aquariofilia marinha - REEFFORUM  
Fórum de Mergulho

Voltar   aquariofilia marinha - REEFFORUM > AQUARIOFILIA MARINHA > Peixes, Corais, Invertebrados e Algas

Notícias

Peixes, Corais, Invertebrados e Algas Área sobre os peixes, Corais, Invertebrados, Macro algas e Micro algas. Identificação, Doenças, Compatibilidade, Alimentação, Comportamento, Condições de Manutenção, Características, Habitats, etc....

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
Antigo 27-06-09, 01:10   #1 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 319
Diatomáceas

Boas

Ando à vários meses (4) a ver se me consigo livrar das diatomáceas. Alguém me pode dar uma opinião?

Tenho feito TPA regulares de 120L, não tenho nitratos, nem fosfatos. Uso água de osmose.

Aqua:

120x80X60
Escumador ATI BM250
Iluminação 10x54W ATI (fizeram este mês 6 meses de uso)
Período de iluminaçáo: 6 horas brancas, 8 horas actinias
Circulação: 2 Nano Steam 6040 e 3 sun sun de 6000Lh

Cumprimentos

Rui Nunes
Rui Silveira Nunes está offline   Responder com Citação
Antigo 27-06-09, 01:26   #2 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 940
Re: Diatomáceas

Citação:
Colocada por Rui Silveira Nunes Ver Post
Boas

Ando à vários meses (4) a ver se me consigo livrar das diatomáceas. Alguém me pode dar uma opinião?

Tenho feito TPA regulares de 120L, não tenho nitratos, nem fosfatos. Uso água de osmose.

Aqua:

120x80X60
Escumador ATI BM250
Iluminação 10x54W ATI (fizeram este mês 6 meses de uso)
Período de iluminaçáo: 6 horas brancas, 8 horas actinias
Circulação: 2 Nano Steam 6040 e 3 sun sun de 6000Lh

Cumprimentos

Rui Nunes
Viva Rui,

E silicatos já testaste ?

Abraço

"The definition of spooky: Things that don't fit into 3D!" Kryon, Jan 2009
Gonçalo Rio está offline   Responder com Citação
Antigo 27-06-09, 01:36   #3 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 1,236

Bem vindo ao clube..

tenho andado na tentiva de as eliminar, ainda não o consegui completamente...

no entanato acho que o que eu tenho é dinoflagelados e não diatomáceas (editei depois de investigar mais um pouco), são fácilmente confundidas....talvez seja o teu caso...

tive até de me desfazer da minha dsb para aumentar os nitratos...
depois comprei uma "bomba" de escumador um atb small cone com uma airstar (da amesma askoll que os red dragon, modificada pela atb) 1500 que faz 1500 de ar e 3500 de água...

ainda pior...
hahaha

há quem deixe de fazer tpa's para as eliminar, estás com o sindrome da água pura demais...
lol
e se for o caso de teres os tais dino...flagelados

A água de omose pode conter silicatos, e mais ainda no seu arranque, tenta fazer mais litros de água possivel e mede o TDS da coisa isso pode estar estragado..
nunca se sabe...

O meu caso era o problema da água de osmose, e da tremenda evaporação que eu tenho (talvez....ou fosfatos na agua de osmose sincemrante nem seimas nos testes dá sempre 0...nicles), de cada vez que arrancava a osmose espetava com valores altos de solidos disolvidos (talvez silicatos), comprei resina da tal DI e agora tenho sempre tds a 0...quer dizer no arranque sobe para 4-5 mas baixa logo para zero...

tenho tido decréecimo nas algas...
existem milhares sde espécies de dinoflagelados, são fácilmente confundidos com as diatomáceas, algumas venenosas que partilham em simbiose o seu interior com bacterias que as tornam tóxicas, e com algum nitrato estas bactérias multiplicam-se e fazem explodir as mesmas...
curioso não?

ler aqui:
http://www.revbiolmar.cl/resumenes/v382/382-57.pdf
e aqui:
Blogs @ Reef Central How to get rid of dinoflagellates
acho que tens de ter a senha do reefcentral...

