aquariofilia marinha - REEFFORUM  
Naturline

Voltar   aquariofilia marinha - REEFFORUM > AQUARIOFILIA MARINHA > Discussão Geral, Técnica e Equipamento

Notícias

Discussão Geral, Técnica e Equipamento Discussão geral, montagens , duvidas sobre instalação e funcionamento de equipamento , sistemas e tecnicas, manutenção. Pede opiniões e esclarece dúvidas.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
Antigo 06-02-10, 13:43   #1 (permalink)
Equipa RF

Users Flag!

Comentários: 278
O que é Fixe e o que não é

Porque aquilo que era fixe à 2 anos agora ja não é, aqui vai uma lista com as coisas que acho fixes, e outras que nao. Como a ideia original não foi minha vou deixar o link para o artigo original. Assim, aqui vai a lista:

1. LEDs não são fixes!

A menos que se tenha um nano, não me parece que tenham grande futuro. As potencias luminosas necessárias para um aquario de SPS são demasiado grandes para os LEDs. O rendimento é demasiado baixo, e os preços demasiado elevados. Enquanto o rendimento não for superior às HQI não são solução. Rendimento max 100 (lumens/W)
1. Lampadas de Plasma são fixes!!!!

Ainda não se encontram á venda com facilidade, mas vai ser o futuro. Rendimentos elevados. Quase o dobro das HQI. Chegam a ter rendimentos de 200 lumens/W.

Plasma Light Bulb
About LiFi® & Light Emitting Plasma™
Aqua Illumination / Luxim Plasma Light Emitter Impresses with Spread
2. Closed Loops e bombas internas não são fixes!

Motores para closed loop que consomem 130W de 8000L/H não são nada fixes. São enormes e normalmente ruidosos. As bombas de circulação antigas gastam demais para a circulação que fornecem. As novas bombas de circulação gastam pouco para a circulação que forncem, masn ao são fixes por causa do espaço que ocupam dentro do aqua.
2. Vortechs são MUITO fixes!!!!

Ocupam muito pouco espaço dentro do aqua e gastam pouco. Têm todas as opções de controlo que se possam imaginar, sincronizam umas com as outras para as várias opções de fluxo.
3. Paredes de rocha não são fixes!

A rocha ocupa muito espaço, dificulta a circulação e deixa pouco espaço para os peixes nadarem e para corais.
3. Hardscapes abertos são fixes!

Muito espaço para corais, peixes e boa circulação.
4. Fragários são fixes

O lugar dos frags é no fragário, no aqua principal ficam os corais. Fazer do aquario um fragário é foleiro
5. Aquarios sem travessas são fixes

As travessas e muita cola enquadram demasiado o aqua dando a sensação de que o aquario é menor. Sem travessas dá um aspecto mais limpo.
6. Balling é fixe!!!

Permite o controlo total dos parametros no aquario.
6. Reactores de Calcio e Kalk não são fixes.

Os reactores de Kalk são demasiado limitados em aquarios de SPS. Os de Calcio demasiado complicados.
Espero que gostem. Dêm as vossas opiniões.

PS: Adaptado do artigo original "Current Ins and Outs of Reef Aquaria"
Imagens Anexadas
Tipo de Arquivo: jpg MP40w.jpg (27.8 KB, 254 visualizações)
Tipo de Arquivo: jpg 13-4waywithplumbingpump.jpg (76.8 KB, 253 visualizações)
Tipo de Arquivo: jpg Gordon_s_Reef_2009-03_146.jpg (35.4 KB, 254 visualizações)
Tipo de Arquivo: jpg IMG_5500.jpg (42.9 KB, 260 visualizações)
Tipo de Arquivo: jpg Image1.jpg (27.1 KB, 254 visualizações)
Tipo de Arquivo: jpg 489418012_1caa8fe64a_o.jpg (16.8 KB, 253 visualizações)
Tipo de Arquivo: jpg Image2.jpg (14.2 KB, 4 visualizações)
Tipo de Arquivo: jpg DosingPumpUnit.jpg (8.3 KB, 253 visualizações)
Tipo de Arquivo: gif Deltec%20Calcium%20recators.gif (58.2 KB, 253 visualizações)
Tipo de Arquivo: jpg aquaray_tile.jpg (45.8 KB, 254 visualizações)
Paulo Gordinho está offline   Responder com Citação
Antigo 06-02-10, 13:50   #2 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 979
Re: O que é Fixe e o que não é

