![]() |
|
|||||||
| Discussão Geral, Técnica e Equipamento Discussão geral, montagens , duvidas sobre instalação e funcionamento de equipamento , sistemas e tecnicas, manutenção. Pede opiniões e esclarece dúvidas. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico | Modos de Exibição |
|
|
#1 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 23-03-06
Comentários: 766
|
O que sei... o que penso que sei ... e o que não sei sobre ciclar um aquário.
Resumo Sobre Ciclagem de um Aquário Rocha Viva Coloquei - 160 kg de rocha viva e 15 kg rocha morta, esta rocha veio de 4 proveniências, 70 kgs de um logista, 15 kg de outo logista, 15 kg de um membro do forum, 60 kg do meu antigo aquário e 15 kg rocha morta do aquário de um membro. Toda a rocha se encontra em bom estado e maturada. Duração do período de ciclagem O periodo de ciclagem que irei colocar no meu aquário será de 10 semanas aproximadamente. Data de inicio - 5 de Outubro 2007 Data de fim prevista - 16 de Dezembro 2007 Foto período No aquário grande irei fazer 3 semanas sem luz, no aquário pequeno tenho 2 actinicas azuis 4 horas por dia. Irei fazer um teste comparativo e ver se consigo tirar conclusões, no final dessas 3 semanas. Mudas de água Irei fazer mudas de 15% semanais, ao fim de 5 semanas mudarei a água toda do aquário. Utilização de substâncias Não irei colocar durante o 1º mês qualquer substância no aquário a não ser Kalkwasser. Refugio Irei colocar iluminação no refugio durante todo o período de ciclagem do aquário, colocarei tambem macro algas. Alimentação de bactérias Irei procurar alimentar as bactérias nitrificantes, para tal irei colocar um cubo de comida congelada por semana no aquário. Colocação de areão vindo de outros aquas Não irei colocar areão de outros aquários. Equipa de limpeza A menos que seja necessário antes só irá entrar no aquário apartir da 6 semana de vida do aquário.
Última edição por Heitor Simões; 08-10-07 às 14:33. |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Re: O que sei... o que penso que sei ... e o que não sei sobre ciclar um aquário.
Viva!
Estou em fase de estudo sobre a ciclagem do aquário ou " Ciclo do Nitrógénio" O que sei... Antes de comprar-mos vivos para colocar-mos dentro de um aquário devemos pensar em arranjar uma casa verdadeiramente saudável para eles, assim este tópico visa concentrar informação sobre a forma mais correcta de fazer o ciclo ao aquário. Quem faz o ciclo ao aquário são as bactérias nitrificantes, cujo objectivo é decompor as matérias e compostos nitrogenados, daí o facto de se chamar vulgarmente de ciclo de nitrogénio. Quando começamos um aquário novo estas bactérias nitrificantes são em pouca quantidade, o objectivo nesta fase é o de fazer com que esta colónia se multiplique para que possa haver vida nos nossos aquários. O que penso que sei... 1º - Penso que um misto equilibrado entre rocha viva ja maturada em aquários de membros, rocha viva que ja vinha do meu antigo aquário e rocha viva adquirida a logistas de variada proveniencia será uma boa solução para um aquário e para ajudar ao processo de arranque. 2º - Penso que num aquário o tempo de duração do processo de ciclagem deverá rondar as 8 semanas. Isto claro se todos os testes e indicadores apontarem nesse sentido. 3º - Fazer uma mudança semanal de 15% da água e ao fim de 4 semanas substituir a água toda. O que eu não sei ... e gostaria de saber 1º - Qual o fotoperíodo indicado durante este periodo????, um mês sem luz e ir aumentando gradualmente após este mês??? colocar logo de inicio iluminação pelo menos 4-5 horas dia,??? colocar iluminação num período normal)???? 2º - A impotância de utilização de prodibio neste processo de ciclagem,??? desde o início, ou ao fim de algumas semanas??? ou pura e simplesmente não pôr???? 3º - O que pensam do facto de não colocar iluminação durante 4 semanas e colocar um conjunto de macro algas na sump iluminadas 24 horas por dia???? Ou não faz sentido??? Li algures que poderia ser importante para redução de fosfatos.???? 4º - Preocupa me bastante a manutenção do PH em níveis o mais estáveis possíveis, por isso irei adicionar kalk desde o início. A minha questão é a seguinte haverá alguma forma de estabilizar ao máximo o PH nesta fase???? 5º - Tambem li algures que durante o processo de maturação era necessário fornecer uma fonte de matéria orgânica ao aquário para que as bactérias nitrificantes se possam desenvolver. Esta fonte de matéria orgânica deveria ser uma quantidade de alimento, ex: um bocadinho de camarão em quantidades muito reduzidas. O que acham desta perspectiva???. 6º - Tambem li que a colocação de um pouco de areao de outros aquários ja com vida poderá ser importante para judar a ciclar o aquário, e tambem que podia ser util colocar um pouco de água destes aquários ja montados. O que acham???? Desculpem, eu sei que são muitas dúvidas. Até já. PS. Abri um tópico antes onde vou fazer depois um resumo da informação e compactá-la para ser mais fácil a leitura. A ciclagem do aquário
|
|
| Sponsored Links |
|
|
#4 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Re: O que sei... o que penso que sei ... e o que não sei sobre ciclar um aquário.
Olá!
Carlos, .Pois o meu problema é mesmo esse quanto mais leio... mais dúvidas tenho.
