![]() |
|
|||||||
| Discussão Geral, Técnica e Equipamento Discussão geral, montagens , duvidas sobre instalação e funcionamento de equipamento , sistemas e tecnicas, manutenção. Pede opiniões e esclarece dúvidas. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico | Modos de Exibição |
|
|
#1 (permalink) |
|
Membro Junior
![]() Registrado em: 22-01-10
Comentários: 17
|
Ajuda iluminação
a todosEstou a montar um aquário de água salgada e cheguei na parte de planear a iluminação, por isso preciso dos vossos preciosos conselhos. O meu aquário é de 280 litros reais e vou querer no futuro ter corais. Ele veio com uma calha de 4x39W mas para seguir a regra de 1W/litro comprei uma outra calha de 2 x 96W. Actualmente tenho mais W que a litragem(348W). O meu problema é quanto a moonlight que eu queria implementar. Na minha ignorancia tenho as opções : 1º. Desmontar a calha de 4x39W e colocar um interruptor para 1 actinia.(ela no momento tem 2 interrutores, um para cada par de lâmpadas) 2º. Comprar uma outra calha e colocar 2 actinias.(ficariam 3 calhas em cima do aquário) 3º. Desmontar tudo e criar uma única estrutura(calha) Se colocar 2 actinias na calha de 4x39W ficaria com 2x39 + 2x96 = 270W. 10W a menos que a litragem total, se for o suficiente essa é a melhor opção para mim, mas não sei... Podem ajudar ? ![]() Obrigado. |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) | |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 06-03-06
Comentários: 190
|
Re: Ajuda iluminação
Citação:
Posta ai as medidas do aquario .Ficava melhor uma so calha,idealmente 6 ou 8 x39wconforme a largura do aquario e o tipo de corais que petendas manter. se tiveres jeito para bricolage praticamente só precisas da estrutura de aluminio para montares o material. |
|
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Membro Junior
![]() Registrado em: 22-01-10
Comentários: 17
|
Olá Luis
A calha de 2x96W é essa :Calhas PLL - Aquariofilia.net O aquário é 100(Comp)*60(Lar)*55(Alt). Tenho uma pessoa que faz a parte de bricolagem para mim se for o caso. |
|
|
|
| Sponsored Links |
|
|
#4 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 06-03-06
Comentários: 190
|
Boas mais uma vez,tambem tens a opção de por mais outra 2x96w ficando assim com uma luz brutal.
Se existir lampadas dessas com mais kelvins(15000 para cima) era optimo . Não me lembro onde vi lampadas dessas ,metade azul metade branca ,mas é uma questão de procurares em lojas .Mas tenta recolher mais informaçãoes acerca do uso dessas lampadas em reefs,porque eu não me lembro de ter visto nenhum reef com esse tipo de iluminação(pll).Se optares por t5 ,eu punha 8x39w devido á largura .
|
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 08-10-05
Comentários: 703
|
Boas,
apesar de muita gente dizer que essas lâmpadas não davam para reef, eu sempre as usei com sps e até com uma tridacna máxima no substrato. Acredito que sejam menos eficientes, mas que dá, dá. Vou mantê-las a funcionar no fragário. Uso 440W (8x55W) num aquário com cerca de 300l. No entanto, por todos usarem T5, se fosse hoje teria optado por T5 uma vez que existem em maior quantidade e variedade no mercado. Já para não falar dos balastros e afins que quando se avariam são mais difíceis de encontrar. |
|
|
|
![]() |
| Tags |
| ajuda, iluminação |
| Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Ajuda na iluminação | Paulo Favinha | SETUP´S de Aquarios | 5 | 26-01-10 16:21 |
| Ajuda Iluminação | miltonalcaide | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 6 | 21-04-09 21:57 |
| Ajuda em Iluminação | Ricardo Carpinteiro | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 4 | 10-09-08 18:54 |
| Iluminação -AJUDA | CarlosMSousa | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 2 | 08-07-08 12:22 |
| Ajuda Iluminação | Marco Melo | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 3 | 15-06-08 13:02 |