Ora aí está um post sui-géneris e por ventura polémico .
Vou-me instalar na poltrona e assistir ao debate

Jorge Neves
Jorge Neves está offline   Responder com Citação
Antigo 06-02-10, 14:11   #3 (permalink)
RF Moderador

Comentários: 1,070

Citação:
Colocada por Jorge Neves Ver Post

Jorge Neves
Olá Jorge

Não adormeças

Até se torna um post interessante, porque com o evoluir dos tempos, as marcas vao evoluindo, criando materiais mais apeteciveis, com menores consumos,mas que ao mesmo tempo, ainda surgem caros para o nosso mercado, porque como infelizmesnte este hobbie, vive de modas, eles aproveitam-se e carregam nos preços.
Mas não há duvidas que vieram contribuir para aquarios mais harmoniosos e eficazes.
Contundo, continuam a haver aquarios belissimos com material antigo e com metodos mais "rudimentares".
E o teu é um exemplo disso, pois ja reparei que es adepto dos metodos tradicionais, e deixares de lado as loucuras das modas

Abraço
Paulo J. Oliveira
Paulo J. Oliveira está offline   Responder com Citação
Sponsored Links
Antigo 06-02-10, 15:48   #4 (permalink)
Membro Junior

Users Flag!

Comentários: 23

Hummm... concordo com tudo excepto o referido no ponto 1.

O problema dos LEDs para alem do investimento inicial ser mais caro (facilmente recuperado devido a ser o tipo de iluminação com o consumo mais baixo de electricidade e sem necessidade de haver troca de lâmpadas pelo menos até +/- 10 anos) é também que geralmente são incorrectamente utilizados e mal calculados ou dimensionados.

Para alem que não podemos comparar Watts de LED com Watts de outro qualquer tipo de iluminação, posso dizer que nos meus últimos 8 meses de aquariofilia em salgados fiz bastantes testes, experiencias, consultas de mercado, etc. nesta área e actualmente existem LEDs bastante acima dos valores de 100 Lumens apresentados e quando bem aplicados e dimensionados dão resultados excelentes e a meu ver até em alguns casos melhores que qualquer outro tipo de iluminação existente anterior.

Vejam este exemplo deste LED:

Este não é dos maiores foi somente um exemplo que tinha aqui a mão devido a testes recentes que fiz, existem outros que ja vi até de 700 e 1000 Lumens e com menos Watts por LED, logo a relacao Lumens p/Watt maior ainda.

Atenção que estamos a falar numa relação de lâmpada pequena (LED aqui) com poucos Watts e muitos Lumens, claro que outro tipo de lâmpadas com potencias superiores a 100W podem e dão mais Lumens, mas aqui a ideia é comparar pouco consumo de Watts VS muitos Lumens, não sei se percebem?
Baltasar Parreira está offline   Responder com Citação
Antigo 06-02-10, 16:46   #5 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 691

,

excelente ideia, dizermos o que achamos bom e mau, o problema, na minha opinião, claro, é que especialmente neste passatempo quase nada é branco ou preto. A maior parte das coisas são cinzentos e ainda por cima escuros e claros é pá gostei desta analogia, onde é que já ouvi isto

Mas gostava de dar a minha opinião relativamente:

Aquas - sem as ditas travessas francesas podem ser perigosos, claro que tem a haver o tamanho com a espessura. Se tiveres um aqua grande sem travessas terias de ter uma espessura de vidro que deixaria de ser funcional.

