aquariofilia marinha - REEFFORUM  
Coral Frags

Voltar   aquariofilia marinha - REEFFORUM > AQUARIOFILIA MARINHA > SETUP´S de Aquarios > Diário do Meu Aquário

Notícias

Diário do Meu Aquário Descrições do dia-a-dia da manutenção do seu aquario, relatos de evolução, acontecimentos surpreendentes

Tópico Trancado

LinkBack (2) Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
Antigo 20-03-07, 13:50   2 links from elsewhere to this Post. Click to view. #1 (permalink)
Moderador de Área

Users Flag!

Comentários: 1,193
Começar de novo com 1000L

Oi pessoal.

Depois de 2 anos de desparates ,erros graves e muitos puxoes de orelhas resolvi mudar de aquario para um maior é claro.

Nesta nova montagem não vou olhar aos custos dos equipamentos mas sim aos gastos fora do contador biorario .

-Gostava de ouvir criticas e algumas boas ideias de todos vos.

Data de Montagem: 05/08/2007

Aquario
195cm * 70cm * 65cm = 887L brutos

Sump: 2* 60cm * 49,5cm * 46cm

Refugio: 180cm * 11,5cm * 16,5cm
10kg de areia de coral morta
Magro algas

Refugio nº 2
25kg de areia de coral morta
20 pés de mangal

Substrato:
300kg aragonita viva ( Caribe Sea )
Rocha Viva: 20 kg
Rocha morta: 30 kg

Escumador:
1-Bubble King 300 (para 3000L )

Iluminacão:
1-Calha feita por Rui Alves com 3 x HQI 250w-10000k + 4 x T5 80w = 2 x Brancas e 2 x ACT com o total de 1070W ligadas 6 a 8 horas
1-Moonlighit 120cm DIY

Movimentacão:
2 Turbelle Stream 6000 + 2 Turbelle Stream 6100 (com um multicontrolador 7095 )

Retorno da Sump para o aquario:
1-Red Dragon 6000 (6500L/h)

Aquecimento:
2-Termostatos de 250w

Arrefecimento:
1-Refrigerador construido pelo Fernando Ribeiro ( para 1500L )
1-AC ( na sala )

Equipamentos:
1-Osmose de 5 estagios
1-Controlador de potencial Redox da Tunze 7075/2
1-Ozonizadore Sander 100
1-Osmoregulador Water Level Alarm da Tunze (protecção over flow e contra run dry de bombas)
1-Reactor de plâncton DIY: com uma garrafa de 2g de Co2
1-Reactor de kalkwasser Deltec KM500S ( para 5000L )alimentado por uma bomba peristaltica SP3000 3L/h
1-Reactor de Cálcio: Deltec PF 601 ( para 2000L ) ,alimentado por uma bomba de fole IWAKI KBR3X de 180ml/m .(trabalha 24 h) com midia Rowalith C+ com garrafa de 10Kg de Co2 e valvula selonoide com Controller PH Control Set da Aquamedic

Aquario de apoio (fora de serviço)120cm * 100cm * 45cm = 650L

Substrato:
70kg de rocha viva
50kg de aragonita viva ( Caribe Sea )

Escumador:
1-Schuran Jetskim 200 ( para 2000L )

Iluminacão:
1-Calha DIY de 120cm com 150w HQI + 4 x T5 39w com Moonlighit ligadas 6 a 8 horas

Movimentacão:
2-Tunze Turbelle nanostream 6045 2*4500L/h

Aquecimento:
2-Termostatos de 250w

Arrefecimento:
1-Controlador de temperatura DIY "que desliga e liga 3 ventiladores"

Equipamentos:
1-Osmoregulador da Deltec
1-Reactor de Kalkwasser DIY (by José Alves): alimentado por uma bomba peristaltica SP3000 3L/h
1-Weipro PH controller PH-2010
1-Reactor de Cálcio DIY :alimentado por uma bomba de fole IWAKI KBR3X de 180ml/m .(trabalha 24 h) ,com garrafa de 2Kg de Co2 e valvula selonoide com midia da ARM ,Deltec ,Tunze ,Knop e 10% de Magnesium da Grotech.

