aquariofilia marinha - REEFFORUM  
Naturline

Voltar   aquariofilia marinha - REEFFORUM > AQUARIOFILIA MARINHA > SETUP´S de Aquarios

Notícias

SETUP´S de Aquarios Se já tens um aquario marinho, partilha aqui a forma como o tens montado com os outros utilizadores.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
Antigo 14-01-10, 17:16   #1 (permalink)
Membro

Users Flag!

Comentários: 52
Smile o meu primeiro salgado .. 350 lts

boa tarde ,

apos bastante tempo de indecisao , la ganhei coragem para montar o 1º salgado, e para tal desfiz me dos meus 3 aquarios de agua doce e dos meus discos..
nao percebo muito de salgados , apenas sei o que tenho lido aqui no forum e em alguns sites relacionados com o assunto .. tenho tambem um amigo que trabalha numa loja e me tem ajudado bastante , pois as duvidas e o medo de errar sao mais do que muitas..

o aquario ja esta a trabalhar a cerca de 2 meses, mas so agora e que me registei no forum , por isso vou fazer um resumo e aguardar as ajudas e os comentarios ...

de seguida deixo o setup e mais logo postarei as fotos ...

aquario : 120x50x55 em vidro de 10mm com trave ao meio - 330lts

sump : 80x40x50 em vidro de 10mm - 160lts

escumador - atb d-150-pan

bomba retorno - eheim compact+ 2000

circulacao : 2x tunze 6025 (2500l/h cada)+ 1x sunsun 102b (5000l/h)

iluminacao : calha hailea 4x54w (2 lampadas azuis + 2 lampadas brancas)

aquecimento : 1x eheim jager 200w + 1x eheim jager 150w

osmose : aquili classic nps

areao : 16kg

rocha viva : 40kg

osmoregulador : tunze 3155

de vivos tenho :

1 - turbo
2 - eremitas patas verdes
4 - eremitas patas brancas
1 - salarias ramosus
2 - Amphiprion ocellaris

fotoperiodo - 4.15h
salinidade - 1026
temperatura - 25.5

ultimos testes feitos a agua a cerca de 3 semanas :

PH - 8.5
AMONIA - 0
NITRITO - 0
NITRATO - 10
FOSFATOS - 0.5
KH - 10
CALCIO - 480
MAGNESIO - 1200

bem , por agora é tudo .. logo veem as fotos

cumprimentos a todos .. e aguardo opinioes e sugestoes ..

ricardo silva
ricardo jorge silva está offline   Responder com Citação
Antigo 14-01-10, 17:32   #2 (permalink)
Membro

Users Flag!

Re: o meu primeiro salgado .. 350 lts

bem , vou ja por aqui umas fotos e logo posto o resto ...
assim ja da para ter uma ideia ..

vista geral do aquario :

vista geral da "casa das maquinas" :

o escumador (penso ter sido boa aquisicao pelo menos tem mostrado resultados) :

vista geral do layout (a agua estava esbranquicada de ter estado a mexer no layout)

o resultado do escumador (ainda nao estava 100% afinado) :

logo ha mais fotos ... cumprimentos
Antigo 15-01-10, 01:45   #3 (permalink)
Equipa RF

Comentários: 718

Olá Ricardo,

Parabéns pela passagem aos salgados. É sempre bom ver pessoas a começar de forma racional, com calma e com muito estudo prévio. Esses peixes é que podiam ter esperado mais um pouco a entrar... mas se os parâmetros estão todos OK...

Deixa-me começar por dizer que o Layout está muito bonito. Gosto muito da disposição da rocha, excepto essa no centro, meio perdida no areão mas a foto também não é clara.

Suponho que a tua água já não fique assim esbranquiçada após mexeres no aquário certo?

As dúvidas:
Como estás a manter o KH a 10?e o cálcio a 480? Kalk? Aditivos?
Como mediste o pH? parece-me alto demais...
E a densidade? é com um densímetro? Podes baixar um pouco mais, 1024 sem problemas.

