aquariofilia marinha - REEFFORUM  
Fórum de Mergulho

Voltar   aquariofilia marinha - REEFFORUM > AQUARIOFILIA MARINHA > Discussão Geral, Técnica e Equipamento

Notícias

Discussão Geral, Técnica e Equipamento Discussão geral, montagens , duvidas sobre instalação e funcionamento de equipamento , sistemas e tecnicas, manutenção. Pede opiniões e esclarece dúvidas.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
Antigo 30-09-07, 23:47   #1 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 766
O que sei... o que penso que sei ... e o que não sei sobre ciclar um aquário.

Resumo Sobre Ciclagem de um Aquário

Rocha Viva

Coloquei - 160 kg de rocha viva e 15 kg rocha morta, esta rocha veio de 4 proveniências, 70 kgs de um logista, 15 kg de outo logista, 15 kg de um membro do forum, 60 kg do meu antigo aquário e 15 kg rocha morta do aquário de um membro.

Toda a rocha se encontra em bom estado e maturada.

Duração do período de ciclagem

O periodo de ciclagem que irei colocar no meu aquário será de 10 semanas aproximadamente.

Data de inicio - 5 de Outubro 2007
Data de fim prevista - 16 de Dezembro 2007

Foto período

No aquário grande irei fazer 3 semanas sem luz, no aquário pequeno tenho 2 actinicas azuis 4 horas por dia. Irei fazer um teste comparativo e ver se consigo tirar conclusões, no final dessas 3 semanas.

Mudas de água

Irei fazer mudas de 15% semanais, ao fim de 5 semanas mudarei a água toda do aquário.

Utilização de substâncias

Não irei colocar durante o 1º mês qualquer substância no aquário a não ser Kalkwasser.

Refugio

Irei colocar iluminação no refugio durante todo o período de ciclagem do aquário, colocarei tambem macro algas.

Alimentação de bactérias

Irei procurar alimentar as bactérias nitrificantes, para tal irei colocar um cubo de comida congelada por semana no aquário.

Colocação de areão vindo de outros aquas

Não irei colocar areão de outros aquários.

Equipa de limpeza

A menos que seja necessário antes só irá entrar no aquário apartir da 6 semana de vida do aquário.

Última edição por Heitor Simões; 08-10-07 às 14:33.
Heitor Simões está offline   Responder com Citação
Antigo 01-10-07, 00:05   #2 (permalink)
Lojista

Users Flag!

Comentários: 899
Re: O que sei... o que penso que sei ... e o que não sei sobre ciclar um aquário.

boas

só sei que nada sei e quanto mais sei menos sei
Carlos Mota está offline   Responder com Citação
Antigo 01-10-07, 00:12   #3 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Re: O que sei... o que penso que sei ... e o que não sei sobre ciclar um aquário.

Viva!

Estou em fase de estudo sobre a ciclagem do aquário ou " Ciclo do Nitrógénio"

O que sei...

Antes de comprar-mos vivos para colocar-mos dentro de um aquário devemos pensar em arranjar uma casa verdadeiramente saudável para eles, assim este tópico visa concentrar informação sobre a forma mais correcta de fazer o ciclo ao aquário.

Quem faz o ciclo ao aquário são as bactérias nitrificantes, cujo objectivo é decompor as matérias e compostos nitrogenados, daí o facto de se chamar vulgarmente de ciclo de nitrogénio.

Quando começamos um aquário novo estas bactérias nitrificantes são em pouca quantidade, o objectivo nesta fase é o de fazer com que esta colónia se multiplique para que possa haver vida nos nossos aquários.

O que penso que sei...

1º - Penso que um misto equilibrado entre rocha viva ja maturada em aquários de membros, rocha viva que ja vinha do meu antigo aquário e rocha viva adquirida a logistas de variada proveniencia será uma boa solução para um aquário e para ajudar ao processo de arranque.

2º - Penso que num aquário o tempo de duração do processo de ciclagem deverá rondar as 8 semanas. Isto claro se todos os testes e indicadores apontarem nesse sentido.

