![]() |
|
|||||||
| Diário do Meu Aquário Descrições do dia-a-dia da manutenção do seu aquario, relatos de evolução, acontecimentos surpreendentes |
![]() |
|
|
LinkBack (5) | Ferramentas do Tópico | Modos de Exibição |
|
|
#1 (permalink)
|
|
Administrator
![]() Registrado em: 08-09-04
Comentários: 6,747
|
Aquario de Julio Macieira (passado um ano)
Em 01/08/2005 iniciei a montagem deste aquario.
No fim de uma passagem por um aquario de corais moles e um outro mais misto, resolvi desta vez que o meu aquario seria maioritariamente de SPS. Toda a minha iluminação foi alterada, e substituída por lâmpadas T5 (2 Iluminarias 1.20 T5 ATI 4x56W + 2 Iluminarias de 90 T5 ATI 4x36W) Até hoje que este tipo de iluminação permanece no meu sistema. Se bem que tenha trocado regularmente as lâmpadas de 6 em 6 meses, estou satisfeito com este tipo de iluminação, quer a nível de crescimentos, quer ao nível da sua coloração. C 210 x L 60 x A 60 - 756L Substrato: 60Kg Cálcite (Aquatic Nature - CALCIALITH) 60kg Argalive (aragonita viva Caribe Sea) 30kg Areia branca de silica 45kg Argamax (aragonita Caribe Sea) Rocha Viva: 150 kg Sump: DIY (1.10x45x40) 198L Skimmers: (ambos funcionam alternadamente) H&S 3x2001 EscumadorATI Refrigerador: Modelo construido pelo Fernando Ribeiro da Seahorse Reposição de cálcio e carbonatos: Deltec PF 601S (2500L) alimentado por uma Bomba de Fole IWAKI KBR3X de 180ml/minuto. (Trabalha 24 horas) tendo RowaLith C+ Reator de Kalkwasser Deltec KM 500S alimentado por uma Bomba Peristáltica Prominent DULCO®flex (0216) de 1,8l/hora. O reactor de kalkwasser esta ligado a uma boia de nivel Deltec Aquastat 1000 com um relogio, que repõe toda a agua evaporada apenas no período nocturno do meu aquario, entre as 08:00 e as 16:00. Iluminação: 2 Iluminárias 1.20 T5 ATI 4x56W + 2 Iluminárias de 90 T5 ATI 4x36W Circulação interna: 2 Turbelle Stream 6000 + 2 Turbelle Stream 6100 (com multicontrolador 7094 ) Retorno da Sump para o aquario: OR 6500 (Aqua Medic) 1 Grounding Probe Controlador de PH Aqua Medic ligado ao reactor de cálcio e regulado para 6.10 Sal: Tropical Marin (Pro-Reef), Red Sea, Aqua Medic, Reef Cristal, Ocean Utilizo várias marcas de sal que vou usando sempre diferentes cada vez que acaba cada saco. Faço normalmente trocas parciais de 125L semanais. Parâmetros: - Ca 360-420 - KH 7,0-8,0 - pH 8,0-8,2 - Nitratos 0 - Fosfatos: 0 Manutenção Adições diárias: Aminoacid (Korallen-Zucht) 6 gotas Adições semanais: Reefbooster (Prodibio) 2 ampolas (vou alterando a adição deste produto com Oganics (Fauna Marin)) Adições quinzenais: Biodigest (Prodibio) 1 ampola (1/1000L) Bioptim (Prodibio) 3 ampolas (1/200L) É raro fazer a adição de iodo ao meu sistema. Sem grande critério, utilizo esporadicamente Iodo da Kent Alimentação: Muito variada: Artémia, larvas brancas, larvas vermelhas, camarão picado, Cyclope Ezz, granulados, Algas liofilizadas (várias), Zooplex (Kent), mariscos picados, peixe, artémia descapsulada, etc. Peixes: 1 - Zebrassomas flavescens 1 - Euxiphipops navarchus 1 - Ctenochaetus strigosus 1 - Zebrasoma gemmatum 1 - Pseudanthias squampinnis (macho) 6 - Pseudanthias squampinnis (fêmeas) 2 - Palhaços (Black ocellaris) 1 - Paracirrhites forsteri 1 - Six Line Invertebrados: 1 Enoplometopus occidentalis 8 Ofiuros 60 Nassários 1 Formia Sp. 6 Lysmata seticaudata 4 Lysmata debelius 4 Lysmata amboinensis 12 Hermias 5 Protula magnifica 4 Tridacna crocea 