Reactor de calcio - com a ajuda do Rogério consegui fazer um. Comparativamente aos resultados que tinha antes de o ter são enormes, diria mesmo sem comparação possivel. E a verdade é que não me tem dado nenhum trabalho, muitissimo simples, mais uma vez é a minha opinião prática.

Abraço
António
António A Silva está offline   Responder com Citação
Antigo 06-02-10, 16:51   #6 (permalink)
Equipa RF

Users Flag!

Comentários: 278

Citação:
Colocada por Jorge Neves Ver Post
Sem duvida essa a ideia Jorge. Vamos ver se não me chamam muitos nomes

Citação:
Colocada por Paulo J. Oliveira Ver Post
... continuam a haver aquarios belissimos com material antigo e com metodos mais "rudimentares".
Os métodos antigos são válidos e funcionam. Não me interpretem mal. Só não são é "fixes"

Citação:
Colocada por Baltasar Parreira Ver Post
Este não é dos maiores foi somente um exemplo que tinha aqui a mão devido a testes recentes que fiz, existem outros que ja vi até de 700 e 1000 Lumens e com menos Watts por LED, logo a relacao Lumens p/Watt maior ainda.
Esses dão cerca de 72 Lumens/W. As lampadas de plasma começam nos 120lumens/W e chegam aos 200 l/W e com duração de 40000 horas. Para aquarios grandes, com 800 ou mais litros, os LED não vao ser solução tão cedo. Por outro lado, tirando o preço, as lampadas de plasma são ideiais. Têm pelo menos o dobro do rendimento.

abraços
Paulo Gordinho está offline   Responder com Citação
Antigo 06-02-10, 17:51   #7 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 460

Boas Paulo.
Muitas das vezes o facto das coisas serem fixes ou deixarem de ser, e muitas ás vezes nunca o chegam a ser, estão condicionadas por diversas razões.
Muitas delas são tecnologias recentes que ainda têm muito para desenvolver, e o seu uso neste momento ou é caro ou ainda não atingiu os parametros para que seja viável ás exigencias da aquáriofilia.
Outra das situações deve-se ao facto de muitos de nós por razões economicas não podemos optar por elas, ou então por razões de espaço, não as podemos por em prática.
De seguida vou dar a minha opinião ponto por ponto.
1º LED'S E LAMPADAS DE PLASMA - Tecnologia ainda recente, cara e ainda com muito para desenvolver de modo a cumprir as exigencias.
2º CLOSED LOOPS /OPÇÃO VORTEC - São dois exemplos com pouco uso entre nós. Os closed loops, como disses-te e bem, são ruidosos carecem d alguma "engenharia para montar e têm os custos de electricidade que se sabe. As Vortec, não se se serão a melhor opcão, são caras, de inicio houve os problemas com ruidos, requerem aquários com alguma dimenção. Têm a grande vantagem de ocuparem pouco espaço.
3º DISPOSIÇÃO DA ROCHA - Não vou entrar neste tema, porque é uma questão de gosto de cada um, e de dimenção de aquário.
4º FRAGÁRIO - Gostava de ter, mas não tenho espaço, nem sito onde colocar um.
5º TRAVESSAS EM AQUÁRIOS - Como já foi dito, um aquário sem travessas, torna-se mais caro devido á grossura dos vidros nesseçária, muitas vezes a solução passa por vidros laminados (extremamente caro). Tb gostava de ter
6 BALLING - Está na moda. Apesar de ser um método já com alguns anos, só agora começou a pegar. Dou o exemplo do ZEOVIT, quando apareceu toda a gente queria aquelas cores de corais etc, etc,...e depois?....agora já não presta?...ou será que é um método extremamente rigoroso de seguir e muitos de nós não temos paciencia para isso?
Também não é barato, as bombas doseadoras são caras, os produtos não são baratos, e requer algum cuidado com as doses aplicadas.
Será fixe durante quanto tempo?
NO FIM DISTO TUDO O MAIS IMPORTANTE É QUE QUANDO HOUVESSE COMENTÁRIOS AO METODO "X" E Á TECNOLOGIA "Y", QUE FOSSE FEITO COM CONHECIMENTO DE CAUSA E NÃO PORQUE ESTAMOS A EXPRIMENTAR ALGO Á MEIA DUZIA DE DIAS...JÁ É FIXE.
Concluindo, acho que havendo tempo, espaço e dinheiro, tudo será mais ou menos fixe.
Até ver, cada um continuará a adaptar os seus sistemas de acordo com as suas capacidades e continuaremos sempre abertos a novas tecnologias e novos metodos de acordo a melhoramos e aprefeicoarmos os nossos aquários.
Esta é a minha opinião, o que não quer dizer que esteja em desacordo com alguns métodos e tecnologias aqui apresentadas.
Um abraço.
Antigo 06-02-10, 18:42   #8 (permalink)
Membro Junior

