faria está offline   Responder com Citação
Sponsored Links
Antigo 19-06-09, 15:29   #29 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

ola
Tenho apenas uma pequena curiosidade, depois de este tópico ter sido visto 1000 vezes apenas 7 pessoas ajudaram e deram as suas opinões que eu tanto agradeço .
Será que se o aquario que tem 20 litros tivesse 200 litros já era motivo de mais opiniões mais ajudas em alguma coisa que esteja mal ?
Ou será que um nano de 20 litros não é aceite de bom grado pelos membros do forum?
Isto não tem a ver com o querer que venham aqui dizer que está muito bonito e tal.
O motivo em eu partilhar as fotos do meu nano com vocês é a de aprender e receber as vossas opiniões sinceras visto ser o meu primeiro salgado e eu ser um autentico maçarico nestas andanças.
Espero que não me levem a mal este desabafo.
Antigo 19-06-09, 15:41   #30 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 2,248

Boa tarde Paulo

Com 20L ou 200L seria igual... mesmo com 20.000L como já aconteceu... seria igual...

Os comentários de todos nós estão sujeitos à nossa disposição, arbítrio e tempo livre, a ausência de sexo pode igualmente influenciar...

O 'status' também pode ser levado em linha de conta...
Com 46 comentários no fórum, estás a crescer dentro da comunidade.

Se alguém te ajudou, mais haverá. Se mais ninguém te ajudou, foi porque estás bem encaminhado e bem ajudado.

Abraço
Pedro Ferrer
Antigo 19-06-09, 15:49   #31 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Citação:
Colocada por Pedro Ferrer Ver Post
Boa tarde Paulo

Com 20L ou 200L seria igual... mesmo com 20.000L como já aconteceu... seria igual...

Os comentários de todos nós estão sujeitos à nossa disposição, arbítrio e tempo livre, a ausência de sexo pode igualmente influenciar...

O 'status' também pode ser levado em linha de conta...
Com 46 comentários no fórum, estás a crescer dentro da comunidade.

Se alguém te ajudou, mais haverá. Se mais ninguém te ajudou, foi porque estás bem encaminhado e bem ajudado.

Abraço
Pedro Ferrer

Pedro
essa parte da ausência de sexo acho que o pessoal vai todo discordar contigo
quanto ao resto agradeço-te a explicação e já agora tenho lido o teu tópico do principio ao fim e em muito me tem ajudado por isso obrigado por o partilhares.
Antigo 20-06-09, 04:26   #32 (permalink)
Membro Junior

Users Flag!

Comentários: 2

Saudaçoes Paulo.

Em primeiro lugar como disse o Jorge Neves, parabens por se conter e não introduzir peixes no aquario com montagen recente. Entendo sua preocupação com o pouco espaço do seu nano, mas em um aqua bem maturado é possivel você ter ao menos um pequeno peixe no seu nano, estude bem as especies e veja q algumas não utilizam muito espaço nem mesmo na natureza.

Mantenho um nano com apenas 30 litros uteis sem escumador a quase 1 ano e desde o 4 mês mantenho sempre um Stegastes no meu nano, o atual é o segundo q tenho o primeiro eu tive de dar a um amigo pois ja estava bem grandinho pro meu aqua.
Herquiles Lima está offline   Responder com Citação
Antigo 20-06-09, 11:25   #33 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Citação:
Colocada por Herquiles Lima Ver Post
Saudaçoes Paulo.

Em primeiro lugar como disse o Jorge Neves, parabens por se conter e não introduzir peixes no aquario com montagen recente. Entendo sua preocupação com o pouco espaço do seu nano, mas em um aqua bem maturado é possivel você ter ao menos um pequeno peixe no seu nano, estude bem as especies e veja q algumas não utilizam muito espaço nem mesmo na natureza.