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 23-09-04
Comentários: 401
|
Boas Heitor
Realmente são algumas questões, vou dar a minha opinião. Como sei que vai utilizar água natural acho que o foto período deve começar de inicio como ficará, pois a água natural já traz vida. Em relação a alimentares o aquario nas 1ªs semanas acho que não faz sentido pois a rocha que vai ciclar de vai te aumentar essa carga orgânica. Em relação ao período de ciclagem acho que diminui ao utilizares água natural por isso acho que não tens que esperar tanto tempo para este ciclar. Em relação à utilização de produtos essa duvida é uma questão que é difícil de responder pois temos defensores de utilizar e outros contra, e ai depende de cada um, eu não utilizava tentava ter o aquário o mais natural possível. Um abraço
|
|
|
#6 (permalink) | ||||||||||
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 20-01-05
Comentários: 2,531
|
Olá Heitor,
Aqui fica a minha opinião... Citação:
Citação:
Citação:
Citação:
Citação:
Citação:
Citação:
Citação:
Citação:
Citação:
Abraço, Diogo |
||||||||||
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Olá!
Paulo e Diogo, registei as vossas opiniões. Gostaria de obter mais opiniões ainda que possam ter controvérsia, para que possa ajuizar melhor e tomar decisões o mais acertadas possíveis ou com o minimo erro possível. Parece-me importante até para que futuros aquaristas possam formalizar opinião que este tópico ganhe debate.
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Viva!
Escasseiam as opiniões...
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Viva!
Infelizmente as opiniões não foram abundantes, assim actualizei o tópico deste post com a forma como irei fazer a ciclagem do meu aquário. Agradeço a quem colocou opiniões.
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Lojista
![]() Registrado em: 11-04-06
Comentários: 612
|
olá Heitor,
que altura de areia colocaste? é que segundo Ronald Shimek, a profundidade deve ser: ![]() podes ver mais qualquer coisa aqui abraço |
|
|
|
|
|
#11 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Olá!
Duarte, Areão só o suficiente para tapar o chão.
|
|
|
|
#13 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Duarte,
Quando falo em tapar o chão é o suficiente para nao se ver vidro se as bombas levantarem a areia. Portanto aproximandamente 4-5 cm.
|
|
|
|
#14 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Olá!
Conforme coloquei neste post, as minhas dúvidas sobre a iluminação no periodo de ciclagem do aquário são grandes. Assim passados 3 semanas o resultado é este: Aquário pequeno só com actinicas 4 horas por dia, começaram a aprarecer algas castanhas no chão e sobre as rochas. Aspirei o areão e fiz uma muda de agua grande, para já aguardo os próximos tempos. Mas a minha dúvida esta no aquário grande, uma vez que não tem iluminação, não apareceram qualquer tipo de algas nem na rocha nem no areão. Agora estou baralhado, será que o ciclo não se iniciou ainda??? .. será que perdi tempo ao não colocar luz nesse aquário?? Será que agora ao colocar luz o ciclo começa todo de novo??? Agradeço as vossas opiniões.
|
|
|
|
#15 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 23-09-04
Comentários: 401
|
Boas Heitor
Na minha opinião isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde e acho que a iluminação tem influencia. Um abraço
|
|
|
#16 (permalink) | |
|
Equipa RF
![]() Registrado em: 13-02-05
Comentários: 1,656
|
Citação:
Não será por não teres luz que o ciclo não se iniciou, não perdeste tempo. No entanto a luz favorece o aparecimento de algas, é possivél, mas não obrigatório, que ao começares a iluminar o aquário comecem a despontar algumas algas, pelo que deves fazer incrementos pequenos e graduais do fotoperiodo, dando tempo ao sistema para se ir adaptando as novas condições de iluminação.
João Magano Percula 90: Full ReStart e Fotos A preguiça ... é um mamífero de hábitos nocturnos que vive em pequenos bandos nas florestas tropicais húmidas da Guianas, Venezuela, Nordeste do Brasil... e em Queluz, Monte-Abraão ! |
|
|
|
|
|
|
#17 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Olá!
Obrigado pela tua resposta. Conforme coloquei no primeiro post , tenciono colocar as Lumenarc a funcionar no próximo fim de semana e irei então aumentando gradualmente o fotoperiodo do aquário. Fiz uma muda de agua bastante grande este fim de semana para ver se as algas castanhas desaparecem no aquário pequeno.
|
|
|
|
#18 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 26-09-05
Comentários: 171
|
Bom deixo aqui uma pergunta porque estou a ciclar o meu aqua e ele recebe alguma luz natural pelo que penso que ira ficar com algumas algas ao fim de um tempo tal como a sump ficou.
Tal como julgo saber e normal devido ao ciclo mas sera que elas vao acabar por desaparecer naturalmente no decorrer do ciclo ou e conveniente remover manualmente? Como e obvio neste momento alem da rocha viva e substracto nao tenho mais nenhum organismo dentro do aqua.
|
|
![]() |
| Tags |
| aquario, ciclar, não, penso, sei, sobre |
| Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Plâncton | Julio Macieira | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 36 | 18-09-06 03:10 |
| Artigo sobre ozonizador | Marcos Cavaleiro | Discussão de Artigos | 1 | 22-06-06 19:29 |
| Artigo sobre iluminação da reefkeeping | Daniel Teixeira | Discussão de Artigos | 2 | 16-09-04 12:30 |