![]() |
|
|
#1 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 03-03-07
Comentários: 175
|
Novo aqua 79*39*45cm
Boas,
Finalmente vou montar o meu novo aqua, infelizmente estou restrito a este tamanho pois as autoridades cá de casa não me permitem ter nada maior uma vez que vou ter de utilizar um móvel já existente na casa. O Setup pensado para o aqua seria: Aqua principal: 79*39*45cm Sump: 70*35*40cm Bomba de retorno: ainda a pensar qual usar Escumador: ocean instant v800 (já existente) Bomba de circulação: sunsun jvp 101 (já existente) Iluminação DIY: 6*24W t5 (já em construção) Para o material inicial acho que nao me esta a falhar nada. Agradecia opiniões a fim de tornar este aqua algo de jeito dentro das minhas limitações. Ja agora também são bem vindas opiniões sobre alterações na sump, e outros elementos necessário, como que areia usar, quanta rocha viva/morta, etc... Fica aqui um pequeno esboço feito a pressa com as medidas da sump tem termos de largura mal pois o movel nao tem tanto espaço interior lol.
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 09-11-08
Comentários: 300
|
Re: Novo aqua 79*39*45cm
Boas Ivo, tudo bem?
Os 39 de profundidade é mesmo o maximo, não arranjas espaço para 50 pelo menos? São só mais 11 cm.. hehe A sump já está feita? Eu tenho uma sump parada de 80x35x40, quase que dá para o teu.. Vais fazer coluna seca externa?, eu gostei muito do resultado da minha, acho boa ideia. Tens de tirar um tempinho e aparecer cá em casa para veres o meu tanque a funcionar, neste momento é só agua e rocha, amanha já lhe meto a iluminação. Última edição por Marcos Martins; 06-03-10 às 20:03. |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Citação:
Nas medidas do aqua nao da msm para mexer poeque senao ainda corro o risco de ir viver para a rua lool. Quanto a coluna seca vai ser externa ja vi em varios aquarios e axo que fica bastante mais bonito do que um caixote dentro do aqua. Quanto a visita podes ter a certesa que mal tiver tempo te vou xatear para dar uma vista de olhos no pequeno oceano que estas a montar. Este meu aqua a beira do teu e do luis rocha parece de brincar, mas ca em casa nao da mesmo para ser maior porque tou mesmo limitado a um movel que tenho la em casa e vou ter de fazer o aqua rapido antes que as autoridades mudem de opiniao, lol.
|
|
| Sponsored Links |
|
|
#5 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Citação:
Quem vai montar o aquario? Vai ser colado com silicone preto? Se sim, pede a quem estiver a colar os vidros para "pintar" o interior da coluna seca com o silicone, é muito simples, basta esfregar um pouco de silicone contra o vidro, é uma boa maneira de esconder o que vai na sump e dá um acabamento muito bom.. ou pede para o vidro de fundo ser preto, mas isso já fica mais caro.. Se bem que, fica mais caro uns 5 ou 10 euros se tanto.. Abraço |
|
|
|
|
|
|
#7 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Citação:
Os dois sao para descer pois caso um fique entupido tenho o outro pa nao deixar o aqua transbordar. a ideia da sump preta ja tinha pensado nisso e tinha ponderado usar vidro lacado azul para o fundo mas tenho medo que esse vidro nao seja tao resistente.
|
|
|
|
#8 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Citação:
Podes contar que te vou chatear pois quando tiver o aqua a fazer o ciclo vou ter de t pedir para me guardares os peixes e os corais, s nao te importares como é obvio.
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Membro Senior
![]() Registrado em: 19-06-08
Comentários: 173
|
Força nesse projecto e muita imaginação, é que 39 de profundo limita imenso a disposição do layout. Sei que não é muito bonito, mas a coluna seca visivel, permite verificar se algo se passa com ela. Eu mantive a minha transparente, caso te decidas a oculta-la a técnica do silicone é bastante simples e económica.
Cumprimentos
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Boas, o tubo ladrão é sempre oa ideia! faz com durso, nota-se mesmo a diferença em termos de barulho! é como eu tenho e estou contente!
Hum na sei se o Luis terá espaço! A ver se no final do mês já tenho o meu aquario pronto, assim já tiro de lá os meus, é que neste momento tem lá dois que iam chamar um figo aos teus palhaços.. Luis, já existem hoteis caninos, está na hora de abrires um hotel para peixes! ![]() Abraço |
|
|
|
|
|
#12 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Lool, a ideia ate parece ter futuro.lool
Infelizmente os palhaco ja nao estao comigo, morreram devido a ataques constantes do meu chromis junto com alguma falta de cuidado com as trocas de agua bruscas.
|
|
|
#15 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Boas
Hoje de manha quando me dirigi a uma loja que vende vidros e pedi um orcamento para este aqua a fim de comprar ja para o comecar a montar qual nao é a minha surpresa quando me dao um orcamento para vidro de 8mm de mais de 50€. Eu ja tinha pedido uns orcamentos noutras lojas mas do porto e tinham-m falado em cerca de 30€ sem arestas. Alguem me pode dizer se este preco esta acima do valor de mercado ou sou eu que estou muito mao de vaca?