Mantenho um nano com apenas 30 litros uteis sem escumador a quase 1 ano e desde o 4 mês mantenho sempre um Stegastes no meu nano, o atual é o segundo q tenho o primeiro eu tive de dar a um amigo pois ja estava bem grandinho pro meu aqua.
Herquiles Lima
em principio apenas vou colocar camarões neste nano e estou inclinado para este Lysmata amboinensis ou este Thor amboinensis e peixes este Gobiodon okinawae.
mas só mesmo em setembro é que vou introduzir a fauna, vou deixar passar estes meses porque tambem vou de ferias e não quero ter preocupações com os vivos.
Antigo 20-06-09, 11:34   #34 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 2,248

Bom dia

Citação:
Lysmata amboinensis
Eu meteria 2 Amboinensis. Dizem que quando existe mais que um, ficam ainda mais extrovertidos.
Em breve irei adquirir um segundo, para ver 'in loco'.

O meu actual, vem ter à minha mão. Faz cócegas...

Abraço
Pedro Ferrer
Antigo 20-06-09, 12:02   #35 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Citação:
Colocada por Pedro Ferrer Ver Post
Bom dia

Eu meteria 2 Amboinensis. Dizem que quando existe mais que um, ficam ainda mais extrovertidos.
Em breve irei adquirir um segundo, para ver 'in loco'.

O meu actual, vem ter à minha mão. Faz cócegas...

Abraço
Pedro Ferrer
Pedro bom dia

Os Amboinensis são os que mais me cativam e se forem como dizes ainda melhor ,.
vou acompanhado o teu topico para saber como se comportam.
Antigo 20-06-09, 12:22   #36 (permalink)
Membro Senior

Users Flag!

Comentários: 164

Boa tarde Paulo

Estou sem palavras, tens ai uma gota de oceano magnifica, dá para ver todo o cuidado e atenção que tens dado ao teu projecto...apenas posso dizer

Abraços
JoséCosta está offline   Responder com Citação
Antigo 20-06-09, 14:48   #37 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Citação:
Colocada por JoséCosta Ver Post
Boa tarde Paulo

Estou sem palavras, tens ai uma gota de oceano magnifica, dá para ver todo o cuidado e atenção que tens dado ao teu projecto...apenas posso dizer

Abraços
José
obrigado pelo teu comentário
Esta pequena gota de oceano dá mais trabalho que o meu aquario de agua doce que tem 90 litros.
requer bastantes mais cuidados, principalmente as reposições de água diárias e as TPAs que são feitas semanalmente e aspiração dos detritos que se vão acumulando.
testes semanais aos nitratos, fosfatos, amonia, calcio, salinidade e agora com o aumento da temperatura acho que vou ter que por umas ventoinhas para a controlar.
Antigo 02-07-09, 14:18   #38 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 497

Bem catita sem dúvida! E não vejo porqu enão possas colocar um peixe. Existem alguns que não ficariam mal no teu aquário...

Como fazes com as reposições? Estás a usar água de osmose ou directamente da torneira?
Hugo Figueiredo está offline   Responder com Citação
Antigo 02-07-09, 14:39   #39 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Citação:
Colocada por Hugo Figueiredo Ver Post
Bem catita sem dúvida! E não vejo porqu enão possas colocar um peixe. Existem alguns que não ficariam mal no teu aquário...

Como fazes com as reposições? Estás a usar água de osmose ou directamente da torneira?
Hugo Figueiredo
as reposições são feitas diariamente com água da torneira, mas tenho um pequeno reservatório onde tenho a agua a repousar vários dias.
A quantidade de água que reponho é tão pequena que acho que não justifica comprar um sistema de osmose.
Uso este sistema no salgado como no de água doce e não tenho tido problemas nenhuns com algas e com os peixes.
Antigo 02-07-09, 15:51   #40 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 185

