![]() |
|
|||||||
| SETUP´S de Aquarios Se já tens um aquario marinho, partilha aqui a forma como o tens montado com os outros utilizadores. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico | Modos de Exibição |
|
|
#1 (permalink) |
|
Membro
![]() Registrado em: 07-01-10
Comentários: 52
|
boa tarde ,
apos bastante tempo de indecisao , la ganhei coragem para montar o 1º salgado, e para tal desfiz me dos meus 3 aquarios de agua doce e dos meus discos.. nao percebo muito de salgados , apenas sei o que tenho lido aqui no forum e em alguns sites relacionados com o assunto .. tenho tambem um amigo que trabalha numa loja e me tem ajudado bastante , pois as duvidas e o medo de errar sao mais do que muitas.. o aquario ja esta a trabalhar a cerca de 2 meses, mas so agora e que me registei no forum , por isso vou fazer um resumo e aguardar as ajudas e os comentarios ... de seguida deixo o setup e mais logo postarei as fotos ... aquario : 120x50x55 em vidro de 10mm com trave ao meio - 330lts sump : 80x40x50 em vidro de 10mm - 160lts escumador - atb d-150-pan bomba retorno - eheim compact+ 2000 circulacao : 2x tunze 6025 (2500l/h cada)+ 1x sunsun 102b (5000l/h) iluminacao : calha hailea 4x54w (2 lampadas azuis + 2 lampadas brancas) aquecimento : 1x eheim jager 200w + 1x eheim jager 150w osmose : aquili classic nps areao : 16kg rocha viva : 40kg osmoregulador : tunze 3155 de vivos tenho : 1 - turbo 2 - eremitas patas verdes 4 - eremitas patas brancas 1 - salarias ramosus 2 - Amphiprion ocellaris fotoperiodo - 4.15h salinidade - 1026 temperatura - 25.5 ultimos testes feitos a agua a cerca de 3 semanas : PH - 8.5 AMONIA - 0 NITRITO - 0 NITRATO - 10 FOSFATOS - 0.5 KH - 10 CALCIO - 480 MAGNESIO - 1200 bem , por agora é tudo .. logo veem as fotos cumprimentos a todos .. e aguardo opinioes e sugestoes .. ricardo silva |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Membro
|
Re: o meu primeiro salgado .. 350 lts
bem , vou ja por aqui umas fotos e logo posto o resto ...
assim ja da para ter uma ideia .. ![]() vista geral do aquario : vista geral da "casa das maquinas" : o escumador (penso ter sido boa aquisicao pelo menos tem mostrado resultados) :vista geral do layout (a agua estava esbranquicada de ter estado a mexer no layout) o resultado do escumador (ainda nao estava 100% afinado) : logo ha mais fotos ... cumprimentos |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Equipa RF
![]() Registrado em: 22-01-05
Comentários: 718
|
Olá Ricardo,
Parabéns pela passagem aos salgados. É sempre bom ver pessoas a começar de forma racional, com calma e com muito estudo prévio. Esses peixes é que podiam ter esperado mais um pouco a entrar... mas se os parâmetros estão todos OK... Deixa-me começar por dizer que o Layout está muito bonito. Gosto muito da disposição da rocha, excepto essa no centro, meio perdida no areão mas a foto também não é clara. Suponho que a tua água já não fique assim esbranquiçada após mexeres no aquário certo? As dúvidas: Como estás a manter o KH a 10?e o cálcio a 480? Kalk? Aditivos? Como mediste o pH? parece-me alto demais... E a densidade? é com um densímetro? Podes baixar um pouco mais, 1024 sem problemas. Boa sorte Abraço Nuno |
|
|
|
| Sponsored Links |
|
|
#4 (permalink) | |
|
Membro
|
Citação:
obrigado pelas boas vindas .. bem ... comecando pela introducao dos peixes , bem , oa parametros estavam todos bons , e como o aquario ja tem cerca de 2 meses decidi por estes 3 peixes , sao peixes de facil manutencao , e a salrias ramosus tem dado cabo de muitas algas nas rochas e vidros .. o layout , deu me cabo da cabeca mas penso que ficou bem assim , a rocha no centro na foto parece uma coisa mas ao vivo parece outra ![]() a agua esbranquicada foi quando alterei o layout , foi de andar a remexer aquilo tudo , agora esta extremamente limpida , apesar de nao ter uv nem nada .. em relacao aos testes : o kh , pura e simplesmente ficou assim , nao sei se tem a ver com o sal da elos ... o calcio tambem esta assim sem eu ter adicionado nada .. o ph , postei 8.5 , mas estara mais ou menos 8.3 ou 8.4 , fiz com os testes da ser que ainda aqui tinha , e a escala tem 8 e 8.5 , por isso nao tem precisao... a densidade media com um densimetro , e dava 1024 , assim que comprei um refractometro verifiquei que estava a 1028 , agora tenho descido gradualmente , e descerei ate aos 1024 ... desde ja agradeco o comentario .. pois a muita coisa que ainda nao sei nos salgados , e assim vai se aprendendo alguma coisa .. obrigado .. cumprimentos .. ricardo silva |