Boa sorte
Abraço
Nuno
Nuno Silva está offline   Responder com Citação
Sponsored Links
Antigo 15-01-10, 10:39   #4 (permalink)
Membro

Users Flag!

Citação:
Colocada por Nuno Silva Ver Post
Olá Ricardo,

Parabéns pela passagem aos salgados. É sempre bom ver pessoas a começar de forma racional, com calma e com muito estudo prévio. Esses peixes é que podiam ter esperado mais um pouco a entrar... mas se os parâmetros estão todos OK...

Deixa-me começar por dizer que o Layout está muito bonito. Gosto muito da disposição da rocha, excepto essa no centro, meio perdida no areão mas a foto também não é clara.

Suponho que a tua água já não fique assim esbranquiçada após mexeres no aquário certo?

As dúvidas:
Como estás a manter o KH a 10?e o cálcio a 480? Kalk? Aditivos?
Como mediste o pH? parece-me alto demais...
E a densidade? é com um densímetro? Podes baixar um pouco mais, 1024 sem problemas.

Boa sorte
Abraço
Nuno
boas ,

obrigado pelas boas vindas ..

bem ...

comecando pela introducao dos peixes , bem , oa parametros estavam todos bons , e como o aquario ja tem cerca de 2 meses decidi por estes 3 peixes , sao peixes de facil manutencao , e a salrias ramosus tem dado cabo de muitas algas nas rochas e vidros ..

o layout , deu me cabo da cabeca mas penso que ficou bem assim , a rocha no centro na foto parece uma coisa mas ao vivo parece outra

a agua esbranquicada foi quando alterei o layout , foi de andar a remexer aquilo tudo , agora esta extremamente limpida , apesar de nao ter uv nem nada ..

em relacao aos testes :

o kh , pura e simplesmente ficou assim , nao sei se tem a ver com o sal da elos ...
o calcio tambem esta assim sem eu ter adicionado nada ..
o ph , postei 8.5 , mas estara mais ou menos 8.3 ou 8.4 , fiz com os testes da ser que ainda aqui tinha , e a escala tem 8 e 8.5 , por isso nao tem precisao...
a densidade media com um densimetro , e dava 1024 , assim que comprei um refractometro verifiquei que estava a 1028 , agora tenho descido gradualmente , e descerei ate aos 1024 ...

desde ja agradeco o comentario .. pois a muita coisa que ainda nao sei nos salgados , e assim vai se aprendendo alguma coisa ..

obrigado .. cumprimentos ..

ricardo silva
Antigo 15-01-10, 11:54   #5 (permalink)
Membro

Users Flag!

Comentários: 86

Citação:
Colocada por ricardo jorge silva Ver Post
boas ,

obrigado pelas boas vindas ..

bem ...

comecando pela introducao dos peixes , bem , oa parametros estavam todos bons , e como o aquario ja tem cerca de 2 meses decidi por estes 3 peixes , sao peixes de facil manutencao , e a salrias ramosus tem dado cabo de muitas algas nas rochas e vidros ..

o layout , deu me cabo da cabeca mas penso que ficou bem assim , a rocha no centro na foto parece uma coisa mas ao vivo parece outra

a agua esbranquicada foi quando alterei o layout , foi de andar a remexer aquilo tudo , agora esta extremamente limpida , apesar de nao ter uv nem nada ..

em relacao aos testes :

o kh , pura e simplesmente ficou assim , nao sei se tem a ver com o sal da elos ...
o calcio tambem esta assim sem eu ter adicionado nada ..
o ph , postei 8.5 , mas estara mais ou menos 8.3 ou 8.4 , fiz com os testes da ser que ainda aqui tinha , e a escala tem 8 e 8.5 , por isso nao tem precisao...
a densidade media com um densimetro , e dava 1024 , assim que comprei um refractometro verifiquei que estava a 1028 , agora tenho descido gradualmente , e descerei ate aos 1024 ...