Aquario de propagação (suspenso até ser necessario) 150*90*30 =400L

sump: 75*65*31

Iluminacão:
1-Calha DIY de 150cm com 10 x T5 39w com Moonlighit ligadas 6 a 8 horas

Movimentacão:
2-Tunze Turbelle nanostream 6045 2*4500L/h

Retorno da Sump para o aquario
1-Red Dragon 4500 (4500L/h)

Um abraço Rogério.

Última edição por Rogerio Miguel Gomes; 10-08-07 às 23:30.
Rogerio Miguel Gomes está offline  
Antigo 20-03-07, 14:01   #2 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 1,087
Re: Começar de novo com 1000L

É só garganta.
Como é padrinho,está pronto a montar ou quê??

ps-A analise critica da montagem só a vou fazer depois de analisar melhor essa escolha de equipamento,mas desde já digo,Big Bubble bolha 300??Red não sei quê?que raio de sucata é essa?...

Um abraço do Luis Carrilho.

Última edição por Luis Carrilho; 20-03-07 às 14:59.
Luis Carrilho está offline  
Antigo 20-03-07, 14:19   #3 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 1,156
Re: Começar denovo com 1000L

oi rogerio
só uma questao um um srº dos dye a a comprar reactor de calcio,esqumador
entao o que e feito dessas obras de arte
Cesar Pinto está offline  
Sponsored Links
Antigo 20-03-07, 19:56   #4 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 142

Olá Rogério!

Parece um setup perfeito, em termos de equipamento tem tudo para dar certo.

Já tens experiência com os Bubble King? Aquilo faz muita bolha, e é muito eficiente...mas dá trabalho a afinar. Não desesperes

Em relação À circulação, já pensaste numa tunze 6200 ao invés de duas 6100? Tenho uma e estou muito satisfeito...tem um fluxo muito disperso, e parece-me óptimo para o teu aquário.

Boa sorte!
Ricardo Vintém está offline  
Antigo 20-03-07, 21:06   #5 (permalink)
Membro Senior

Comentários: 134

boas Rogerio

bom setup sim senhor os meus parabens pelo que sei desse aquario já vem ensinado e tambem quero ver se me toca carregar com ele conheço bem o bicho Rogerio bem podes levar carne para o ires buscar eu posso dar uma ajuda na recolha da agua é só colocar o fumaças a trabalhar vai colocando ai umas fotos depois quando o tiveres montado mais uma vez parabens e boa sorte com o novo projecto

abraços
Antigo 20-03-07, 21:19   #6 (permalink)
Membro Identificado

Citação:
Colocada por Paulo J. Simões
boas Rogerio

bom setup sim senhor os meus parabens pelo que sei desse aquario já vem ensinado e tambem quero ver se me toca carregar com ele conheço bem o bicho
A ti não sei se te tocará Paulo,mas a mim é de certezinha...é o costume.

Antigo 20-03-07, 21:28   #7 (permalink)
Membro Senior

Comentários: 134

Citação:
Colocada por Luis Carrilho
A ti não sei se te tocará Paulo,mas a mim é de certezinha...é o costume.
boas luis

se te vai calhar a ti só te digo perpara-te para o pior e digo-te uma coisa eu já tenho peninha de quem lhe vai pegar tadinhos de vcs

abraços
Antigo 20-03-07, 21:42   #8 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 295

Citação:
Colocada por Paulo J. Simões
boas Rogerio

bom setup sim senhor os meus parabens pelo que sei desse aquario já vem ensinado ...
Ainda não percebi, o porquê, quem pega ou não pega
Mas afinal, o aquário é já ensinado ou não. Não pode ir pelas pernas dele.

OcyanusReef
Setup:http://www.reefforum.net/f18/ocyanusreef-setup-5492-post42287/
Montagem:http://www.reefforum.net/f112/diversas-fases-da-montagem-do-meu-sistema-6104/
"A última coisa que se nos depara ao fazermos uma obra é saber aquilo que se deve pôr em primeiro lugar.''
José Alves está offline  
Antigo 20-03-07, 23:41   #9 (permalink)
Membro Identificado

Citação:
Colocada por José Alves
Ainda não percebi, o porquê, quem pega ou não pega
Mas afinal, o aquário é já ensinado ou não. Não pode ir pelas pernas dele.