boas ,antes de mais nada parabens pelo aquario tá cinco estrelas.Dada a litragem do mesmo há que valorizar ainda mais o teu trabalho e dedicação .
Nunca pensaste em mudar o aquario de agua doce para salgado e o salgado para doce?
Sempre podias por 2 ou 3 peixes pequenos .E os gastos não iam ser muitos.
Escumador e mas uma bomba de circulação.
ate breve
Luis Santos está offline   Responder com Citação
Antigo 04-07-09, 15:40   #41 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Citação:
Colocada por Luis Santos Ver Post
boas ,antes de mais nada parabens pelo aquario tá cinco estrelas.Dada a litragem do mesmo há que valorizar ainda mais o teu trabalho e dedicação .
Nunca pensaste em mudar o aquario de agua doce para salgado e o salgado para doce?
Sempre podias por 2 ou 3 peixes pequenos .E os gastos não iam ser muitos.
Escumador e mas uma bomba de circulação.
ate breve
Luis
neste momento está fora de questão a mudança do doce para o salgado
1º o orçamento familiar neste momento não me permite
2º o doce tem menos de 1 ano de funcionamento e quero mante-lo por mais uns tempos.
3º o nano como 1ª experiencia nos salgados está-me a dar um gozo extraordinário por tudo o que representa, e por o que estou a aprender com ele e claro com vocês
vou continuar com este nano mesmo que monte um aquario de mais litragem porque estas pequenas gotas conseguem fascinar-me por tudo o que representam para quem as mantem.
Antigo 04-07-09, 18:49   #42 (permalink)
RF Moderador

Comentários: 1,115

Olá Paulo
Sem dúvida uma sala muito simpática, com o contraste do aquário Doce para o salgado.
Apesar de só ter aquário Salgado, acho igualmente fascinante um aquário comunitário de água doce: pracima:

Em relação ao Nano que manténs está bastante simpático, os corais apresentam estar de boa saúde, essa goniopora então baba-se toda para a luz(em tempos o quanto era dificil manter esse tipo de coral nos nossos aquas), 5*****
Não usas água de reposição? simplesmente fazes Tpa´s de 20% semanais?

Em relação à colocação ou não de um peixe ou 2, eu colocaria essa hipotese, pois dão muita vida a um aquário.
Tens peixes bastante engraçados para colocares nesse aquário, como por exemplo um escenius bicolor, uma nemateleotris magnifica ou a decora, entre outros.
Continua com essa dedicação, pois irás concerteza desfrutar por muito tempo dessa tua nova paixão.

Abraço
Paulo J. Oliveira

Última edição por Paulo J. Oliveira; 04-07-09 às 19:05.
Paulo J. Oliveira está offline   Responder com Citação
Antigo 04-07-09, 19:46   #43 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 185

Citação:
Colocada por Paulo Jorge Rocha Ver Post
Luis
neste momento está fora de questão a mudança do doce para o salgado
1º o orçamento familiar neste momento não me permite
2º o doce tem menos de 1 ano de funcionamento e quero mante-lo por mais uns tempos.
3º o nano como 1ª experiencia nos salgados está-me a dar um gozo extraordinário por tudo o que representa, e por o que estou a aprender com ele e claro com vocês
vou continuar com este nano mesmo que monte um aquario de mais litragem porque estas pequenas gotas conseguem fascinar-me por tudo o que representam para quem as mantem.
Boas ,foi só uma ideia ,mas não te dou muito tempo para começares a pensar em voos maiores.
È o mal deste hobby ,queremos sempre maior e o facto de não teres peixes no nano ainda vai acelarar mais esse processo .
Se com a tua dedicação conseguiste fazer essa pequena maravilha(e que a mantenhas por muito tempo) ,imagino num aquario maior.
Desejo-te boa sorte com os teus aquarios que bem mereces .
Até breve
Luis Santos está offline   Responder com Citação
Antigo 07-11-09, 19:20   #44 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 128

Boas Paulo, vejo que somos vizinhos :P ehehh tens aí um nano muito giro e acabo por concordar com eles, 1 peixinho ou 2 ficam sempre altamente. Em relação ao aumentares de aquário é uma questão de tempo. Eu quando fui ao oceanário no outro dia e vi lá os Reefs só pensava "Se ganhar o euromilhões faço um aquário maior que este xD ".

Boa sorte
João Seguro está offline   Responder com Citação
Antigo 07-11-09, 22:34   #45 (permalink)
Membro Junior

Users Flag!