6 Tubo snail 1 Holothuria edulis 1 Strombus snail 4 Calcinus laevimanus Corais: 4 Pocillopora damicormis 2 Stylophora pistillata (Rosa e Verde) 1 Seriatopora hystrix 1 Euphyllia ancora 1 Euphyllia divisa 1 Acanthastrea lordhowensis 1 Blastomussa merletti 1 Catalaphyllia jardinei 3 Seriatopora caliedrum (1 Rosa e 2 Verdes) 1 Acropora echinata 1 Pavona cactus 1 Acropora efflorescens 1 Acropora humilis 1 Acropora lila 1 Montipora australiensis 3 Montipora incrustata sp. 3 Acropora hyacinthus 2 Ricordeas Várias acroporas formosas e Acroporas sp. não identificadas. Para facilitar a pesquisa de algum assunto no que diz respeito ao meu aquario. Resolvi fazer este indice para poupar algum trabalho de pesquisa nas mais de 24 páginas de descrições - SETUP - MONTAGEM - SUMP - ILUMINAÇÃO - INTRODUÇÃO DE SPS - TROCAS DE AGUA - A CHEGADA DAS ALGAS - O FIM DAS ALGAS - O PRIMEIRO ANO O ciclo 13/08/2005 ![]() 20/09/2005 ![]() As algas 14-10-2005 ![]() O fim das algas 29-10-2005 ![]() 01-12-2005 10-03-2006 ![]() 05/07/2006 ![]() 16-10-2006 ![]() 11-11-2006 ![]() 14-02-2007 ![]() 16-04-2007 ![]() 03-06-2007 ![]() 09-07-2007 ![]() 27-07-2007
Última edição por Julio Macieira; 28-07-07 às 20:12. |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Administrator
|
Re: Aquario de Julio Macieira (passado um ano)
Olá companheiros
Passados pouco mais de um ano da sua montagem, e com mais de 500 respostas e 19,718 vizualizações. Chegou a altura de abrir um novo tópico onde colocar a evolução do meu aquario. Australiensis ![]() ![]() ![]() A minha ultima introdução (2ª tentativa) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 12-10-06
Comentários: 1,087
|
está simplesmente...LINDO !!!
imagino que causa um impacto tremendo a quem o vê pela 1ª vez ao vivo,não é Julio?? á exactamente um ano tinhas o aqua transformado num jardim de algas e agora é o que se vê...uma obra de arte. quem sabe se para o ano não sou eu tanbem a comemorar uma efeméride dessas hehe. grande abraço Julio. |
|
|
|
| Sponsored Links |
|
|
#4 (permalink) |
|
Membro
![]() Registrado em: 29-12-05
Comentários: 41
|
Boas Julio,
o teu reef esta maravilhoso, gostaria de um dia ter um assim. Tenhos umas questões que me poderás responder: segundo descriminas tens apenas iluminação T5 e pelo que vi é suficiente para o desenvolvimento de SPS e LPS sem necessidade de HQI, eu estou a montar um reef de 120(c)x70(l)x50(a) tambem para SPS e LPS e alguns peixes, que iluminação aconselhas? Usas o reactor de Ca 24H por dia, desligas durante algum tempo ou usas um controlador de Ph que regula a entrada do CO2 no reactor? Que controlador de Ph aconselhas, um que controle a quantidade de CO2 que é injectado no reactor ou um que ligue e desligue o reactor (eu tenho um reactor de Ca igual ao teu)? Tiveste o reactor de Ca ligado desde o inicio do reef? Obrigado, Joao Quaresma. |
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 17-09-04
Comentários: 882
|
Palavras para quê
?... Estão aí alguns dos corais mais bonitos que já vi.Boa sorte para o Pygoplites diacanthus, já agora qual a proveniência dele ( de que zona do globo veio ) ? Li no outro dia que a melhor proveniência deles era o Mar Vermelho, e que os da Indonésia morriam devido a intoxicação por cianeto. António |
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 27-02-06
Comentários: 1,375
|
Não conheço este aquario ao vivo mas deve ser uma coisa espectacular.
