![]() |
|
|
#1 (permalink) | |
|
RF Moderador
![]() Registrado em: 08-06-06
Comentários: 3,675
|
Eurythoe complanata?! Quem identifica?
VivaOntem, ou melhor hoje de madrugada, depois de ter estado à conversa com o Julio no Skype, fui ver o sistema e adivinhem quem lá estava a passear...era o verme,... todo tranquilo e bem na frente e assim depois de ano e meio no sistema recolhi-o...com cuidado... Já o tinha visto várias vezes e de todas estava cada vez maior e ontem consegui medi-lo e tinha mais de 40 cm ...tive de o recolher...com cuidado é claroMuitas vezes eu identifico espécies mas desta vez deixo essa acção a quem o quiser fazer... Citação:
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Atenciosamente ![]() Pedro Nuno
![]() "I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"... Charles Darwin, a Origem das espécies Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags REEFS MAGAZINE |
|
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Equipa RF
![]() Registrado em: 24-09-04
Comentários: 580
|
Re: Quem identifica?
Boas Pedro, cá no Brasil, podemos chamar este "bichinho" de MINHOCOCÚ.....
(brincadeirinha)Onde conseguiste esta minhoquinha???
=============================== Cumprimentos! ABRAQUA, a primeira associação de aquariofilia do Brasil. Acesse: http://www.abraqua.org.br Rinaldo Soares Fontenele Professor de Química Caraguatatuba /SP - Brasil |
|
|
|
| Sponsored Links |
|
|
#5 (permalink) | |
|
RF Moderador
|
Citação:
Viva DuarteSim é, mas mesmo assim deixei que por lá ficasse durante ano e meio ou por aí até ontem...Nunca o associei de modo evidente a problemas concretos no sistema mas há um limite...e... 40cm de cerdas alinhadas para mim é mais do que o limite tanto para o sistema como para evitar acidentes pessoais... Atenciosamente ![]() Pedro Nuno
![]() "I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"... Charles Darwin, a Origem das espécies Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags REEFS MAGAZINE |
|
|
|
|
|
|
#6 (permalink) | |
|
RF Moderador
|
Citação:
Viva RinaldoPenso que poderá ter vindo à "boleia" na rocha viva, mas também poderia ter vindo à boleia na esponja natural que desde sempre tenho o cuidado de "pelo maior" "limpar" de vermes e um ou outro organismo como a Barroeira, que ficam no mar. Como disse anteriormente, sabia que lá estava, já o tinha visto várias vezes, falei até sobre o verme num tópico onde foi apresentado o verme Euniceia, mas deixei estar até ontem, altura em que pelas dimensões e facilidade que se apresentou para recolha, tive de recolher suavemente com uma rede... Atenciosamente ![]() Pedro Nuno
|
|
|
|
|
|
#7 (permalink) | |
|
RF Moderador
|
Citação:
Viva Diogo e obrigado pelo esforçosaberei....mas coloquei porque gostava que pelo menos uma vez alguém identificasse para mim com exactidão algo. No passado já pedi duas identificações que muitos se esforçaram por conseguir identificar mas não se conseguiu, valeu pelo esforço de todos os que tentaram e que agradeço, assim como agradeço este esforço também. Bristle worm = Verme de Cerdas ..., será...mas que espécie exactamente? Obrigado pelo interesse e esforço Diogo Atenciosamente ![]() Pedro Nuno
|
|
|
|
|
|
#8 (permalink) | |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 20-01-05
Comentários: 2,531
|
Olá,
Citação:
Abraço, Diogo |
|
|
|
|
|
|
#9 (permalink) | |
|
RF Moderador
|
Citação:
Viva de novo Diogo, o esforço vale pela intenção e essa é grande até porque as pesquisas dão trabalho![]() Analisando: Anphinomidae será Amphinomidae Amphinomidae Chloea flava não me parece que seja Chloea flava Chloea flava pesquisa por imagens Parece-me mais ser do género Eurythoe, espécie complanata ![]() Eurythoe complanata Eurythoe complanata Hermodice carunculata também não me parece que seja Hermodice carunculata mas já estou a avançar muito, como ainda há mais uns quantos géneros e espécies que se pode pesquisar a partir de alguns dos elos que acima coloquei, vou aguardar mais um pouco. Pelo menos partilhamos uma conclusão idêntica, penso, é um verme de cerdas, mais conhecido por verme de fogo , daí eu mencionar ter feito a recolha sem nunca lhe tocar…Atenciosamente ![]() Pedro Nuno
|
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 23-09-04
Comentários: 367
|
Viva,