|
|
|
#16 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Boas,
Apos uma pequena pesquisa na net verifiquei que já varias pessoas usam o mesmo movel que eu irei usar para o aqua no entanto existem varias criticas sobre o mesmo pois nao inspira muita confianca. O movel em questao é do ikea e aparentemente é bastante resistente mas sera que aguenta com um aquario em cima? eu irei tirar as prateleira do meio para meter la a sump e umas portas a tapar tudo. Espero opinioes para ver se vale a pena prosseguir com este projecto ou se é melhor comecar a pensar numa nova alternativa.
|
|
|
#17 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 22-07-07
Comentários: 1,106
|
IvoAo retirares a estrutura cental,estás a tirar a resistência ao móvel...contudo esse factor só è condicionante em função da medida (quais)...e não esqueças que tens de ter cuidados redobrados com ele (a àgua è sua inimiga). Pese embora a estrutura do meu àqua seja em tabopam de 22mm folheado a mogno e hà 32 anos aguente com 1t,aconselhava-te uma estrutura em metal. Fica bem Jorge Neves |
|
|
|
|
|
#18 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Boas!
Ivo esquece isso! eu tenho um igualzinho, estava na minha loja de Viana com ciclideos, bastou um mês para começar a descascar e a deformar completamente! E eu nao tirei a estrutura do meio! essa tábua parece forte mas não é, se cortares a meio s\ao duas folhas ai com 4 milímetros de platex e o enchimento é papelão! |
|
|
|
|
|
#19 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Boas,
Entao vou ter de comecar a pensar numa alternativa pois a nao ser neste movel vou ter alguns problemas pois nao sei mesmo onde encaixar um aqua novo e o meu é pequeno de mais. Vou ter de comecar a pensar numa alternativa qualquer.
|
|
|
#20 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 07-07-06
Comentários: 764
|
Ivo, de facto esses móveis não se devem usar para colocar aquários em cima. Caso comprasses o móvel com o aquário juntos e que sejam que uma marca confiável e de grande qualidade podias usar, desde que não uses muita rocha (tal como eu faço), agora móveis desses que não foram preparados para aquários, nem pensar. E caso tivesses um aquário com móvel como o que eu disse; nunca tires as prateleiras nem faças alterações.
|
|
|
#21 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Obrigado pelo conselho.
Se voces nao me dissesem nada muito provavelmente para a semana ja estaria td montado e dps andaria a tua para arranjar uma solucao pois como foi descrito o movel desfaz-se com o tempo.
|
|
|
#22 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
E olha que não é preciso muito tempo!
O meu com um aquario de 100 litros de agua doce, bastaram 2 meses.. foi para o lixo, nunca pensei, mas ficou podre mesmo... Agora tenho aqui um igual, que só tem um aquario vazio pousado em cima e só de levar com sol já descascou todo.. Porque que não fazes um movel em ferro?! não fica nada feio e sempre podes por umas portas! Assim por alto, gastas uns 20 ou 30 euros.. fazias logo com suporte para as lampadas e tudo! podes sempre fazer a medida certa para o sitio certo.. etc... Claro que se mandares fazer fica mais caro, mas nada que umas horas de rebarbadora e aparelho de soldar não resolvam! Abraço |
|
|
|
|
|
#23 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Citação:
è precisamente akilo que vou fazer. Assim aproveito e aumento o aqua para 90cm de largura por 45 de altura por 40 de fundo. Ficando um aquario com umas medidas mais generosas.
|
|
|
|
#24 (permalink) |
|
Membro Senior
![]() Registrado em: 19-06-08
Comentários: 173
|
Bom, um pouco atrasado, mas ainda respeitante aos moveis do IKEA, é verdade que são fracos para aquários, mas também não se pode dizer que apodrecem. eu tenho um cubo de 100 litros numa daquelas mesas de 5€ a bem mais que 2 meses e nem sequer mostra sinais de "desgaste", está direita e nem uma bolha de empolado, temos de ter é muito cuidado com a água. Antes deste tive um móvel de cozinha de 1 metro com um aquário durante 3 anos e quando o desmontei parecia chegado da loja, esse no entanto e devido ao tamanho, fiz-lhe um reforço da estrutura com uma coluna central, mas.... posso ter tido sorte. Havendo possibilidade, aconselho realmente uma estrutura mais resistente o ferro como já foi descrito é óptimo, com um bom primario e tinta própria dura uma vida.
|
![]() |
| Tags |
| aqua, novo |
| Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Duvida acerca do substrato para um novo AQUA | Antonio Rodrigues | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 10 | 20-10-08 19:29 |
| Movel em madeira para novo aqua..... | Micael Alves | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 9 | 10-04-07 09:42 |
| Novo Aqua P/ Pterois Volitans | Carlos Barbosa | SETUP´S de Aquarios | 17 | 17-10-06 11:06 |
| Iluminação para o meu novo Aqua | Ricardo Santos | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 5 | 16-03-06 12:37 |
| Estou a montar aqua novo....opinioes precisam se | Pedro Jorge Pacheco | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 6 | 14-03-06 00:35 |