Antigo 20-03-07, 23:42   #10 (permalink)
Membro Identificado

Boas, Rogerio

Citação:
Colocada por Rogerio Miguel Gomes
Oi pessoal.

Depois de 2 anos de desparates ,erros graves e muitos puxoes de orelhas resolvi mudar de aquario para um maior é claro.

Nesta nova montagem não vou olhar aos custos dos equipamentos mas sim aos gastos fora do contador biorario .

-Gostava de ouvir criticas e algumas boas ideias de todos vos....
Primeiro, quero dar-te os parabéns por esta nova aventura, que seja o mais possível do teu agrado, com a finalidade que te propões a fazer.
Suponho, que os erros continuaram, independente da grandeza do projecto ou a boa qualidade dos aparelhos que decidirmos adicionar (por mim falo), se não tivermos muita, mas mesmo muita paciência e nos contermos nas aquisições precipitadas.
Noto, também, cansaste dos DIY, chegou a altura de tirar o outro gosto. Poder de compra, ter o melhor (se é isso, que irá ajudar a ter um bom aquário), não digo que não.
Quanto à bi-horária, vais ter que fazer muitas contas, visto que o gasto de maior energia, funciona quase sempre 24/7. Para que isso não aconteça, terias que te dedicar a mais uns DIY e aproveitar a força da água para esse fim.
Bem, espero realmente que seja um grande aquário e quem sabe (ainda falta tanto tempo) possa ser um dos aquários revelação de 2007

OcyanusReef
Setup:http://www.reefforum.net/showthread.php?p=42287
Montagem:http://www.reefforum.net/showthread.php?t=6104
"A última coisa que se nos depara ao fazermos uma obra é saber aquilo que se deve pôr em primeiro lugar.''
José Alves está offline  
Antigo 21-03-07, 00:22   #11 (permalink)
Membro Identificado

Bem,então pra que não digas que o pessoal está só no gozo,vou seguir o exemplo do amigo José Alves e vou tanbem opinar em consciencia.

Citação:

Data de Montagem: ???

Aquario: 195cm * 70cm * 65cm = 887L brutos-sei qual é o aquario e se vier a ser tão espectacular com o novo dono,como com o antigo...meu amigo,vai ser um caso serio.

Sump: 2* ?-convem fazeres uma sump á altura do aqua.

Refugio: ?-aqui é que sou da opinião que devias fazer uma coisa a serio pra poderes evitar a DSB no aqua principal,mas ai como sabes é uma "mania" pessoal.

Aquario de apoio: 100cm * 80cm * 40cm = 350L-tens que me explicar melhor esta ideia,será que querias dizer quarentena?

Substrato:
144kg aragonita viva ( Caribe Sea )
60Kg de areia morta-exelente...mas fora da vista.
Rocha Viva: 40 kg
Rocha morta: 70 kg-dependendo do tipo de layout póde ser que chegue.

Escumador:
1-Bubble King 300-neste ponto o "bichinho" da inveja começou-me a fazer urticária,pelo que não comento.

Iluminacão:
1-Calha feita por Rui Alves com 3 x HQI 250w-10000k + 4 x T5 80w = 2 x Brancas e 2 x ACT com o total de 1070W ligadas 5 a 12 horas-este Natal vais receber um postal de boas festa assinado por toda a administração da EDP ,mas fóra isso deve ficar com uma exelente iluminação.
1-Moonlighit 120cm DIY-já fazias éra uma calhazita mais á maneira.

Movimentacão:
2 Turbelle Stream 6000 + 2 Turbelle Stream 6100 (com um multicontrolador 7095 )-nada a apontar.

Retorno da Sump para o aquario:
1-Red Dragon 6000 (6500L/h)-raisparta o bichinho que já voltou.

Aquecimento:
2-Termostatos de 250w -se calhar incrementava isso um bocadinho.