|
|
|
|
|
|
#5 (permalink) | |
|
Membro
![]() Registrado em: 27-10-09
Comentários: 86
|
Citação:
Se reparares conforme o nível de salinidade que tens no aquário vai subindo a quantidade de sal que adicionas é superior consequentemente os níveis de magnésio e cálcio entre muitos outros parâmetros sobem igualmente. Em suma se desceres os valores de salinidade vais adicionar menos sal e consequentemente desces tb esses valores a menos que não tejam a ser consumidos ou estejas a fazer aditivos. Não sei se o sal da Elos tem uma tabela com os valores de magnésio e cálcio conforme a salinidade que se tem, mas por exemplo o Read Sea Coral Pro tem uma tabela que relaciona alguns valores: http://www.redseafish.com/languages%...Cpdf%5C283.pdf A salinidade deves manter nos 1.025. Obviamente que podes ter mais ou menos que isso, mas regra geral costuma ser o ponto de equilíbrio, assim como a temperatura por volta dos 25 ºC. Mas isto tudo depende do tipo de salgado que queres fazer e criaturas e corais que queres ter. Atenção aos nitratos e aos fosfatos. Pelas fotos não consigo ver mas esses valores são um manjar para as algas. Tenta baixa-los. Tens diversas formas de o fazer. Por exemplo um refugio com Mangues e macro-algas é uma solução extremamente natural. Outra forma é o de adicionares bacterias para colonizarem todo o aquario e como ele novo ajuda muito a arrancar. Tb podes ir para resinas, mas isso não é grande solução a longo prazo. Deves ir á raiz do problema e cortar o problema pela raiz enquanto elas são pequenas e antes que as raizes alastrem. Acho que não devias por mais nenhum peixe enquanto não estabilizares esses valores. E essa equipa de limpeza devia ser multiplicada por 5x a 7x. Cerithes, turbos, ermitas, nassarios.... Pelas fotos não consigo ver se tens algas ou não, mas se elas estiverem a atacar a solução é acabar com os nitratos e fosfatos e colocar equipa limpeza as dezenas. Eu actualmente tb tou a começar um Reef +/- com a idade do teu que podes ver aqui se quiseres tirar alguma dica: Gomes Reef |
|
|
|
|
|
|
#6 (permalink) | |
|
Membro
|
Citação:
desde ja obrigado pelo comentario .. em relacao aos valores da agua , sim penso que tem a ver com o sal , estive indeciso pelo da elos e pelo da red sea , optei pela elos e para a proxima possivelmente comprarei da red sea para variar .. em relacao aos nitratos e fosfatos , esta semana farei testes novamente para confirmar os valores , pois esses valores teem cerca de 2 semanas , e como o aquario ainda esta a ciclar poderam baixar naturalmente .. ja pensei no refugio de algas , mas tenho de tratar disso , por iluminacao na sump , e fazer uma engenhoca para passar pouca agua nesse refugio ... a equipa de limpeza poderei fazer um reforco mas nao vou adicionar muitos mais .. e em relacao as algas , ja tive , mas de momento ja practicamente nao se veem ... apenas algumas nos vidros mas muito poucas mesmo , e acho que a salaria ramosus deu uma grande ajuda na eliminacao das algas ... ela nao para de mordiscar a rocha e os vidros ... vou seguir o teu reef tambem ... obrigado pela ajuda .. cumprimentos .. |
|
|
|
|
|
|
#7 (permalink) | |
|
Membro
|
Citação:
A relação dos valores com o sal tem mais a ver com a quantidade que a marca. Em princípio qualquer sal terá o mesmo efeito. Afinal de contas estas a adicionar sais a água cheios de magnésio, cálcio, entre outros constituintes. Btw, não sabia que o salaria ramosus era um extreminador implacavel de algas. Deve tar bem gordinho
Última edição por vasco.gomes; 15-01-10 às 13:15. |
|
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Membro
|
sim , a ideia é ir trocando de marca de sal mesmo por isso .. pois tenho visto muita gente a fazer isso .. e tem a sua logica ..