desde ja agradeco o comentario .. pois a muita coisa que ainda nao sei nos salgados , e assim vai se aprendendo alguma coisa ..

obrigado .. cumprimentos ..

ricardo silva
Viva, os valores são fáceis de explicar e têm a ver mais com a quantidade de sal.
Se reparares conforme o nível de salinidade que tens no aquário vai subindo a quantidade de sal que adicionas é superior consequentemente os níveis de magnésio e cálcio entre muitos outros parâmetros sobem igualmente.
Em suma se desceres os valores de salinidade vais adicionar menos sal e consequentemente desces tb esses valores a menos que não tejam a ser consumidos ou estejas a fazer aditivos.

Não sei se o sal da Elos tem uma tabela com os valores de magnésio e cálcio conforme a salinidade que se tem, mas por exemplo o Read Sea Coral Pro tem uma tabela que relaciona alguns valores:
http://www.redseafish.com/languages%...Cpdf%5C283.pdf

A salinidade deves manter nos 1.025. Obviamente que podes ter mais ou menos que isso, mas regra geral costuma ser o ponto de equilíbrio, assim como a temperatura por volta dos 25 ºC.
Mas isto tudo depende do tipo de salgado que queres fazer e criaturas e corais que queres ter.

Atenção aos nitratos e aos fosfatos. Pelas fotos não consigo ver mas esses valores são um manjar para as algas. Tenta baixa-los. Tens diversas formas de o fazer.
Por exemplo um refugio com Mangues e macro-algas é uma solução extremamente natural.
Outra forma é o de adicionares bacterias para colonizarem todo o aquario e como ele novo ajuda muito a arrancar.
Tb podes ir para resinas, mas isso não é grande solução a longo prazo. Deves ir á raiz do problema e cortar o problema pela raiz enquanto elas são pequenas e antes que as raizes alastrem.

Acho que não devias por mais nenhum peixe enquanto não estabilizares esses valores.
E essa equipa de limpeza devia ser multiplicada por 5x a 7x. Cerithes, turbos, ermitas, nassarios....
Pelas fotos não consigo ver se tens algas ou não, mas se elas estiverem a atacar a solução é acabar com os nitratos e fosfatos e colocar equipa limpeza as dezenas.

Eu actualmente tb tou a começar um Reef +/- com a idade do teu que podes ver aqui se quiseres tirar alguma dica:
Gomes Reef
vasco.gomes está offline   Responder com Citação
Antigo 15-01-10, 12:09   #6 (permalink)
Membro

Users Flag!

Citação:
Colocada por vasco.gomes Ver Post
Viva, os valores são fáceis de explicar e têm a ver mais com a quantidade de sal.
Se reparares conforme o nível de salinidade que tens no aquário vai subindo a quantidade de sal que adicionas é superior consequentemente os níveis de magnésio e cálcio entre muitos outros parâmetros sobem igualmente.
Em suma se desceres os valores de salinidade vais adicionar menos sal e consequentemente desces tb esses valores a menos que não tejam a ser consumidos ou estejas a fazer aditivos.

Não sei se o sal da Elos tem uma tabela com os valores de magnésio e cálcio conforme a salinidade que se tem, mas por exemplo o Read Sea Coral Pro tem uma tabela que relaciona alguns valores:
http://www.redseafish.com/languages%...Cpdf%5C283.pdf

A salinidade deves manter nos 1.025. Obviamente que podes ter mais ou menos que isso, mas regra geral costuma ser o ponto de equilíbrio, assim como a temperatura por volta dos 25 ºC.
Mas isto tudo depende do tipo de salgado que queres fazer e criaturas e corais que queres ter.