Arrefecimento:
1-Refrigerador construido pelo Fernando Ribeiro ( para 1500L )-qualidade reconhecida.
1-AC ( na sala )

Equipamentos:
1-Osmose de 5 estagios
1-Controlador de potencial Redox da Tunze 7075/2
1-Ozonizadore Sander 100
2-Osmoregulador da Deltec e Tunze
1-Reactor de plâncton DIY: com uma garrafa de 2g de Co2
1-Reactor de Kalkwasser DIY: alimentado por uma bomba peristaltica SP3000 3L/h
1-Reactor de Cálcio: Deltec PF 601 ( para 2000 L/h ) ,alimentado por uma bomba de fole IWAKI KBR3X de 180ml/m .(trabalha 24 h) com midia ARM ,Deltec ,Tunze e 10% de Magnesium da Grotech e com garrafa de 10Kg de Co2 e valvula selonoide com contrulador de Ph.

Posto isto,résta-me dizer que não vai ser por falta de bom equipamento que esse aquario não será um sucesso.
Que tudo corra conforme os teus desejos,até pq tu és uma daquelas pessoas que sem duvida merece.

Antigo 21-03-07, 02:53   #12 (permalink)
Moderador de Área

Users Flag!

Oi pessoal.

Oi Cesar Pinto nunca me considerei um Sr.DIYs mas um membro do Reefforum "ajudar e ser ajudado" é o lema deste forum.

E em comprar equipamento de marca ,por acaso já comprei quase tudo que esta aqui nesta lista e comprei porque nesta montagem quero ter o melhor para os meus animais.
-Fiquei farto de estar sempre a mudar de equipamentos no antigo afinal vou gastar o mesmo.

Oi Ricardo Vintém este aquario foi eleito aquario do ano 2006 e o seu antigo dono só usava 2*6100 e eu por achar pouco vou colocar mais 2*6000 por isso penso que chega.
O Bubble King já vem afinado da sua antiga morada ,penso que não o devo mexer.

Paulo J. Simões Em relação ao peso do bicho só tive em conta disso quando vi o aquario do João Ribeiro ,vi que as construçoes do Fernando Ribeiro são mesmo anti tanque.
Mas se quiseres ajudar outra vez é so falares com o Zé ,porque a mudança esta planeada para o proximo fim de semana.

Oi José Alves vai ser uma grande aventura mesmo ,mas vou ficar bem nas maos do pessoal amigo do Reefforum que vao me ajudar em tudo que eu precisar.
Em relação a ter comprado equipamento de marca e caro vai de encontro a nossa converça que tivemos ,mais vale pagar um pouco mais e saber que vamos ter equipamento para muitos anos.
Mas nisto tudo o que eu gosto mesmo mais é o meu novo reactor de Kalk oferta do Zé feito por um grande mestre dos DIYs "Sr.José Alves" o que é feito por os outros sabe melhor.

Oi Luis Carrilho desculpa teres ficado para ultimo mas como tu és um grande maluco como eu não vais levar a mal.
Como sabes o equipamento que vou ter so o comprei porque tenho lido relatos de serem os melhores so no futuro é que te posso dizer se são tão bom assim como falam.
E olha uma coisa tens um trabalho de mudanças este fim de semana ,desta vez teras de mesmo de vir ou vais almoçar a outro lado.

Destas pessoas que responderam aqui no meu post um grande obrigado a todos ,mas há um que aqui não esta mas vou agradecer publicamente é o meu amigo Nuno Branco "o careca nº1" que foi uma grande ajuda em arranjar transporte e carrega-lo junto com o Luis o meu antigo aquario para o seu novo dono Rogério.

-Fotos do novo aquario montado não tenho porque em breve vou deixar esta minha casa e vou ficar sem casa propria por algum tempo ,quando tiver na casa nova ai coloco umas fotos ok.
Mas tenho aqui umas que tirei do www.aquariofilia.net que não sei quem as tirou.

-E obrigado Zé Prepetua por teres tanta paciencia comigo ,porque sou mesmo um grande chato.

Um abraço Rogério.
Imagens Anexadas
Tipo de Arquivo: jpg Pic_6301_36.jpg (49.9 KB, 3009 visualizações)
Tipo de Arquivo: jpg JP00.jpg (154.4 KB, 3038 visualizações)
Antigo 21-03-07, 10:55   #13 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 497

Citação:
Aleluia!!! Já não sou o único a pensar nos equipamentos também pelo que gastam...