Minha webcam, temporariamente on e off...
http://reeftv.dyndns.tv:86

Última edição por António Vitor; 27-06-09 às 04:00.
António Vitor está online agora   Responder com Citação
Sponsored Links
Antigo 27-06-09, 02:14   #4 (permalink)
Membro Identificado

Citação:
Colocada por Gonçalo Rio Ver Post
Viva Rui,

E silicatos já testaste ?

Abraço
Com o teste da salifert dá 0, mesmo assim ainda meti resinas anti fosfatos e silicatos.

Quanto à osmose, substitui todos os filtros....

Mesmo assim o raio das algas não desaparecem....
Antigo 27-06-09, 03:30   #5 (permalink)
Membro Identificado

pois não deve ser diatomáceas mas dinoflagelados um protozoário, o tal que se não estou em erro provoca as tais proibições da apanha de marisco... (editei os meus anteriores posts)
bacterias no interior da sua celula que produzem toxinas...

são esses que gostam de ambientes com pouca poluição e são esses (de outras espécies) que convivem com os corais...
nem sei se precisam de silicatos na agua sinceramente pensava que pertenciam ao mesmo grupo das diatomáceas mas há dferenças...

Antigo 27-06-09, 03:56   #6 (permalink)
Membro Identificado

"Os dinoflagelados são um dos grupos mais abundantes no plâncton marinho e, como na sua maioria são autotróficos, têm um importante papel na produção primária do globo. No entanto, algumas espécies são responsáveis pelas marés vermelhas: em condições favoráveis de temperatura e nutrientes..."
ver na wikipedia

ou seja nunca ninguém se lembra destes, mas tal como nos oceanos deve abundar nos nossos aquários..não?

Antigo 27-06-09, 04:04   #7 (permalink)
Membro Identificado

já vi que tens isso há muito tempo....pois só pode ser dinoflagelados,..
Algas (nao consigo me livrar destas)

Antigo 27-06-09, 09:40   #8 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 318

Boas.

Um amigo meu e nosso colega aqui no forum teve exactamente o mesmo problema, durou vários meses. Tentou de tudo, ou quase tudo. A única forma que encontramos para desaparecerem foi retirar toda a rocha do aquário, raspar dentro de uma bacia com água natural, aspirar todo o areão e por fim uma troca brutal de água. Claro que isto nos custou uma tarde inteira de sábado. No final valeu a pena, até hoje e já lá vão vários meses.
Diactomáceas jamais...

Acho que podes encontrar mais exemplos no fórum, inclusivé existe um produto da chemi pure que dizem que resulta, o Ernesto mandou vir uma embalagem dos EUA, mas acabou por não ser necessário.

Boa sorte nessa luta, não é fácil!

セルソバストス
CelsoBastos está offline   Responder com Citação
Antigo 27-06-09, 12:50   #9 (permalink)
Membro Identificado

As minhas têm vindo a reduzir com o aumento para niveis baixos de nitratos, neste momento, finalmente após muito esforço consigo detectar nitratos, 5 ppm, a minha dsb sempre funcionava bem...

o aumento dos nitratos mostra-se benéfico...curioso...pode estar relacionado com outr elemenbto se tornar no inibidor dee crescimento....por exemplo os fosfatos, e esse artigo que referi estar completamente errado, os biologos também se enganam...

só com um microscópio podes saber do que se trata...pelos bons parâmetros palpita-me nos dinos, que se mexem...sério...

sei que com água em boas condições não significa que as consigas eliminar...

Isso dee terem retirado as pedras todas e raspado pode ter matado muita coisa que elevou os nitratos, logo de seguida, e não foi própriamente da lavagem...mas do aumento subsequente dos nitratos, não sei se me faço entender...

ou seja concerteza que teria esporos ainda dos dinos a circular, e estes são EXPLOSIVOS em relação ao crescimento, se nunca mais apareceram pode ter sido o caso, estou a acumular evidências que é precisamentee uma negligência do aquário (ligeira) que por vezes os fazem desaparecer...

chamaria esta a anti alga, a tal que toda a gente combate como sendo as outras....mas que é diferente das outras...

elas parecm-me estar sempre na retirada desde que comecei com o meu escumador diy há algum tempo, sempre a reduzir mas desaparecer...nunca... continuam na retirada com as resinas pós osmose...também...cada vez tenho menos...não sei até que ponto se alimenta do DOC, acho que também o fazem...