Atenção aos nitratos e aos fosfatos. Pelas fotos não consigo ver mas esses valores são um manjar para as algas. Tenta baixa-los. Tens diversas formas de o fazer.
Por exemplo um refugio com Mangues e macro-algas é uma solução extremamente natural.
Outra forma é o de adicionares bacterias para colonizarem todo o aquario e como ele novo ajuda muito a arrancar.
Tb podes ir para resinas, mas isso não é grande solução a longo prazo. Deves ir á raiz do problema e cortar o problema pela raiz enquanto elas são pequenas e antes que as raizes alastrem.

Acho que não devias por mais nenhum peixe enquanto não estabilizares esses valores.
E essa equipa de limpeza devia ser multiplicada por 5x a 7x. Cerithes, turbos, ermitas, nassarios....
Pelas fotos não consigo ver se tens algas ou não, mas se elas estiverem a atacar a solução é acabar com os nitratos e fosfatos e colocar equipa limpeza as dezenas.

Eu actualmente tb tou a começar um Reef +/- com a idade do teu que podes ver aqui se quiseres tirar alguma dica:
Gomes Reef
boas ,

desde ja obrigado pelo comentario ..

em relacao aos valores da agua , sim penso que tem a ver com o sal , estive indeciso pelo da elos e pelo da red sea , optei pela elos e para a proxima possivelmente comprarei da red sea para variar ..

em relacao aos nitratos e fosfatos , esta semana farei testes novamente para confirmar os valores , pois esses valores teem cerca de 2 semanas , e como o aquario ainda esta a ciclar poderam baixar naturalmente .. ja pensei no refugio de algas , mas tenho de tratar disso , por iluminacao na sump , e fazer uma engenhoca para passar pouca agua nesse refugio ...

a equipa de limpeza poderei fazer um reforco mas nao vou adicionar muitos mais ..

e em relacao as algas , ja tive , mas de momento ja practicamente nao se veem ... apenas algumas nos vidros mas muito poucas mesmo , e acho que a salaria ramosus deu uma grande ajuda na eliminacao das algas ... ela nao para de mordiscar a rocha e os vidros ...

vou seguir o teu reef tambem ...

obrigado pela ajuda ..

cumprimentos ..
Antigo 15-01-10, 12:45   #7 (permalink)
Membro

Users Flag!

Citação:
em relacao aos valores da agua , sim penso que tem a ver com o sal , estive indeciso pelo da elos e pelo da red sea , optei pela elos e para a proxima possivelmente comprarei da red sea para variar ..
Podes usar sal da elos ou outro. É o que preferires. Há quem costume usar 2/3 tipos de sal diferentes para não viciar a água so a uma marca e essa marca ter em falta algum nutriente que outra marca de Sal tem.

A relação dos valores com o sal tem mais a ver com a quantidade que a marca. Em princípio qualquer sal terá o mesmo efeito. Afinal de contas estas a adicionar sais a água cheios de magnésio, cálcio, entre outros constituintes.

Btw, não sabia que o salaria ramosus era um extreminador implacavel de algas. Deve tar bem gordinho

Última edição por vasco.gomes; 15-01-10 às 13:15.
Antigo 15-01-10, 16:14   #8 (permalink)
Membro

Users Flag!

sim , a ideia é ir trocando de marca de sal mesmo por isso .. pois tenho visto muita gente a fazer isso .. e tem a sua logica ..
em relacao as algas , tive algumas nao muitas , tem de ser da salarias ,pois 2 heremitas nao limpavam aquilo tao depressa ...
lá que as algas se foram a vida ... isso foram .. neste momento tenho muito poucas ...
e a salarias anda sempre de volta delas , notei bastante diferenca desde que a introduzi no aquario ...

cumprimentos ..
Antigo 16-01-10, 01:52   #9 (permalink)
Membro

Users Flag!