Nesta dinâmica, só não concordo muito com a
Citação:
1-Red Dragon 6000 (6500L/h)
Normalmente as RED Dragon não têm o melhor racio gasto/Litro...
Hugo Figueiredo está offline  
Antigo 21-03-07, 11:36   #14 (permalink)
Membro Identificado

Citação:
Colocada por Hugo Figueiredo
Aleluia!!! Já não sou o único a pensar nos equipamentos também pelo que gastam...

Nesta dinâmica, só não concordo muito com a

Normalmente as RED Dragon não têm o melhor racio gasto/Litro...
Não????
Pra mim é novidade,então quais têm?

Antigo 21-03-07, 11:54   #15 (permalink)
Membro Identificado

Citação:
-Fiquei farto de estar sempre a mudar de equipamentos no antigo afinal vou gastar o mesmo.-Não podia estar mais de acordo jovem.

Oi Ricardo Vintém este aquario foi eleito aquario do ano 2006 e o seu antigo dono só usava 2*6100 e eu por achar pouco vou colocar mais 2*6000 por isso penso que chega.E sóbra.
O Bubble King já vem afinado da sua antiga morada ,penso que não o devo mexer.-Isso é o que tu pensas,queres ver que vais ter a agua logo de inicio exactamente igual á do Zé..ainda ali vais ter muito que afinar.

Paulo J. Simões Em relação ao peso do bicho só tive em conta disso quando vi o aquario do João Ribeiro ,vi que as construçoes do Fernando Ribeiro são mesmo anti tanque.
Mas se quiseres ajudar outra vez é so falares com o Zé ,porque a mudança esta planeada para o proximo fim de semana. -grandes novidades meu amigo,não pensei que fosse tão cedo.

Oi Luis Carrilho desculpa teres ficado para ultimo mas como tu és um grande maluco como eu não vais levar a mal.-Todos os genios tem uma grande dose de loucura dentro de si.
Como sabes o equipamento que vou ter so o comprei porque tenho lido relatos de serem os melhores so no futuro é que te posso dizer se são tão bom assim como falam.-Sim,mas por certo não comprometem.
E olha uma coisa tens um trabalho de mudanças este fim de semana ,desta vez teras de mesmo de vir ou vais almoçar a outro lado.-Estou á espera que me telefones,pra combinar isso como deve ser.

Destas pessoas que responderam aqui no meu post um grande obrigado a todos ,mas há um que aqui não esta mas vou agradecer publicamente é o meu amigo Nuno Branco "o careca nº1" que foi uma grande ajuda em arranjar transporte e carrega-lo junto com o Luis o meu antigo aquario para o seu novo dono Rogério.Pois,mas deixa lá ver se vais conseguir "enganar" o Nuno outra vez...já diz o ditado"á 1ª cai o cão,á 2ª cai ou não".

-Fotos do novo aquario montado não tenho porque em breve vou deixar esta minha casa e vou ficar sem casa propria por algum tempo ,quando tiver na casa nova ai coloco umas fotos ok.-E quem é que vai "levar contigo" entretanto,será a Mila?
Mas tenho aqui umas que tirei do www.aquariofilia.net que não sei quem as tirou.

-E obrigado Zé Prepetua por teres tanta paciencia comigo ,porque sou mesmo um grande chato. -Até que enfim te ouço a dizer uma grande verdade.

Última edição por Luis Carrilho; 21-03-07 às 15:46.
Antigo 21-03-07, 20:50   #16 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 73

Boas Rogério
Parece que vamos ter que carregar com mais um aqua e bem pesado.
Para encher era melhor contratares o camião dos bombeiros para ir a casa .
abraço
Nuno Branco está offline  
Antigo 22-03-07, 00:26   #17 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 1,360

Boas rogerio
O dia esta xegar e quero ver é tira-lo la de casa, nao comas uns bifes a cavalo nao

http://www.reefforum.net/f241/aquario-mcavaleiro-4042/
http://www.reefforum.net/f18/aquario-ludgui-15404/
Marcos Cavaleiro está offline  
Antigo 22-03-07, 08:28   #18 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 497

Citação:
Colocada por Luis Carrilho
Não????
Pra mim é novidade,então quais têm?
Pois, para mim também
O meu ficheiro estava errado nas red dragon e nas ATK. Fiz uma busca rápida, actualizei o ficheiro e efectivamente as Red Dragon são das que gastam menos. Esta 6000 tem um racio de 0,01 W/L, que é muito bom!

