![]() |
|
|||||||
| Discussão Geral, Técnica e Equipamento Discussão geral, montagens , duvidas sobre instalação e funcionamento de equipamento , sistemas e tecnicas, manutenção. Pede opiniões e esclarece dúvidas. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico | Modos de Exibição |
|
|
#1 (permalink) |
|
Equipa RF
![]() Registrado em: 29-08-06
Comentários: 278
|
O que é Fixe e o que não é
Porque aquilo que era fixe à 2 anos agora ja não é, aqui vai uma lista com as coisas que acho fixes, e outras que nao. Como a ideia original não foi minha vou deixar o link para o artigo original. Assim, aqui vai a lista:
1. LEDs não são fixes! 1. Lampadas de Plasma são fixes!!!! 2. Closed Loops e bombas internas não são fixes! 2. Vortechs são MUITO fixes!!!! 3. Paredes de rocha não são fixes! 3. Hardscapes abertos são fixes! 4. Fragários são fixes 5. Aquarios sem travessas são fixes 6. Balling é fixe!!! 6. Reactores de Calcio e Kalk não são fixes. Espero que gostem. Dêm as vossas opiniões. PS: Adaptado do artigo original "Current Ins and Outs of Reef Aquaria" |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) | |
|
RF Moderador
![]() Registrado em: 16-03-05
Comentários: 1,070
|
Re: O que é Fixe e o que não é
Citação:
Não adormeças ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Até se torna um post interessante, porque com o evoluir dos tempos, as marcas vao evoluindo, criando materiais mais apeteciveis, com menores consumos,mas que ao mesmo tempo, ainda surgem caros para o nosso mercado, porque como infelizmesnte este hobbie, vive de modas, eles aproveitam-se e carregam nos preços. Mas não há duvidas que vieram contribuir para aquarios mais harmoniosos e eficazes. Contundo, continuam a haver aquarios belissimos com material antigo e com metodos mais "rudimentares". E o teu é um exemplo disso, pois ja reparei que es adepto dos metodos tradicionais, e deixares de lado as loucuras das modas ![]() ![]()
|
|
| Sponsored Links |
|
|
#4 (permalink) |
|
Membro Junior
![]() Registrado em: 28-09-05
Comentários: 23
|
Hummm... concordo com tudo excepto o referido no ponto 1.O problema dos LEDs para alem do investimento inicial ser mais caro (facilmente recuperado devido a ser o tipo de iluminação com o consumo mais baixo de electricidade e sem necessidade de haver troca de lâmpadas pelo menos até +/- 10 anos) é também que geralmente são incorrectamente utilizados e mal calculados ou dimensionados. Para alem que não podemos comparar Watts de LED com Watts de outro qualquer tipo de iluminação, posso dizer que nos meus últimos 8 meses de aquariofilia em salgados fiz bastantes testes, experiencias, consultas de mercado, etc. nesta área e actualmente existem LEDs bastante acima dos valores de 100 Lumens apresentados e quando bem aplicados e dimensionados dão resultados excelentes e a meu ver até em alguns casos melhores que qualquer outro tipo de iluminação existente anterior. Vejam este exemplo deste LED: ![]() Este não é dos maiores foi somente um exemplo que tinha aqui a mão devido a testes recentes que fiz, existem outros que ja vi até de 700 e 1000 Lumens e com menos Watts por LED, logo a relacao Lumens p/Watt maior ainda. Atenção que estamos a falar numa relação de lâmpada pequena (LED aqui) com poucos Watts e muitos Lumens, claro que outro tipo de lâmpadas com potencias superiores a 100W podem e dão mais Lumens, mas aqui a ideia é comparar pouco consumo de Watts VS muitos Lumens, não sei se percebem? |
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 26-05-07
Comentários: 691
|
,excelente ideia, dizermos o que achamos bom e mau, o problema, na minha opinião, claro, é que especialmente neste passatempo quase nada é branco ou preto. A maior parte das coisas são cinzentos e ainda por cima escuros e claros é pá gostei desta analogia, onde é que já ouvi isto ![]() Mas gostava de dar a minha opinião relativamente: Aquas - sem as ditas travessas francesas podem ser perigosos, claro que tem a haver o tamanho com a espessura. Se tiveres um aqua grande sem travessas terias de ter uma espessura de vidro que deixaria de ser funcional. Reactor de calcio - com a ajuda do Rogério consegui fazer um. Comparativamente aos resultados que tinha antes de o ter são enormes, diria mesmo sem comparação possivel. E a verdade é que não me tem dado nenhum trabalho, muitissimo simples, mais uma vez é a minha opinião prática. Abraço António |
|
|
|
|
|
#6 (permalink) | |||
|
Equipa RF
![]() Registrado em: 29-08-06
Comentários: 278
|
Citação:
![]() Citação:
![]() Citação:
abraços |
|||
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 10-01-07
Comentários: 460
|
Boas Paulo.