As fotos, por melhor que sejam, nunca substituem uma vista com o olho. Gostaria um dia de dar uma espreitadela. Um abraço, JC |
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 20-01-05
Comentários: 2,531
|
Olá Juca,
Obrigado por colocares as fotose atenderes ao meu chamado!! Afinal não perdeste a máquina!! Os meus mais sinceros parabéns para o que conseguiste em 1 ano. Sem dúvida um dos aquários de referência do nosso país. Incrivel como ainda não te fiz uma visita! Sim... eu sei!!! Não faltaram convites e oportunidades! Abraço, Diogo PS - ainda melhor (se é que é possível pedir) era se não se vissem as bombas!!!! |
|
|
|
|
|
#8 (permalink) | |||||
|
Administrator
|
Olá João
Antes de mais obrigado a todos pelas palavras de agrado. São muitas a questões para um tópico só, mas vou tentar resumidamente responder. Citação:
Temos relactos na NET de aquarios bem sucedidos, iluminados por T8, T5, HQI, etc... Estécticamente pode eventualmente a iluminação combinada HQI/T5 ser a mais equilibrada. Mas em termos de crescimento/desenvolvimento a iluminação florescente é o suficiente. Citação:
Citação:
Citação:
o reactor tem um bom desempenho quando o afinamos numa relação 50/50, ou seja, tantos ml de agua, quanto os ml de CO2. A quantidade de cálcio que o teu sistema vai pecisar, vai ser a quantidade/dia, o teu reactor vai de ter de produzir. Citação:
|
|||||
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 12-04-05
Comentários: 295
|
Boas.
Há poucos dias tive o prazer de conhecer ao vivo o aquário do Júlio. Como já tive a oportunidade de o dizer em outro post, este aquário é seu dúvida, por menos para mim, um aquário bem interessante, com bastante cor e diversidade, nota-se bem com que paixão o Júlio liga-se a ele. Júlio, sem dúvida no bom caminho, com essa dedicação, será sempre um bom reef. Parabéns. Cumprimentos José Alves
Cumprimentos José Alves OcyanusReef Setup:http://www.reefforum.net/f18/ocyanusreef-setup-5492-post42287/ Montagem:http://www.reefforum.net/f112/diversas-fases-da-montagem-do-meu-sistema-6104/ "A última coisa que se nos depara ao fazermos uma obra é saber aquilo que se deve pôr em primeiro lugar.'' |
|
|
|
|
|
#11 (permalink) | |
|
Administrator
|
Citação:
Havendo disponibiliade de parte a parte, sem problemas. |
|
|
|
|
|
|
#12 (permalink) |
|
RF Moderador
![]() Registrado em: 10-09-04
Comentários: 2,624
|
Julio muitos parabens as cores no teu aqua sao uma maravilha !
Nesta foto no lado direito na parte de tras atras azul e uma Acropora Humilis ? ![]() O Pygoplites diacanthus esta comendo ? Estas dando Formula One com esponja ? Como trata os SPS/LPS ? |
|
|
|
|
|
#14 (permalink) | |||
|
Administrator
|
Citação:
Citação:
Citação:
|
|||
|
|
|
|
|
#15 (permalink) | ||
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 20-01-05
Comentários: 2,531
|
Olá,
Citação:
Citação:
Abraço e boa sorte, Diogo |
||
|
|
|
|
|
#17 (permalink) |
|
Convidado de RF
![]() Registrado em: 20-10-04
Comentários: 2,553
|
Júlio,
Corroborando as palavras de parabéns, muito em especial tendo em conta toda a situação que esteve na base na mudanção deste 2º aquário, deixo-te umas questões para discussão: 1 - Considerando o crescimento dos corais e a luta pelo espaço, já notas algum efeito perverso da aleopatia (ou alelopatia) ? E guerra química de contacto ? Estás a usar carvão activado 24/7 ? 2 - Já notas algum efeito da "mudança de filosofia" quanto aos peixes: numa 1ª fase, poucos peixes, limitação de nutrientes; numa 2ª fase, acréscimo do número de peixes, mais carga orgânica ? isto é, a aposta na alimentação dos corais (tamém) através dessa carga orgânica acrescida está a resultar ? 3 - Como perspectivas o aquário daqui a um ano, com o crescimento dos corais que aí tens e a consequente crescente limitação de espaço ? Menos corais (muito) maiores ou um número semelhante de corais, com "podas" regulares ? - digo isto porque fiquei fascinado com o aquário do mês de Outubro da reefcentral, que está montado à base de 4 ou 5 corais, o maior dos quais uma Acropora millepora com cerca de 90x70 cms...e outros igualmente gigantes. p.s.: ainda se notam aí algumas plantações de acroporas no substracto...