boa noite ,

hoje fiz os testes a agua , e apanhei uma surpresa , ora vejam :

temperatura - 25.5
salinidade - 1026
ph - 8.2
kh - 10
no2 - 0
no3 - 20
nh4 - 0
mg - 1140
ca - 460
po4 - 0

ate hoje nao fiz uma unica tpa , ja devia ter feito certo ?
e que ja ouvi opinioes diferentes , uns dizem que a tpa durante o ciclo e uma obrigatoriedade , outros dizem que nao se deve fazer tpa`s durante o ciclo..
pois ... em relacao aos nitratos o que podera ter originado esta subida ? troquei a bocado o filter bag pois estava todo castanho , muito sujo mesmo , lavei varias vezes e nao saiu , por isso optei por trocar por um novo ... na mesma divisoria onde tenho o saco amanha vou aspirar , pois tem o fundo bastante sujo tambem ...

o que acham disto ? qual sera a causa da subida de nitrato ? a como resolver ja de raiz ? ja estive a pensar fazer um refugio de macro algas .. sera solucao ?

peco desculpa por tanta pergunta mas ..

se poderem ajudar agradeco ..

cumprimentos ..
Antigo 16-01-10, 20:15   #10 (permalink)
Membro Junior

Comentários: 10

ola ricardo,
ta muito fixe
karan bhaskar trivedi está offline   Responder com Citação
Antigo 16-01-10, 21:01   #11 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 286

Boas, o filter bag vai andar sempre a ficar assim, convem lavar de 3 em 3 dias.
Comprar novos não é solução, se não não ganhas para sacos eu lavo os meus com a lavadora de alta pressão, ha tambem quem meta na maquina de roupa sem detergente... mais não sei..
Abraço
Marcos Martins está online agora   Responder com Citação
Antigo 16-01-10, 21:41   #12 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 1,997

Boa tarde

Antes não havia filter bags...
Como é que se fazia? Não faço ideia...

São apenas uma maçada... e se calhar são mais uma fonte de problemas que o contrário...

Abraço
Pedro Ferrer
Antigo 16-01-10, 23:30   #13 (permalink)
Membro

Users Flag!

Citação:
Colocada por karan bhaskar trivedi Ver Post
ola ricardo,
ta muito fixe
obrigado .. e espero que me corra tudo bem ..

cumprimentos
Antigo 16-01-10, 23:32   #14 (permalink)
Membro

Users Flag!

Citação:
Colocada por Marcos Martins Ver Post
Boas, o filter bag vai andar sempre a ficar assim, convem lavar de 3 em 3 dias.
Comprar novos não é solução, se não não ganhas para sacos eu lavo os meus com a lavadora de alta pressão, ha tambem quem meta na maquina de roupa sem detergente... mais não sei..
Abraço
boas ,
pois , lavar de 3 em 3 dias ... eu costumo lavar de 2 em 2 semanas ... dai ter ficado tao encardido que a sujidade ja nao saiu ...
Antigo 16-01-10, 23:37   #15 (permalink)
Membro

Users Flag!

Citação:
Colocada por Pedro Ferrer Ver Post
Boa tarde

Antes não havia filter bags...
Como é que se fazia? Não faço ideia...

São apenas uma maçada... e se calhar são mais uma fonte de problemas que o contrário...

Abraço
Pedro Ferrer
boas ,

sim o filter bag , poderá ser uma macada , mas é uma ajuda a reter aquelas particulas que andam na agua , coma ajuda da divisoria da sump retem se ali alguma sujidade , que assim e mais facil de retirar ..
agora se tem mais pros do que contras ... tambem nao sei , mas se houverem mais opinioes talvez de para tirar mais algumas conclusoes ..
pedro em relacao aos nitratos altos , podera ter a ver com o filter bag ? ou será melhor uma tpa ?

obrigado pelo comentario .
cumprimentos
Antigo 17-01-10, 01:00   #16 (permalink)
Membro

Users Flag!

Viva, acho que ja devias ter feito a TPA á muito tempo.
E também que deves depois continuar a fazer todas as semanas.

As macro-algas e Mangues consomem nitratos mas são uma solução a muito longo prazo e não conseguem remover grande quantidade de nitratos.