O único animal que vejo comer isto é o meu ouriço...se é que come realmente isto...

assim sendo nem precisam de nitratos fosfatos...e um bom escumador pode ser útil...
tenho do melhor que pode existir... (já não é o diy) mas as coisas não são imediatas, há que ter muita paciência, e eu tenho que sobre...aliás gosto disto por isso mesmo, se fosse fácil tinha já partido para outro hobby...

Última edição por António Vitor; 27-06-09 às 15:12.
Antigo 27-06-09, 15:53   #10 (permalink)
Membro Identificado

Refletindo mais no assunto, sei que esta alga é vulgar aparecer mais tarde...

Será que com o teempo e com o acumular dos DOC dissolved organic compunds, esta vantagem completamente distorce a concorrência das algas para o lado das dino?

talvez....

terem retirado as algas das rochas é sempre uma boa ideia, exportar nutrientes, não queremos a mudança de uma alga para outra, e na morte das mesmas algas, acho que deveria elevar os DOC...e não só...

tenho reparado um aumento a nivel de carga orgânica por parte dos seres invisiveis do meu aquário..não uso ozono, mas gosto de ler a leitura do redox, que tem vindo a cair desde que as ditas começaram a recuar...

e acreditem que tenho uma boa circulação superficial...tremenda como salpicos por todo o lado...

possivelmente desfazendo-se entram na coluna de água como doc, agora é a altura certa para ter um dos tais escumadores Avatanjados...digo eu...este doc é consumido por bactérias e etc....que consomem oxigénio...

o meu escumador diz que é pra aquários de 2500 litros, é dos melhores escumadores que o dinheiro pode comprar, um ATB com um bomba semelhante (quitada pela ATB da askoll) das que equipam os BK, só que como é cónico ainda manda mais ar (menos pressão na bomba), o meu aquário tem apenas 360 litros, ok a minha sump deve levar na boa 150...
se tiver 500 litros deve ser muito...

O problema deste escucmador é que nunca pára...nunca vi este a ter interrupções, o que é demonstrativo de escumador subdimensionado, que claro está não é...

portanto é da muita carga orgânica que tenho e que vai sendo recriada pela desintegração das tais algas...não tenho muitos peixes...e corais estsão sempre bem...embora não tenho andado a gostar muito das extenções a medo dos polipos de alguns corais...

Antees do escumador diy, com o tal escunmamdor fraquinho que tinha, a dsb deu conta do recado, o problema é que houve mesmo acumulação dos doc.
mesmo sem nitratos e que tais...

Isto é TREMENDAMENTE complexo, e sinceramente não há uma respsosta certa....

é óbvio que as algas podem morrer de muitas maneiras, e estar a dizeer que é a variável A ou B é estar a atirar tiros para o escuro...
sei que pelo menos vou no caminho certo, prefiro recuos lentos mas recuos e saber o porquê....do que rapaidos seem perceber bem as causas....ou causa....

que não se configura bem com o lema dos DOC é a ausência de material do tipo nitatos e que tais (elementos azotados e fosfatos), possiveelmente a população das Dino creescem até se equilibrarem com o que existe...os DOC, mais produção de DOC mais crescimento das algas, mas sem chegarem sequer a serem processados...

dira que assim até poderia estar errado a minha observação da minha DsB estar a funcnionar beem....se calhar não era a DSB a retirar os nitratos...
eram as algas aacumular nos seeus tecidos....os doc's que nem tempo tinham de se converter....

com o tmepo vai acumulando doc nos seeus tecidos e com o tempo com escumadores fracos, vai se acumulando doc....o sentido inverso, é demorado, mas como snoto um recúo...agora é esperar e acreditar que nitratos mais altos seja evidência não do fim da DSB mas no recuo das ditas algas...

tenho chaetomorpha ainda mas tem estado mais lenta desde que tive estsa invasão...pelos baixos nutrientes nitratos e outros...
como podes ver não sei bem o porquê do recuo das ditas...