|
|
|
|
|
|
#18 (permalink) | |||||
|
Administrator
|
Olá Diogo
Citação:
João Citação:
Citação:
Citação:
Não observo nem melhorias, nem piorias Observo apenas uns pequenos focos de cianos que teimam em se fixar em zonas mais povoadas onde a circulação tem maior dificuldade de atingir. Citação:
Admito a possibilidade de ficar reduzido a 10 a 12 corais sensivelmente. |
|||||
|
|
|
|
|
#19 (permalink) |
|
Convidado de RF
![]() Registrado em: 20-10-04
Comentários: 2,553
|
Duas notas apenas:
- penso que vai ser gradualmente mais difícil controlar a alelopatia com carvão apenas nas alturas das TPA´s. Mas fico à espero dos resultados, para os aproveitar se for caso disso - essa "filosofia": menos corais, maiores; mais peixes, especialmente pequenos, tem aqui um forte e confesso adepto, como sabes. No que respeita aos corais, só gostava de a ter conseguido aplicar desde o início, isto é, escolher SÓ as espécies que queria manter de futuro e colocar apenas essas no aquário. Mas, enfim, não consegui..., pelo que também vou fazer "ao contrário": esperar que cresçam os que lá estão (talvez mais um ainda)e, eventualmente mais tarde e depois de ver os resultados, fazer a selecção em função dos mesmos. |
|
|
|
|
|
#21 (permalink) | |
|
RF Moderador
![]() Registrado em: 08-06-06
Comentários: 3,675
|
Citação:
Boa tarde JulioParabéns pelo excelente trabalho e a partilha que dele fazes comnosco Os epécimes exibidos são lindissimos mas este encanta-me em particular ![]() Apreciei também o Pygoplites diacanthus que desejo se integre em pleno nesse teu sistema magnifico. Gostava de experimentar um dia dar esponja fresca e ver/analizar como reage um exemplar dessa espécie. Quem sabe tu possas vir a fazê-lo e partilhar a experiencia. A beleza dos corais, peixes, etc...é tal que praticamente absorve toda a nossa atenção, porém não posso deixar de concordar com o Diogo Lopes e assim referir o mesmo que ele refere relativamente a tentares esconder as bombas, quem sabe talvez com rocha falsa, como sugeri ao Tiago Garcia ou outro artificio que se revele ainda melhor. Seja como for, parabéns ![]() ![]() ![]() e que tudo continue pelo melhor![]() Atenciosamente ![]() Pedro Nuno
![]() "I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"... Charles Darwin, a Origem das espécies Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags REEFS MAGAZINE |
|
|
|
|
|
|
#23 (permalink) | |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 12-10-06
Comentários: 1,087
|
Citação:
|
|
|
|
|
|
|
#24 (permalink) |
|
Membro Senior
![]() Registrado em: 18-06-06
Comentários: 195
|
Nao, o problema é que acho que o Julio esta com uns corais muito grandes, e que umas podas nao lhe fariam mal
Aliviava lhe o aqua ao nosso grande prazer vi raramente uma venda de frags do Julio nos particulares... Falando a serio, o teu aqua esta muito bonito, em particular os corais, agora se tivesse corais desse tamanho e beleza, costava me corta-los Parabens, abraços e agradecimentos
|
|
|
|
|
|
#25 (permalink) |
|
Administrator
|
Olá companheiros
Obrigado a todos pelas palavras. Como pelo menos alguns sabem, não tenho feito grandes mudas dos meus corais. A principal razão, deve-se ao facto de não ter condições para tais. Mas, até ao dia Até lá, e porque estamos no fim-de-semana, no relax, aqui ficam as ultimas fotos. Desta vez algumas delas, de uma prespectiva fora de normal. A minha Catalaphyllia jardinei ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
|
|
|
![]() |
| Tags |
| ano, aquario, julio, macieira, passado |
LinkBacks (?)
LinkBack to this Thread: http://www.reefforum.net/f241/aquario-de-julio-macieira-passado-um-ano-5752/
|
||||
| Postado Por | For | Type | Data | |
| Aquariophilie récifale et marine - Aquarium eau de mer : Océan-Passion : Fournisseur officiel des autres sites marins:: Forums :: Divers :: Un 756 litres en T5 only !!! | This thread | Refback | 09-05-09 20:26 | |
| Fotos do meu aquario/Fotos de Peixes | This thread | Refback | 04-05-09 12:13 | |
| Fotos do meu aquario | This thread | Refback | 01-05-09 19:18 | |
| Fotos do meu aquario/Fotos de corais/IMG_4330 | This thread | Refback | 01-05-09 15:35 | |
| Fotos do meu aquario/Fotos de Peixes | This thread | Refback | 10-04-09 23:00 | |
| Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Aquario de Julio Macieira (passados dois anos) | Julio Macieira | Diário do Meu Aquário | 102 | 11-10-08 17:46 |
| Síndrome do aquário velho | Julio Macieira | Discussão de Artigos | 27 | 17-07-06 13:18 |
| Aquario de Julio Macieira | Julio Macieira | SETUP´S de Aquarios | 5 | 15-06-05 13:25 |
| Aquário de água salgada de Recife | Ricardo Rodrigues | Discussão de Artigos | 0 | 26-09-04 13:41 |