Falha minha!
Hugo Figueiredo está offline  
Antigo 25-03-07, 20:52   #19 (permalink)
Moderador de Área

Users Flag!

Oi pesoal.

Hoje foi o dia "D" da mudança do aquario do Zé de Massama para Fernão Ferro ,correu tudo bem o pior não foi o aquario mas sim a estrutura em ferro deu um trabalhao.
Queria agradeçer ao Luis Carrilho e ao Nuno Cruz e também ao colega e irmao do Zé pela ajuda prestada na mudança.

Um abraço Rogério.
Antigo 25-03-07, 23:03   #20 (permalink)
Membro Identificado

Citação:
Oi pesoal.

Hoje foi o dia "D" da mudança do aquario do Zé de Massama para Fernão Ferro ,correu tudo bem o pior não foi o aquario mas sim a estrutura em ferro deu um trabalhao.
Queria agradeçer ao Luis Carrilho e ao Nuno Cruz e também ao colega e irmao do Zé pela ajuda prestada na mudança.

Um abraço Rogério.
Agradecer o quê ...tás a brincar?...eu disse-te que levava 20€ á hora,passa mas é pra cá o caroço.

Antigo 25-03-07, 23:32   #21 (permalink)
Membro Identificado

Citação:
Oi pesoal.

Um abraço Rogério.
Rogério, esqueceste de todos aqueles que psicologicamente e mentalmente estavam a dar uma forçinha para que tudo corresse bem e fosse levezinho

OcyanusReef
Setup:http://www.reefforum.net/showthread.php?p=42287
Montagem:http://www.reefforum.net/showthread.php?t=6104
José Alves está offline  
Antigo 25-03-07, 23:36   #22 (permalink)
Membro Identificado

Citação:
Colocada por José Alves
Rogério, esqueceste de todos aqueles que psicologicamente e mentalmente estavam a dar uma forçinha para que tudo corresse bem e fosse levezinho
Pois...pois,eu ainda disse,"o mestre Alves e o Marcos é que tinham razão".

Antigo 30-03-07, 22:56   #23 (permalink)
Membro Identificado

Boas pessoal,
Esta tarde de visita á "oficina" do padrinho Rogerio,fui surpreendido,já todos sabiamos que o homem éra mestre nos DIYs,mas dár de caras com uma réplica tão perfeita de um Bubble King 300...
Digam lá se não está tál e qual!?...

Até a bomba é parecida.

Ainda assim,parece-me que o melhor DIY que ele já fez,foi á coisa de 1 ano e picos e está na foto abaixo.

Entretanto enquanto não se monta o aqua novo,está aquela "tralha" toda enfiada num penico(gentilmente emprestado por um colega nosso ) de 300lt.

Granda Rogerio,vamos mas é dár cordas sapatos e tratar da nova montagem,pra já com esses novos "DIYs" a coisa promete.

Antigo 07-04-07, 19:40   #24 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 772

E então já esta a bumbar? e Fotos?

"Nunca desprezes os outros quando estiveres a subir, pois poderás encontra-los quando estiveres a descer."

Eu.
Joao Carlos Pereira está offline  
Antigo 08-04-07, 00:10   #25 (permalink)
Administrator

Users Flag!

Comentários: 6,747

Companheiro Rogério

Não posso ajudar a distância, mas gostava também de ajudar um membro, em especial um colaborador do nosso fórum tão dinâmico e prestável como tu.

Tenho todo o gosto em partilhar contigo umas mudas (frags) do meu aquario.

Assim que possível, informa-me

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Julio Macieira está offline  
Tópico Trancado

Tags
1000l, começar, novo

LinkBacks (?)
LinkBack to this Thread: http://www.reefforum.net/f241/comecar-de-novo-com-1000l-8346/
Postado Por For Type Data
IPAq, Instituto de Pesquisas em Aquicultura e Aquariologia - aquários de reef e marinho Forums-viewtopic-Fundo preto ou azul ?? This thread Refback 23-03-09 00:43
IPAq, Instituto de Pesquisas em Aquicultura e Aquariologia - aquários de reef e marinho Forums-viewtopic-Qual é seu Tanque Preferido ? This thread Refback 08-03-09 22:14

Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Comentários