em relacao as algas , tive algumas nao muitas , tem de ser da salarias ,pois 2 heremitas nao limpavam aquilo tao depressa ... lá que as algas se foram a vida ... isso foram .. neste momento tenho muito poucas ... e a salarias anda sempre de volta delas , notei bastante diferenca desde que a introduzi no aquario ... cumprimentos .. |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Membro
|
boa noite ,
hoje fiz os testes a agua , e apanhei uma surpresa , ora vejam : temperatura - 25.5 salinidade - 1026 ph - 8.2 kh - 10 no2 - 0 no3 - 20 nh4 - 0 mg - 1140 ca - 460 po4 - 0 ate hoje nao fiz uma unica tpa , ja devia ter feito certo ? e que ja ouvi opinioes diferentes , uns dizem que a tpa durante o ciclo e uma obrigatoriedade , outros dizem que nao se deve fazer tpa`s durante o ciclo.. pois ... em relacao aos nitratos o que podera ter originado esta subida ? troquei a bocado o filter bag pois estava todo castanho , muito sujo mesmo , lavei varias vezes e nao saiu , por isso optei por trocar por um novo ... na mesma divisoria onde tenho o saco amanha vou aspirar , pois tem o fundo bastante sujo tambem ... o que acham disto ? qual sera a causa da subida de nitrato ? a como resolver ja de raiz ? ja estive a pensar fazer um refugio de macro algas .. sera solucao ? peco desculpa por tanta pergunta mas .. se poderem ajudar agradeco .. cumprimentos .. |
|
|
|
|
|
#11 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 09-11-08
Comentários: 286
|
Boas, o filter bag vai andar sempre a ficar assim, convem lavar de 3 em 3 dias.
Comprar novos não é solução, se não não ganhas para sacos eu lavo os meus com a lavadora de alta pressão, ha tambem quem meta na maquina de roupa sem detergente... mais não sei..Abraço |
|
|
|
|
|
#12 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 30-10-04
Comentários: 1,997
|
Boa tarde
Antes não havia filter bags... Como é que se fazia? Não faço ideia... São apenas uma maçada... e se calhar são mais uma fonte de problemas que o contrário... Abraço Pedro Ferrer
|
|
|
#14 (permalink) | |
|
Membro
|
Citação:
pois , lavar de 3 em 3 dias ... eu costumo lavar de 2 em 2 semanas ... dai ter ficado tao encardido que a sujidade ja nao saiu ...
|
|
|
|
|
|
|
#15 (permalink) | |
|
Membro
|
Citação:
sim o filter bag , poderá ser uma macada , mas é uma ajuda a reter aquelas particulas que andam na agua , coma ajuda da divisoria da sump retem se ali alguma sujidade , que assim e mais facil de retirar .. agora se tem mais pros do que contras ... tambem nao sei , mas se houverem mais opinioes talvez de para tirar mais algumas conclusoes .. ![]() pedro em relacao aos nitratos altos , podera ter a ver com o filter bag ? ou será melhor uma tpa ? obrigado pelo comentario . cumprimentos |
|
|
|
|
|
|
#16 (permalink) |
|
Membro
|
Viva, acho que ja devias ter feito a TPA á muito tempo.
E também que deves depois continuar a fazer todas as semanas. As macro-algas e Mangues consomem nitratos mas são uma solução a muito longo prazo e não conseguem remover grande quantidade de nitratos. O filterbag retem matéria organica que liberta nitritos e nitratos. Exprimenta não usar durante uns tempos, ou entao limpar constantemente. |
|
|
|
|
|
#17 (permalink) | |
|
Membro
|
Citação:
vou fazer uma tpa , aspirar a sump , e comecar a fazer tpa`s ... o filter bag , tambem tenho de limpar mais vezes ... obrigado pela ajuda .. cumprimentos .. |
|
|
|
|
|
|
#18 (permalink) |
|
Membro
|
bom dia ,
ontem fiz uma tpa de 30lts .. aproveitei e aspirei a divisoria da sump onde se encontra o filterbag , e claro lavei o filter bag e aproveitei para limpar o copo de escumador que estava bastante sujo .. com esta tpa , desci a salinidade , estava a 1026 e ficou a 1025 ... noto tambem que as bombas de circulacao estao a ganhar alga coralina .. é bom sinal certo ? hoje vou fazer teste aos nitratos , pois é o que me esta a preocupar ... tirando isso , os valores penso estarem todos bem ... entretanto posto resultados e novidades .. cumprimentos .. |
|
|
|
|
|
#19 (permalink) |
|
Membro
|
boa noite,