Queria deixar aqui registado, que também por uma vez observei um "verme" de comprimento semelhante, no meu aquário. Foi há cerca de um ano, até hoje nunca mais deu "noticias"! Cumprimentos, |
|
|
|
|
|
#11 (permalink) |
|
Lojista
![]() Registrado em: 25-05-05
Comentários: 156
|
Viva,
Family: Amphinomidae Scientific Name: Eurythoe complanata Other Common Names: Orange Bristleworm Venenoso Predador Na minha opiniao penso que seja mesmo esta especie, tambem tenho uma no meu Aquário que estará perto dos 40cm pelo que vi a ultima vez. Tudo que sei deste verme é que vive no meio da rocha, e por isso normalmente poder facilmente ser transportado para casa de alguem sem que se apercebam, e é tambem perdadora. Ja assisti o meu a comer nassarios, a boca destes vermes é enorme embora nao pareça. Também ja fui picado por um na Sohal, enquanto pegava num coral, o verme encontrava-se por baixo da pedra desse coral mesmo onde eu pus os dedos para pegar, realmente senti algo "fofo" mas senti a picada's (sim com tantos picos), certo é que deu reaçao de uma dor fina e constante nos dedos atingidos durante umas 6 horas seguintes, mesmo tendo passado por agua doce no momento.Deixo-vos umas fotos de um comate entre eremitas camares e o tal verme por um nassario, e vejam quem ganha a batalha Vejam que os eremitas que tambem sao de raça, foi o 1º a dar a sola E por fim o "BristleWorm" lá levou o nassario pa casa Isto é uma história veridica no meu aquário ![]() Abraços |
|
|
|
|
|
#12 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 31-05-07
Comentários: 1,022
|
Eu acho que é Hermodice carunculata.(invertetébrés guide pratique d'identification et de maintenance)pag. 143.
|
|
|
#13 (permalink) | |
|
RF Moderador
|
Citação:
Viva Ricardo, há quanto tempo...tudo de bom![]() ...ou "acabaram as pilhas" ao verme ou anda a fazer das dele ...É um tipo de "brinde" frequente e indesejável porque aquelas cerdas para além de se poderem entranhar na pele e provocar sensação desagradável qual pico de opuntia microdasys http://upload.wikimedia.org/wikipedi...angelwings.jpg, inoculam uma toxina que provoca dores de intensidade assinalável. Além disso é um predador... , por isso é um verme a remover com todo o cuidado.Atenciosamente ![]() Pedro Nuno
|
|
|
|
|
|
#14 (permalink) | |
|
RF Moderador
|
Citação:
Viva HugoLembro-me muito bem desse incidente porque assisti e estavas a recolher o coral para mim. Lembro-me de te ter dito as consequências e o coral acabou por lá ficar com o bicho lá recolhido, tendo eu optado por outro coral. Atenciosamente ![]() Pedro Nuno
|
|
|
|
|
|
#15 (permalink) | ||
|
RF Moderador
|
Citação:
Viva Pedro Manuel TavaresPela analise que fiz e que acima coloquei parece-me ser Citação:
Esse livro tem imagens do bicho e se sim seria possível digitalizar ou fotografar e colocar aqui para podermos avaliar ![]() Obrigado pelo interesse em ajudar a esclarecer e intervenção. Atenciosamente ![]() Pedro Nuno
||
|
|
|
|
|
#16 (permalink) |
|
Membro Junior
![]() Registrado em: 06-01-08
Comentários: 11
|
Re: Eurythoe complanata?! Quem identifica?
Oi , Sr. Pedro Ferreira, estes distos vermes são nocivos para o aquário, ou benéficos?
Tenho no meu aquário alguns exemplares desta espécie, nunca verifiquei que prejudicassem o ecossistema. |
|
|
|
|
|
#17 (permalink) | |
|
RF Moderador
|
Re: Eurythoe complanata?! Quem identifica?
Citação:
VivaSão predadores vorazes e também bons detritivoros, além disso são venenosos como se pode ler aqui Organismos venenosos-perigosos do recife/Reef venomous-dangerous critters post nº 12. Idealmente devem ser retirados antes que começem a dar problemas ou as suas cerdas possam provocar danos tanto nos peixes como nos corais. A titulo de exemplo, tenho um Hepatus grande que um dia destes apareceu com umas cerdas na cauda...presumo que tenha tido um daqueles encontros do "chega para lá" e terá cortado/golpeado o verme que lhe deixou uma "lembrança". Tudo tranquilo mas fica ainda mais se não houver vermes de fogo. Atenciosamente ![]() Pedro Nuno
|
|
|
|
![]() |
| Tags |
| complanata, eurythoe, identifica, quem |
| Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Quem tem cavalos marinhos ? | Pedro Ferrer | Peixes, Corais, Invertebrados e Algas | 4 | 25-06-08 10:50 |
| Mar Vermelho - 8 dias - Quem quer Ir... | Pedro Nuno Ferreira | Mergulho | 1 | 21-05-08 10:48 |
| Quem esta Online | Julio Macieira | Funcionamento do Forum | 0 | 02-02-05 09:45 |