3º - Fazer uma mudança semanal de 15% da água e ao fim de 4 semanas substituir a água toda.

O que eu não sei ... e gostaria de saber

1º - Qual o fotoperíodo indicado durante este periodo????, um mês sem luz e ir aumentando gradualmente após este mês??? colocar logo de inicio iluminação pelo menos 4-5 horas dia,??? colocar iluminação num período normal)????

2º - A impotância de utilização de prodibio neste processo de ciclagem,??? desde o início, ou ao fim de algumas semanas??? ou pura e simplesmente não pôr????

3º - O que pensam do facto de não colocar iluminação durante 4 semanas e colocar um conjunto de macro algas na sump iluminadas 24 horas por dia???? Ou não faz sentido??? Li algures que poderia ser importante para redução de fosfatos.????

4º - Preocupa me bastante a manutenção do PH em níveis o mais estáveis possíveis, por isso irei adicionar kalk desde o início. A minha questão é a seguinte haverá alguma forma de estabilizar ao máximo o PH nesta fase????

5º - Tambem li algures que durante o processo de maturação era necessário fornecer uma fonte de matéria orgânica ao aquário para que as bactérias nitrificantes se possam desenvolver. Esta fonte de matéria orgânica deveria ser uma quantidade de alimento, ex: um bocadinho de camarão em quantidades muito reduzidas. O que acham desta perspectiva???.

6º - Tambem li que a colocação de um pouco de areao de outros aquários ja com vida poderá ser importante para judar a ciclar o aquário, e tambem que podia ser util colocar um pouco de água destes aquários ja montados. O que acham????

Desculpem, eu sei que são muitas dúvidas.

Até já.

PS. Abri um tópico antes onde vou fazer depois um resumo da informação e compactá-la para ser mais fácil a leitura.

A ciclagem do aquário
Sponsored Links
Antigo 01-10-07, 00:14   #4 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Olá!

Carlos, .

Pois o meu problema é mesmo esse quanto mais leio... mais dúvidas tenho.

Antigo 01-10-07, 12:43   #5 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 401

Boas Heitor
Realmente são algumas questões, vou dar a minha opinião.
Como sei que vai utilizar água natural acho que o foto período deve começar de inicio como ficará, pois a água natural já traz vida.
Em relação a alimentares o aquario nas 1ªs semanas acho que não faz sentido pois a rocha que vai ciclar de vai te aumentar essa carga orgânica.
Em relação ao período de ciclagem acho que diminui ao utilizares água natural por isso acho que não tens que esperar tanto tempo para este ciclar.
Em relação à utilização de produtos essa duvida é uma questão que é difícil de responder pois temos defensores de utilizar e outros contra, e ai depende de cada um, eu não utilizava tentava ter o aquário o mais natural possível.
Um abraço
Paulo Serrano está offline   Responder com Citação
Antigo 01-10-07, 13:07   #6 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 2,531

Olá Heitor,

Aqui fica a minha opinião...

Citação:
Colocada por Heitor Simões
Antes de comprar-mos vivos para colocar-mos dentro de um aquário devemos pensar em arranjar uma casa verdadeiramente saudável para eles, assim este tópico visa concentrar informação sobre a forma mais correcta de fazer o ciclo ao aquário.

Citação:
1º - Penso que um misto equilibrado entre rocha viva ja maturada em aquários de membros, rocha viva que ja vinha do meu antigo aquário e rocha viva adquirida a logistas de variada proveniencia será uma boa solução para um aquário e para ajudar ao processo de arranque.
Concordo mas é preciso ter atenção em relação à RV que se compra nas lojas! É preciso ter a certeza que está maturada, sob pena de criar enormes picos de amónia e retardar o ciclo.

Citação:
2º - Penso que num aquário o tempo de duração do processo de ciclagem deverá rondar as 8 semanas. Isto claro se todos os testes e indicadores apontarem nesse sentido.
Acho muito tempo, ainda mais quando pensas utilizar água natural. Apontaria para 4/5 semanas na pior das hipóteses.