O filterbag retem matéria organica que liberta nitritos e nitratos.
Exprimenta não usar durante uns tempos, ou entao limpar constantemente.
Antigo 18-01-10, 00:05   #17 (permalink)
Membro

Users Flag!

Citação:
Colocada por vasco.gomes Ver Post
Viva, acho que ja devias ter feito a TPA á muito tempo.
E também que deves depois continuar a fazer todas as semanas.

As macro-algas e Mangues consomem nitratos mas são uma solução a muito longo prazo e não conseguem remover grande quantidade de nitratos.

O filterbag retem matéria organica que liberta nitritos e nitratos.
Exprimenta não usar durante uns tempos, ou entao limpar constantemente.
boas,
vou fazer uma tpa , aspirar a sump , e comecar a fazer tpa`s ...
o filter bag , tambem tenho de limpar mais vezes ...

obrigado pela ajuda ..

cumprimentos ..
Antigo 19-01-10, 10:32   #18 (permalink)
Membro

Users Flag!

bom dia ,

ontem fiz uma tpa de 30lts .. aproveitei e aspirei a divisoria da sump onde se encontra o filterbag , e claro lavei o filter bag e aproveitei para limpar o copo de escumador que estava bastante sujo ..
com esta tpa , desci a salinidade , estava a 1026 e ficou a 1025 ...
noto tambem que as bombas de circulacao estao a ganhar alga coralina .. é bom sinal certo ?
hoje vou fazer teste aos nitratos , pois é o que me esta a preocupar ... tirando isso , os valores penso estarem todos bem ...
entretanto posto resultados e novidades ..

cumprimentos ..
Antigo 21-01-10, 00:29   #19 (permalink)
Membro

Users Flag!

boa noite,

hoje , enquanto visitava o meu amigo na loja perdi a cabeca e fiz 2 novas aquisicoes ..
aquisicoes essas que foram : 1 pseudocheilinus hexataenia , e 1 sarcophyton spp ...
o sarcophyton , é um coral bastante resistente e bonito , (dai o ter trazido) e o pseudocheilinus tambem é um peixe resistente e facil de manter e bastante bonito , tal como tambem tem a sua utilidade no aquario , pois ele gosta de eliminar certos parasitas nos corais e peixes ... agora so tenho de arranjar companhia ele ..
hoje se calhar ainda vou tirar umas fotos do aquario e dos habitantes e amanha postarei aqui ..

cumprimentos ..
Antigo 21-01-10, 16:58   #20 (permalink)
Membro

Users Flag!

boas ,

venho actualizar isto com umas fotos ... pois ontem entreti me a tirar umas fotos , elas estao uma bocado feinhas , mas nao sei se e da maquina ou do fotografo .. (parto de principio que seja do fotografo, embora a maquina tambem esteja mais do que ultrapassada)...

vista geral:

"casa das maquinas" depois de limpa :

vista da lateral:

o sarcophyton :

a salarias ramosus :

o pseudocheilinus hexataenia:

os ocellaris :

bem por agora é tudo ... durante o fim de semana possivelmente farei testes a agua a ver como corre a coisa ...
para a semana estou a pensar reforcar a equipa de limpeza , com uns nassarios , eremitas patas azuis, e o resto ainda estou a pensar quais serao ..
se houver sugestoes para o reforco da equipa de limpeza melhor e sempre bem vinda uma ajuda e umas sugestoes ..

quando houver novidades volto a postar ...

cumprimentos ..
Antigo 25-01-10, 12:49   #21 (permalink)
Membro

Users Flag!

bom dia ,

hoje vou fazer testes a agua para confirmar se esta tudo bem ... e amanha vou fazer um bom reforco da equipa de limpeza , neste momento tenho , 2 eremitas patas verdes , 4 eremitas patas brancas , e 1 turbo ...
o que me sugerem agora para ficar com uma boa equipa de limpeza ?
se alguem poder ajudar agradeco ..