hoje , enquanto visitava o meu amigo na loja perdi a cabeca e fiz 2 novas aquisicoes .. aquisicoes essas que foram : 1 pseudocheilinus hexataenia , e 1 sarcophyton spp ... o sarcophyton , é um coral bastante resistente e bonito , (dai o ter trazido) e o pseudocheilinus tambem é um peixe resistente e facil de manter e bastante bonito , tal como tambem tem a sua utilidade no aquario , pois ele gosta de eliminar certos parasitas nos corais e peixes ... agora so tenho de arranjar companhia ele .. hoje se calhar ainda vou tirar umas fotos do aquario e dos habitantes e amanha postarei aqui .. cumprimentos .. |
|
|
|
|
|
#20 (permalink) |
|
Membro
|
boas ,
venho actualizar isto com umas fotos ... pois ontem entreti me a tirar umas fotos , elas estao uma bocado feinhas , mas nao sei se e da maquina ou do fotografo .. (parto de principio que seja do fotografo, embora a maquina tambem esteja mais do que ultrapassada)... vista geral: ![]() "casa das maquinas" depois de limpa : ![]() vista da lateral: ![]() o sarcophyton : ![]() a salarias ramosus : ![]() o pseudocheilinus hexataenia: ![]() ![]() os ocellaris : ![]() bem por agora é tudo ... durante o fim de semana possivelmente farei testes a agua a ver como corre a coisa ... para a semana estou a pensar reforcar a equipa de limpeza , com uns nassarios , eremitas patas azuis, e o resto ainda estou a pensar quais serao .. se houver sugestoes para o reforco da equipa de limpeza melhor e sempre bem vinda uma ajuda e umas sugestoes .. quando houver novidades volto a postar ... cumprimentos .. |
|
|
|
|
|
#21 (permalink) |
|
Membro
|
bom dia ,
hoje vou fazer testes a agua para confirmar se esta tudo bem ... e amanha vou fazer um bom reforco da equipa de limpeza , neste momento tenho , 2 eremitas patas verdes , 4 eremitas patas brancas , e 1 turbo ... o que me sugerem agora para ficar com uma boa equipa de limpeza ? se alguem poder ajudar agradeco .. cumprimentos ... |
|
|
|
|
|
#22 (permalink) | |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 22-07-07
Comentários: 978
|
Citação:
RicardoCerites e Nassários. Um abraço Jorge Neves |
|
|
|
|
|
|
#24 (permalink) |
|
Equipa RF
![]() Registrado em: 22-01-05
Comentários: 718
|
Olá Ricardo,
Olha que com esse volume não convém perder a cabeça muitas vezes! Em relação à escolha do pseudocheilinus hexataenia devo dizer-te que não foi a melhor opção. Esse peixe pode tornar-se bastante agressivo e não o apanhas facilmente. Mas o pior para mim é que esse peixe é um voraz predador não dando a mínima hipótese à fauna de mini-crustáceos do aquário, que eu tanto aprecio... Outra dica: Num sistema de recife o segredo está na meticulosa e rigorosa rotina de limpeza. Ainda mais se tens filtração mecânica, essa rotina tem de ser sempre cumprida caso contrário acabas com nitratos e algas. Vejo os teus vidros com bastantes algas. Deves limpar o mais regularmente possível para não acumular detritos. Gosto muito do Layout! Abraço Nuno Silva |
|
|
|
|
|
#25 (permalink) | |
|
Membro
|
Citação:
desde ja obrigado pelo comentario .. em relacao ao pseudocheilinus hexataenia , foi me dito que nao traria problemas , sei é que nao pode ser misturado com outras especies de wrasses (penso estar bem escrito) , contudo é um peixe bonito e com a sua utilidade , pois pelo que tenho lido é um peixe que se alimenta de parasitas , tanto de peixes como de corais ... agora em relacao aos mini crustacios , esta se a referir a que mini crustacios ? (peco desculpa pela minha ignorancia) ... em relacao a manutencao do aquario , aquelas algas nos vidros praticamente ja nao existem .. e tambem vou colocar uma equipa de limpeza em condicoes... a manutencao admito que tenho sido um pouco negligente e sei que é uma coisa a corrigir ... muito obrigado pela dicas ... entretanto postarei novas fotos e aguardo comentario para poder corrigir possiveis problemas .. cumprimentos .. |
|
|
|
|
![]() |
| Tags |
| 350, lts, meu, primeiro, salgado |
| Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| O meu primeiro salgado 450lt | Vitor Carralas | SETUP´S de Aquarios | 32 | 04-08-09 13:10 |
| Primeiro salgado - "Atsu i Sangoshou" | RicardoLuis | SETUP´S de Aquarios | 81 | 06-03-09 02:10 |
| O nosso primeiro salgado | Eduardo Futre | Diário do Meu Aquário | 148 | 28-06-07 02:33 |
| O meu primeiro Salgado (Nano) - Ajuda | Bruno Quinzico | SETUP´S de Aquarios | 3 | 11-04-06 02:47 |
| O meu primeiro salgado | Nuno Lima | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 5 | 19-12-04 01:06 |