Citação:
3º - Fazer uma mudança semanal de 15% da água e ao fim de 4 semanas substituir a água toda.
20% semanais durante 3 meses é a minha receita e nunca mudar a água toda! Não tenho evidências que seja a melhor forma de o fazer e penso que pode provocar o reinício do ciclo. Esta é uma questão sensível e existem defensores das duas correntes...

Citação:
1º - Qual o fotoperíodo indicado durante este periodo????, um mês sem luz e ir aumentando gradualmente após este mês??? colocar logo de inicio iluminação pelo menos 4-5 horas dia,??? colocar iluminação num período normal)????
Apontando para as 4 semanas eu diria que o melhor é teres apenas luzes actinicas ligadas 2 ou 3 horas por dia. Isto servirá apenas para que a alga coralina não se perca (nas RV do antigo aquário e RV proveniente de outros aquas).

Citação:
2º - A impotância de utilização de prodibio neste processo de ciclagem,??? desde o início, ou ao fim de algumas semanas??? ou pura e simplesmente não pôr????
Mais uma questão polémica!!! Eu acho que aditivos devem apenas usar-se quando os aquas estão maturados, sob pena de se criarem desiquilibrios irreversíveis. Com água natural e Rv de boa qualidade não necessitas de aditivos.

Citação:
3º - O que pensam do facto de não colocar iluminação durante 4 semanas e colocar um conjunto de macro algas na sump iluminadas 24 horas por dia???? Ou não faz sentido??? Li algures que poderia ser importante para redução de fosfatos.????
Sim... é uma boa solução. Ajuda com toda a certeza - se optares por fazer isso usa chaetomorpha que é a melhor para exportar fosfatos.

Citação:
4º - Preocupa me bastante a manutenção do PH em níveis o mais estáveis possíveis, por isso irei adicionar kalk desde o início. A minha questão é a seguinte haverá alguma forma de estabilizar ao máximo o PH nesta fase????
Concordo com o uso de Kalk desde o ínicio e penso mesmo que é a melhor forma de controlar o Ph.

Citação:
5º - Tambem li algures que durante o processo de maturação era necessário fornecer uma fonte de matéria orgânica ao aquário para que as bactérias nitrificantes se possam desenvolver. Esta fonte de matéria orgânica deveria ser uma quantidade de alimento, ex: um bocadinho de camarão em quantidades muito reduzidas. O que acham desta perspectiva???.
Nunca usei mas faz sentido!

Citação:
6º - Tambem li que a colocação de um pouco de areao de outros aquários ja com vida poderá ser importante para judar a ciclar o aquário, e tambem que podia ser util colocar um pouco de água destes aquários ja montados. O que acham????
O areão acho importante para aumentar diversidade de vida existente no substracto. Quanto à água nunca ouvi essa teoria, mas no meu caso usei 50% da água do aquário anterior e isso sem dúvida que foi benéfico!

Abraço,
Diogo

Visitem o meu site: http://diogocamposlopes.planetaclix.pt/Reef.html
Diogo Lopes está offline   Responder com Citação
Antigo 01-10-07, 13:24   #7 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Olá!

Paulo e Diogo, registei as vossas opiniões.

Gostaria de obter mais opiniões ainda que possam ter controvérsia, para que possa ajuizar melhor e tomar decisões o mais acertadas possíveis ou com o minimo erro possível.

Parece-me importante até para que futuros aquaristas possam formalizar opinião que este tópico ganhe debate.

Antigo 02-10-07, 09:38   #8 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Viva!

Escasseiam as opiniões...
Antigo 08-10-07, 14:36   #9 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Viva!

Infelizmente as opiniões não foram abundantes, assim actualizei o tópico deste post com a forma como irei fazer a ciclagem do meu aquário.

Agradeço a quem colocou opiniões.
Antigo 08-10-07, 15:01   #10 (permalink)
Lojista

Comentários: 612

olá Heitor,
que altura de areia colocaste?