Comentários: 2

ta um expectaculo
continua assim e vais longe pelo que vi dentro de pouco tempo trocas de aquario para um maior

parabens
Hugobraga está offline   Responder com Citação
Antigo 09-11-09, 10:12   #46 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Citação:
Colocada por João Seguro Ver Post
Boas Paulo, vejo que somos vizinhos :P ehehh tens aí um nano muito giro e acabo por concordar com eles, 1 peixinho ou 2 ficam sempre altamente. Em relação ao aumentares de aquário é uma questão de tempo. Eu quando fui ao oceanário no outro dia e vi lá os Reefs só pensava "Se ganhar o euromilhões faço um aquário maior que este xD ".

Boa sorte
pois é moramos perto
em relação aos peixes tive 2 más experiencias o 1º peixe que introduzi nem um dia esteve no aquario pois resolveu fazer o reconhecimento da sala sem garrafa de oxigenio e o 2º teve a mesma ideia triste ao fim de 3 horas, conclusão desisti dos peixes e voltei-me para um camarão o lysmata amboniensis que lá tem andado feliz.
em relação a um aquario maior ando a pensar nisso
abraços

Citação:
Colocada por Hugobraga Ver Post
ta um expectaculo
continua assim e vais longe pelo que vi dentro de pouco tempo trocas de aquario para um maior

parabens
obrigado Hugo
abraços
Antigo 09-11-09, 15:24   #47 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Citação:
Colocada por Paulo Jorge Rocha Ver Post
pois é moramos perto
em relação aos peixes tive 2 más experiencias o 1º peixe que introduzi nem um dia esteve no aquario pois resolveu fazer o reconhecimento da sala sem garrafa de oxigenio e o 2º teve a mesma ideia triste ao fim de 3 horas, conclusão desisti dos peixes e voltei-me para um camarão o lysmata amboniensis que lá tem andado feliz.
em relação a um aquario maior ando a pensar nisso
abraços
Isso é que é azar... de qualquer forma, se quiseres tentar novamente, podes utilizar uma eggcrate para os aguentar dentro do aquário durante os primeiros meses colocando-a por cima do aquário. Já agora que peixes colocaste?
Antigo 09-11-09, 18:47   #48 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Citação:
Colocada por João Seguro Ver Post
Isso é que é azar... de qualquer forma, se quiseres tentar novamente, podes utilizar uma eggcrate para os aguentar dentro do aquário durante os primeiros meses colocando-a por cima do aquário. Já agora que peixes colocaste?
ola
os peixes que coloquei foram estes.
Gobiodon okinawae
Ecsenius bicolor
Antigo 24-11-09, 11:14   #49 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

bons dias
aqui estão mais umas fotos do nano.
Data da montagem 05/04/2009
Actualização do setup 23/11/2009:

aquario com 45x25x20
circulação Koralia nano 900l/h
termoestato jager 25w
4 kilos de rocha viva
3 kilos de areia viva tamanho sugar sise
2 calhas blau cada uma com 18w 50/50 branca e azul
Escumador TMC V2 120 Nano Skimmer
Tpas de 20% semanais com água natural (Cabo Raso)
Densidade - 1026
temperatura - 25º

Vivos:
1- eremita patas vermelhas
1- Nemateleotris Magnifica
1- Lysmata Amboinensis

Corais:
Xenia
Protopalythoa sp
Zoanthus sp
Goniopora sp
Discosoma sp
Fungia sp
Blastomussa Wellsi

agora as fotos tiradas ontem á pressa por isso a qualidade não é grande coisa e o fotografo muito menos

Blastomussa Wellsi

Vista Frontal

Fungia sp

Fungia sp

Goniopora

Vista lateral

Lysmata Amboinensis

Lysmata Amboinensis

Nemateleotris Magnifica

Protopalythoa sp

Zoanthus

Copo do escumador

Espero os vossos comentários

Abraços
Paulo Rocha
Antigo 25-11-09, 10:05   #50 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

estou a ver que seguiste o meu conselho e puseste uma coisa por cima xD bem bem como se estão a safar os novos moradores aí de casa? estão a nadar e comer bem? Os corais estão bonitos, especialmente essa gonipora ^^
Resposta

Tags
nanoreef

Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Comentários