Antigo 27-06-09, 17:11   #11 (permalink)
Membro Identificado

Tenho chaetomorpha tb na sump, mas nunca cresceu.....
Antigo 27-06-09, 17:22   #12 (permalink)
Membro Identificado

pois, para isso acontecer tem de ocorrer o consumo dos tais DOC, que nem sei como se podem medir...e depois nunca fica nada sequer para as bactérias do ciclo do azoto. qunato mais para as chaeto...

talvez indirectamente com um aparelho de ORP, muito doc muitas bactérias muito consumo de oxigénio, se bem que o orp não é bem o oxigénio dissolvido, mas as moléculas orgânicas puxam os valores para baixo...dá para teres uma ideia,

é complicado...mas calculo que seja esse o caso, as tais algas consomem os doc e crescem deixando a chaeto á fome...

o teu escumador está sempre a escumar bem, se não tiver interrupções, podes ter o escumador subdimensionado, um bom escumador deverá ajudar.

eu a ler em muitos forums deparei-me com n curas, algumas que reesultaram talvez por coincidência...não seei...

pH alto, nitratos ligeiramente altos, reduzir as TPA's, cortar a luz durante uns dias...etc...

Antigo 29-06-09, 20:12   #13 (permalink)
Membro Senior

Users Flag!

Comentários: 242

Olha,
as minhas conforme apareçerem assim desapareçeram.

Mas se quiseres acelerar o processo.

Faz uma pesquisa, á bichada que dá conta disso.

Boa base de dados de especies: http://www.liveaquaria.com/
Carlos Conde está offline   Responder com Citação
Antigo 29-06-09, 22:06   #14 (permalink)
Membro Identificado

depende da espécie, nem teemos a certeza se é realmente diatomáceas se dinoflagelados, parece que muitia gente see esquece deste último...
e dentro destes grupos cada um tem milhares de espécies....

alguns são venenos, a bicheza morre ao comer aquilo, ou tem de ser carro de combate tipo ouriço...
A única coisa que me come aquilo é o ouriço mais nada toca naquilo. achho que não devo ter o tipo venenoso, não tive mortalidades...

Antigo 30-06-09, 01:38   #15 (permalink)
Membro Identificado

Também não me morreu nada, os corais e os peixes estão na maior

Última edição por Rui Silveira Nunes; 30-06-09 às 01:55.
Antigo 01-07-09, 22:42   #16 (permalink)
Membro Identificado

Citação:
Colocada por António Vitor Ver Post
depende da espécie, nem teemos a certeza se é realmente diatomáceas se dinoflagelados, parece que muitia gente see esquece deste último...
e dentro destes grupos cada um tem milhares de espécies....

alguns são venenos, a bicheza morre ao comer aquilo, ou tem de ser carro de combate tipo ouriço...
A única coisa que me come aquilo é o ouriço mais nada toca naquilo. achho que não devo ter o tipo venenoso, não tive mortalidades...
Se um ouriço resolve, tenho de arranjar um (diadema, talvez?). Já tive foi uma má experiência com um ouriço, morreu e poluiu o aquário de uma forma que fez um crash, mas tavez tenha tido azar...

Cumprimentos

Rui Nunes
Antigo 01-07-09, 23:13   #17 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 112

Boas,

o meu aquário também andou a passar por uma má fase de diatomáceas. Tive um periodo largo com má escumação e excesso de carga orgânica e as diatomáceas sempre em força.

Tenho um ouriço e não lhes toca. A única coisa que faz é ficar com os corais (que estão soltos) colados às costas e arruinar-me a paciência

Até agora tenho conseguido controlar, não a 100% mas quase, através de TPAs regulares com aspiração da sump, aspiração do substrato e da RV onde se encontram.

Abç
Hugo
Hugo Duarte está offline   Responder com Citação
Antigo 01-07-09, 23:55   #18 (permalink)
Membro Identificado

O meu ouriço come pelo menos estas que tenho, é um diadema sim...esta espécie dificilmente ficaria com corais em cima,pelo menos a mim nunca tal me aconteceu.

Nestas tentativas de reduzir as algas, tive um BOOM no crescimento dos corais, alguma coisa estou a fazer bem...

tenho aqui corais do tipo pratos (montiporas entre outras) que me cresceram na boa 1 cm na ultima semana pelo menos

uma explosão tremenda...
acho que é consequência da colocação das resinas depois da osmose, não sei que porcaria vinha na minha água que a osmose não retirava...
e claro do ATB small cone ...um bom escumador...e das trocas de água que tenho feito seemanais, 10%...

Resposta

Tags
diatomáceas

Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Comentários