cumprimentos ...
Antigo 25-01-10, 13:01   #22 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 978

Citação:
bom dia ,

hoje vou fazer testes a agua para confirmar se esta tudo bem ... e amanha vou fazer um bom reforco da equipa de limpeza , neste momento tenho , 2 eremitas patas verdes , 4 eremitas patas brancas , e 1 turbo ...
o que me sugerem agora para ficar com uma boa equipa de limpeza ?
se alguem poder ajudar agradeco ..

cumprimentos ...
Ricardo

Cerites e Nassários.
Um abraço

Jorge Neves
Jorge Neves está offline   Responder com Citação
Antigo 25-01-10, 13:11   #23 (permalink)
Membro

Users Flag!

Citação:
Colocada por Jorge Neves Ver Post
Ricardo

Cerites e Nassários.
Um abraço

Jorge Neves
boas ,
desde ja obrigado pela resposta ...
e quantos cerites e nassarios ?
eremitas chegarao os que tenho ?

cumprimentos ..
Antigo 25-01-10, 13:26   #24 (permalink)
Equipa RF

Comentários: 718

Olá Ricardo,

Olha que com esse volume não convém perder a cabeça muitas vezes!

Em relação à escolha do pseudocheilinus hexataenia devo dizer-te que não foi a melhor opção. Esse peixe pode tornar-se bastante agressivo e não o apanhas facilmente. Mas o pior para mim é que esse peixe é um voraz predador não dando a mínima hipótese à fauna de mini-crustáceos do aquário, que eu tanto aprecio...

Outra dica: Num sistema de recife o segredo está na meticulosa e rigorosa rotina de limpeza. Ainda mais se tens filtração mecânica, essa rotina tem de ser sempre cumprida caso contrário acabas com nitratos e algas. Vejo os teus vidros com bastantes algas. Deves limpar o mais regularmente possível para não acumular detritos.

Gosto muito do Layout!

Abraço
Nuno Silva
Nuno Silva está offline   Responder com Citação
Antigo 25-01-10, 16:04   #25 (permalink)
Membro

Users Flag!

Citação:
Colocada por Nuno Silva Ver Post
Olá Ricardo,

Olha que com esse volume não convém perder a cabeça muitas vezes!

Em relação à escolha do pseudocheilinus hexataenia devo dizer-te que não foi a melhor opção. Esse peixe pode tornar-se bastante agressivo e não o apanhas facilmente. Mas o pior para mim é que esse peixe é um voraz predador não dando a mínima hipótese à fauna de mini-crustáceos do aquário, que eu tanto aprecio...

Outra dica: Num sistema de recife o segredo está na meticulosa e rigorosa rotina de limpeza. Ainda mais se tens filtração mecânica, essa rotina tem de ser sempre cumprida caso contrário acabas com nitratos e algas. Vejo os teus vidros com bastantes algas. Deves limpar o mais regularmente possível para não acumular detritos.

Gosto muito do Layout!

Abraço
Nuno Silva
boas ,

desde ja obrigado pelo comentario ..

em relacao ao pseudocheilinus hexataenia , foi me dito que nao traria problemas , sei é que nao pode ser misturado com outras especies de wrasses (penso estar bem escrito) , contudo é um peixe bonito e com a sua utilidade , pois pelo que tenho lido é um peixe que se alimenta de parasitas , tanto de peixes como de corais ... agora em relacao aos mini crustacios , esta se a referir a que mini crustacios ? (peco desculpa pela minha ignorancia) ...

em relacao a manutencao do aquario , aquelas algas nos vidros praticamente ja nao existem .. e tambem vou colocar uma equipa de limpeza em condicoes... a manutencao admito que tenho sido um pouco negligente e sei que é uma coisa a corrigir ...

muito obrigado pela dicas ... entretanto postarei novas fotos e aguardo comentario para poder corrigir possiveis problemas ..

cumprimentos ..
Resposta

Tags
350, lts, meu, primeiro, salgado

Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Comentários