Muitas das vezes o facto das coisas serem fixes ou deixarem de ser, e muitas ás vezes nunca o chegam a ser, estão condicionadas por diversas razões. Muitas delas são tecnologias recentes que ainda têm muito para desenvolver, e o seu uso neste momento ou é caro ou ainda não atingiu os parametros para que seja viável ás exigencias da aquáriofilia. Outra das situações deve-se ao facto de muitos de nós por razões economicas não podemos optar por elas, ou então por razões de espaço, não as podemos por em prática. De seguida vou dar a minha opinião ponto por ponto. 1º LED'S E LAMPADAS DE PLASMA - Tecnologia ainda recente, cara e ainda com muito para desenvolver de modo a cumprir as exigencias. 2º CLOSED LOOPS /OPÇÃO VORTEC - São dois exemplos com pouco uso entre nós. Os closed loops, como disses-te e bem, são ruidosos carecem d alguma "engenharia para montar e têm os custos de electricidade que se sabe. As Vortec, não se se serão a melhor opcão, são caras, de inicio houve os problemas com ruidos, requerem aquários com alguma dimenção. Têm a grande vantagem de ocuparem pouco espaço. 3º DISPOSIÇÃO DA ROCHA - Não vou entrar neste tema, porque é uma questão de gosto de cada um, e de dimenção de aquário. 4º FRAGÁRIO - Gostava de ter, mas não tenho espaço, nem sito onde colocar um. 5º TRAVESSAS EM AQUÁRIOS - Como já foi dito, um aquário sem travessas, torna-se mais caro devido á grossura dos vidros nesseçária, muitas vezes a solução passa por vidros laminados (extremamente caro). Tb gostava de ter 6 BALLING - Está na moda. Apesar de ser um método já com alguns anos, só agora começou a pegar. Dou o exemplo do ZEOVIT, quando apareceu toda a gente queria aquelas cores de corais etc, etc,...e depois?....agora já não presta?...ou será que é um método extremamente rigoroso de seguir e muitos de nós não temos paciencia para isso? Também não é barato, as bombas doseadoras são caras, os produtos não são baratos, e requer algum cuidado com as doses aplicadas. Será fixe durante quanto tempo? NO FIM DISTO TUDO O MAIS IMPORTANTE É QUE QUANDO HOUVESSE COMENTÁRIOS AO METODO "X" E Á TECNOLOGIA "Y", QUE FOSSE FEITO COM CONHECIMENTO DE CAUSA E NÃO PORQUE ESTAMOS A EXPRIMENTAR ALGO Á MEIA DUZIA DE DIAS...JÁ É FIXE. Concluindo, acho que havendo tempo, espaço e dinheiro, tudo será mais ou menos fixe. Até ver, cada um continuará a adaptar os seus sistemas de acordo com as suas capacidades e continuaremos sempre abertos a novas tecnologias e novos metodos de acordo a melhoramos e aprefeicoarmos os nossos aquários. Esta é a minha opinião, o que não quer dizer que esteja em desacordo com alguns métodos e tecnologias aqui apresentadas. Um abraço. |
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Membro Junior
![]() Registrado em: 28-09-05
Comentários: 23
|
Bem como defensor dos LEDs ehheh
, só tenho a dizer que uso no meu nano de 90Lt como podem ver neste meu post aqui:http://www.reefforum.net/156586-post1.html Estou muito satisfeito e tenho excelentes resultados, mais alem de quando só tinha uma HQI de 150W e a T5 actinica de 24W. Tenho feito calhas maiores para aquários de 1,5m também com óptimos resultados, mas é claro maior implica mais LEDs e compreendo que o custo ao ser maior seja proibitivo para alguns, mas também vejo que as soluções XPTO de grandes marcas tipo, ATI, Aqua Medic, etc. para grandes aquários são coisas nunca abaixo dos 1000 eur, ora com esse dinheiro consigo por muitos LEDs até fazer uma boa equivalência as calhas HQI e até ficar mais barato, não falando que cada vez que se troca de lâmpadas lá vão +/- outros 500 eur. Claro que existe a solução barata das T5 que a meu ver é muito boa, mas para mim tem o factor que é uma luz que espalha demasiado, mesmo tendo bons reflectores e sou incapaz de estar a ver a minha TV na sala e ter umas T5 ali ao lado ligadas... , não falando que acho que certas lâmpadas T5 ao contrario das HQI e LEDs não tem uma luz muito natural e alteram o aspecto natural e normal dos corais e peixes dentro do aquário, mas são opiniões claro.
|
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 18-03-08
Comentários: 680
|
Boas!
Praticamente concordo com tudo, excepto com a complicação do reactor de cácio...para mim nada conplicado.... já em relação as paredes de rocha, acho que são gostos pessoais... Já o Balling acho complicado....mas tb não me debrucei muito sobre o assunto...e se fazes asneira.....lixas tudo!! cumps |
|
|
|
|
|
#12 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 08-10-05
Comentários: 646
|
Olha aqui Henrique:
YouTube - Plasma Light Bulb Outra coisa fixe são os controladores tipo profilux, iks, aquatronica entre outros. |
|
|
|
|
|
#13 (permalink) | |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 20-12-04
Comentários: 100
|
Citação:
Promete....
|
|
![]() |
| Tags |
| fixe, não |
| Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Qual o areao k fica mais fixe???????? | LuisNobre | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 4 | 24-04-08 14:26 |