é que segundo Ronald Shimek, a profundidade deve ser:

podes ver mais qualquer coisa aqui

abraço
Duarte Araujo está offline   Responder com Citação
Antigo 08-10-07, 15:27   #11 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Olá!

Duarte, Areão só o suficiente para tapar o chão.
Antigo 08-10-07, 16:12   #12 (permalink)
Lojista

Comentários: 612

Duarte Araujo está offline   Responder com Citação
Antigo 08-10-07, 16:26   #13 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Duarte,

Quando falo em tapar o chão é o suficiente para nao se ver vidro se as bombas levantarem a areia.

Portanto aproximandamente 4-5 cm.
Antigo 21-10-07, 12:43   #14 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Olá!

Conforme coloquei neste post, as minhas dúvidas sobre a iluminação no periodo de ciclagem do aquário são grandes.

Assim passados 3 semanas o resultado é este:

Aquário pequeno só com actinicas 4 horas por dia, começaram a aprarecer algas castanhas no chão e sobre as rochas.

Aspirei o areão e fiz uma muda de agua grande, para já aguardo os próximos tempos.

Mas a minha dúvida esta no aquário grande, uma vez que não tem iluminação, não apareceram qualquer tipo de algas nem na rocha nem no areão.

Agora estou baralhado, será que o ciclo não se iniciou ainda??? .. será que perdi tempo ao não colocar luz nesse aquário?? Será que agora ao colocar luz o ciclo começa todo de novo???

Agradeço as vossas opiniões.
Antigo 22-10-07, 14:13   #15 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 401

Boas Heitor
Na minha opinião isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde e acho que a iluminação tem influencia.
Um abraço
Paulo Serrano está offline   Responder com Citação
Antigo 22-10-07, 15:28   #16 (permalink)
Equipa RF

Comentários: 1,656

Citação:
Agora estou baralhado, será que o ciclo não se iniciou ainda??? .. será que perdi tempo ao não colocar luz nesse aquário?? Será que agora ao colocar luz o ciclo começa todo de novo???

Não será por não teres luz que o ciclo não se iniciou, não perdeste tempo.
No entanto a luz favorece o aparecimento de algas, é possivél, mas não obrigatório, que ao começares a iluminar o aquário comecem a despontar algumas algas, pelo que deves fazer incrementos pequenos e graduais do fotoperiodo, dando tempo ao sistema para se ir adaptando as novas condições de iluminação.

Percula 90: Full ReStart e Fotos

A preguiça ... é um mamífero de hábitos nocturnos que vive em pequenos bandos nas florestas tropicais húmidas da Guianas, Venezuela, Nordeste do Brasil... e em Queluz, Monte-Abraão !
João Magano está offline   Responder com Citação
Antigo 23-10-07, 15:36   #17 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Olá!

Obrigado pela tua resposta.

Conforme coloquei no primeiro post , tenciono colocar as Lumenarc a funcionar no próximo fim de semana e irei então aumentando gradualmente o fotoperiodo do aquário.

Fiz uma muda de agua bastante grande este fim de semana para ver se as algas castanhas desaparecem no aquário pequeno.

Antigo 17-06-08, 10:40   #18 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 171

Bom deixo aqui uma pergunta porque estou a ciclar o meu aqua e ele recebe alguma luz natural pelo que penso que ira ficar com algumas algas ao fim de um tempo tal como a sump ficou.

Tal como julgo saber e normal devido ao ciclo mas sera que elas vao acabar por desaparecer naturalmente no decorrer do ciclo ou e conveniente remover manualmente?

Como e obvio neste momento alem da rocha viva e substracto nao tenho mais nenhum organismo dentro do aqua.

O meu Setup em : http://www.reefforum.net/showpost.ph...92&postcount=1

O meu Aquario em : http://www.reefforum.net/photopost/s...ry.php/cat/666

Pedro Venancio está offline   Responder com Citação
Resposta

Tags
aquario, ciclar, não, penso, sei, sobre

Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Comentários