Users Flag!

Comentários: 23

Bem como defensor dos LEDs ehheh , só tenho a dizer que uso no meu nano de 90Lt como podem ver neste meu post aqui:

http://www.reefforum.net/156586-post1.html

Estou muito satisfeito e tenho excelentes resultados, mais alem de quando só tinha uma HQI de 150W e a T5 actinica de 24W.

Tenho feito calhas maiores para aquários de 1,5m também com óptimos resultados, mas é claro maior implica mais LEDs e compreendo que o custo ao ser maior seja proibitivo para alguns, mas também vejo que as soluções XPTO de grandes marcas tipo, ATI, Aqua Medic, etc. para grandes aquários são coisas nunca abaixo dos 1000 eur, ora com esse dinheiro consigo por muitos LEDs até fazer uma boa equivalência as calhas HQI e até ficar mais barato, não falando que cada vez que se troca de lâmpadas lá vão +/- outros 500 eur.

Claro que existe a solução barata das T5 que a meu ver é muito boa, mas para mim tem o factor que é uma luz que espalha demasiado, mesmo tendo bons reflectores e sou incapaz de estar a ver a minha TV na sala e ter umas T5 ali ao lado ligadas... , não falando que acho que certas lâmpadas T5 ao contrario das HQI e LEDs não tem uma luz muito natural e alteram o aspecto natural e normal dos corais e peixes dentro do aquário, mas são opiniões claro.
Baltasar Parreira está offline   Responder com Citação
Antigo 07-02-10, 17:37   #9 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 680

Boas!

Praticamente concordo com tudo, excepto com a complicação do reactor de cácio...para mim nada conplicado....

já em relação as paredes de rocha, acho que são gostos pessoais...

Já o Balling acho complicado....mas tb não me debrucei muito sobre o assunto...e se fazes asneira.....lixas tudo!!

cumps
Pedro Chouriço está offline   Responder com Citação
Antigo 07-02-10, 19:37   #10 (permalink)
Membro

Comentários: 51

Até me lembrei do slogan "Soares é Fixe" !
Mas agora já não é.
Carlos Marques está offline   Responder com Citação
Antigo 08-02-10, 18:00   #11 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 100

Eu também gostava de LEDs...

YouTube - Sulphur Plasma 1st in Switzerland

Henrique Oliveira
Henrique Oliveira está offline   Responder com Citação
Antigo 08-02-10, 20:58   #12 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 646

Olha aqui Henrique:

YouTube - Plasma Light Bulb

Outra coisa fixe são os controladores tipo profilux, iks, aquatronica entre outros.

Arcos da Caloura Reef
Carlos Jorge está offline   Responder com Citação
Antigo 09-02-10, 10:48   #13 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 100

Citação:
Colocada por Carlos Jorge Ver Post
Olha aqui Henrique:

YouTube - Plasma Light Bulb

Outra coisa fixe são os controladores tipo profilux, iks, aquatronica entre outros.
Ja tinha visto também esse, reparaste no que o "feijão" consegue fazer?
Promete....

Henrique Oliveira
Henrique Oliveira está offline   Responder com Citação
Resposta

Tags
fixe, não

Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Comentários